PUBLICIDADE

10 fatos que não te contam sobre ter um blog

26 outubro 2018
Com alguns cliques, você já tem uma conta no Blogger, Wix ou WordPress, e a mágica acontece: virou blogueira. Criar um blog é muito fácil, e todos os dias são criados centenas. Do lado de fora é tudo glamour, mimos, recebidos, eventos, muito dinheiro e roupas caríssimas - pelo menos é o que parece, né? Mas a realidade não é bem assim, ter um blog é um trabalho duro!

Você não conta com editores, fotógrafos, desenvolvedores e não há uma empresa por trás te apoiando, investindo. Quando você cria um blog, é apenas seu computador e suas ideias, lutando com milhares de pessoas fazendo o mesmo que você ao mesmo tempo.

Pretende começar nesse ramo? Vou te contar aqui 10 fatos - dos muitos - que não te contam sobre ter um blog. 

10 fatos que não te contam sobre ter um blog
Publicado em 25/02/2017 - Atualizado em 26/10/2018


1. É UM TRABALHO, COMO QUALQUER OUTRO!


Construir um blog é um trabalho extremamente duro, não basta apenas colocá-lo no ar, é preciso está ciente e psicologicamente preparado para lidar com todos os desafios que vem pela frente.

E não estou falando apenas sobre conseguir tráfego, inclui também consolidar público, montar um layout - caso for pagar - ou modificar um grátis, criar conteúdo fresco regularmente, planejar o mês e várias outras coisinhas.



2. TE TOMA MUITO TEMPO


Para escrever um único post, é necessário pesquisar e estudar bastante - se o assunto exige - encontrar estilo para fotos, fotografar, editar, publicar e divulgar. Em conjunto, vem também as redes sociais que precisam ser atualizadas, comentários e e-mails para responder. E o ciclo se repete!

Faz um tempo que li algo assim no facebook:

"Invista parte do fim de semana em seus projetos pessoais. Lembre-se: enquanto você está de bobeira, alguém lá fora está ficando melhor que você."

E me caiu como uma luva! Eu fazia parte da turma que reclamava da falta de tempo para administrar meu blog, mas fazia isso rolando o feed do Instagram e do Facebook, além de perder mais uns minutos vendo tretas no Twitter. 

Via vários blogueiros tendo o blog como fonte de renda, e me perguntava o que eu estava fazendo errado, pois não conseguia tal proeza. Entretanto, não podemos comparar resultados se não comparamos os esforços! 

Com um blog, é preciso muita organização para não cair nas desculpas da falta de tempo, pois uma coisa é fato: ele vai exigir muito de você! 


3. IRÃO QUERER QUE VOCÊ TRABALHE DE GRAÇA


Infelizmente, propostas absurdas apresentadas como grandes oportunidades ainda são fortes na esfera dos blogs. 

Topa fazer um post em seu blog falando sobre a minha loja - que você nem conhece - incluir vários links para o meu site, divulgar meus produtos em suas redes sociais, e em troca te dou um brinde para sortear entre seus seguidores? 

Eu realmente não me importo em receber produtos para testar e falar sobre eles, principalmente quando gosto e sei que vou usar bastante, pois estou ganhando conteúdo para manter meu blog e redes sociais atualizadas. Entretanto, quando há exigências e zero benefícios, apenas alguns produtinhos que não somam nem R$50,00, é pedir que você trabalhe de graça!

Alguns produtos não pagam sua internet, muito menos todo o investimento feito para manter seu blog no ar!





4. É IGUAL ADMINISTRAR QUALQUER NEGÓCIO 

Todas as partes chatas de administrar um negócio, você irá tomar conta sozinha, isso inclui marketing, vendas, pessoal, contabilidade, segurança, tudo isso na linguagem de blogger

Se você não domina tudo - e tem condições - pode pedir ajuda, senão, será "pau pra toda obra"


5. SEU TRABALHO PODE SER COPIADO

Não deveria acontecer, mas acontece. Muitos "espertos" não estão preparados para o baque de realidade que é manter um blog, veem que não têm capacidade de mantê-lo atualizado, com conteúdo autoral, e acabam copiando conteúdo de outros blogs. 

O mesmo ocorre com redes sociais, o seu estilo de fotos, de se organizar e escrever uma legenda pode virar inspiração para outras pessoas, e o que acontece? Seu feed fica duplicado.



6. O CRESCIMENTO NÃO É TÃO FÁCIL

Volte 10 casas se você deu início querendo ganhar dinheiro de imediato. Embora hoje temos muitos conteúdos ensinando a ganhar com um blog - como o e-book meu blog paga meus boletos - é preciso dedicação em tempo integral, ter bastante paciência e sair da sua zona de conforto todos os dias.

7. VOCÊ CONHECE PESSOAS INCRÍVEIS 

Sim, é possível conhecer e fazer amizades com pessoas incríveis nesse meio, seja em grupos para bloggers ou nas redes sociais. As pessoas que te acompanham tornam-se as maiores fontes de energia e inspiração, são elas que te dão um puxão de orelha e não deixam desistir. 

Se você dá o seu melhor para criar conteúdo, seus leitores te apoiarão duramente.


8 - É DIFÍCIL ENCONTRAR SUA VOZ


Ficamos um pouco perdidas no início quanto a forma de se comunicar com quem está lendo,particularmente, eu acho chato escrever como se estivesse dando palestra. 

A nossa escrita é fundamental para fazer que os leitores se envolvam com assunto e conosco. Ainda estou me aperfeiçoando na forma de escrever e me comunicar, acho mais gostoso quando se torna um bate-papo entre quem lê e quem escreve!



9 - AS REDES SOCIAIS SE TORNARÃO SUAS MELHORES AMIGAS, E INIMIGAS TAMBÉM


Você passará muito tempo no facebook, twitter e instagram, pois essa é a maneira mais fácil de crescer organicamente, mas também é o caminho mais rápido para o estresse - seja pela ganância nos números que não mudam, ou pelas barbaridades que sempre lemos. 

Por isso, sempre dê uma pausa e vá viver um pouco longe das redes sociais para se recarregar, reconectar e encontrar novas inspirações.




10. EM ALGUM MOMENTO VOCÊ SE SENTIRÁ PERDIDA


A obsessão pelo crescimento e reconhecimento, viver para um blog e para a sua indústria irá te sobrecarregar, e isso começará prejudicar sua vida e relacionamentos pessoais. 

Todo tempo investido, noites viradas no computador e perceber que todo trabalho feito não sai do lugar te frustrará. Então, você se questionará por que está fazendo isso e quais os reais motivos que te levaram a criar um blog, nesse momento, dê um passo para trás e reavalie.

Porém, eu gosto muito de tudo isso. Apesar dos pesares, blogar se torna divertido. O quanto eu já evoluí e a quantidade de coisas que aprendi nesse meio vale cada tombo que levei e virei a levar. Percebi que sou capaz de sozinha movimentar um negócio que exige bastante criatividade, e sim, tenho muito orgulho disso!


E você, o que te faz blogar? Quais desafios encontra?

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

39 comentários:

  1. Adorei seu post, é exatamente isso. Meu blog tem 3 meses, e me dedico muito a ele, mais também tenho um marido e um bebe, muitas vezes me pergunto o porque estou fazendo isso, e vejo que amo o que faço, pois alem de mae e esposa eu sou uma mulher, que é super vaidosa alias...e por isso me dedico mais e mais a cada dia...parabéns pelo post, adorei...

    Www.maesvaidosas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já tive alguns blogs e sempre parei pois na maioria das vezes as pessoas são desleais, quando eu digo isso me refiro a como você se entrega e nem sempre valorizado e nem digo só com relação a parcerias e coisas desse tipo, é mais porque as blogueiras e blogueiros não se respeitam, pensam sempre em si mesmos e tentam te passar pra trás. Hoje eu iniciei um novo blog, mas não mais com a loucura de crescimento de antes. Adorei o post, parabéns

    deixacombinado.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a rivalidade e deslealdade aumentou e muito, os blogs de 2014 pra cá já não são como antes. Até uns 5 anos atrás as blogueiras eram mais cúmplices, mais amigas... hoje a linha é essa "quero que seu blog cresça, mas não mais que o meu".
      Obrigada pleo comentário! 💋

      Excluir
  3. Adorei seu post e concordo demaisss. O que mais vejo é o quanto de tempo preciso pra investir nele, mesmo que seja um hobbie. Demanda muita atenção e dedicação, mas vale à pena :D

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!
    Criei um blog há 6 meses e no momento estou bem desanimada, sem muita criatividade, uma fase bem parada em relação a tudo na minha vida. Estou tentando me motivar novamente e continuar, pois amo fazer isso!
    Você disse tudo que aprendi nesses meses de experiência que tive com blog.
    Parabéns e sucesso!

    O meu blog é o
    www.ellendelfino.com.br

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fase dá e passa, não desanime, no primeiro ano ficamos meio perdidas e desmotivadas mesmo. Nunca esqueça o motivo que te fez iniciar o blog.
      Beijos & Sucesso 💋

      Excluir
  5. Acho que saber que alguém me le, que alguém gosta do conteúdo do produzo, acho que esses são os motivos que me levam a blogar. Não poucas vezes, me bate uma bad pensando em tidosos esforço que não alcança meus objetivos e mais várias pessoas dizendo que minha empresa não paga tudo que eu invisto nela. Aí eu tento lembrar das minhas amizades que fiz e de quem me acompanha e isso me faz voltar ao trabalho ☺ adorei seu post, bem verdadeiro ��
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas vezes estão suuuper desanimada com tudo, não só com o blog, dai venho aqui e me deparo com comentários grandiosos, isso sim é valioso demais, tem alguém em algum lugar do país lendo e gostando do que faço. Não há comparação! <3

      Excluir
  6. "O CRESCIMENTO NÃO VEM FÁCIL" Hahaha não mesmo! Essa é de fato a pior, né?
    Seu blog é uma graça; Estou seguindo!

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  7. Cada ponto discutido é tão real. Ter um blog e se dedicar a fazer cresce-lo é trabalho árduo e que às vezes pode ser bem frustante, principalmente quando os resultados chegam bem devagarinho e você vê outras pessoas só falando abobrinha desleixando. Mas acho que, como na vida, cada um tem seu ritmo e hora, o importante é não desistir dos sonhos e de se fazer o que gosta.
    Boa sorte pra todas nós!

    www.minocanada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tudo tem seu tempo, ritmo e hora. Vamos nos dedicando e fazendo o nosso melhor! Boa sorte à todas nós <3
      BEIJOS 💋

      Excluir
  8. Que post incrível! Você disse tudo o que eu penso mas não soube descreveresponder. Con cordões com todos os pontos citados. Principalmente com o 7, essa foi uma das minhas partes favoritas!
    Durante um tempinho eu fiquei sem atualizar meu cantinho, mas agora estou voltando com tudo e seu blog está servindo de inspiração.
    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber disso <3 Bem-vinda (de volta), muita sorte e sucesso para você. 💋
      MUITO OBRIGADA!

      Excluir
  9. Oi, Nanda. Eu imaginava que ser blogueira é trabalhoso, mas não sabia que era tanto até fazer meu blog. Eu preciso administrar meu tempo entre ele, a faculdade e o trabalho, é bem puxado... Mas enfim, nós amamos essa vida, né? Apesar dela exigir muito da gente. Beijos e sucesso. Amei o post :)

    https://nossaquevicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acaba sendo bom por isso, porque não é fácil. Daí a cada conquista, por menor que seja, a gente comemora bastante! ❤

      Excluir
  10. Flor, adorei o conteúdo!
    De ínicio pensamos que ter blog é oba oba, mas com o tempo percebemos que é um trabalho, requer tempo e dedicação e isso ninguém conta, mas você contou!!!!
    Beijos
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que tem da fora dessa vida pensa assim: Óh lá, tem um blog, ganha tudo fácil!
      BEIJOS ❤

      Excluir
  11. Realmente, ter um blog e fazê-lo crescer é algo difícil e trabalhoso. Leva tempo, mas o retorno é ótimo. Você faz aquilo que gosta e ainda faz amigos pelo caminho.

    O Mundo de Eulália ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sente na pele, né? Há quase 3 anos que tenho o meu só estou conseguindo colocá-lo nos "eixos" agora!

      Excluir
  12. ooi Nanda! Adorei o post
    Realmente, esses 10 tópicos são como uma "dura" pra quem está começando agora e nada melhor do que já começar sabendo que a realidade "lá fora" não é o conto de fadas que achamos.
    Parabéns pela ideia de mostrar para nós (iniciantes) que "não é bem assim", rs.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  13. Nossa que post incrível vc descreveu Lindamente e de forma objetiva como é por trás das câmeras me sinto tão assim. Continue com esse blog maravilhoso sucesso e parabéns linda


    www.fashionmarigoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bella, amei seu artigo. Eu comecei a escrever no blog, não pelo dinheiro ou pela fama (claro que se viesse, eu não ligaria rsrs) mas pelo simples fato de gostar de escrever e pra ter um cantinho pra desabafar rs. Refiz meu blog e agora estou escrevendo mais sobre meus desabafos, mas em breve pretendo focar mais em um assunto especifico e para um público direcionado. Obrigada pelo texto ������

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post. Realmente não é fácil ter um blog, um canal. Demanda muito tempo, e no início assim como eu estou quase reconhecimento nenhum. Mas toda vez que me pergunto, o pq está me dedicando tanto a isso. Lembro do meu objetivo maior, fazer a diferença na vida de uma pessoa que seja. Então, isso me motiva. Pq independente se muitos me veram, consegui me objetivo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu amo blogar, pois é a forma qur achei de misturar minha paixão, por moda e o universo feminino com o de decoração. Porém minha maior dificuldade é o tempo, sou muito perfeccionista, mas não estou conseguindo cumprir metas imposta por mim mesma. Eu trabalho de segunda a sábado até de noite. Sempre ultrapassando os honorários de trabalho, as vezes saio meio noite do trabalho, e no domingo não consigo produzir o conteúdo da semana toda, pois tenho que arrumar casa, cozinhar (já tento deixar o máximo de comida pronta para levar marmita), lavar roupa. Essas coisas, e agora estou com um problema de saúde que está atrapalhando muito, e não consegui ainda a cirurgia, e o tratamento não está dando certo. Então está bem difícil pra mim e fico triste, porque não consigo fazer o qie fazia antes no blog, a frequência que tinha.

    ResponderExcluir
  17. Muitas veses ja já me perguntei porque eu to fazendo isso...e lembrar la do início, do qie me motivou é o que me ajuda a continuar. Ótimo seu post, só falou verdades, muitos escondem essa parte.

    ResponderExcluir
  18. Amo meu blog, mas às vezes sobrecarrega mesmo. É muita coisa! Mas com dedicação tudo dá certo. O importante é não desistir.

    Beijos
    www.blogviciodeserfeliz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que post lindo. As Blogueiras estão sendo vistas muitas vezes de forma errada devido a pessoas que entram nessa achando que vão ganhar coisas, que ficam perturbando as marcas. Que não vêem é que o amor pelo que faz é essencial.

    Beijoks
    Www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  20. Só li verdades! Trabalhar de graça, não ter visitas, demorar pra ter algum retorno... ih, disso tem aos montes x)

    Bom fim de semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Costumo dizer que blog é como um trabalho de formiguinha... É preciso ser constante e relevante. Sempre se inovar e tentar fazer a diferença. Mas ao final tudo se compensa :D Adorei o post! Define exatamente o que é e como é ter um blog rs

    www.oitulipa.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, outra vez!
    "O CRESCIMENTO NÃO É FÁCIL, NEM RÁPIDO" - Ah, ah, ah... ri tanto com essa passagem, pois não. Como tudo na vida, há que resistir e muito esforço por detrás, é perder o tempo nas redes sociais, é não gostar daquilo que ouvimos, com um único objectivo o tão desejado CRESCIMENTO levar a nossa ideia e marcar a nossa diferença, para que sejamos reconhecidos. No fim, é o que todos almejamos :D Adorei o post!
    navidabloggandoando.wordpress.com

    ResponderExcluir
  23. Nunca li tanta verdade reunida na vida! E o mais engraçado é que hoje mesmo recebi uma proposta para uma divulgação de uma marca, posts e banners com link para loja em troca de um produto que não vale mais que R$30.00, eu achei o cúmulo do absurdo e não aceito, mesmo sendo pequena, pois sei que isso prejudica minhas colegas com mais número de acesso e também o meu próprio trabalho. O que precisamos nesse momento é nos valorizar e aceitar a nossa condição de blog atual e colocar bastante empenho e levar tudo como um trabalho mesmo, pois vejo que só assim consigo crescer nesse ramo cheio de gente incrível!

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
  24. Isso é totalmente verdade. No começo nos sentimos perdidas, de repente perdemos a inspiração e pensamos em desistir mas quando você faz pelo coração e não pelo dinheiro "fácil" tudo dá certo e motivação volta. Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  25. De fato tudo verdade, as vezes me sinto desanimada, posto conteúdo nas redes e flopa.
    Mas não podemos desistir...

    Ótimo conteúdo!
    Beijos.

    https://seajeitamenina.com

    ResponderExcluir
  26. Realidade amores, amei o conteúdo, sempre que posso venho te "copiar", brincadeira, venho aprender ♥

    Blogueira em construção, rs.

    ResponderExcluir
  27. Ótimo artigo, muito bem escrito. Só li verdades, tenho um blog que fiz a algum tempo, não me dedicava muito a ele e só vim me dedicar mesmo a alguns meses, e realmente é um trabalho duro. www.terrortotalmais.com e www.dicasdecopy.com

    ResponderExcluir
  28. Adoro tanto o seu conteúdo! Você é uma inspiração! 💙
    https://bloglittlebella.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana