PUBLICIDADE

Lista: 17 fontes gratuitas do Canva para usar HOJE!

31 julho 2020
Se você usa o Canva e não é designer gráfico, com certeza já deve ter encontrado dificuldade na escolha e combinações de fontes para usar nas suas criações.

Para te ajudar com isso, eu preparei este post com algumas dicas mais uma lista com 17 fontes que estão disponíveis gratuitamente no Canva.

Lista: 17 fontes gratuitas do Canva para usar HOJE!


Existem centenas de fontes disponíveis no Canva, mas a maioria pode ser dividida em 5 categorias: serif, sans serif, script, slab serif e decorativas.

Cada um desses estilos oferece características únicas, e como eles são implantados no seu projeto desempenha um papel significativo no design final.

Por essa razão, farei uma breve explicação dos 3 tipos de fontes selecionados para este post, para que você possa escolher um estilo compatível com o seu propósito!

01. FONTES SERIFADAS (serif fonts): a palavra "serif" refere-se aos pequenos “pés” ou linhas ligadas às extremidades de cada letra.



Esses traços decorriam dos pincéis dos artistas e seriam adicionados às letras como elementos decorativos, no final do século XV.

As fontes serifadas são populares entre marcas que buscam retratar elegância e sofisticação, pois são consideradas mais conservadoras.

02. FONTES NÃO-SERIFADAS (sans serif): “sans” significa “sem”. As fontes não-serifadas não possuem as linhas ligadas às extremidades de cada letra, e são caracterizadas por suas linhas limpas e retas.



Por essa razão, são consideradas mais modernas, enfatizam a legibilidade e simplicidade.

Fontes não-serifadas podem ser divididas em várias subcategorias, como estilos grotescos, quadrados, geométricos e humanísticos.

03. FONTES SCRIPT: incluem os tipos cursivos, manuscritos e caligráficos. Essas fontes são projetadas para se assemelhar caligrafia escrita natural, por isso, geralmente, possuem as letras conectadas umas as outras.



Esse tipo de fonte evoca ideias de elegância, criatividade e feminilidade. No entanto, é recomendável usá-lo com moderação, pois pode afetar a legibilidade e tornar as palavras difíceis de entender.




Como combinar fontes no Canva?


Se você tem problemas com combinações de fontes, pode seguir uma regra simples para não-designers: use apenas uma fonte e brinque com seu peso — sério, facilita bastante!

O peso de uma fonte é a espessura do contorno. Em ferramentas de edições mais simples, como o Canva, há apenas duas espessuras de fonte: normal e negrito.

No entanto, há várias fontes que possuem famílias que permitem essa variação de contorno — como a Montserrat.



Essa família de fonte é excelente para qualquer iniciante, pois permite diferenciar a fonte de título, do subtítulo e do texto do corpo sem maiores preocupações.

Você pode experimentar também:

  1. Lato
  2. Muli
  3. Open Sans
  4. Raleway
  5. Roboto

Se você tiver que usar duas fontes diferentes, tente uma mistura de serif e sans serif:
  • Serif em tamanhos menores, como texto do corpo.
  • Sans Serif em títulos.

17 fontes gratuitas do Canva para usar HOJE!


Esta seleção foi feita com base na última atualização da plataforma. Você também pode conferir outra seleção com as 52 melhores fontes grátis do Canva.

1. Amsterdam (One, Two, Three, Four)


Amsterdam é uma fonte script elegante, legível e cativante. Custa 19 dólares no Creative Market, mas no Canva está disponível gratuitamente em 4 versões.

É uma ótima escolha para assinatura, citações, logotipo, convite de casamento, cartão de visita e outros projetos de designs (impressos ou não).

Fontes Canva para Logo


2. Jonathan:


É uma fonte com estilo de assinatura, ideal para detalhes, logotipos, citações manuscritas, cartões comemorativos etc.

Fontes Canva para Logo: Jonathan Script Font


3. March (rough):


A fonte March é serifada, mas muito moderna e limpa. Ela deixa qualquer design mais bonito e é adequada para vários projetos. A sua versão áspera (rough, da imagem) é um diferencial!

Fontes modernas Canva 2020

4. Bakerie:


Bakerie faz parte de uma família de 42 fontes do tipo script escrito à mão. No Canva estão disponíveis, gratuitamente, Bakerie regular, bold e thin, onde é possível mudar seu peso, evocando um texto elegante e ousado.

Combinação de fontes Canva: Bakerie.

5. BDScript:


Uma fonte linda que facilmente passaria despercebida. A BDScript é extremamente elegante, do tipo escrita à mão, perfeita para assinaturas, convites, artigos de papelaria etc.

Fontes Canva para convites de casamento

6. Moontime:


Perfeita para adicionar um toque elegante e único aos seus projetos – convites de casamento, quadros, artigos de papelaria, revistas e muito mais.

Fontes manuscrita do Canva para usar em logotipo

7. Shadow:


Mais uma fonte de script perfeita para convites. Ela possui um conjunto completo de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, numerais e pontuação.

Fontes manuscritas do Canva

8. Virtual:


A Virtual é uma fonte de script simples, mas vem com símbolos e algumas ligaduras. Ela é elegante, legível e cativante para diferentes projetos.

Fontes gratuitas do Canva

9. Manjari:


Adequada para texto do corpo e títulos.

fontes gratuitas do Canva

10. Muli:


Fonte Sans Serif minimalista. Foi originalmente projetada para ser usada como uma fonte para títulos, mas graças ao seu espaçamento funciona bem para o texto do corpo.

Fontes gratuitas do Canva

11. Agrandir:


Agrandir é uma família de fonte contemporânea do tipo sans serif baseada em formas geométricas, mas humanizadas e imperfeitas.

A família consiste em 42 fontes, com 7 pesos e 6 larguras, de muito fina e estreita a extremamente preta e superdimensionadamente larga.

Das 42 fontes, 20 opções estão disponíveis gratuitamente no Canva.

Fontes gratuitas do Canva

12. Abril Fatface


É inspirada nas fontes pesadas usadas em títulos de cartazes publicitários na Grã-Bretanha e na França do século XIX. As serifas finas e as curvas limpas dão a fonte um toque refinado, que oferece a qualquer manchete uma aparência elegante.

Combina com: Opens Sans, Roboto, Raleway, Oswald, Playfair Display

Fontes gratuitas do Canva

13. Barlow


Barlow é uma fonte grossa e ligeiramente arredondada. Ela faz parte de uma superfamília junto com a família normal, semi condensada e condensada, cada uma com 9 pesos.

Combina com: Opens Sans, Roboto, Montserrat, Poppins.

Fontes gratuitas do Canva

14. Marcellus


É uma fonte inspirada nas formas clássicas da escrita romana, com um visual vintage. É elegante, exala clareza e beleza tanto na web, quanto em materiais impressos.

Combina com:
Lato, Roboto, Montserrat, Oswald, Opensa Sans.

Fontes gratuitas do Canva


15. Questrial:


É a fonte perfeita para texto de corpo e manchetes. Possui um estilo moderno, com características de fontes grandes, sendo altamente legível em qualquer contexto.

As curvas de círculo completo em muitos caracteres fazem da Questrial uma ótima fonte para combinar perfeitamente com outras fontes, mantendo sua singularidade.

Combina com: Raleway, Lato, Roboto, Montserrat, Oswald, Opensa Sans.

Fontes gratuitas do Canva

16. Be Vietnam:


As formas dessa fonte são limpas, modernas e diretas, com um toque clássico.

Combina com: Source Sans Pro, Opens Sans, Montserrat, Lato.

Fontes gratuitas do Canva para usar HOJE!

17. Ptil Wide:


Uma fonte não-serifada que muda drasticamente o peso quando colocada em negrito, sendo ideal para títulos, subtítulos e texto do corpo.

Fontes gratuitas do Canva


Se você leu tudo até aqui, te parabenizo. Espero que esse post não tenha te sobrecarregado! :)

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana