PUBLICIDADE

Como fazer posts para o Instagram no Canva

11 agosto 2021
Uma das perguntas que mais recebo no direct do meu perfil @simplesbellablog é “onde você faz seus posts?”. 

Durante um bom tempo eu estive criando imagens para o Pinterest e Instagram no Powerpoint. Porém, depois que testei o Canva Pro e encontrei tantos recursos em um único lugar, tenho feito tudo nele, pois sai mais barato.

Então, levando em consideração as muitas perguntas enviadas, montei este post com 5 dicas baseadas no meu processo de criação, que vão te ajudar a criar as suas artes no Canva para o Instagram.

Como fazer posts para o Instagram no Canva




Como fazer post para Instagram no Canva


Primeiro, tenha uma conta no Canva. Você pode se cadastrar gratuitamente (no site ou aplicativo) utilizando um e-mail, sua conta do Google ou Facebook.

Acesse o site e cadastre-se: https://www.canva.com/pt_br/

Você não precisa assinar o Canva Pro para criar posts bonitos para o Instagram. A versão gratuita tem muitas fontes, gráficos, templates e ilustrações para serem aproveitadas.

No entanto, eu vivo de criar conteúdo para a internet, então essa assinatura é mais um investimento no meu trabalho, uma vez que eu consigo usar ilustrações exclusivas para diferenciar as minhas publicações das de outros perfis!
 

1. Crie pastas com ícones e ilustrações


Para otimizar o processo de criação e não perder tanto tempo, tenho pastas onde salvo ícones e ilustrações que estão de acordo com os assuntos que eu compartilho regularmente. Pelo menos uma vez por semana eu faço essa busca e vou organizando os elementos, assim, quando eu for projetar, já tenho o que preciso guardado em um só lugar.

Pastas para organizar elementos no Canva


Até o momento eu tenho 15 pastas e várias ilustrações premium salvas. Assinantes do Canva Pro conseguem criar quantas pastas precisarem, enquanto usuários do plano gratuito têm acesso limitado a este recurso.

Por isso eu sempre recomendo: se você cria conteúdo com frequência e vive (ou quer viver) disso, vale a pena experimentar o Canva Pro gratuitamente por 30 dias e confirmar as vantagens. 



→ DICA: Sempre faça a sua pesquisa de elementos utilizando frases em inglês, como “girl reading book”, por exemplo. Todas as ilustrações são renomeadas e recebem descrições com palavras-chave nesse idioma, assim você conseguirá encontrar os melhores elementos.

Confira o meu tutorial e aprenda como fazer uma busca eficaz de elementos gratuitos (ou premium) no Canva: 


2. Colete as informações previamente


Antes de partir para o Canva e começar a montar o design, já tenho organizada toda a informação que pretendo incluir no post (em um documento word). Logo após decidir o tema eu vou para a parte de pesquisa, que geralmente envolve livros do nicho, artigos publicados em revistas/sites de pesquisa e revisões bibliográficas.

Procuro refinar o máximo possível as informações que coleto, afinal, é preciso ter um equilíbrio na quantidade de texto para então captar a atenção do leitor e não o deixar cansado com tantos dados.

Dica extra: certifique-se de focar em um único ponto principal. Não escolha um tema muito amplo ou vago. Quanto mais específico for o seu post, mais valor ele oferecerá.

Veja também: Como criar conteúdo de valor para o Instagram 


3. Decida como vai distribuir essas informações


Depois de coletar todas as informações para o seu post, decida como você irá distribuí-las no design de uma maneira objetiva. É possível explorar os formatos de listas, perguntas e respostas, fatos, carrosséis etc.

Como fazer arte no Canva para Instagram

Template disponivel para assinantes do Canva Pro. Faça um teste gratuito!

Independente da maneira como você vai montar o design, o seu objetivo sempre deve ser deixar as informações o mais simples possível de serem compreendidas pelo leitor.

4. Escolha as fontes adequadas


Embora não pareça, a escolha das fontes é uma etapa essencial para alcançar os objetivos do seu post. As fontes certas adicionam harmonia, leveza e personalidade ao seu design, além de chamar atenção para o seu conteúdo.

O ideal é que você permaneça com 2 ou 3 fontes diferentes, no máximo. Muitas fontes em um gráfico podem deixar o design bagunçado, e você precisa criar algo visualmente atraente, fácil de ler e compartilhável.

Por isso, foque em uma fonte para o título e subtítulo, e outra para o texto do corpo, isso dará mais ênfase ao que realmente importa: o conteúdo.

Embora o Canva disponibilize um dos melhores e mais atualizados bancos de fontes — gratuitas e pagas —, para algumas pessoas a escolha da fonte é um bicho de sete cabeças. Se esse for o seu caso, recomendo visualizar os seguintes posts:


5. Escolha um esquema de cores


Se você já tem uma paleta de cores definida para a sua conta, provavelmente permanecerá com ela. No meu caso, não gosto de seguir um único esquema de cores em todos os posts por 3 razões:

  • Não quero ter um feed milimetricamente organizado;
  • Quero que cada post tenha um toque diferente para que não pareça que estou sempre replicando o que já foi publicado;
  • Algumas ilustrações no Canva não permitem alteração de cores, então tenho que adaptar o design à paleta de cores delas.

No entanto, não ser fiel a uma única paleta de cores não significa que você deve lotar o seu design com muitas cores. É preciso encontrar um meio-termo, que normalmente toca em torno de 3 cores diferentes.

Se você não segue uma única paleta de cores, experimente assim:

Escolha a ilustração principal do design e comece a montar o seu post em um fundo branco. Distribua as informações e depois vá adicionando cores que combinem com a ilustração — você também pode incluir elementos que dão mais animação ao design, como formas abstratas, que podem ser encontradas no Canva pelos termos “organic abstract shape” e “organic abstract elemento”.

Como criar artes para o instagram no Canva

Muitas vezes eu gasto mais de 8 horas entre a pesquisa e a montagem do post no Canva. Raramente a imagem sai como eu quero de primeira, então vou fazendo ajustes, adicionando e removendo informações, ilustrações, alterando cores etc.  

Se você está iniciando, crie uma pasta no Pinterest, ou até mesmo no Instagram, com posts para servir de inspiração. Você não vai copiar esses posts, apenas utilizá-los como um exemplo do estilo que pretende alcançar.

No próprio Canva há milhares de templates que você pode usar como ponto de partida, ou simplesmente modificar as informações e criar seu post sem precisar fazer tudo do zero como eu faço.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

2 comentários:

  1. Que post excelente Nanda. Fico encantada como o seu conteúdo é completo e muito bem explicado. Eu uso o canva no modo grátis e já fico besta com a quantidade de possibilidades que o site oferece. Vou aplicar as suas dicas e tenho certeza que meus designs vão melhorar muito. :D
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Lara. Algumas vezes tenho medo de escrever demais e acabar deixando o post muito cansativo. Me alivia saber que você gosta! ♥ Eu sou muito fã do Canva, é uma ferramenta completa e me ajuda bastante.

      Beijos, volte sempre!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana