PUBLICIDADE

Como fechar os poros dilatados? Confira 4 dicas que irão te ajudar!

18 julho 2019
Os poros dilatados são uma queixa constante de quem busca a tão sonhada “pele de pêssego”. Apesar de não ser um problema de saúde, eles são uma preocupação de muitas pessoas e são considerados por muitos como sinais de envelhecimento.

Como fechar os poros dilatados? Confira 4 dicas que irão te ajudar!

O que são poros?


Os poros são aberturas na superfície da pele responsáveis pela excreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas. 

Eles desempenham um papel importante na saúde da nossa pele: o folículo piloso permite que o óleo gerado pelas glândulas sebáceas atinja a superfície e lubrifique a pele. O óleo natural da pele, chamado sebo, ajuda a manter a pele macia, hidratada e saudável.

O tamanho dos poros é determinado pela sua genética e tipo de pele.


Pessoas cuja pele é naturalmente oleosa, geralmente, têm poros maiores. Além disso, à medida que você envelhece, os danos causados ​​pelo sol e a menor elasticidade da pele fazem com que os poros se dilatem.

O que fazer para fechar os poros dilatados?


Não é possível reduzir permanentemente os poros dilatados, mas existem várias maneiras de torná-los menos perceptíveis, que serão abordadas mais à frente. 

Então, o que dizer da dica “água quente para abrir os poros, água fria para fechá-los"?


Realmente é um mito. O calor expande e dilata ligeiramente a abertura dos poros, fazendo com que eles pareçam maiores. O frio tem o efeito contrário; faz com que a abertura dos poros se contraia, logo, eles parecem mais apertados e menores. 

No entanto, ambos os efeitos são apenas temporários. Depois de alguns minutos a pele retorna à temperatura normal, assim como o tamanho dos poros. 

Enquanto a água morna e o vapor não vão “abrir” seus poros, podem amolecer o sebo preso dentro deles. É por isso que as esteticistas vaporizam seu rosto antes da limpeza de pele com extração de cravos; isso dilata a abertura dos poros e torna mais fácil de empurrar o cravo para fora.

Continua depois da publicidade


Como amenizar a aparência dos poros dilatados?


Não há produto para a pele no universo que possa modificar fisicamente o tamanho dos poros, mas podem fazer com que os poros pareçam menores. 

Como fazem isso? Esfoliando, removendo as células mortas e o óleo que fica preso no folículo piloso. 

Quando o sebo e as células mortas são removidos, a superfície da pele fica mais limpa, lisa e uniforme. Então, a melhor maneira de amenizar a aparência dos poros dilatados é mantê-los livres de sujeira, para isso, tônicos e limpadores faciais funcionam bem.


Os poros limpos parecem menos óbvios, pois retornam ao seu tamanho normal. Portanto, embora seja um efeito temporário (os produtos não podem alterar a estrutura dos seus poros) eles ainda conseguem oferecer resultado que você está procurando. 

1. Esfoliação química


A esfoliação química faz com que as células mortas desprendam da pele, melhorando sua textura. Ela ocorre através de cremes compostos por ácidos, por isso, o produto deve ser indicado por um dermatologista.

2. Máscara de argila


Além da esfoliação, as máscaras podem ajudar a melhorar a aparência dos poros. Elas absorvem o sebo da pele e o resto das impurezas, permitindo que os poros permaneçam em seu tamanho normal. Para estes casos, as máscaras de argila são a melhor opção, porque ajudam na purificação da pele, possuem ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele.

 Não deixe de ler: Tipos de Argila e seus benefícios para a pele

3. Protetor solar


Quando a pele começa a perder sua firmeza, os poros parecem menos perceptíveis. E quanto mais o sol danifica a pele, menos firmeza ela tem.

A aplicação de um protetor solar de amplo espectro e resistente à água com FPS 30 ou superior ajuda a proteger a pele e impede que ela seja danificada pelo sol.

Leia também: Protetor solar físico vs Químico - qual é a diferença?




4. Hidratação


Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, principalmente as que têm pele oleosa, é ignorar o hidratante por medo de aumentar a oleosidade da pele.

A nossa pele produz óleo porque ela precisa. A oleosidade em si não é um problema a ser considerado, ela existe para benefício próprio da pele, pois o óleo produzido ajuda a lubrificar, curar, proteger e hidratar a cútis para que ela possa fazer o seu trabalho.

Quando secamos a oleosidade natural – utilizando produtos em excesso para limpar e tonificar - a pele começa a produzir mais óleo para combater o quão irritada e desidratada ela está, e isso também pode resultar em poros entupidos.

Por isso, use sempre um hidratante suave não-comedogênico, mesmo tendo a pele oleosa.



Vale a pena: Nivea Creme Facial Nutritivo

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Um comentário:

  1. Excelente conteúdo!!

    Eu sempre sofri muito com poros abertos e já fiz alguns tratamentos, entretanto, fiz há três meses o tratamento chamado BB Glow e em 4 sessões obtive um ótimo resultado porque além dos meus poros fecharem o tom da minha pele ficou mais uniforme e as manchas e cicatrizes provenientes das acnes diminuíram muito.

    http://amocilios.com.br/bb-glow/

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana