Como planejar um excelente post para seu blog [7 passos]

03 agosto 2018
Estou escrevendo posts para este blog há quase 5 anos – passou muito rápido! Blogar em alguns momentos é muito difícil, e criar um ótimo conteúdo regularmente é bastante desafiador. 

Depois de várias palavras escritas e posts com mais de 160.000 visualizações, eu senti a necessidade de desenvolver um processo de criação de conteúdo que me permitisse produzir mais em menos tempo, mas sem deixar a desejar em qualidade.

Em primeiro lugar, porque eu quero ter a certeza que o que eu escrevo ajuda as pessoas de alguma forma. Em segundo, para confirmar que estes posts estarão recebendo devida atenção em SEO para serem encontrados. E em terceiro, porque eu preciso me dedicar também a outras áreas do blog, como as redes sociais e estudos, por exemplo. 

Eu compartilhei esse processo em alguns grupos e algumas pessoas mostraram interesse, e também tive sugestões para criar um post do tipo no nosso formulário de sugestões. E agora estou compartilhando com você!

Como planejar um excelente post para seu blog

Aprenda como planejar e escrever um post excelente para o seu blog
Eu percebi que rendo mais quando escrevo em um caderno ou folhinha qualquer, para depois passar para o blog (fazia dessa maneira quando não tinha computador). Por isso, escrevo tudo em um caderno separado para o blog e só à noite digito na área de postagem do Blogger.

Eu tenho o hábito de escrever pela manhã e ao ar livre, tomando sol no quintal de casa mesmo - risos. É o momento que a cabeça não está cheia e consigo pensar com mais clareza!

Como escrever um bom post: a estrutura e planejamento!


Tentar criar um post sem planejamento é uma perda de tempo, você acaba ficando sem foco e fugindo da sua ideia inicial. Por isso, tenho uma espécie de esqueleto que será meu guia na produção! 

1. O TÓPICO - Na folha do caderno eu começo escrevendo qual será meu tópico, que é a minha ideia de post, o que estou planejando escrever. 

2. O PROPÓSITO - Abaixo do tópico, escrevo sobre como o post ajudará outras pessoas e qual é minha intenção com ele (aumentar as visualizações? gerar compartilhamento?), afinal, eu não quero escrever aleatoriamente coisas que só eu me interesso ler. 

Do início ao fim o post precisa ser útil para outras pessoas. Por isso, escrevo claramente o propósito final do conteúdo para que eu não fuja disso! 

3. PONTOS PRINCIPAIS - Listo também os pontos principais que serão tratados, deixo explicito os tópicos internos que são importantes e não podem faltar de jeito nenhum no post.

Nesse momento eu sempre faço uma busca rápida no Google e no Pinterest para saber quais as principais dúvidas das pessoas e como elas pesquisam sobre o assunto que pretendo falar. 

Como planejar um excelente post para seu blog [7 passos]

4. TÍTULO - Um dos pontos mais importantes do planejamento é a escolha do título, e às vezes parece ser o mais difícil. É com o título que o possível leitor terá o primeiro contato, e consequentemente é por ele que decide se clica no link ou não. 

Na hora de criar o seu, lembre-se que o título não serve para renomear o post, e sim para chamar a atenção do leitor.

Eu escrevo, no mínimo, 10 títulos e ao final escolho qual será o definitivo. No post 04 tipos de conteúdo que aumentam as visualizações de um blog eu dei 3 dicas extras de como criar um título digno de cliques

5. PALAVRAS-CHAVE - Não esquecendo de otimizar para a internet, também reservo um espaço na folha para colocar todas as palavras-chave que usarei no desenvolvimento do post. Se você não sabe do que se trata, eu explico: 
Palavras-chave são aquilo que as pessoas digitam nos mecanismos de pesquisa, como o Google, quando procuram por algo. E são essas palavras-chave que ajudam o Google a identificar o assunto do artigo, para então exibi-los nos resultados das pesquisas. 

No post como coloco meus posts na primeira página do Google eu explico esse processo de otimização, não deixe de conferir se há alguma dúvida!

6. LINKS INTERNOS – Para cada post novo que escrevo, sempre indico posts que escrevi anteriormente para que complementem a leitura. Quando faço isso, além de segurar o leitor por mais tempo em meu blog, também ajudo ao Google a rastrear e indexar mais posts. 

7. IMAGENS – Por fim, anoto quantas imagens pretendo usar na divulgação, principalmente para o Pinterest, já que ele me direciona muito tráfego e as imagens são ainda mais importantes. Também destaco que tipo de imagens usarei: infográficos, citações, imagem ilustrada, etc.


Como planejar um excelente post para seu blog [7 passos]

Esse é o planejamento para cada artigo que crio. Algumas vezes a ideia bate e eu simplesmente começo a escrever, sem regrinha nenhuma. Mas estou deixando de lado esse hábito!

Depois que passei a ser mais intencional com meu conteúdo, a taxa de sucesso ficou maior. Isso porque eu escrevo o que estão procurando, e não apenas o que eu quero!

Você tem algum tipo de planejamento para seus posts? Divida com a gente nos comentários!

Não esqueça de compartilhar o post no Pinterest para ajudar na divulgação, e assim ter mais conteúdo!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

8 comentários:

  1. Quero criar um blog,mas nada profissional e sim como um hobbie seus posts me ajudam muito até porque quero algo bem feito, só que eu sempre fico em duvida sobre qual assunto quero colocar no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Estou me dedicando a fazer posts mais completos fazendo pesquisas mais profundas e etc, vou colocar o propósito que você citou em mente na hora de criar às vezes eu não penso nisso... Vejo que estou melhorando na construção dos meus posts graças as suas dicas. Obrigada!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda
    Eu tenho um calendário editorial onde anoto, com antecedência, qual será o tema da postagem. Ai me dá tempo pra escrever e trabalhar o conteúdo. Eu costumo escrever direto no blog, mas deixo salvo como rascunho e edito ao menos três vezes antes de finalizar pra postar. É uma trabalheira, mas compensa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Você me ajuda demais com cada dica, muito obrigada por compartilhar, são dicas que realmente fazem diferença!
    beijos linda!

    https://blogflordooriente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho meu blog há um tempo, mas decidi retornar a postar recentemente e quero leva-lo mais a sério, e seu blog está me ajudando muito a entender uns detalhes que até então, não notava. Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. menina eu fico impressionada o quanto mudei muita coisa a partir de seus posts e dicas, hoje estou muito melhor, mais focada você faz a diferença!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana