Como levar seu blog ao sucesso usando a lei dos 80/20

23 agosto 2018
Em algum momento você já ouviu falar na regra dos 80/20? Essa lei, ou princípio, foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto em 1906. Resumidamente, ela diz que em várias ocasiões 80% das consequências advêm de 20% das causas

Ela é hoje aplicada em diversas áreas, principalmente em negócios e marketing, afirmando que 20% do tempo investido produz 80% dos resultados; ou que 80% dos lucros vêm de 20% dos clientes. 

A principio pode parecer confuso, mas se você aplicar essa lei em seu blog poderá maximizar seus resultados, assim como eu. E é sobre isso que falarei agora!

Como levar seu blog ao sucesso usando a lei dos 80/20

A história do princípio de Pareto


Tudo começou quando Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país.

Sabe-se que 80% da fortuna mundial está nas mãos de 20% das pessoas; da mesma forma que 80% da receita de uma empresa provém de 20% dos clientes. 

Estudos mostraram que as porcentagens podem variar, mas dificilmente fogem a proporção 80/20. Proporção essa que pode ser utilizada, inclusive, na hora de planejar e gerir o tempo. Seja na vida particular, seja no trabalho, o que está em jogo é a importância que cada momento tem. (Fonte - Produtividade Ninja

A regra dos 80/20 se aplica a várias circunstâncias. Funciona perfeitamente bem para nós blogueiros, e podemos aplicá-la ao criar e promover conteúdo para maximizar a eficiência dos nossos esforços!

AÇÃO E RESULTADO                           


Quando trabalhamos com blogs e conseguimos ganhar dinheiro com ele, algumas pessoas ficam maravilhadas e perguntam como conseguimos isso. Começamos listar uma série de ações que mostram que não é coisa do acaso, mas sim tempo investido e trabalho. E essas ações levaram a tal resultado!

Como levar seu blog ao sucesso usando a lei dos 80/20

Como implementar a lei dos 80/20 em seu blog para aumentar seu tráfego e ganhos


Eu implementei a lei dos 80/20 em meu blog antes mesmo de conhece-la. No final do ano passado comecei a definir metas para esse blog, aumentar a quantidade de postagens, tráfego e dobrar os ganhos eram algumas delas

Os 20% em um blog, ou seja, o pedaço que importa e a ação que irá gerar resultados é o MARKETING. Um bom conteúdo não serve muito se ninguém o está lendo, e independente do objetivo do seu blog ele precisa de visitantes para prosperar, não é mesmo? 

20% da sua estratégia vai produzir 80% dos resultados. 

Identifique e se concentre nos 20% 


Até o final do ano passado eu insistia em divulgar meu conteúdo em grupos e na página do blog no Facebook, comunidades do Google+, Instagram e Pinterest.


Fazendo uma análise no Google Analytics, identifiquei minhas melhores fontes de tráfego: Google (tráfego orgânico) e Pinterest. Com isso, passei a investir meus esforços nessas duas fontes e descartei as que não estavam funcionando! 

O resultado foi este (antes 2017 e depois 2018):

Como levar seu blog ao sucesso usando a lei dos 80/20

Depois dessas adaptações o meu tráfego foi crescendo consideravelmente dia após dia, os ganhos aumentaram e meu trabalho na divulgação diminuiu!

O QUE VOCÊ VAI FAZER: 

  • Identifique de onde chegam os visitantes do seu blog e quais são suas melhores fontes de tráfego.
  • Em seguida, considere concentrar seu tempo, estratégia e até dinheiro - se for necessário.

O público-alvo também interessa


Se vamos trabalhar para aumentar o tráfego não devemos negligenciar a qualidade do conteúdo, pois é ele quem fidelizará os leitores e clientes. Por isso, é importante conhecer nosso público-alvo e criar apenas conteúdo que lhes interessa!

  • Identifique quem é seu público e crie conteúdo que atenda as necessidades deles.

Como o princípio de Pareto pode ser aplicado de várias maneiras, foquei apenas no que aprendi com base na minha experiência, trabalhando e aplicando em meu blog. Se você aplicou de outra forma, convido a nos contar sua experiência através dos comentários!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

13 comentários:

  1. https://mundodaveeh.wordpress.com/2018/08/23/resenha-batons-liquidos-matte/


    Super amei a materia a cada dia aprendo mais ,queria saber se vc conseguiria dar uma repaginada no meu blog caso possa me ajudar me mande um email e quanto cobraria por gentileza ,meu email ; davigabriel59@hotmail.com

    Assim poderemos conversar bjs grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela escolha. Mas eu não entendo nada mesmo de Wordpress, dessa forma não posso te ajudar! :/

      Excluir
  2. Simm tô aplicando essa técnica dos 80/20 e estou tendo muito mais resultado! Meu tráfego no Google aumentou e no Pinterest também graças as suas dicas O/ Estou vendo o que mais posso fazer para divulgar melhor no Pinterest pois vejo que o mkt é essencial e lá é uma grande fonte de leitores.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor invenção de todos os tempos para gerar tráfego para blogs <3 Amo/Sou Pinterest!

      Excluir
  3. Adorei essas dicas! Não sei bem como identificar de onde recebo mais tráfego de acessos, mais vou tentar!

    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo Google Analytics você consegue achar todas as suas fontes de tráfego! <3

      Excluir
  4. Achei muito interessante essa forma de trabalhar. Eu invisto bastante na divulgação no Pinterest, que é uma fonte muito importante pro meu blog, assim como o Google +. O investimento maior de tempo ainda é pra produção de conteúdo, claro, mas a divulgação é tão importante quanto, talvez mais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Google+ para mim não funciona há tempos, mas ele me dava muito retorno também há 2 anos!

      Excluir
  5. Amei esse post, já conhecia essa regrinha por alto mas da forma como você explicou ficou claro, e bem prático.

    ResponderExcluir
  6. E quando a fonte ainda é o Facebook, por conta das interações. igual o orgânico vence. Mas não quero me dedicar tanto ao Facebook, pois sei que não é algo tão natural, além de ser cansativo para um retorno quase sem renda. Indica uma dedicação maior ao Pinterest?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom artigo Nanda. Também fiz assim. Quando iniciei, queria estar em todos os lugares sem acompanhar de onde vinha meu tráfego. Quando percebi que o tráfego do meu blog vinha do pinterest, resolvi focar totalmente nele. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana