PUBLICIDADE

Como gerar mais tráfego para seu blog através do Pinterest (em 3 passos simples)

09 dezembro 2018
Assim como outras mídias sociais, o Pinterest quer que você desenvolva um hábito de fixação de conteúdo e use a plataforma consistentemente, todos os dias. Não é à toa que quanto mais você usa o Pinterest, mais o Home Feed fica personalizado com os seus gostos. Por isso, é importante evitar salvar dezenas de pins de uma única vez e abandonar o perfil logo em seguida. 

Mas, e se você não tiver tempo para criar imagens todos os dias e fixá-las? É com isso que te ajudarei agora!

Como aumentar o tráfego do blog com o Pinterest



Como gerar mais tráfego para seu blog através do Pinterest (em 3 passos simples)

Originalmente publicado em 09/12/2018 e atualizado em 14/05/2019

O Pinterest é todo sobre imagens, ele é um mecanismo de busca visual e um lugar para os usuários descobrirem novas ideias.

Por isso, eu sempre recomendo a criação de vários pins que levam ao mesmo post. Inclusive, o teste A/B é um dos assuntos abordados no meu e-book Manual do Pinterest, com ele eu aumentei a conversão das minhas imagens, o alcance do meu perfil e o domínio na plataforma.

Como aumentar o tráfego do blog com o Pinterest


Se o conteúdo já está indo bem, queremos que ele continue muito melhor, não é mesmo? Eu tenho feito isso com sucesso e conseguido novas visitas  para os posts antigos, principalmente os que já tiveram um bom desempenho no Pinterest.

Aqui está o que você deve fazer:

1° Identifique seus posts mais populares


Primeiramente, eu gosto de identificar quais das minhas postagens estão recebendo muito tráfego - especialmente do Pinterest. 

Você pode encontrar essas informações no seu painel de análises do Pinterest, ou verificando o Google Analytics do seu blog – eu gosto de usar os dois!

O Analytics do Pinterest consegue nos informar quais pins do nosso site estão recebendo mais compartilhamentos. Para identificar os seus, siga estes passos:

  1. Acesse analytics.pinterest.com
  2. Em intervalo de datas selecione últimos 60 dias.
  3. Em contas reivindicadas selecione o domínio do seu blog.
  4. Em principais pins marque cliques no link.
Como gerar mais tráfego para seu blog através do Pinterest (em 3 passos simples)


  • Cliques no link: o número total de vezes que as pessoas clicaram no seu URL de destino através do seu Pin no Pinterest.
  • Tipo de conteúdo – Orgânico: Pins criados ou salvos por você em seu perfil.
  • Fonte – Não é do seu perfil: Pins criados ou salvos por outras pessoas que direcionam para o seu blog.

Agora, escolha seus 5 principais posts para começar a criação de novos pins!

✚ Post relacionado: Como usar os 3 relatórios mais úteis do Google Analytics

2° Escreva novos títulos


Se o post já está bombando, ele pode ir mais além se você criar um novo título. Então, para cada um dos seus 5 melhores posts, escreva 2 novas manchetes. 

Tente novas palavras-chave ou pense em palavras de impacto que chamam atenção do seu público. Você pode ainda usar os títulos internos que usou no conteúdo do post! 

Aqui estão alguns exemplos:

Do post “Ganhar dinheiro com o Pinterest – Confira 6 melhores formas!” eu extraí as seguintes manchetes: 

  1. 6 formas de ganhar dinheiro com o Pinterest 
  2. Marketing de afiliados no Pinterest – saiba como ganhar dinheiro! 
  3. Ganhe dinheiro com o Pinterest em 2019 
  4. Como ser um Pinterest Influencer e ganhar dinheiro 



Se você criar, pelo menos, 2 novos títulos para cada um dos 5 posts mais populares, terá 10 novas imagens para salvar no Pinterest e manter seu perfil atualizado. 

Entendeu minha ideia?

3° Crie novas imagens


Agora, vá para sua ferramenta de design favorita e crie seus pins usando os títulos que foram formados anteriormente. 

Eu uso e recomendo fortemente o Canva, para quem não domina o Photoshop – como eu – ele se torna bem fácil e intuitivo de usar. 

Se você não sabe ao certo como começar, o Pinterest sugere que suas imagens tenham uma proporção 2:3. No canva, você encontra modelos prontos para a plataforma, basta escolher um e editar usando suas preferências. 

Aqui eu não vou te ensinar como criar um Pin do zero, mas você pode aprender lendo o seguinte post: 


E as descrições?


O Pinterest também recomenda criar uma descrição diferente para cada novo pin que você projetar, mesmo que a imagem leve para o mesmo post. 

Nessa plataforma, clicamos nas fotos bonitas, mas encontramos conteúdo graças otimização. Por isso, é importante que você saiba escrever ótimas descrições, para aumentar a sua exposição no Smart Feed e também aparecer nos resultados de pesquisa . 

✚ Leia: Como criar descrições para imagens do Pinterest

Salvo todos os pins de uma só vez?


Jamais salve de uma única vez pins que levam ao mesmo post, isso é um verdadeiro desperdício de tempo e trabalho.

Em vez disso, salve um único pin e espere, no máximo, 10 dias para ver como ele se comporta. Desta forma, você dará um tempo para o algoritmo identificar o conteúdo e espalhá-lo nos feeds interessados.


O Pinterest considera a ação humana para determinar o conteúdo que é relevante. Quando as pessoas salvam um pin em pastas com diferentes nomes e descrições, elas estão ajudando o algoritmo a entender a contextualização, assim, o Pinterest usa esses dados primários para potencializar as recomendações e distribuir melhor as imagens. (você acaba de receber um leve spoiler da atualização do meu e-book, o Manual do Pinterest).

Assim sendo, antes de salvar uma nova imagem, estude as métricas individuais do primeiro pin e identifique as “falhas”. Nestes casos, as métricas mais importes são close-ups, salvos e cliques em links.

Se o primeiro pin não se saiu tão bem, você pode aprender com ele: A descrição foi fraca? O que pode ser melhorado nelas? Poderia usar outras hashtags? O horário não foi adequado?

Além disso, o Pinterest adora novos conteúdos, mesmo que seja apenas uma imagem diferente que leve a um post antigo, porque ele precisa dos criadores para manter a atividade crescente na plataforma. Então, se você salvar todos os pins de uma única vez, eles serão vistos ao mesmo tempo e terão o desempenho altamente afetado.

Por isso, se você esperar e dar espaço para publicar os novos, o seu alcance realmente será expandido e não truncado!

Você é novo no Pinterest e quer mais dicas para começar? Veja meu post introdutório do Pinterest Ninja em 5 dias ou pegue sua cópia do Manual do Pinterest e aumente seu tráfego definitivamente!

Créditos para a ilustração da imagem principal: Freepik

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

12 comentários:

  1. Eu adoro as suas publicações sobre o Pinterest! Antes de encontrar o seu blog eu não usava o Pinterest para divulgar as minhas publicações, agora uso e não só já tenho uma parceira através do Pinterest, como também recebo todos os dias novas visualizações de lá para as minhas publicações no blog! Inclusive algumas delas já estão a chegar às 1k visualizações, algo que era impensável antes! Muitos parabéns pelo conteúdo de qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, Vera! <3 Eu adoro estudar o Pinterest e compartilhar com outras blogueiras tudo o que venho aprendendo. Fico muito feliz que ele também esteja te dando bons frutos! <3

      Excluir
  2. Entendi essa de criar várias capas e títulos diferentes atrai muito. Já estou elaborando meus modelos e pensando nos títulos é algo que já tinha reparado que muitas blogueiras fazem pra ter acesso. Adorei Nanda, arrasando como sempre :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas vezes os estilos que criamos para o blog não são tão aceitos no Pinterest,né? Ai, recriar as imagens pega muito bem. Aposte nesta ideia, funciona muito! <3

      Excluir
  3. olá Nanda!eu nao tenho blog ainda, apenas uma lojinha no enjoei, pra levar tráfego pra lá posso usar essas mesmas dicas?

    ResponderExcluir
  4. Sempre arrasando Nanda! Obrigada por ter essa humildade e inteligencia para poder compartilhar conosco, já vou colocar me prática as dicas, outra duvida: de quanto em quanto tempo podemos salvar os pins com esta estratégia?

    ResponderExcluir
  5. Fiz o agendamento do Meu PIN tudo certo.
    ai depois que fui verificar percebi que não estava com LINK, sendo que eu tinha colocado.
    O que sera que deve ter acontecido?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu post, vai me ajudar bastante. Parabéns pelo seu trabalho e seu blog.

    ResponderExcluir
  7. Excelente o seu blog. Parabéns pelo conteúdo

    ResponderExcluir
  8. Eu sou viciado nesse blog rsrsrsrssrrs parabens.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana