Sobre
Cuidados com a pele
5 ótimos motivos para usar o Ácido Hialurônico na sua pele!
06 setembro 2019
O Ácido Hialurônico já é bastante conhecido no universo da beleza, o ativo na forma de gel injetável é considerado o tratamento com melhores resultados na abordagem estética para correção de rugas e reposição de volume facial.
E, atualmente, esse ativo vem se tornando presença garantida na rotina de cuidados diários de muita gente, mas de outra maneira: através do uso tópico.
Então, o que é exatamente ácido hialurônico e o que ele faz na pele? Descubra agora!
O que é Ácido Hialurônico e o que ele faz na pele?
O Ácido Hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Estima-se que a quantidade total de AH no organismo seja 12 gramas, mas é na pele que se encontra a maior quantidade (aproximadamente 7 g), dando volume, sustentação, hidratação e elasticidade a mesma.
Na camada dérmica o Ácido Hialurônico aparece especialmente relacionado com as microfibrilas de colágeno, fibras colágenas e elásticas. Quando sintetizado pelos queratinócitos, é transferido para o estrato córneo e está envolvido na estrutura e organização da matriz extracelular, além de facilitar no transporte de íons e nutrientes e a preservação da hidratação do tecido.
Com o envelhecimento ocorre a degradação e diminuição da síntese de Ácido Hialurônico, a consequência é a perda da elasticidade e flexibilidade, levando a formação de rugas e desidratação.
Ou seja, esse ácido é muito importante para manter a hidratação natural e o colágeno na pele, o que resulta em uma pele mais firme, hidratada e mais jovem.
5 motivos para usar o Ácido Hialurônico na sua pele!
1. Hidratação
Estudos apontam que o potencial de hidratação do Ácido Hialurônico é maior do que a de outros polissacarídeos, devido a sua capacidade de reter a água.
Considera-se o AH como uma das moléculas mais higroscópicas da natureza, possui a capacidade de se ligar à água em uma quantidade até 1.000 vezes superior a seu volume. Sendo assim, este efeito é particularmente relevante ao nível da pele, pela sua capacidade hidratante e preenchedor, contribuindo para manter ou recuperar a sua elasticidade.
- Leia também: Protetor solar físico VS químico - qual a diferença?
2. Reforça o manto hidrolipídico
O manto hidrolipídico é um filme bem fino constituído por gorduras (majoritariamente ceramidas) e aminoácidos. Essa é a barreira de proteção da pele e ela tem algumas funções, todas relacionadas à defesa da derme e epiderme:
- Regular a perda transdérmica de água;
- Proteger a pele de agressões externas, como clima, poluição e exposição solar.
O Ácido Hialurônico apresenta um efeito antioxidante, age como sequestrante de radicais livres, aumenta a proteção da pele em relação à radiação UV e contribui para o aumento da capacidade de reparação tecidual.
3. Adiciona resistência
Quando o manto hidrolipídico é reforçado e protegido pelo Ácido Hialurônico, a pele é mais capaz de se defender dos poluentes ambientais e dos fatores da idade. Quando não está combatendo essas toxinas, a pele permanece menos enrugada, mais brilhante e segura por mais tempo.
Referências:
Continua depois da publicidade
4. Melhora a elasticidade
Ao devolver o Ácido Hialurônico nas camadas internas da pele se restabelece o equilíbrio hídrico, filtra-se e regula-se a distribuição de proteínas nos tecidos e compõe-se um ambiente físico no qual ocorre o movimento das células, contribuindo para melhora na estrutura e elasticidade da pele, removendo rugas, realçando e restaurando o volume facial, suavizando as linhas de expressão e proporcionando o rejuvenescimento.
5. Estimula a produção de novo colágeno
Preenchimentos com Ácido Hialurônico estimulam a produção de colágeno, esticando as células produtoras de colágeno, conhecidas como fibroblastos.
- Artigo recomendado: O tônico facial ideal para cada tipo de pele
Conclusão
O Ácido Hialurônico faz parte da constituição natural da derme e é muito importante para manter a hidratação natural e o colágeno na pele. Quando injetado, pode melhorar o aspecto facial, pois apresenta benefícios como volume, sustentação e elasticidade.
Portanto, o Ácido Hialurônico é um bom ativo para combater os sinais de envelhecimento, possibilitando uma pele hidratada e com aspecto mais jovem.
Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!
Compartilhe este post para ajudar na divulgação!
Compartilhe este post para ajudar na divulgação!
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog
Referências:
Obrigado querida Nanda.
ResponderExcluirObrigada você também! :)
ExcluirEm qual app / programa vc faz essas montagens?
ResponderExcluirNo Microsoft PowerPoint! :)
ExcluirQual o melhor protetor para uma pele branca de 65 anos.nao sei bem o meu tipo de pele,acho que não e oleosa.
ResponderExcluirObrigada por informações tão eficazes. Parabéns por compartilhar conosco seus conhecimentos.
ResponderExcluirEle pode ser usado em pele oleosa?
ResponderExcluir