PUBLICIDADE

9 formas diferentes de encontrar ideias de posts

11 outubro 2018
Às vezes, temos que lidar com a falta de ideias e transformar um espaço em branco em conteúdo que atrai, engaja e converte.

Mas, o que fazer quando a inspiração não aparece? Para contornar essa situação e criar um ótimo conteúdo, você precisa de diferentes maneiras de encontrar novas ideias de posts.

Existem algumas formas simples, mas muito poderosas, de obter dezenas de ideias para posts interessantes — que eu compartilho com você agora!

Como encontrar ideias de posts para seu blog em 10 minutos



Nota da autora: Este post foi originalmente publicado em 11/10/2018 e atualizado em 21/05/2019. Nova atualização em 18/09/2020.


1. Quora


O Quora é um site de perguntas e respostas onde os usuários podem responder às perguntas uns dos outros sobre diferentes tópicos. 

É um cruzamento entre pesquisa e rede social — podemos seguir um perfil ou pergunta, curtir, comentar e compartilhar uma resposta, e pesquisar por outros assuntos. 

O site atrai profissionais de diversas áreas, líderes de setor, estudantes, jornalistas, atores e o mais diversificado público interessado em compartilhar conhecimento e experiência.

Há perguntas e respostas sobre programação, marketing, saúde, relacionamentos, paternidade, ciência, esportes, marketing e muito mais. 

Por tudo isso, o Quora é um ótimo lugar para explorar palavras-chave e encontrar ideias de posts!


Como utilizar o Quora?


Embora você possa usar o Quora sem uma conta, para explorar o máximo da plataforma é preciso se inscrever — é grátis e leva apenas alguns minutos. Além disso, você pode criar uma conta usando um e-mail, a sua conta do Google ou Facebook. 


Durante o processo de  inscrição, é necessário escolher tópicos do seu interesse para que você possa desfrutar de uma experiência mais personalizada na plataforma. Imagine que você tem um blog finanças: com base em suas preferências, o seu feed será personalizado com perguntas desse tópico.

Você também pode preencher seu perfil, adicionar uma foto e completar as credenciais de educação, localização ou emprego.

Como encontrar ideias de posts no Quora?


Vá até a barra de pesquisa e digite a sua palavra-chave. Você receberá sugestões de perguntas, tópicos ou pode simplesmente clicar em “pesquisar”:

Como encontrar ideias de posts no Quora

Ao pesquisar, aparecerá uma página com perguntas feitas pelos usuários utilizando a mesma palavra-chave:


Se você clicar em alguma pergunta, ao lado e abaixo dela aparecerá sugestões de perguntas relacionadas:

Em poucos minutos você pode pegar dezenas de ideias, tudo a partir de algumas pesquisas simples. 

Selecione as perguntas que você tem confiança para usar como assunto de um post e forneça a melhor resposta que a internet pode receber!

2. Pesquisas relacionadas do Google


Usando os dados das estatísticas ao vivo da Internet, 5,4 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google.

As pesquisas no Google ainda são muito importantes, principalmente para donos de sites e blogs que querem sanar as dores da sua audiência e manter uma boa posição nas pesquisas.

Então, por que não usar o pai das buscas para encontrar novas ideias?


Foi assim que eu construí todo o meu post sobre Argilas. Passei alguns minutos pesquisando no Google como as pessoas buscam pelo assunto e quais perguntas são feitas com mais frequência. Em conjunto, usei a Ubersuggest para medir o volume de buscas mensais!

Com base na sua consulta inicial, o Google gera termos de pesquisas mais populares. Tudo o que você precisa é dizer a ele o que você sabe! 

Vamos supor que seu blog é sobre fotografia, e você tem muita propriedade para falar sobre fotografia de gestante, mas não sabe exatamente o que seu público procura sobre assunto — é só recorrer ao Google! 

Na barra de pesquisa digite suas palavras-chave e observe como o Google preenche dando sugestões com base nas pesquisas populares: 

Como encontrar ideias de posts para seu blog

Todas essas sugestões já rendem ótimos posts e, o melhor, você sabe que estão pesquisando sobre o assunto. Além disso, você pode usar as mesmas sugestões para criar títulos perfeitos! 

Você ainda pode ir mais longe se clicar em alguma das sugestões, como fiz em “ensaio gestante criativo”, e mais uma vez o Google sugeriu várias ideias: 

Como encontrar ideias de posts para seu blog

Com uma única pesquisa você já consegue reunir muitas ideias de posts para o seu blog. Anote todas! 

3. Sugestões de pesquisas do Pinterest


Assim como o Google, o Pinterest funciona como um mecanismo de busca, e é um dos principais concorrentes como uma das plataformas mais usadas do mundo

Dados recentes mostram que mais de 400 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses. No Brasil, somos mais de 41 milhões de usuários ativos todos os meses. O país é, também, o segundo maior mercado do Pinterest no mundo.

Continua depois da publicidade




Como usá-lo:


Digamos que você é uma blogueira de decoração e não tenha mais ideias de conteúdo, não sabe o que escrever para ter sucesso com seu público. Ao Pinterest lá vamos nós! 

Na barra de pesquisa, vamos digitar nosso tópico geral de interesse, neste caso é decorar

NÃO APERTE ENTER, anote todas as sugestões antes, e comece a formular ideias de postagens que possam te interessar. 

Como encontrar ideias de posts para seu blog

Por exemplo:
  1. Decorar cozinha 
  2. Decorar sala pequena 
  3. Decorar banheiro pequeno 
  4. Decorar quarto 
  5. Decorar casa alugada 

4. Pesquisa guiada por palavras-chave no Pinterest


Usando as primeiras sugestões do Pinterest, vamos dar continuidade e ver o que ele mais sugere através da pesquisa guiada por palavras-chave

Na primeira sugestão, “Decorar cozinha”, apertei enter. E ele me deu novas ideias através de palavras-chave que ficam dentro desses quadradinhos! 

Como encontrar ideias de posts para seu blog
Use essas palavras para criar posts interessantes!

Por exemplo:

  • 7 ideias para decorar cozinha pequena com material reciclado 
  • Como decorar cozinha simples gastando pouco 
  • Ideias simples para decorar cozinha pequena
  
Agora farei a mesma pesquisa para “Decorar quarto”. Tenho grandes novas ideias otimizadas para SEO! 

Como encontrar ideias de posts para seu blog









  • 10 ideias para decorar quarto de menina gastando pouco 
  • Como decorar quarto de casal pequeno 
  • Faça você mesmo: Ideias fáceis para decorar a parede do quarto 

Até aqui já conseguimos reunir várias ideias de posts. Você pode fazer isso quantas vezes quiser, a partir de quantas sugestões julgar adequadas ao seu nicho e à sua base de conhecimento.

✚ Veja também: Como usar o Pinterest para crescer seu blog

5. Guia “hoje” no Pinterest


A guia hoje é uma fonte de inspiração diária com tópicos curados e pins de tendências que facilita a exploração de ideias populares e oportunas.

Enquanto a página inicial mostra recomendações personalizadas, a guia hoje mostra ideias populares com base no que está acontecendo no mundo e nas pesquisas de tendências — por essa razão é um excelente recurso para buscar ideias de posts e oferecer conteúdo que as pessoas estão buscando ativamente AGORA.


Basta clicar em "Hoje" no topo da página inicial para obter novas ideias a cada dia. 

6. Principais posts do seu nicho


Pesquise o que está sendo muito popular entre blogs do seu nicho e recrie, dando seu próprio toque e passando seus conhecimentos. 

Aqui, você também pode fazer uma pesquisa no Google sobre o seu tópico de interesse – igual na dica número 1 - e ver o que aparece na primeira página dos resultados da pesquisa. 

Você não irá copiar nada, o objetivo é criar um conteúdo muito, muito, muito melhor do que aqueles que apareceram nos primeiros resultados. 

  1. Crie um post mais longo 
  2. Dê informações novas e atualizadas 
  3. Inclua melhores imagens 
  4. Torne o conteúdo mais completo e detalhado 

7. Transforme seu aprendizado em post


Muitas vezes não percebemos que algo que acabamos de aprender poderia muito bem se tornar um ótimo de post. Lembre-se, há sempre alguém que está um passo atrás de você e poderia se beneficiar com a sua contribuição de aprendizado!

Não se esqueça de usar sempre as palavras-chave do Google e do Pinterest, e as estratégias de termos sugeridos para formular títulos amigável para mecanismos de pesquisa.


8. Grupos de seu nicho no Facebook


Grupos do seu nicho no Facebook são uma das melhores maneiras de encontrar ideias para posts. Eles permitem que você esteja entre seu público-alvo, e essa é uma oportunidade incrível de fazer pesquisas de mercado e encontrar novas ideias para postagens

Você pode fazer isso postando uma pergunta diretamente no feed ou fazendo uma busca no grupo, usando a barra pesquisa: digite uma palavra-chave ou frase que você tenha interesse em encontrar

Observe as principais dúvidas sobre o assunto, e produza conteúdo usando-as como ponto de partida! 

9. Tendências do Google e Pinterest


Não há melhor maneira de impulsionar seu tráfego do que escrever sobre um assunto que todos estão buscando atualmente. Preste atenção nas tendências das redes sociais!

Se há um tópico que está recebendo muita atenção e se encaixa no seu nicho, escreva sobre ele. 

Eu adoro dar atenção ao espaço "Popular no Pinterest", principalmente em feriados e épocas festivas, pois mostra o que o público brasileiro está pesquisando.


Quando der um branco, você já sabe para onde correr e deixar tudo colorido novo. Não terá apenas muitas ideias de posts para seu blog, mas também artigos e títulos completamente amigáveis para SEO que seu público está buscando, dessa forma, aumentará seu tráfego e se tornará autoridade no seu nicho.

Onde você encontra inspirações de conteúdo para publicar no seu blog? 

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

8 comentários:

  1. Seu post está incrível Nanda, eu inclusive amei a ideia de pesquisar no Google, jamais tinha pensado nisso, vou começar a usar a partir de agora.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  2. Quanta dica boa Nanda. Isso de não termos ideias para posts acontece demais, dá até um desespero kkk.

    Vou seguir suas dicas, vai ajudar muito.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho usado muito a pesquisa guiada por palavras-chaves no pinterest, uso também para encontrar as hastags certas para meus posts e tem funcionado muito bem. Fazer posts de aprendizados também me ajudou bastante a criar mais conteúdo para o blog! Adorei Nanda :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  4. babadeiro esse post, muitooo util ameii
    https://apenasdenise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. TU E INCRIVEL, AMEI AS IDEIAS, AGORA VOU ARRASAR NOS MEUS CONTEUDOSS <3
    https://www.atrasdapenteadeira.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu post claro simples e criativo. sucesso para você. beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Conforme você foi falando as dicas eu fui pesquisando na mesma hora e deu super certo! Método aprovado!

    ResponderExcluir
  8. Post super completo e esclarecedor!adorei mesmo Nanda

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana