PUBLICIDADE

Seus poros dilatados te incomodam? Veja 5 dicas para amenizá-los!

18 abril 2020
O tamanho dos seus poros dilatados te incomoda? Para encontrar o melhor tratamento, primeiro, é importante entender o que são os poros, como eles funcionam, por que se dilatam e o que pode ser feito para realmente minimizá-los!

Os poros são aberturas na superfície da pele responsáveis pela excreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Eles desempenham um papel importante na saúde da derme: o folículo piloso permite que o óleo gerado pelas glândulas sebáceas atinja a superfície e lubrifique a pele. 

O óleo natural, chamado sebo, ajuda a manter a pele macia, hidratada e saudável!

Como fechar os poros dilatados

Por que os poros ficam dilatados?


Todo mundo tem poros, mas em algumas pessoas eles são mais visíveis pelos seguintes motivos:

  1. O tamanho dos poros é determinado pela genética e tipo de pele. Pessoas cuja pele é oleosa, geralmente, têm poros maiores.
  2.  Além disso, à medida que você envelhece, os danos causados ​​pelo sol e a perda de elasticidade da pele fazem com que os poros se dilatem.
  3. Uma alteração hormonal, como gravidez ou remédio mal adaptado, também pode ser origem de poros dilatados.
  4. Hábitos, como a má alimentação, exposição excessiva ao sol, noites de sono insuficientes, estresse e produtos errados também exercem influência na aparência geral da pele. 

Os poros não abrem e nem fecham!



É uma impossibilidade biológica. Para que qualquer coisa no nosso corpo abra e feche, uma contração muscular deve ocorrer. Os poros ficam sobre a pele, longe de qualquer influência do movimento muscular. 

O único músculo que influencia a pele é o Arrector pili, que é anexado ao folículo piloso nos mamíferos e, por contração, causa arrepios.

Os poros dilatam e ficam mais visíveis quando estão entupidos:


Visualize um balão vazio e depois o encha de água ou ar – ele cresce, certo? Se você o esvaziar, ele ficará um pouco esticado e não poderá recuperar seu tamanho normal. O mesmo acontece com os nossos poros!

Infográfico: O que causa poros dilatados?

Água gelada ajuda a fechar os poros?


Nem a água quente abre os poros e nem a água gelada ajuda a fechá-los! 

O calor dilata ligeiramente a abertura dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. O frio tem o efeito contrário: faz com que a abertura dos poros se contraia, logo, eles parecem mais apertados e menores.

No entanto, ambos efeitos são apenas temporários. Depois de alguns minutos a pele retorna à temperatura normal, assim como o tamanho dos poros!

Mas há um benefício: enquanto a água morna e o vapor não vão “abrir” seus poros, ela pode amolecer o sebo preso dentro deles. É por isso que as esteticistas vaporizam seu rosto antes da limpeza de pele com extração de cravos; isso dilata a abertura dos poros e torna mais fácil de empurrar o cravo para fora.


O que fazer para realmente diminuir a aparência dos poros dilatados?




Na busca por poros menos visíveis, é importante entender o que você pode e não pode esperar de um tratamento. Embora existam muitos produtos que prometem fechar os poros dilatados, isso não é possível.

Não há produto para a pele no universo que possa modificar fisicamente o tamanho dos poros, não importa quanto custe.

A boa notícia é que você pode minimizar a aparência dos poros com bons hábitos de cuidados com a pele.

Como? Limpando, esfoliando, removendo as células mortas e o óleo que fica preso no folículo piloso.
Quando o sebo e as células mortas são removidos, a superfície da pele fica mais limpa, lisa e uniforme. Os poros limpos parecem menos óbvios, pois retornam ao seu tamanho normal.
Por isso, a melhor maneira de amenizar a aparência dos poros dilatados é mantê-los livres de sujeira!

1. Higienize a pele todos os dias:


Durante todo o dia a nossa pele é exposta a bactérias, sujeiras, poluição e detritos de produtos que usamos. O acúmulo de tudo isso é capaz de aumentar a oleosidade e obstruir os poros. 

Por isso é extremamente importante higienizar a pele, pelo menos, duas vezes ao dia com um sabonete específico para o rosto.

2. Esfolie com frequência:


Livrar-se das células mortas da pele não só evita a obstrução dos poros e as espinhas, mas também incentiva a produção de novas células, para manter a pele saudável e brilhante.

O Ácido Salicílico é um beta-hidroxiácido, solúvel em óleo, com poder esfoliante que é capaz de adentrar nos poros e desobstruí-los com muita eficácia.

Esse ácido pode ser usado de duas maneiras:⠀

  • Em menor concentração, através de dermocosméticos de venda livre;
  • Em maiores concentrações, nos procedimentos estéticos realizados por um profissional.

Ácido Salicílico para fechar os poros dilatados

3. Experimente máscaras de argila


Elas absorvem o sebo da pele e o resto das impurezas, permitindo que os poros permaneçam em seu tamanho normal. Para estes casos, as máscaras de argila são a melhor opção, porque ajudam na purificação da pele, possuem ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele.

 Não deixe de ler: Tipos de Argila e seus benefícios para a pele

4. Use protetor solar todos os dias


Quando a pele começa a perder sua firmeza, os poros parecem mais perceptíveis. E quanto mais o sol danifica a pele, menos firmeza ela tem.

A aplicação de um protetor solar de amplo espectro - e resistente à água - com FPS 30 ou superior ajuda a proteger a pele dos danos cumulativos causados pelos raios solares.

Leia também: Protetor solar físico vs Químico - qual é a diferença?

5. Hidrate


Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, principalmente as que têm pele oleosa, é ignorar o hidratante por medo de aumentar a oleosidade da pele.

A nossa pele produz óleo porque ela precisa. A oleosidade em si não é um problema a ser considerado, ela existe para benefício próprio da pele, pois o óleo produzido ajuda a lubrificar, proteger e hidratar a cútis para que ela possa fazer o seu trabalho.

Quando secamos a oleosidade natural – utilizando produtos em excesso para limpar e tonificar - a pele começa a produzir mais óleo para combater o quão irritada e desidratada ela está, e isso também pode resultar em poros entupidos.

Por isso, use sempre um hidratante suave não-comedogênico, mesmo tendo a pele oleosa.

Vale a pena: Nivea Creme Facial Nutritivo

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Publicado em 18/07/2019 e atualizado em 18/04/2020

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

8 comentários:

  1. Excelente conteúdo!!

    Eu sempre sofri muito com poros abertos e já fiz alguns tratamentos, entretanto, fiz há três meses o tratamento chamado BB Glow e em 4 sessões obtive um ótimo resultado porque além dos meus poros fecharem o tom da minha pele ficou mais uniforme e as manchas e cicatrizes provenientes das acnes diminuíram muito.

    http://amocilios.com.br/bb-glow/

    ResponderExcluir
  2. Que felicidadeeeeeee! Haha Nanda do céu! Ultimamente eu sigo regrada com os meus cuidados faciais, e notei a melhora na aparência dos poros, mas não tinha conhecimento sobre qual fase da rotina era responsável por isso. Agora com o seu artigo consigo ver que muito tem de limpar e esfoliar, TODO o processo contribui para a efetividade dos resultados. Tô feliz demais! Agora é só não desistir e seguir firme! Bjoooo. Amo o seu blog demais!!!

    www.admiravelfeminismo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa minha pele do rosto é muitíssimo oleosa, sinto vergonha pois dá um aspecto de sujeira.

    ResponderExcluir
  4. Você foi ninja. Eu pretendo iniciar cuidados com a minha pele agora, depois dos 30. Obrigada. Sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Ótima matéria, adorei!
    Conteúdo bem elucidativo, sem pontas soltas e sucinto, nada cansativo de ler.
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria, adorei!
    Conteúdo bem elucidativo, sem pontas soltas e sucinto, nada cansativo de ler.
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Amei a matéria sobre os poros dilatados. Parabéns!
    Os meus poros abriram depois do cigarro na adolescência. Mas não fumo mais há 23 anos! Minha pele é um pouco oleosa mas amo porque não tenho nenhuma ruga. Igual minha mãe.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do conteúdo , muito bem explicado, parabéns

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana