PUBLICIDADE

Como ganhar dinheiro no Pinterest: um guia para quem NÃO tem blog!

18 março 2019
Ganhar dinheiro no Pinterest realmente é possível? Desde 2017 eu venho usando esta plataforma para aumentar o tráfego do meu blog, e graças a ela eu consegui transformar o Simples Bella (este blog) em minha fonte de renda, pois seu alcance se tornou ideal para ganhar dinheiro através de publicidade. 

Mas, além disso, eu também ganho dinheiro com marketing de afiliados no Pinterest, e qualquer pessoa pode ganhar, pois não precisa ser um especialista em marketing ou vendas, e tampouco necessita ter um blog.

Você pode começar a ganhar dinheiro no Pinterest com links de afiliados hoje mesmo, sem nenhum custo adicional. Quer saber como? Continue lendo!

Ganhar dinheiro no Pinterest


Como ganhar dinheiro no Pinterest - Introdução:


Você sabe como funcionam os links de afiliados?

Em poucas palavras, a pessoa (afiliado) compartilha links de produtos ou serviços que ela já experimentou, gostou e recomenda fortemente. Para cada compra realizada através desse link o afiliado ganha uma comissão, mas não há nenhuma taxa extra para o comprador.

Muitas pessoas estão recorrendo ao Marketing de Afiliados porque é uma forma de fazer renda passiva na internet: você pode receber comissões durante muitos anos sem nenhum esforço adicional.

Há um tempo eu escrevi um post contando como fiz minha primeira venda como afiliada da Hotmart. Não foi apenas a primeira, mas todas as minhas vendas por links de afiliados são realizadas através do Pinterest.

Por que é fácil ganhar dinheiro no Pinterest?


O Pinterest é um canal onde os usuários são ativos e comprometidos. Atualmente, mais de 250 milhões de pessoas usam a plataforma todos os meses para buscar inspirações, descobrir ideias e encontrar resoluções de problemas. As pessoas estão no Pinterest para agir, procuram por tópicos de interesse e clicam nos Pins para saber mais.

O que faz do Pinterest uma plataforma rentável é o seu público altamente engajado, eles não estão esculpindo uma marca pessoal e expondo seus melhores momentos, e sim executando planos para a vida real. 

Veja abaixo alguns dados interessantes que mostram porque é fácil ganhar dinheiro no Pinterest:


Como ganhar dinheiro no Pinterest com links de afiliados
Fonte: OmnicoreAgency| Dados fornecidos pelo Pinterest For Business


Atualmente o Pinterest é um dos canais de mídia social que mais cresce, e uma observação feita no tráfego de computadores no final de 2018 mostrou que os cinco principais países do Pinterest são Estados Unidos, Brasil, Índia, Turquia e Rússia.

1° Passo para ganhar dinheiro no Pinterest:


O primeiro passo é criar uma conta comercial ou converter sua conta já existente.

Este tipo de conta dá acesso ao Analytics do Pinterest, dessa forma, você consegue mensurar o impacto do seu perfil e desempenho dos seus pins com links de afiliados.

Se você possui um blog, site ou mini site, faça a reivindicação do seu domínio para ter acesso as estatísticas dos seus pins pessoais.


2° Passo para ganhar dinheiro no Pinterest


Perfil comercial criado, o segundo passo é decidir em qual categoria você atuará. Assim como em blogs, para ganhar dinheiro no Pinterest é preciso ter um nicho.

Existem várias categorias que as pessoas recorrem com mais frequência ao Pinterest, antes mesmo de procurar em no Google ou Instagram - penteados, por exemplo, ou receitas saudáveis.

Continua depois da publicidade


Por isso, é importante fazer uma curadoria e descobrir se a sua categoria é bem recebida pelos usuários do Pinterest. 

10 categorias mais populares para ganhar dinheiro no Pinterest


  1. Viagem
  2. Saúde e Bem-estar: é uma oportunidade viável para apresentar produtos ou serviços relacionados à saúde e bem-estar. De fato, a busca por "hábitos saudáveis" aumentou no último ano em quase 500%.
  3. DIY Bricolagem: As pessoas estão mais propensas a fazer melhorias domésticas e recorrem ao Pinterest para inspiração de decoração e reparos caseiros. Se você trabalha com design de interiores ou reformas em residências será sucesso!
  4. Moda Feminina
  5. Beleza
  6. Comida e Bebida: com mais de 23 bilhões de receitas e ideias de refeições postadas, o Pinterest é um caminho incrivelmente popular para conteúdo relacionado à comida e bebida.
  7. Citações Motivacionais
  8. Celebrações: Quando se trata de confraternizações, as pessoas recorrem ao Pinterest, pois ele tem todas as ideias que elas precisam - convites, decorações, comidas, bebidas, bolos, adereços de fotos e o que vestir em determinadas ocasiões!
  9. Moda Masculina
  10. Filhos & Pais: 56% dos pais dizem que o Pinterest é o melhor lugar para aprender sobre ideias e produtos para pais, e 81% dizem que não poderiam viver sem ele. 
Escolheu sua categoria? Faça uma pesquisa detalhada no Pinterest para entender como o seu público busca por tais assuntos, e saber quais tópicos são mais pesquisados!

3° Passo para ganhar dinheiro no Pinterest


Este é o momento de escolher qual programa de afiliados você fará parte.

Lembre-se que o programa precisa ter os produtos que o seu público-alvo procura, pois não adianta montar um perfil para ganhar dinheiro no Pinterest pensando em comidas e bebidas, mas querer divulgar móveis, por exemplo.

Por isso, faça a escolha com sabedoria – tanto do programa, quanto dos produtos - pesquise as melhores empresas do mercado e que pagam boas comissões. 


Como criar um perfil para ganhar dinheiro no Pinterest?



Vamos supor que você tenha escolhido trabalhar com a categoria “Comida e Bebida”:

  1. Dê um nome claro para o seu perfil.
  2. Escreva uma biografia descritiva e objetiva.
  3. Crie até 10 pastas dentro dessa categoria, que para "Comida e bebida" podem ser: Receitas Veggie; Bebidas e Coquetéis; Sucos Naturais; Cardápio Fitness; Alimentação Saudável; Saladas; Low Carb receitas; Chá gelado; Café da manhã receitas; Lanche da tarde receitas.
  4. Escreva descrições ricas para cada uma das suas pastas
  5. Comece a re-pinar conteúdo popular de outras contas.
Observe que eu ainda não citei salvar os seus próprios pins com links de afiliados, porque:

O maior erro que uma pessoa pode cometer ao usar o Pinterest para ganhar dinheiro é criar uma conta e enchê-la de links de afiliados, pois estará fazendo spam. Além de ser chato para pessoas reais - pois um perfil assim não acrescenta em nada - a prática também é mal vista pelo próprio Pinterest e você pode perder sua conta rapidamente!




Portanto, é melhor compartilhar os pins de outros usuários e, assim, manter um perfil com conteúdo de qualidade e atualizado.

Aqui você pode seguir a regra dos 80/20:

  • 80% re-pins de outras contas (para montar um perfil de qualidade) 
  • e 20% de pins com seu link de afiliado (para gerar vendas).

Como criar um pin que as pessoas vão se interessar e clicar?


Está claro que o Pinterest é um site visual, por isso, as imagens são o segredo por trás dos cliques e, consequentemente, das vendas. 

Observe como eu consegui levar mais de 700 pessoas para um único post, usando apenas uma imagem clara e uma simples pergunta sobreposta

Como ganhar dinheiro no Pinterest com links de afiliados


Ao criar seus pins tenha os seguintes pontos em mente:

  1. Imagens claras e de alta resolução são mais atraentes e profissionais.
  2. Imagens mais claras são re-pinadas 20 vezes mais que imagens escuras.
  3. Imagens sem rostos recebem 23% mais re-pins.
  4. Fotos simples e nítidas realçam melhor a mensagem dos seus pins.
  5. A proporção ideal de um pin é 2:3. O modelo do Canva (735x1102) facilita muito a criação!
Me sinto na obrigação de citar que nunca, jamais, em hipótese alguma você pode pegar imagens de outra pessoa para usar na divulgação de links de afiliados - é ilegal e você pode ter sérios problemas!

Se o programa não disponibiliza material para divulgação, é seu dever criar imagens para divulgar. 


Otimize seus pins para que eles sejam vistos!


O Pinterest é descrito como um mecanismo de busca visual. Então, além da imagem, todo pin precisa ser otimizado. Sem isso ele não será encontrado, visto ou re-pinado, e dessa forma você não ganhará dinheiro. 

A otimização começa no seu nome de perfil, e termina na descrição do seu pin - que é a parte mais importante! 

Portanto, antes de começar a pinar descontroladamente, você precisa entender as melhores práticas de otimização. 

No post Como escrever descrições para imagens no Pinterest eu explico como criar descrições otimizadas. Também recomendo a leitura do artigo Como usar hashtags no Pinterest, elas são fundamentais para melhorar o alcance de um pin nas primeiras 24 horas! 

Não use links encurtados no Pinterest


De acordo com as Politicas de Uso do Pinterest, você não pode usar encurtadores de links para camuflar seu link (de afiliado ou não), isso significa não usar Pretty Link, Bit.ly, etc.

É possível ganhar dinheiro no Pinterest com poucos seguidores?


Sim, é possível realizar vendas mesmo com poucos seguidores. Diferente do Instagram e Facebook, o desempenho de um pin não depende da quantidade de seguidores que o perfil tem, e sim da otimização. 

Na data da minha primeira venda eu tinha menos de 160 seguidores, mas isso não impedia que meus pins alcançassem dezenas de novas pessoas.

No meu E-book Manual do Pinterest falo detalhes do algoritmo do Pinterest para que você entenda todos os pilares e faça funcionar a seu favor: torne seu conteúdo viral rapidamente!

Como ganhar dinheiro no Pinterest - conclusão:


Para ganhar dinheiro no Pinterest com links de afiliados você precisa escolher um bom programa e ótimos produtos para divulgar. Neste processo, conhecer seu público e o que ele procura é fundamental. 

Além disso, é necessário criar um perfil completamente otimizado e construí-lo com conteúdo de qualidade capaz de engajar a sua audiência. Se bem feita, a sua estratégia será capaz de converter no piloto automático!

Se restou alguma dúvida, por favor, deixe nos comentários. responderei o mais rápido possível ou atualizarei o post com maiores informações.

Achou o post útil? Ajude compartilhando!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

10 comentários:

  1. Muito obrigado pelas pelas dicas Nanda! Tudo que eu leio aqui e coloco em prática da um resultado muito bom. Os resultados não são imediatos, mas a evolução deixa sempre a gente mais animado.
    Muito sucesso, que você só cresça e cresça, pois merece muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também agradeço pelo comentário :D Continuarei ajudando como posso!

      Excluir
  2. Olá
    Estou sempre tentando melhorar meus pins pra gerar mais tráfego, logo mais money hehe. Adorei as dicas de hoje.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda, só uma dúvida: o Pinterest não bloqueia quando usamos o link de afiliado? O ideal é colocar o link direto do produto ou pra outra página que tenha o link do produto? Orbigada!

    https://letraecafe.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde 2017 é permitido usar links de afiliados no Pinterest. Como eu citei neste artigo, o que pode levar a um bloqueio é se você usar links encurtados, como "go.hotmart". Por isso, você deve usar o link do produto, ou da página que leva ao produto, sem personalizações.

      Excluir
  4. Adoro seu Blog, suas dicas são ótimas. Muito grata por tudo que ensina aqui. Adorei esse post. Como faço pra criar uma nova conta comercial no Pinterest sem perder a minha conta pessoal existente? tentei criar mas sempre rastreiam e vinculam a minha conta existente.

    ResponderExcluir
  5. Oii, amei as dicas!

    Eu tenho um blog sobre organização pessoal, criatividade e produtividade em projetos. Como pretendo produzir meus próprios produtos futuramente, estou me afiliando a produtos complementares ao desenvolvimento de projetos como cursos voltados para o marketing criativo. Mas o que eu queria saber é se é possível trabalhar com afiliação de livros no Pinterest e se financeiramente funciona bem na plataforma, se gera venda.

    ResponderExcluir
  6. Amei o conteúdo, tenho um blog o http://marketingafiliadodigital.com usava o pintarest somente para divulgar ele, mas agora vou começar a usar para realizar minhas vendas.
    Parabéns pelo ótimo conteúdo.

    ResponderExcluir
  7. Como faço pra fazer afiliados? Ainda não entendi :/

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana