PUBLICIDADE

Quanto ganha uma blogueira no Brasil? Blog realmente dá dinheiro?

02 maio 2019
Já faz um tempo que os blogs deixaram de ser apenas um hobby e se tornaram uma profissão, sendo uma grande — e até a principal — fonte de renda para seus administradores.

Este mundo “glamouroso” desperta a curiosidade de muita gente, e não é difícil ver pessoas perguntando quanto ganha uma blogueira, quanto ganha um dono de um site ou “blog realmente dá dinheiro?”. 

Quanto ganha uma blogueira no Brasil? Blog realmente dá dinheiro?

Em palavras simples, não há limites de quanto dinheiro uma blogueira pode ganhar, como neste meio não há salário fixo, é possível ganhar bastante em um mês e ganhar absolutamente nada no mês seguinte.

Tudo depende da quantidade de trabalhos realizados e de quanto foi pago por eles, o que também não há um preço fixo, pois a marca X não paga o mesmo que a marca Y. 

Dito isto, não dá para saber realmente quanto uma blogueira ganha, pois depende de vários fatores, sendo a dedicação individual e os métodos aplicados os principais deles.

Blog realmente dá dinheiro?



Qualquer pessoa pode criar um blog e monetizá-lo, mas nem todo mundo conseguirá dinheiro suficiente para sobreviver apenas dele, pois transformá-lo em um trabalho não é uma tarefa fácil. Há quem consiga ganhar nada, outros conseguem uma renda extra mensal e tem aqueles que conseguem realmente viver disso.


Eu comecei este blog em 2014 e, mesmo sendo um blog consideravelmente pequeno, atualmente ele é a minha única fonte renda.

Infelizmente, a maioria das blogueiras não tem essa “sorte”. Boa parte não ganha nem o suficiente para cobrir os custos de administrar um blog - o que é o principal motivo pelo qual tantas desistem de blogar. 

Não caia no conto de que blogueira ganha muito dinheiro sem fazer nada... embora todos os dias nasçam centenas de blogs e perfis no Instagram, pouquíssimos realmente conseguirão ganhar alguma coisa com isso.


Quanto ganha uma blogueira iniciante?


No mundo dos blogs, tráfego é sinônimo de dinheiro. 

Por isso, os ganhos são mínimos para quem está iniciando um blog, pois, na maioria dos casos, a principal fonte de renda é o Google Adsense, um serviço de publicidade que não dá grandes lucros para quem tem 100 visualizações por dia, por exemplo. 

Em 2017, quando estava começando caminhar com a monetização deste blog, eu ganhava isso com o Google Adsense: 

(Prints dos comprovantes de pagamento do banco que faz a conversão)
Quanto ganha uma blogueira no Brasil?


O serviço de publicidade do Google gera lucro baseado na quantidade de cliques que os anúncios recebem, e isso depende da quantidade de tráfego que um blog recebe. Algo que não é extremamente fácil de conseguir quando você está iniciando!


Para ganhar com um blog existem várias maneiras. As principais são:

  1. Vender seus próprios produtos ou serviços
  2. Vender produtos ou serviços de outras pessoas (como afiliado ou revendedor)
  3. Vender espaço publicitário
Então, respondendo a pergunta, uma blogueira iniciante ganha pouco (ou nada) e não é suficiente para se manter.


Quanto ganha uma blogueira no Instagram?


Eu posso dizer que as influenciadoras do Instagram ganham mais que as blogueiras (quem só tem blog), visto que a rede social se transformou em uma grande plataforma de publicidade e as marcas visam e investem mais no público que está lá. 

No Instagram, os ganhos podem vir através de uma foto ou vídeo no feed, sequência de stories e vídeo no IGTV. O preço, mais uma vez, depende da taxa de engajamento do perfil da influenciadora, pois é através dela que são definidos os valores. 

Citando exemplos, um serviço de um popular mecanismo de pesquisa paga a partir de R$350,00 por uma campanha no Instagram para perfis que tenham, no mínimo, 5.000 seguidores. 

Do outro lado, uma marca de produtos lácteos paga R$600,00, para blogueiras que tenham uma taxa de engajamento maior que 1.5%, por algumas sequências de stories e uma publicação no feed com o produto.

Como eu sei disso? Através de uma plataforma brasileira de marketing de influência que recruta microinfluenciadores para trabalhar com grandes marcas.

O que realmente acontece por trás do mercado glamouroso de influenciadoras



O Marketing de influência ganhou força, mas ainda é muito desvalorizado no Brasil. 

Todo mundo acredita que a blogueira que tem 10.000 seguidores no Instagram realmente está ganhando uma grana por cada publicação, quando na verdade ela só recebeu o produto e um “muito obrigada” por falar dele várias vezes em seus stories. 

Muitas empresas brasileiras (muitas mesmo) montam um time pesado de divulgação dos seus produtos apenas na base da permuta. Nestes casos, elas usam as blogueiras menores para fazer nome no mercado e, quando feito, pagam para as blogueiras maiores (ou ex-bbb’s) fazerem publicidade. 

Eu digo “usam as blogueiras menores” porque é o termo correto. No mercado do marketing de influência essas blogueiras são chamadas de microinfluenciadoras, pois não possuem milhares de seguidores, mas seu pequeno público é bastante engajado, o que resulta em um público ideal para fazer publicidade com conversão. 

Aos olhos dos anunciantes, essas microinfluenciadoras não tem público suficiente para receber em dinheiro por uma publicidade, mas são perfeitas para trabalhar por permuta – e elas aceitam! 

Assim, as empresas criam um grande time de divulgação usando as microinfluenciadoras e, quando o trabalho delas dá resultados, as dispensam e passam a pagar (em dinheiro) as influenciadoras maiores para fazer publicidade. 


Quanto ganha uma blogueira no Brasil


Conclusão - Quanto ganha uma blogueira no Brasil?


A maioria das pessoas têm uma visão errada do mundo dos blogs, e acreditam que é um esquema rápido para ficar rico, largar o emprego e sustentar seu estilo de vida. 

Embora isso realmente seja possível, é preciso ter paciência, dedicar tempo e muito esforço. Conseguir ganhar dinheiro com blog pode demorar um pouco e, neste quesito, blogar não é diferente de começar seu próprio negócio. Uma blogueira ganha o equivalente ao que ela produz!

Continue lendo:

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

2 comentários:

  1. Olá
    Sinto que fica cada vez mais complicado atrair público para o blog. A maioria das pessoas deixaram de acompanhar blogs e não encontram mais paciência nem foco para ler um texto grande. É mais fácil rolar o feed do Instagram e curtir algumas fotos...

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Eu acompanho as americanas que fazem dinheiro com o blog e estou observando quais são as estratégias que elas usam para replicar no meu blog. Meu objetivo é tornar o meu blog uma fonte de renda extra, mas está sendo um pouco complicado. Não digo que seja dificil atrair audiência para o blog até porque temos que investir em SEO e divulgação no pinterest e instagram. Atualmente, eu consigo uma boa conversão do instagram e eu não publico stories apenas divulgo meus posts por meio de imagens. O que me incomoda é a demora para ser aceita no google adsense, mas eu espero que seja apenas uma fase. Além disso, também quero vender infoprodutos e tentar afiliações. Enfim, eu acredito que é um trabalho que exige esforço assim como produzir conteúdo no Youtube, mas aos poucos vamos ganhar nosso espaço e colher os frutos dos nossos investimentos.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana