PUBLICIDADE

6 fatos sobre skincare que você precisa ler agora!

05 agosto 2022
Desde que a indústria de skincare cresceu e vídeos do TikTok ganharam força, vimos um aumento gigantesco na produção de conteúdo sobre beleza e cuidados com a pele na internet.

Embora exista muitos conteúdos bacanas e produzidos por profissionais e criadores responsáveis, na maioria das vezes, os vídeos que mais viralizam acabam send  o produzidos por influenciadores que não se preocupam muito em estudar a fundo a veracidade das informações que estão passando.

Quem nunca viu um vídeo falando que desodorante causa câncer? Ou que protetor solar faz mal?

6 fatos sobre skincare que você precisa ler agora!

Como estudante entusiasta de estética e cosmética, e produtora de conteúdo há 8 anos, me sinto com um pouco de responsabilidade de esclarecer à minha audiência alguns dos muitos mitos que são compartilhados incansavelmente.

Por isso, trouxe este post com 6 fatos de skincare que você precisa ler (e compartilhar) agora!

  1. A permeabilidade da barreira cutânea é maior à noite.
  2. Não é necessário aplicar ácido hialurônico com a pele úmida. 
  3. Antitranspirantes com sais de alumínio não causam câncer de mama.
  4. Um ácido não cumpre a sua função em um sabonete.
  5. O protetor solar é o melhor produto anti-idade.
  6. A vitamina C pura é fotossensível, mas NÃO fotossensibiliza a pele.


1. A permeabilidade da barreira cutânea é maior à noite.


Ao longo do dia, a nossa pele passa por importantes alterações fisiológicas e metabólicas, e é por isso que muitos cosméticos e medicamentos tópicos são mais aproveitados à noite:
  • Durante o dia, o pH é maior, há maior produção de sebo e menor proliferação celular.
  • Por outro lado, durante a noite, a pele tem o maior reparo de DNA, proliferação celular, melhor permeabilidade de barreira e fluxo sanguíneo, e maior perda de água (hidratação).
Assim, hidratantes e demais tratamentos oferecem mais benefícios quando usados à noite, pois é o momento em que ocorre maior permeabilidade na pele.

2. Não é necessário aplicar o ácido hialurônico com a pele úmida!


Muitos vídeos estão viralizando no TikTok e nos Reels do Instagram por indicar aplicar o ácido hialurônico na pele úmida. Supõem-se que o ácido reterá a água da superfície e, ao permear, aumentará a hidratação da pele — mas isso não acontece!

De fato, a molécula de ácido hialurônico — assim como a glicerina — é higroscópica, ou seja, retém água em sua estrutura. Mas essa água não é a do ambiente, não é da superfície da pele e nem da nossa derme, e sim da fórmula do próprio produto onde o AH está, pois sua matéria-prima é um pó que precisa ser hidratado para funcionar. 

Aplicar o seu sérum de ácido hialurônico com a pele úmida só vai dissolvê-lo e fazê-lo evaporar, não fará diferença nenhuma no desempenho porque ele já está com água retida em sua estrutura.


3. Antitranspirantes com sais de alumínio não causam câncer de mama


Sais de alumínio são utilizados em desodorantes antitranspirantes para bloquear parcialmente a secreção do suor das glândulas sudoríparas e reduzir o cheiro que é produzido pela reação desse suor com bactérias e microrganismos que estão na saída das glândulas. 

Nos últimos anos, foram publicados diversos artigos relacionando o acúmulo de alumínio no corpo a doenças degenerativas, ao aparecimento do câncer de mama e ao Alzheimer.

Mas, deve-se lembrar que o alumínio não é encontrado apenas em nossos desodorantes, mas também na água, em utensílios de cozinha e até em alimentos; e que a exposição e absorção por esses meios pode ser ainda maior do que através do uso de desodorantes, afinal, eles são formulados para funcionar permanecendo na superfície da pele, de modo que não funcionariam se fossem absorvidos.

Com todo o pânico que esses artigos causaram nos consumidores, ao longo de 2019, um painel independente de especialistas científicos europeus, chamado Scientific Committee on Consumer Safety (SCCS), passou meses investigando a segurança do uso de alumínio em produtos cosméticos.

Em março de 2020, o SCCS publicou um parecer detalhado que reafirma o fato de que o alumínio é seguro em todos os produtos cosméticos, e não causa câncer. Além disso, várias instituições científicas e entidades oficiais que pesquisam sobre câncer também apoiam a visão de que não há mecanismo biológico plausível pelo qual os antitranspirantes possam causar câncer de mama.
 

4. Um ácido não cumpre sua função em um sabonete.


O que um ácido consegue fazer ficando em contato com a pele por apenas alguns segundos? Absolutamente nada.

A menos que o produto tenha lipossomas, pois facilitaria ação do ácido e sua permanência na pele após o enxágue, caso contrário, esqueça. Alguns ácidos precisam ficar cerca de 4-6 horas em contato com a pele para que consigam permear, atingir o sítio-alvo e agir.

E por que as marcas colocam ácidos em produtos de enxágue? Por estratégia, marketing e acréscimo de valor: um sabonete glicerinado e com ácido salicílico, por exemplo, parece oferecer mais benefícios à pele do que um sabonete apenas com glicerina!


5. O protetor solar é o melhor produto anti-idade.


De nada adianta gastar horrores com produtos caríssimos para compor a sua rotina de skincare se você negligencia o principal: a proteção solar.

A utilização correta e diária do protetor solar evita os principais problemas de pele, tendo em vista que a exposição prolongada aos raios UVA causa envelhecimento precoce, uma vez que destrói o colágeno e a elasticidade.

6. A vitamina C pura é fotossensível, mas NÃO fotossensibiliza a pele.


Há mais um mito na internet que diz que usar vitamina C durante o dia pode manchar a pele e escurecer manchas de melasma. A raiz desse mito está na confusão entre dois termos:

  • Fotossensível — sensível à luz
  • Fotossensibilizante — que torna a pele sensível à luz
A molécula da vitamina C é fotossensível, reage e oxida ao entrar em contato com a luz; mas não tem ação fotossensibilizante na pele, então, você pode usá-la tranquilamente durante o dia, sem risco algum de manchas.

Eu falo sobre as principais vantagens da Vitamina C no post: Benefícios da da Vitamina C para o rosto - 23 fatos que você precisa conhecer!


Referências:

Lyons AB, Moy L, Moy R, Tung R. Circadian Rhythm and the Skin: A Review of the Literature. J Clin Aesthet Dermatol. 2019 Set;12(9):42-45. Epub 2019 1 de setembro. PMID: 31641418; PMC677699. (Circadian Rhythm and the Skin: A Review of the Literature - PMC (nih.gov)

Tem alguma dúvida ou sugestão? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana