20 dicas que farão com que seu blog seja um sucesso

06 novembro 2018
Quais são as dicas que todo blogueiro iniciante deve conhecer? Quando você inicia um blog, percebe imediatamente que as coisas não são tão fáceis quanto parece. Além de criar bom conteúdo, você precisa aprender sobre otimização e mecanismos de pesquisas, marketing para blogueiros, como criar uma lista de e-mail, estudar um pouco sobre fotografia e até entender alguns códigos básicos. 

É bem cansativo, mas eu tenho uma boa notícia: você tem à disposição vários outros blogueiros que estão dispostos a ensinar tudo isso! 

Para te ajudar, logo abaixo há uma lista de 20 links com dicas que te ajudarão a economizar tempo, aumentar seu tráfego, melhorar o conteúdo e organizar sua vida com o blog - desde tutorial, até curso grátis e e-book!

20 dicas que farão com que seu blog seja um sucesso
Salve no Pinterest para ajudar na divulgação!



  • Observação: Clique no título do assunto que te interessar para ir à página!

1. Como fazer seu blog aparecer no Google


Este tutorial da Elaine Gaspareto me ajudou muito no inicio do blog. Ela ensina como inserir metatags, para facilitar que os robôs do Google encontrem seu endereço na web. 

2. Sitemap: O que é, para que serve e como enviar um ao Google?


Você aprenderá o que é um sitemap, qual a importância dele para o seu blog e como enviar um corretamente para o Google Search Console.

3. Curso gratuito de comunicação escrita da Escola Virtual Bradesco – 91h


O uso correto da língua portuguesa faz toda diferença, até quando dominamos bem um assunto pode aparecer insegurança na hora de escrever o post. Este curso de Comunicação Escrita é ideal para compreender pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, entre eles, pontuação, crase e ortografia. 

Ele é 100% gratuito, oferecido pela Escola Virtual da Fundação Bradesco, e ainda é possível imprimir um certificado de conclusão. 

4. 63 erros para evitar na escrita – Comunidade Rock Content


Todos estamos suscetíveis a cometer erros na escrita, pensando nisso, a Comunidade Rock Content criou um guia com 63 erros comuns da língua portuguesa para auxiliar na hora de escrever e conseguir sanar suas dúvidas de forma rápida e prática. Vale pena baixar agora mesmo!

5. Template grátis Girl Boss – Plataforma Blogger


Com palavras da criadora: O tema faz referência a palavra Girl Boss que traduzindo significa Garota Chefe, ou seja, esse tema foi feito pra você que é uma blogueira sonhadora, que almeja transformar seu hobby em uma fonte de renda, e que tem dentro de si o sentimento empreendedor.

6. 7 sites para baixar imagens grátis para seu blog


As imagens usadas em seu blog são grandes aliadas para criar um conteúdo fabuloso. Vivemos em uma era extremamente visual, onde as fotos fazem o primeiro contato com os usuários, principalmente se a estão vendo por meio de uma divulgação.

7. Como usar o Canva na edição de imagens


Se você não entende muito de edição de Imagem, a Elaine Gaspareto tem um tutorial bem didático sobre como usar o Canva – o editor que eu amo e uso aqui no blog! 

8. 10 coisas para fazer antes de publicar um post


Neste post você encontra uma lista com 10 coisas que você deve fazer antes de publicar um post, são dicas simples, mas que fazem diferença no seu blog. 

9. 8 formas inteligentes de encontrar ideias para posts


Quem produz conteúdo sabe o quanto às vezes é difícil encontrar ideias de post, principalmente quando está sem inspiração. A tela em branco pode ser frustrante, e esperar uma ideia “cair do céu” é um grande erro para quem precisa atualizar um blog frequentemente. Neste post eu mostro 8 formas de encontrar ideias de artigos que seu publico vai querer ler! 

10. 10 ferramentas gratuitas do Google que você deveria usar


Para gerir e profissionalizar seu blog, o Google disponibiliza várias ferramentas gratuitas que são indispensáveis para qualquer blogueiro. A Lorena, do Manual da Blogueira, listou 10 dessas ferramentas que você precisa conhecer – e usar!

20 dicas que farão com que seu blog seja um sucesso

11. Como planejar a divulgação do seu conteúdo


Neste post, a Loma Sernaiotto te ajuda criar uma estratégia de divulgação para o seu conteúdo. Como blogueiro independente, precisamos nos virar nos 30 para administrar um blog, ter um planejamento de divulgação é essencial. 

12. Planner 2019 – Que se faça


Muitas blogueiras são apaixonadas por planners físicos, eles são ótimos para organizar a vida com o blog. A Bru Santos, do blog Que Se Ame, disponibilizou gratuitamente um planner para 2019! 

13. Mídia Kit para editar no PowerPoint


Um mídia kit é o currículo do seu blog, para conseguir trabalhos você precisará de um. A Iza Cordeiro criou 3 templates para editar no power point! 

14. GDPR – O que é e como afeta seu blog


GDPR é a sigla para General Data Protection Regulation – um conjunto de regras que entrou em vigor na União Europeia em maio deste ano. Com este post, você aprenderá como essas regras afetam seu blog e quais medidas deverá tomar para não ser penalizado.

15. TinyPNG - Compressão de imagens


O tempo de carregamento do blog faz toda diferença na indexação e, principalmente, na navegação dos visitantes em seu blog. Um blog que demora carregar afasta os leitores e, consequentemente, os robôs do Google. Por isso, é importante que as imagens usadas não sejam pesadas. O TinyPNG será seu aliado na redução do peso sem perda de qualidade!

16. Como inserir o código de acompanhamento do Google Analytics em seu blog


Neste tutorial, você aprenderá a se cadastrar no Google Analytics e inserir o código acompanhamento em seu blog. O GA é indispensável para mensurar seu crescimento e conhecer o público que acessa seu blog!

17. Como crescer seu blog usando o Pinterest


Como blogueira, o Pinterest está direcionando muito tráfego ao meu blog e eu quero que você tenha os mesmos resultados, mas que não precise pagar para ter o conteúdo em mãos. Com isso, criei uma série de posts chamada “Pinterest Ninja em 5 Dias”, para que você prepare seu blog e dê os primeiros passos na plataforma.

18. Como levar seu blog ao sucesso usando a lei dos 80/20


Essa lei, ou princípio, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Resumidamente, ela diz que, em várias ocasiões, 80% das consequências advêm de 20% das causas. 

Ela é hoje aplicada em diversas áreas, principalmente em negócios e marketing, afirmando que 20% do tempo investido produz 80% dos resultados; ou que 80% dos lucros vêm de 20% dos clientes. 

A principio pode parecer confuso, mas se você aplicar a lei dos 80/20 em seu blog poderá maximizar seus resultados, assim como eu. 

19. Calculadora mágica de publieditorial


Aprenda a calcular os valores da sua hora de trabalho e do seu publieditorial de forma rápida, gratuita e sem fazer contas, usando a calculadora mágica de publieditorial da Loma Sernaiotto.

20. Como tornar responsivo um template nativo do blogger


Ter um template que se adapta a qualquer tamanho de tela é importante para crescer seu blog, satisfazer o leitor e o Google. Para usuários do blogger, este tutorial ajudará a deixar responsivo um template nativo. 

20 dicas que farão com que seu blog seja um sucesso

Minha última dica: não tente fazer tudo de uma vez. Que tal iniciar enviando um sitemap do seu blog ao Google e adicionando metatags? Em seguida, vá para a criação de conteúdo, logo após, estude as formas de divulgação. 

Descubra o que é mais importante para você aprender e colocar em prática agora, então, concentre todo seu esforço nisso. Para estudar o Pinterest, por exemplo, eu parei de usar o instagram, e foi uma das melhores coisas que fiz para meu blog. Ter um foco é importante, principalmente para novos blogueiros! 

Por fim, não desista se não vir resultados imediatos – o que provavelmente acontecerá. Blogueiras bem-sucedidas reservam tempo para adquirir novas habilidades e colocar os conhecimentos em prática. Vá em frente!

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

8 comentários:

  1. Já salvei seu post nos meus favoritos do meu navegador, de tão incrível e rico que ele está! Já conhecia muitas dessas dicas, pois ando pesquisando maneiras de crescer com meu blog e tudo tem funcionado de uma forma incrível, que eu deveria ter feito antes. Hoje, com 1 ano de blog (ainda bebê rs) já tenho noção de muita coisa que eu não tinha antes.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como as coisas andam quando a gente coloca a mão na massa, né? Sucesso para você! <3

      Excluir
  2. Parabéns pelo post! Não perco nenhuma postagem do seu blog, e cada vez mais me surpreendo com o conteúdo maravilhoso. Seu blog é um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  3. Nanda, primeiramente muito obrigada pelos links.
    "Segundamente" rsrsr esse é um post que eu gostaria de ter feito, juntar/agregar tudo num lugar só facilita tanto, né?
    Estou tentando me organizar para fazer o curso da Fundação Bradesco.
    Não sei de onde vou tirar as horas necessárias mas ando tentada rsrs
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog é o máximo, estou sempre te indicando!
      Eu adorei os cursos, nem parece que é grátis. rs
      Beijos

      Excluir
  4. Eu adicionei umas metatags mas ainda não estou conseguindo ranquear meu blog... já arrumei tanta coisa mas parece que falta algum detalhe que não percebi pra alavancar. Enfim uma hora consigo kkkkk amo o blog a Elaine aprendi muito tutorial lá e sempre uso a calculadora de publi da Sernaiotto <3

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As metatags facilitam e muito, mas também backlinks e otimização individual dos posts são extremamente importantes.

      O blog da Elaine me ajuda desde o início deste meu blog. <3

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana