PUBLICIDADE

Como planejar e escrever um bom post para seu blog em 7 passos

03 agosto 2018
Criar um post para blog do zero é bastante desafiador e um tanto quanto difícil em alguns momentos. Todo novo artigo precisa ajudar alguém (público-alvo), além de ser otimizado corretamente para motores de buscas para que possa ser encontrado, por isso não deve ser feito de qualquer jeito.

Estou escrevendo posts para este blog desde 2014, e nesse período desenvolvi um processo de criação de conteúdo simples que me permite produzir mais em menos tempo — e hoje eu quero compartilhar esse processo com você!

Como escrever um post para seu blog em 7 passos:


Tentar criar um post sem planejamento é uma perda de tempo, você acaba ficando sem foco e fugindo da sua ideia inicial. Por isso, tenho o esqueleto abaixo como um guia na produção! 

1. O tópico:


Em uma folha (de caderno ou no word), começo escrevendo qual será meu tópico, que nada mais é do que é a minha ideia de post, o assunto que estou planejando escrever.

2. O propósito:


Logo abaixo do tópico, escrevo sobre como pretendo que o post seja útil para quem vai ler, afinal, eu não quero escrever coisas aleatórias que só interessam a mim. 

Do início ao fim o post precisa ser útil para o meu público-alvo. Então, escrevo claramente o propósito final do conteúdo para que eu não fuja disso!


3. Pontos principais:


Listo também os pontos principais que serão tratados, deixo explícito os tópicos internos que são importantes e que não podem faltar de jeito nenhum no post.

Sempre faço uma busca rápida no Google e no Pinterest para saber quais as principais dúvidas das pessoas em respeito ao assunto e como elas pesquisam sobre ele.


4. Título:


Um dos pontos mais importantes do planejamento é a escolha do título, e às vezes parece ser o mais difícil. É com o título que o leitor terá o primeiro contato com o post e, consequentemente, decidirá se clica no link ou não. 

Quando for criar o seu, lembre-se que o título não serve para renomear o post, e sim para chamar a atenção do leitor.

Eu escrevo, no mínimo, 10 títulos e ao final escolho qual será o definitivo. Agora eu tenho usado o Avaliador de Títulos para SEO, ele me ajuda a ajustar meus títulos tanto para os leitores, quanto para os motores de busca.

5. Palavras-chave:


Não esquecendo de otimizar para os mecanismos de pesquisa, também reservo um espaço na folha para colocar todas as palavras-chave que usarei no desenvolvimento do post. 

Se ainda não conhece a importância das palavras-chave, eu explico:
Palavras-chave é aquilo que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa, como o Google, quando procuram por algo. E são essas palavras-chave que ajudam o Google a identificar o assunto do artigo, para então exibi-los nos resultados das pesquisas. 

6. Links internos:


Para cada post novo que escrevo, sempre indico posts que escrevi anteriormente para que complementem a leitura. Quando faço isso, além de segurar o leitor por mais tempo em meu blog, também ajudo ao Google a rastrear e indexar mais posts. 

7. Imagens:


Por fim, anoto quantas imagens pretendo usar na divulgação, principalmente para o Pinterest, já que ele me direciona muito tráfego e as imagens são ainda mais importantes. Também destaco que tipo de imagens usarei: infográficos, citações, imagem ilustrada, etc.


Esse é o planejamento para cada artigo que crio. Depois que passei a ser mais intencional com meu conteúdo, a taxa de conversão ficou maior. Isso porque eu escrevo o que estão procurando, e não apenas o que eu quero!

Você tem algum tipo de planejamento para seus posts? 

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

9 comentários:

  1. Quero criar um blog,mas nada profissional e sim como um hobbie seus posts me ajudam muito até porque quero algo bem feito, só que eu sempre fico em duvida sobre qual assunto quero colocar no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Estou me dedicando a fazer posts mais completos fazendo pesquisas mais profundas e etc, vou colocar o propósito que você citou em mente na hora de criar às vezes eu não penso nisso... Vejo que estou melhorando na construção dos meus posts graças as suas dicas. Obrigada!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda
    Eu tenho um calendário editorial onde anoto, com antecedência, qual será o tema da postagem. Ai me dá tempo pra escrever e trabalhar o conteúdo. Eu costumo escrever direto no blog, mas deixo salvo como rascunho e edito ao menos três vezes antes de finalizar pra postar. É uma trabalheira, mas compensa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Você me ajuda demais com cada dica, muito obrigada por compartilhar, são dicas que realmente fazem diferença!
    beijos linda!

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho meu blog há um tempo, mas decidi retornar a postar recentemente e quero leva-lo mais a sério, e seu blog está me ajudando muito a entender uns detalhes que até então, não notava. Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. menina eu fico impressionada o quanto mudei muita coisa a partir de seus posts e dicas, hoje estou muito melhor, mais focada você faz a diferença!

    ResponderExcluir
  7. Estou aprendendo MUITO com o seu blog. Obrigada por compartilhar tudo isso! <3

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana