Sobre
Dicas para Blog
Pinterest Dicas
Como gerar mais tráfego para seu blog através do Pinterest (em 3 passos simples)
09 dezembro 2018
Assim como outras mídias sociais, o Pinterest quer que você desenvolva um hábito de fixação de conteúdo e use a plataforma consistentemente, todos os dias. Não é à toa que quanto mais você usa o Pinterest, mais o Home Feed fica personalizado com os seus gostos. Por isso, é importante evitar salvar dezenas de pins de uma única vez e abandonar o perfil logo em seguida.
Mas, e se você não tiver tempo para criar imagens todos os dias e fixá-las? É com isso que te ajudarei agora!
Como gerar mais tráfego para seu blog através do Pinterest (em 3 passos simples)
Originalmente publicado em 09/12/2018 e atualizado em 14/05/2019
Por isso, eu sempre recomendo a criação de vários pins que levam ao mesmo post. Inclusive, o teste A/B é um dos assuntos abordados no meu e-book Manual do Pinterest, com ele eu aumentei a conversão das minhas imagens, o alcance do meu perfil e o domínio na plataforma.
Se o conteúdo já está indo bem, queremos que ele continue muito melhor, não é mesmo? Eu tenho feito isso com sucesso e conseguido novas visitas para os posts antigos, principalmente os que já tiveram um bom desempenho no Pinterest.
Aqui está o que você deve fazer:
1° Identifique seus posts mais populares
Primeiramente, eu gosto de identificar quais das minhas postagens estão recebendo muito tráfego - especialmente do Pinterest.
Você pode encontrar essas informações no seu painel de análises do Pinterest, ou verificando o Google Analytics do seu blog – eu gosto de usar os dois!
O Analytics do Pinterest consegue nos informar quais pins do nosso site estão recebendo mais compartilhamentos. Para identificar os seus, siga estes passos:
O Analytics do Pinterest consegue nos informar quais pins do nosso site estão recebendo mais compartilhamentos. Para identificar os seus, siga estes passos:
- Acesse analytics.pinterest.com
- Em intervalo de datas selecione últimos 60 dias.
- Em contas reivindicadas selecione o domínio do seu blog.
- Em principais pins marque cliques no link.
- Cliques no link: o número total de vezes que as pessoas clicaram no seu URL de destino através do seu Pin no Pinterest.
- Tipo de conteúdo – Orgânico: Pins criados ou salvos por você em seu perfil.
- Fonte – Não é do seu perfil: Pins criados ou salvos por outras pessoas que direcionam para o seu blog.
Agora, escolha seus 5 principais posts para começar a criação de novos pins!
✚ Post relacionado: Como usar os 3 relatórios mais úteis do Google Analytics
2° Escreva novos títulos
Se o post já está bombando, ele pode ir mais além se você criar um novo título. Então, para cada um dos seus 5 melhores posts, escreva 2 novas manchetes.
Tente novas palavras-chave ou pense em palavras de impacto que chamam atenção do seu público. Você pode ainda usar os títulos internos que usou no conteúdo do post!
Aqui estão alguns exemplos:
Do post “Ganhar dinheiro com o Pinterest – Confira 6 melhores formas!” eu extraí as seguintes manchetes:
- 6 formas de ganhar dinheiro com o Pinterest
- Marketing de afiliados no Pinterest – saiba como ganhar dinheiro!
- Ganhe dinheiro com o Pinterest em 2019
- Como ser um Pinterest Influencer e ganhar dinheiro
Se você criar, pelo menos, 2 novos títulos para cada um dos 5 posts mais populares, terá 10 novas imagens para salvar no Pinterest e manter seu perfil atualizado.
Entendeu minha ideia?
3° Crie novas imagens
Agora, vá para sua ferramenta de design favorita e crie seus pins usando os títulos que foram formados anteriormente.
Eu uso e recomendo fortemente o Canva, para quem não domina o Photoshop – como eu – ele se torna bem fácil e intuitivo de usar.
Se você não sabe ao certo como começar, o Pinterest sugere que suas imagens tenham uma proporção 2:3. No canva, você encontra modelos prontos para a plataforma, basta escolher um e editar usando suas preferências.
Aqui eu não vou te ensinar como criar um Pin do zero, mas você pode aprender lendo o seguinte post:
E as descrições?
O Pinterest também recomenda criar uma descrição diferente para cada novo pin que você projetar, mesmo que a imagem leve para o mesmo post.
Nessa plataforma, clicamos nas fotos bonitas, mas encontramos conteúdo graças otimização. Por isso, é importante que você saiba escrever ótimas descrições, para aumentar a sua exposição no Smart Feed e também aparecer nos resultados de pesquisa .
✚ Leia: Como criar descrições para imagens do Pinterest
Salvo todos os pins de uma só vez?
Jamais salve de uma única vez pins que levam ao mesmo post, isso é um verdadeiro desperdício de tempo e trabalho.
Em vez disso, salve um único pin e espere, no máximo, 10 dias para ver como ele se comporta. Desta forma, você dará um tempo para o algoritmo identificar o conteúdo e espalhá-lo nos feeds interessados.
O Pinterest considera a ação humana para determinar o conteúdo que é relevante. Quando as pessoas salvam um pin em pastas com diferentes nomes e descrições, elas estão ajudando o algoritmo a entender a contextualização, assim, o Pinterest usa esses dados primários para potencializar as recomendações e distribuir melhor as imagens. (você acaba de receber um leve spoiler da atualização do meu e-book, o Manual do Pinterest).
Assim sendo, antes de salvar uma nova imagem, estude as métricas individuais do primeiro pin e identifique as “falhas”. Nestes casos, as métricas mais importes são close-ups, salvos e cliques em links.
Se o primeiro pin não se saiu tão bem, você pode aprender com ele: A descrição foi fraca? O que pode ser melhorado nelas? Poderia usar outras hashtags? O horário não foi adequado?
Além disso, o Pinterest adora novos conteúdos, mesmo que seja apenas uma imagem diferente que leve a um post antigo, porque ele precisa dos criadores para manter a atividade crescente na plataforma. Então, se você salvar todos os pins de uma única vez, eles serão vistos ao mesmo tempo e terão o desempenho altamente afetado.
Por isso, se você esperar e dar espaço para publicar os novos, o seu alcance realmente será expandido e não truncado!
Você é novo no Pinterest e quer mais dicas para começar? Veja meu post introdutório do Pinterest Ninja em 5 dias ou pegue sua cópia do Manual do Pinterest e aumente seu tráfego definitivamente!
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog
Eu adoro as suas publicações sobre o Pinterest! Antes de encontrar o seu blog eu não usava o Pinterest para divulgar as minhas publicações, agora uso e não só já tenho uma parceira através do Pinterest, como também recebo todos os dias novas visualizações de lá para as minhas publicações no blog! Inclusive algumas delas já estão a chegar às 1k visualizações, algo que era impensável antes! Muitos parabéns pelo conteúdo de qualidade!
ResponderExcluirObrigada pelo feedback, Vera! <3 Eu adoro estudar o Pinterest e compartilhar com outras blogueiras tudo o que venho aprendendo. Fico muito feliz que ele também esteja te dando bons frutos! <3
ExcluirEntendi essa de criar várias capas e títulos diferentes atrai muito. Já estou elaborando meus modelos e pensando nos títulos é algo que já tinha reparado que muitas blogueiras fazem pra ter acesso. Adorei Nanda, arrasando como sempre :D
ResponderExcluirApenas eu, Day
Algumas vezes os estilos que criamos para o blog não são tão aceitos no Pinterest,né? Ai, recriar as imagens pega muito bem. Aposte nesta ideia, funciona muito! <3
Excluirolá Nanda!eu nao tenho blog ainda, apenas uma lojinha no enjoei, pra levar tráfego pra lá posso usar essas mesmas dicas?
ResponderExcluirOlá, pode sim, o processo é igual!
ExcluirSempre arrasando Nanda! Obrigada por ter essa humildade e inteligencia para poder compartilhar conosco, já vou colocar me prática as dicas, outra duvida: de quanto em quanto tempo podemos salvar os pins com esta estratégia?
ResponderExcluirFiz o agendamento do Meu PIN tudo certo.
ResponderExcluirai depois que fui verificar percebi que não estava com LINK, sendo que eu tinha colocado.
O que sera que deve ter acontecido?
Muito bom o seu post, vai me ajudar bastante. Parabéns pelo seu trabalho e seu blog.
ResponderExcluirExcelente o seu blog. Parabéns pelo conteúdo
ResponderExcluirSensacional, muito obrigado!
ResponderExcluirEu sou viciado nesse blog rsrsrsrssrrs parabens.
ResponderExcluir