PUBLICIDADE

Como diminuir os poros dilatados? 4 dicas que vão te ajudar!

18 julho 2019
Os poros dilatados são uma queixa constante de quem busca a tão sonhada “pele de pêssego”. Apesar de não ser um problema de saúde, eles são uma preocupação de muitas pessoas e são considerados por muitos como sinais de envelhecimento.

Como diminuir os poros dilatados? 4 dicas que vão te ajudar!

Os poros são aberturas na superfície da pele responsáveis pela excreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas. 

Eles desempenham um papel importante na saúde da nossa pele: o folículo piloso permite que o óleo gerado pelas glândulas sebáceas atinja a superfície e lubrifique a pele. O óleo natural da pele, chamado sebo, ajuda a mantê-la macia, hidratada e saudável.

O tamanho dos poros é determinado pela sua genética e tipo de pele:


Pessoas cuja pele é naturalmente oleosa, geralmente, têm poros maiores. Além disso, à medida que você envelhece, os danos causados ​​pelo sol e a menor elasticidade da pele fazem com que os poros se dilatem.

Poros não abrem e fecham!


Antes é preciso uma breve explicação: poros não abrem e fecham. É uma impossibilidade biológica. Para que qualquer coisa no corpo se abra e feche, uma contração muscular deve ocorrer e os poros ficam sobre a pele, longe da influência do movimento muscular. 

O único músculo que influencia a pele é o músculo Arrector pili, que é anexado ao folículo piloso nos mamíferos e, por contração, causa arrepios.

Os poros aumentam de tamanho quando estão entupidos:


Visualize um balão vazio e depois o encha de água ou ar - ele se expande. E então, se você esvaziar o balão, ele ficará um pouco esticado e não poderá recuperar seu tamanho normal. O mesmo acontece com os seus poros! 

Então, o que dizer da dica “água quente para abrir os poros, água fria para fechá-los"?


Realmente é um mito. O calor expande e dilata ligeiramente a abertura dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. O frio tem o efeito contrário; faz com que a abertura dos poros se contraia, logo, eles parecem mais apertados e menores. 

No entanto, ambos os efeitos são apenas temporários. Depois de alguns minutos a pele retorna à temperatura normal, assim como o tamanho dos poros. 

Enquanto a água morna e o vapor não vão “abrir” seus poros, podem amolecer o sebo preso dentro deles. É por isso que as esteticistas vaporizam seu rosto antes da limpeza de pele com extração de cravos; isso dilata a abertura dos poros e torna mais fácil de empurrar o cravo para fora.

Continua depois da publicidade


Como diminuir os poros dilatados?


Não há produto para a pele no universo que possa modificar fisicamente o tamanho dos poros, mas podem fazer com que pareçam menores. 


Como fazem isso? Esfoliando, removendo as células mortas e o óleo que fica preso no folículo piloso. 

Quando o sebo e as células mortas são removidos, a superfície da pele fica mais limpa, lisa e uniforme. Então, a melhor maneira de amenizar a aparência dos poros dilatados é mantê-los livres de sujeira.


Os poros limpos parecem menos óbvios, pois retornam ao seu tamanho normal. Portanto, embora seja um efeito temporário (os produtos não podem alterar a estrutura dos seus poros) eles ainda conseguem oferecer resultado que você está procurando. 

1. Esfoliação química


A esfoliação química remove a camada de pele morta, estimulando as células-tronco que ficam no estrato basal a formar as novas células da pele. Além disso, regula a oleosidade, o que reduz o tamanho das glândulas sebáceas e a inflamação causada pela rápida queratinização, diminuindo ainda mais a aparência os poros dilatados.

2. Máscara de argila


Além da esfoliação, as máscaras podem ajudar a melhorar a aparência dos poros. Elas absorvem o sebo da pele e o resto das impurezas, permitindo que os poros permaneçam em seu tamanho normal. Para estes casos, as máscaras de argila são a melhor opção, porque ajudam na purificação da pele, possuem ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele.

 Não deixe de ler: Tipos de Argila e seus benefícios para a pele

3. Protetor solar


Quando a pele começa a perder sua firmeza, os poros parecem menos perceptíveis. E quanto mais o sol danifica a pele, menos firmeza ela tem.

A aplicação de um protetor solar de amplo espectro e resistente à água com FPS 30 ou superior ajuda a proteger a pele e impede que ela seja danificada pelo sol.

Leia também: Protetor solar físico vs Químico - qual é a diferença?




4. Hidratação


Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, principalmente as que têm pele oleosa, é ignorar o hidratante por medo de aumentar a oleosidade da pele.

A nossa pele produz óleo porque ela precisa. A oleosidade em si não é um problema a ser considerado, ela existe para benefício próprio da pele, pois o óleo produzido ajuda a lubrificar, curar, proteger e hidratar a cútis para que ela possa fazer o seu trabalho.

Quando secamos a oleosidade natural – utilizando produtos em excesso para limpar e tonificar - a pele começa a produzir mais óleo para combater o quão irritada e desidratada ela está, e isso também pode resultar em poros entupidos.

Por isso, use sempre um hidratante suave não-comedogênico, mesmo tendo a pele oleosa.


Vale a pena: Nivea Creme Facial Nutritivo

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Um comentário:

  1. Excelente conteúdo!!

    Eu sempre sofri muito com poros abertos e já fiz alguns tratamentos, entretanto, fiz há três meses o tratamento chamado BB Glow e em 4 sessões obtive um ótimo resultado porque além dos meus poros fecharem o tom da minha pele ficou mais uniforme e as manchas e cicatrizes provenientes das acnes diminuíram muito.

    http://amocilios.com.br/bb-glow/

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana