Como aumentar seu tráfego usando o Pinterest [Ninja em 5 Dias]

29 março 2018
Este post faz parte do Desafio Pinterest Ninja em 5 dias, para blogueiras e empreendedoras que querem posicionar-se no Pinterest e obter ótimos resultados.

Como blogueira, essa plataforma está direcionando muito tráfego ao meu blog e eu quero que você tenha os mesmos resultados, mas que não precise pagar para ter o conteúdo em mãos. Eu compreendo, no início eu não tinha grana para investir em cursos ou e-books que me ajudariam posicionar meu blog, e quando comecei meus passos no Pinterest não havia tanto conteúdo em português como tem hoje.

Nesta série você encontra artigos e tarefas para executar que te ajudarão a promover seu blog ou negócio. Clique em cada link para ler os posts:
Como aumentar o seu tráfego usando o Pinterest - Pinterest Ninja em 5 Dias

Tenha tráfego de qualidade com o Pinterest


Em meus relatórios de tráfego sempre digo que dedico meu tempo onde eu terei resultados, por isso deixei de lado o Google+, Facebook e Instagram, plataformas que exigem muito tempo, esforço, e recompensam com o mínimo. Uma blogueira esperta sabe concentrar seu tempo e energia em pontos estratégicos que causam impacto e não apenas ruído.


  1. Você quer tráfego de qualidade sem pagar por isso?
  2. Deseja visibilidade sem gastar rios de dinheiro com publicidade?
  3. Quer escrever artigos e ter leitores diariamente?

Para tudo isso, o Pinterest é o lugar ideal porque:


  • É um mecanismo de pesquisa: As pessoas usam ele para buscar ideias, tirar dúvidas, decidir ou planejar algo. Podemos dizer que é ainda mais avançado que o Google, pois as buscas são de acordo com o perfil de cada usuário.
  • Ferramenta de busca visual: Você salva seu conteúdo e o Pinterest o posiciona, distribuindo para os usuários que têm interesse no assunto. Quando as imagens são atraentes, mais visibilidade você tem!
  • Ele viraliza conteúdo diariamente: Quando você salva novos Pins, seus seguidores recebem esses Pins em seus feeds iniciais. Lá, seus seguidores podem salvar esses Pins e impactar todos que os seguem. Ou seja, seu conteúdo tem potencial de alcançar muitas outras pessoas!
Posicionar-se no Pinterest é muito mais fácil do que no Google. 

Para avisar ao Pinterest que você é criadora de conteúdo e quer verificar seu blog/site, crie uma conta comercial, ela é melhor para marketing e te dá acesso ao Pinterest Analytics. 


Faça login na sua conta → Vá nos três pontinhos que ficam no canto superior direito °°° → Clique em "Mudar para conta corporativa". Veja como mostra a imagem ⤦

Como aumentar seu tráfego usando o Pinterest

Com um perfil comercial você terá acesso a estatísticas e todos os dados para medir o crescimento da sua conta.
  • Coloque o nome corporativo (Nome da empresa/blog)
  • Selecione o tipo de empresa
  • Coloque o link do seu blog
  • Conclua o processo
Como aumentar seu tráfego usando o Pinterest

Agora você liberou a opção de reivindicar seu site. Ao validar seu domínio você terá acesso ao desempenho dos Pins do seu URL, e todos os Pins que pertencerem a você terão sua foto de perfil. Assim:

Como aumentar seu tráfego usando o Pinterest

Acesse configurações, vá até reivindicar site e coloque o link do seu blog. Dê continuidade ao processo clicando em "reivindicar site".


Como criar uma conta corporativa no Pinterest e usar para empresas

Escolha uma opção de reivindicação: adicionar tag HTML ou carregar arquivo HTML. Eu sempre escolho a primeira. Não clique em avançar ainda, apenas copie a TAG.

Como criar uma conta corporativa no Pinterest e usar para empresas

(No Blogger): Vá em tema → Editar HTML → Cole logo no início, abaixo de <head> a tag html que o Pinterest forneceu anteriormente.

Como criar uma conta corporativa no Pinterest e usar para empresas

Visualize para se certificar que não alterou nada no visual do template. Se estiver tudo OK, salve as configurações!

No Pinterest, clique em avançar. Aparecerá uma mensagem igual a mostrada abaixo, clique em enviar e estará feito. Agora é só aguardar o email confirmando!

Como criar uma conta corporativa no Pinterest e usar para empresas

Agora você tem uma conta comercial e seu blog foi reivindicado!


A sua tarefa agora é adicionar os Pins Avançados, que são uma característica do Pinterest onde mostram detalhes dos seus artigos, os tornando mais ricos em informações: nome do artigo em negrito, nome do autor do post, resumo do artigo, data da publicação.

Como criar uma conta corporativa no Pinterest e usar para empresas

Adicione os Pins avançados em seu blog com a ajuda deste tutorial → Como adicionar rich pins em um blog no Blogger.

3° Tarefa: Criar suas pastas


Agora que você já montou o essencial no seu perfil, crie 4 ou 5 pastas relacionados ao seu nicho, incluindo as pastas que você salvará apenas conteúdo do seu blog. 

Não ignore essa parte, você deve ter uma pasta na qual salvará apenas seus próprios pins (posts do seu blog, imagens de portfólios, imagens de produtos, gráficos promovendo seus serviços, atualizações de conteúdo ou cursos, etc.).

A pasta que terá apenas seus pins precisam ficar como a primeira pasta e em destaque, a razão é que quando alguém chega ao seu perfil no Pinterest, verão essa placa primeiro e as chances deles clicarem nela seriam maiores, e depois em suas postagens no blog.

 Adicione título a elas, descrições e salve os Pins mais relevantes que você encontrar (que tem a ver com seu conteúdo).

Feito tudo isso, leia a continuidade do Desafio Pinterest Ninja, o próximo assunto é SEO no Pinterest, você aprenderá sobre otimização e como posicionar o seu conteúdo.

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação do conteúdo!🆗

NÃO DEIXE DE ME ACOMPANHAR:

♡ Instagram | @simplesbellablog
♡ Pinterest | Simples Bella
♡ Facebook | Simples Bella

18 comentários:

  1. Ótimo saber porque estou buscando todo conhecimento em relação ao
    ♡ Pinterest .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha plataforma favorita hoje, não imagino meu blog sem o Pinterest! ♡

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Amanhã vou estar aqui, COM TODA A CERTEZA!!

    www.michelecezar.com

    ResponderExcluir
  4. Estou participando desse desafio! Tenho comprovado o grande retorno do Pinterest mesmo tendo uma conta pessoal (o que acabei de mudar com seu post, agora é comercial!!!). Estou ansiosa pela publicação 2. Muito obrigada, tamo juntas!!

    Super beijos,
    Missmoon | BLOG & STORE - Por Neila Bahia
    Moda, Consumo Consciente, Cultura e Cotidiano.
    Blog ♥​ Shop​

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou extremamente empolgada para acompanhar esta série, já li alguns dos seus posts e ajudaram-me imenso! Eu decidi explorar essa parte profissional do blog, após atingir uma fase de certa maturidade mas ainda me ocupo mais com outras coisas, não com SEO do meu hobby. Eu reconheço o instagram como um meio para redirecionar novos leitores ao meu conteúdo e gerar mais tráfego contudo, não sou adepta da rede, enjoa-me facilmente, perco a paciência para editar as eventuais fotografias (apesar de que o meu namorado se oferece para isso, haha), os meus receios e já ouço imensas criticas ao algoritmos, então mantenho apenas uma conta pessoal na qual evito divulgar o meu blog. Então, eu vejo no pinterest um modo de trabalhar essa parte sem recorrer ao óbvio e vejo que tem muito mais retorno pois as pessoas chegam através de um motor de busca, procuram essa exata solução! Quantas e quantas vezes cheguei a blogs estrangeiros através de pesquisas no pinterest, para descobrir dicas e truques sobre os mais variados assuntos. Por isso valorizo tanto você divulgar estas estratégias para os seus leitores e desvelar o segredo para obter o que conseguiu conquistar! Eu usei um post antigo para essa fase porém, acho que vou trocar de conta, haha. Aguardo os restantes!

      Excluir
  6. Olá!!
    Muito obrigada pelas dicas, já faz alguns dias que venho tentando aprender mais sobre o Pinterest, justamente pelos motivos apontados por você, tanto o face quanto o insta vem dificultando cada vez mais nosso serviço. Amei o post e vou continuar acompanhando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanda!
    Adorei o post. Segui o passo a passo e deu tudo certo. infelizmente não consegui fazer o rich pins, deu vários erros ou não salva. Vou continuar tentando.
    Beijos
    Melissa
    Única e Bella Blog.

    ResponderExcluir
  8. Estou amando essa série de posts sobre o Pinterest Nanda! É uma rede social que amo mas que não consigo ter um retorno. Estou acompanhando suas dicas mas desde os primeiros posts sobre o assunto, mas estou com muita dificuldade para colocar o rich pints (tentei pelo blog que você indicou, e por outros também, mas nenhum funciou), gostaria muito de ver um post por aqui sobre como colocar ele ou algo do tipo <3

    Beijão,

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha cumprido todas as tarefinhas hehe. Vamos pro dia 2

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, estou vendo algumas coisinhas que faltavam no meu! :D

    eaidiy.com.br

    ResponderExcluir
  11. Tem como colocar no WordPress também?

    ResponderExcluir
  12. Essas dicas são super valiosas, dignas de um curso, parabéns pela série e seguirei a risca para ter mais acessos no meu blog, obrigada de coração e que Deus te abençoe imensamente, Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o artigo. Já avancei nessa parte do Pinterest, agora vou esperar o próximo post. Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo artigo, estou estudando muito sobre o Pinterest.
    O seu artigo me ajudou muito, Tenho uma conta no Pinterest já faz algum tempo, mas só agora que comecei divulgar meu trabalho por lá e tenho percebido um bom resultado.
    Eu também tenho um artigo no meu blog com algumas dicas sobre o Pinterest, dicas que eu tenho aplicado no meu site.

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada por compartilhar o passo a passo da reivindicação do site, tenho dificuldade em editar html, me ajudou muito !

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!