PUBLICIDADE

Tipos de argila e seus benefícios para a pele

04 maio 2019
As argilas têm recebido atenção especial devido a suas inúmeras propriedades e benefícios, como a capacidade de limpar, acalmar, nutrir e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas e do estímulo da circulação sanguínea. 

Embora o uso de argilas em tratamentos estéticos pareça estar em alta agora, há registros que apontam seu uso há milênios. Desde a antiguidade, gregos e egípcios já faziam tratamentos de beleza usando máscaras argilosas; no Egito, cerca de 50 a.C., Cleópatra utilizava argila em máscaras e banhos.


7 tipos de argila e seus benefícios para a pele do rosto


O que é argila?


A argila é um material natural, terroso, de granulação fina, que adquire certa plasticidade quando umedecida com água. Ela pode ser encontrada em diversas alturas e profundidades. Habitualmente, as argilas são extraídas de jazidas a céu aberto e são encaminhadas às indústrias para manipulação e processamento. 

Após a extração, retiram-se outros compostos indesejáveis (rochas, pedras e outros materiais grosseiros), sendo selecionada e analisada por meio de culturas microbiológicas para verificar a presença de fungos e bactérias que a argila possa conter, para evitar qualquer tipo de contaminação. 

Posteriormente, é transportada a uma área de secagem.

As argilas utilizadas para fins cosméticos devem seguir uma série de requisitos de segurança química (pureza, estabilidade, inércia química), física (tamanho da partícula, textura) e toxicológica (controlado teor de metais pesados) para oferecerem produtos com alto grau de qualidade.

Quais os benefícios da argila?


Os benefícios mais conhecidos relacionados a argila são a purificação da pele, ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele. 

As argilas possuem diferentes cores, mas não é a cor que define seus benefícios, e sim sua composição. É o que diz Pedro Bretzke, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Diretor de Operações da Terramater: 

Cada argila contém um conjunto de minerais únicos e isso depende da origem geológica dela, ou seja, do local da mina e das rochas existentes. E é esse conjunto de minerais que faz com que a argila tenha propriedades terapêuticas específicas: anti-inflamatória, cicatrizante ou desintoxicante. Então, o fato de uma argila vermelha de uma mina apresentar ação anti-idade, não significa que outra argila vermelha, de outra localidade, vai oferecer o mesmo benefício. No geral, toda argila tem propriedades interessantes, mas é preciso estudar sua composição mineral específica e ter comprovação de eficácia antes de fazer uma indicação. (Fonte:  5 segredos sobre Argilas)

Por isso, os resultados que as argilas proporcionarão a pele vão depender de uma boa avaliação da mesma, da escolha correta do tipo de ativo, do tempo e da frequência de aplicação, e também do uso de um cosmético adequado entre as aplicações da máscara.

Os tipos de argila e seus benefícios para a pele



01. ARGILA BRANCA:

Também chamada de caulim, a argila branca possui elevada quantidade de alumínio, o que lhe confere propriedades cicatrizantes. Ela apresenta ação clareadora, facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo eficaz no controle da acne. Também auxilia na eliminação de toxinas da pele e ativa a regeneração celular, revitalizando e fortificando o tônus da pele.

02. ARGILA VERDE:

Também chamada de montmorilonita, a argila verde é rica em silício e zinco, oferece atividade adstringente e purificadora. Possui maior variedade de oligoelementos, tem pH neutro, possui ação secativa, emoliente, absorvente, antisséptica, bactericida, cicatrizante e analgésica. 

Na estética corporal, a argila verde auxilia no combate da celulite. E na estética facial é indicada para peles oleosas, pois regula a produção sebácea.

03. ARGILA VERMELHA:

A argila vermelha é rica em cobre e óxido de ferro com propriedades tensoras, elementos importantes na respiração celular. Ela tem ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular, garantindo conforto e suavidade para peles sensíveis, além de restaurar a firmeza e elasticidade da pele, suavizando rugas e linhas de expressão.


04. ARGILA ROSA:

A argila rosa é uma mistura de argila branca e vermelha. Ela possui efeito hidratante, antioxidante e calmante, é muito usada em peles desidratadas, delicadas e envelhecidas.



05. ARGILA PRETA:

Com alto teor de alumínio e silício, a argila preta é uma das argilas mais raras, é obtida de grandes profundidades e raramente é encontrada pura. Este tipo de argila vem associado a materiais orgânicos e à água, formando uma lama viscosa e de cor escura. Possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e desintoxicante.

06. ARGILA AMARELA: 

Rica em silício e potássio – componente catalisador para a formação base de colágeno da pele – a argila amarela tem ação adstringente, purificante, hidratante, efeito tensor, ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo. 

07. ARGILA ROXA:

Rica em magnésio, a argila roxa tem poder de hidratação da pele e auxilia na manutenção do colágeno, essencial para manter a pele com aspecto mais jovem.

Salve no Pinterest para não esquecer!
7 tipos de argila e seus benefícios para a pele do rosto



Como a argila atua na pele?


O efeito da argila é definido pela contração e endurecimento da máscara após a evaporação da água, sendo que desta maneira suas propriedades são compreendidas. 

Quando a argila é aplicada, estabelece-se um sistema de troca entre seus elementos - o Ferro, Silício, Manganês, Alumínio - e a pele. 

A presença destes elementos regula a queratinização da pele e a secreção sebácea, melhorando os quadros de acne. Também trabalha na renovação celular, revitaliza, nutre e hidrata, elimina os radicais livres e, com isso, retarda o envelhecimento. 

  • Ainda ativa a circulação sanguínea; 
  • Promove melhora na elasticidade e firmeza; 
  • Suaviza manchas e possui efeito tensor.

Como usar argila no rosto?


1° passo – Higienização: Retire toda a maquiagem ou qualquer produto de beleza que tenha aplicado na pele com a ajuda de um sabonete, demaquilante ou água micelar. 

2° passo - Preparar a máscara: argila + água purificada + óleo essencial (opcional). 

3° passo: Aplique uma camada de 1cm da máscara de argila em todo o rosto ou apenas nas áreas desejadas, sempre evitando a região dos olhos e lábios. 

4° passo: Após 20 minutos, retire a máscara com água gelada. Finalize com algum cosmético nutritivo ou hidratante. 

Eu tenho usado a Máscara de Argila vermelha antissinais da Quintal Dermocosméticos, ela já vem pronta e a fórmula contém extratos vegetais, encapsulados por nanotecnologia e ácido hialurônico.

Continua depois da publicidade



A argila e seus benefícios para a pele do rosto 



Como foi mostrado, há vários tipos argilas e várias são as suas funções, sendo a argila verde a mais popular delas. Para descobrir qual a mais adequada para você, é preciso analisar as necessidades individuais do seu tipo de pele. 

No momento de adquirir a sua argila, sempre opte por um produto seguro e de qualidade, para não correr nenhum risco de desenvolver efeitos indesejados.

As argilas já fazem parte da minha rotina de cuidados com a pele, e da sua?

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Referências: 

4 comentários:

  1. Muito eficientes as argilas para pele e para a saúde.Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu uso bastante argila verde e branca. Minha pele é oleosa e com vários pontinhos pretos. Meus poros são muito abertos, então uso elas pra ajudar numa limpeza mais profunda e amo o resultado.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Amigas cuidar da pele investimento em nós mulheres ,as argolas deixa nossas peles um MIMO,usem BEIJINHOS.M EDUARDA

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana