PUBLICIDADE

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva

15 maio 2022

 As fontes manuscritas sempre aparecem em paletas de convites de casamento, embalagens, logotipos, assinaturas e diferentes tipos de designs. São fontes versáteis o suficiente para se encaixar em estéticas clássicas ou românticas, mas combiná-las pode ser uma tarefa complexa para quem não domina o básico de design.


No Canva há uma abundância de fontes manuscritas e em diversos estilos a escolha dos usuários. Por isso eu trouxe 3 dicas que vão te ajudar a fazer lindas combinações utilizando as fontes disponíveis nessa ferramenta de design gráfico!

Como fazer combinações de fontes no Canva

Fontes manuscritas são aquelas que lembram a escrita à mão humana. Elas incluem diferentes estilos e características que podem variar de uma fonte para a outra, incluindo a forma, o tamanho da letra, o espaçamento entre as letras, a inclinação e espessura das letras.

Fontes manuscritas mais naturais e realistas tornaram-se extremamente populares nos últimos anos. Entre os diferentes estilos podemos encontrar:

  • Fontes cursivas
  • Fontes de assinatura
  • Brush fontes
  • Fontes monoline
 
Fontes cursivas:

Também conhecidas como Script Fonts, são fontes manuscritas nas quais alguns ou todos os caracteres estão conectados de forma fluida.

Como fazer combinações de fontes no Canva

A fonte utilizada na imagem foi a "Sulat Rizal", disponível gratuitamente no Canva.


Fontes de assinatura:

São fontes manuscritas que imitam a assinatura das pessoas. Elas podem ser eretas ou mais inclinadas e, geralmente, são fontes com baixo contraste. Fontes nesse estilo são perfeitas para marcas pessoais, convites e logotipos.

Como fazer combinações de fontes no Canva

A fonte utilizada na imagem foi a "The Bigmaker", disponível gratuitamente no Canva.

Brush Fontes:

Fontes com uma textura que parecem ter sido feitas com pincel e tinta.

Como combinar fontes no Canva

A fonte utilizada na imagem foi a "Gellatio", disponível gratuitamente no Canva.

Fontes monoline:

São fontes que têm a mesma espessura da haste vertical e horizontalmente. De modo mais simples: cada linha, letra e conexão das letras tem a mesma espessura.

Como combinar fontes no Canva

A fonte utilizada na imagem foi a "Nickainley", disponível gratuitamente no Canva.

Como combinar fontes manuscritas no Canva?


1. Escolha a sua fonte manuscrita primeiro


Antes de tudo, escolha a fonte manuscrita que pretende usar. Como ela será a estrela do seu projeto, é mais fácil começar focando nela. Leve em conta onde e como o design será usado, e com quem ele se comunicará.

Empreendimentos que desejam comunicar-se com o público feminino e destacar-se pela criatividade, por exemplo, sempre se beneficiam com as combinações de fontes manuscritas.

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva

Veja a minha seleção:

2. Crie contraste entre as fontes


Como em qualquer combinação de fontes, é importante criar contraste entre a fonte manuscrita e a segunda fonte utilizada para que, assim, fique fácil a compreensão do papel de cada tipografia dentro do projeto, isso também fará com que elas não disputem atenção entre si.

Aqui, a espessura da fonte é o ponto forte para criar contraste: fontes finas e altas combinam com fontes baixas e grossas.

Naturalmente, as fontes manuscritas são visualmente mais fluídas, então contrastam perfeitamente com fontes mais estruturadas, como no exemplo abaixo:

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva

Na imagem eu usei o duo de fontes "The Something", disponível para usuários do Canva Pro. Essa combinação dá um toque de elegância e criatividade a qualquer design.

Usuários com conta gratuita conseguem replicar efeito parecido utilizando as fontes gratuitas "Oswald" ou "Bebas Neue" em combinação com a fonte manuscrita "Billion Miracles".

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva

Billion Miracles é uma fonte manuscrita de assinatura monoline. Essa característica faz dela uma fonte muito elegante e versátil, podendo ser facilmente combinada com outros estilos. 

No exemplo abaixo eu a combinei com a fonte "Le Jour Serif" no título, e nos parágrafos a fonte "Lovelace Text", ambas gratuitas.

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva


3. Considere o contexto das fontes no design


Na combinação das fontes, é fundamental que você considere o contexto de cada uma delas.

Se você está criando um convite de casamentoo nome dos noivos terá o destaque, portanto, a fonte manuscrita será a principal. Enquanto as demais informações do convite serão escritas com uma fonte mais tradicional, em espessuras diferentes, para criar o contraste que tornará o design mais interessante e equilibrado para a leitura.

3 dicas para combinar fontes manuscritas no Canva

Espero que estas dicas tenham te dado um norte sobre combinação de fontes. Agora é só se inspirar e começar a praticar!

Continue lendo:
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana