PUBLICIDADE

5 sinais de que você cuida mal do seu dinheiro

17 junho 2022
Problemas financeiros raramente aparecem por acaso, a maioria deles são causados por comportamentos irresponsáveis repetitivos.

Desde acumular dívidas, até perder um negócio inteiro, a falta de bons hábitos financeiros tem consequências negativas muito perigosas.

Por isso, neste post eu listei para você 5 sinais de que você cuida mal do seu dinheiro que podem acarretar problemas difíceis de serem corrigidos no futuro. Minha intenção é ajudá-la a identificar o problema, de modo que você possa tomar medidas corretivas e proteger o seu futuro financeiro.

5 sinais de que você cuida mal do seu dinheiro



1. Você não tem um orçamento.


Não ter um orçamento é o mesmo que dirigir de olhos vendados em uma estrada que você não conhece, e a falta dele te leva a cometer a maioria das irresponsabilidades financeiras citadas neste post.

Um orçamento permite que você acompanhe seus gastos, limite suas despesas e economize mais dinheiro. Ele também ajuda a tomar melhores decisões financeiras, preparar-se para emergências, eliminar dívidas e manter-se no caminho certo para cumprir objetivos financeiros de longo prazo.

Simplificando, aderir a um orçamento é parte fundamental de uma boa gestão financeira.

Leia:

2. Você está vivendo além das suas possibilidades.

Viver além das suas possibilidades envolve gastar mais do que a sua renda permite — talvez esse seja um dos mais claros sinais de irresponsabilidade financeira!

Com o advento de cartões de crédito e empréstimos facilitados, além da onipresença das compras online, é fácil clicar em "comprar agora" sem ponderar se realmente precisamos da compra e se podemos, de fato, pagar por ela sem comprometer o orçamento (que você não tem).

Cartões de crédito são ótimos nas mãos de quem sabe utilizá-los com sabedoria. No entanto, a maioria das pessoas está apenas acumulando dívidas e ignorando os perigos financeiros que esse hábito traz.

Além disso, viver além de seus meios indica falhas na sua compreensão do propósito do dinheiro. Você pode estar mais interessada em consumir exageradamente e impressionar os outros do que em construir um futuro financeiro saudável!

Confira:

3. Você não tem objetivos financeiros!


Estabelecer metas financeiras de curto, médio e longo prazo é um passo importante para ter um futuro financeiro seguro.

Quando você não tem um objetivo específico, é bem provável que gaste descontroladamente, afinal, é muito mais atraente gastar o dinheiro que sobra em coisas divertidas do que poupá-lo para um objetivo do futuro.

Embora você não possa fazer R$500 aparecer magicamente na sua conta agora, é possível sentar-se, orçar e planejar para ter esse dinheiro poupado daqui a 12 meses. Isso é um objetivo financeiro!


4. Você vive em dívida com o cartão de crédito


Os cartões de crédito são ótimos como meio de pagamento e oferecem a segurança de não precisar andar com quantias por aí.

No entanto, uma vez que você não é uma pessoa tão responsável com as suas finanças, você acaba sendo seduzida pela ilusão de dinheiro fácil e esquece que logo terá a fatura para pagar.

E então começa o ciclo de dívidas com faturas que excedem o seu orçamento e você não consegue quitar.

Veja:
 

5. Você não tem uma poupança para emergências


Todos nós experimentamos emergências financeiras em algum momento, isso é um fato até para as pessoas mais organizadas financeiramente.

Essas emergências podem até não ser nossa culpa, no entanto, lidar com elas sempre será nossa responsabilidadeum exemplo claro foi a pandemia!

O que você pode fazer?

Começar a construir a sua reserva imediatamente. Faça seu orçamento, identifique pelo menos uma despesa que pode ser cortada e que o dinheiro pode ser remanejado para a sua reserva de emergência.

Embora muitas pessoas não poupem dinheiro apenas pela desorganização financeira, para outras é completamente impossível economizar porque realmente não sobra depois de pagar as contas básicas. Neste caso, buscar uma renda extra é a solução mais inteligente!

Veja também:


Felizmente, você pode mudar seus hábitos e melhorar a sua relação com o dinheiro. Não será fácil, mas vale a pena. Tenha em mente que uma boa gestão financeira requer prática. No entanto, quanto mais você faz bons hábitos serem parte da sua vida, mais cedo você verá mudança na sua situação financeira.

"Você deve assumir o controle do seu dinheiro, ou a falta dele controlará você." – Dave Ramsey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana