PUBLICIDADE

Como trabalhar com marcas sendo blogueira

28 setembro 2018
Ano passado fiz um guia sobre tudo que você precisa saber para conseguir parcerias para seu blog, por mais que exista dezenas de artigos sobre o assunto, trabalhar com marcas ainda gera muitas dúvidas, principalmente no meio de blogueiras iniciantes. Quando você está começando a blogar, pode parecer que trabalhar com empresas através de parcerias, igual grandes influenciadores, é um sonho.

E hoje eu quero tirar essa ideia da sua cabeça com esse guia definitivo sobre conseguir parcerias para blog ou instagram - com um bônus de dois exemplos de e-mails para usar!

Como trabalhar com marcas sendo blogueira

Como trabalhar com marcas sendo blogueira - guia sobre parcerias!


✚ Pegue uma cópia do meu E-book Manual do Pinterest e aumente as visitas do seu blog!


Elimine seus pensamentos negativos


O pensamento que toma conta de muitas blogueiras iniciantes é o seguinte: "Eu sou pequena demais para trabalhar com marcas, não sou importante e nem tenho público suficiente, ninguém trabalhará comigo…”

Nunca se coloque para baixo! O "truque" para conseguir parcerias é ter confiança em si mesmo e em seu trabalho quando você se aproxima das marcas.


Você tem algo valioso para dar, que é a sua capacidade de criar conteúdo e mostrá-lo ao seu público, não importa quão grande ou pequeno ele seja. Do outro lado, existem empresas que precisam de influenciadores e do conteúdo que eles criam. Uma mão lava a outra!

Micro-influenciadores como jogada de Marketing em 2018!


De acordo com Sidney Pierucci, fundador da ESPL.MEDIA, uma agência de branding, criação de conteúdo e publicidade digital, os profissionais de marketing notaram que, quando uma conta ultrapassa um determinado número de seguidores, menos pessoas se preocupam com o conteúdo em meio a um exército multimilionário de fãs. 

A proporção de curtidas e comentários para seguidores aumenta quando uma conta tem cerca de 1.000 seguidores. Ao atingir mais de 100.000, o engajamento começa a se achatar; pois os usuários não estão tão interessados ​​em interagir com uma celebridade quanto com alguém com quem podem se relacionar mais de perto. 

A HelloSociety, que foi adquirida pelo New York Times, descobriu que micro-ifluenciadores, ou contas com 30.000 ou menos seguidores, são mais benéficos para os profissionais de marketing trabalharem.

Não se desencoraje!


Mesmo que você ache que existam centenas de pessoas qualificadas e incríveis, com mais chances que você, isso não deve desencorajá-la. Pelo contrário, deve motivá-la a trabalhar duro, a se sair bem e a melhorar cada vez mais seu blog.

O guia definitivo sobre conseguir parcerias para blog ou instagram

AQUI ESTÁ O QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES:


Antes de começar a sua busca por marcas, dê uma olhadinha crítica no seu blog/Instagram.


  • Como está suas fotos e conteúdo em geral?

A escrita nunca saíra de moda, fato. Mas na era do Instagram e Pinterest, o visual importa. Faça uma avaliação geral, observe onde poderá melhorar, se não há erros grandes de português, e se suas fotos estão agradáveis. A pessoa que receberá seu e-mail se importará com isso!

Quando buscar marcas para fechar parcerias?


Seu público não precisa ser enorme - ele só precisa ser engajado, bem ajustado e se encaixar com o produto ou marca que você deseja trabalhar junto. Já tem isso? Então é hora de partir para ação!

Eu sugiro fazer uma busca de empresas pelo próprio Instagram, já que hoje as empresas se concentram mais por lá.

  • Navegue pelas principais publicações, e também pelas mais recentes, da tag #recebidos. Veja quais marcas enviam produtos para instabloggers, faça uma listinha e siga as que você se identifica. 
  • Ou procure por perfis de influenciadores com a mesma quantidade de seguidores que você e veja para quais empresas eles estão trabalhando.
Se possível, analise o perfil de cada influenciador que encontrar na hashtag, quantos seguidores eles têm, nível de engajamento, aparência do feed. Fazendo isso terá uma ideia do perfil procurado por essas marcas!

Como entrar em contato com a marca?


Visite o site da marca e procure pela página de "contato". Eu não recomendo fazer essa abordagem pelo direct do Instagram, além do espaço ser curto, não soa profissional.

Entretanto, caso no site não disponibilize a opção de contato para o departamento responsável pela comunicação com influenciadores, envie uma mensagem pelo insta ou página do facebook solicitando o endereço. 
Mas antes, siga a marca e se envolva com o conteúdo deles!

Texto para pedir parceria - Saiba o que escrever e como escrever um e-mail para pedir parceria!

O que escrever no e-mail? 


Pode ser um pouco assustador "se vender", mas, como eu disse anteriormente, a regra aqui é acreditar em você e que é capaz. 

Aqui estão algumas coisas específicas para prestar atenção na hora da preparação do texto do e-mail:

  1. Um título claro sobre o assunto: seu título de e-mail precisa ser ágil e direto ao ponto. Dê as informações necessárias para que saibam exatamente o que esperar do seu e-mail. Seja profissional e atraente. 
  2. Uma introdução: fale sobre você e sobre seu blog/instagram, incluindo o público-alvo. Não se esqueça de incluir o que você ama na marca e porque quer trabalhar com eles!
  3. Benefícios de trabalhar com você: deixe-os saber o que eles vão ganhar trabalhando com você.
  4. Como será a parceria: Seja específica! Dê-lhes alguns exemplos reais do que você pode fazer pela marca, e como pretende comercializar seus produtos.
  5. Que tipo de publicidade você fará: Deixe-os saber exatamente onde você publicará o post, incluindo estatísticas individuais de todos os canais de mídia social onde você pretende compartilhá-lo.
  6. Informações de contato e mídia kit: Certifique-se de incluir todos os detalhes importantes para que eles entrem em contato com você, bem como seu mídia kit em anexo.
  7. Agradecimento!
Não tem um mídia kit e nem sabe como criar um? Veja:




Com relação aos argumentos, aqui estão alguns pontos que você precisa ter em mente:

  • Seja breve. 
  • Mostre sua personalidade. 
  • Deixe-os saber o que podem esperar de você e o que você esperaria deles. Seja clara sobre o que você quer da parceria e diga-lhes exatamente o que você estará dando em troca. Isso significa mostrar plano e resultados esperados.
  • Esteja preparada para negociar.

Preparei dois modelos de e-mails para que você possa se inspirar. Um deles é para quando você já usou algo da marca e quer fechar parceria com eles.

✚ MODELO 01
✚ MODELO 02

Aceito pagamento em dinheiro ou permuta?


Embora eu sempre vá dizer para nunca trabalhar de graça, afirmo também que realmente não há problema em aceitar produtos como uma forma de pagamento, se é com isso que você se sente confortável.

Logo no início eu fechei bastante parcerias por permuta, e sempre renderam bons frutos. Eu não me sentia confortável para cobrar, queria fazer testes antes sem envolver dinheiro já que eu estava começando e não me custava trabalhar dessa forma. Dessa forma, eu também tinha conteúdo para o blog e instagram!

Muita gente irá defender a permuta, outras irão fazer o mesmo com o pagamento em dinheiro. Porém, nesse ponto, cabe a você pesar os prós e contras para decidir sua forma de pagamento

Cada parceria é diferente e o pagamento deve ser personalizado para atender aos requisitos específicos do trabalho. Algumas colaborações podem levar pouco tempo e exigir apenas um post no instagram, enquanto outras podem envolver dias de trabalho e até gastos da sua parte. 

Avalie a carga de trabalho de cada parceria e, em seguida, determine o pagamento adequado pelo seu tempo e influência.


Se você é blogueira e quer fechar parcerias para trabalhar com marcas, não desanime, vá em frente! Todo mundo começa em algum lugar e as marcas estão sempre procurando trabalhar com blogueiros menores, pois é mais acessível e econômico, e muitas vezes pode resultar em um público hiper-alvo!

Que tal dar o primeiro passo?

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

9 comentários:

  1. Que post mais completo. Adorei de verdade as dicas que deu, já até salvei um modelo aqui.
    Tem que ter esperança e não ser negativo, uma hora a parceria acontece. É só questão de tempo e perseverança.

    Beijos
    Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  2. Estou tendo um bom engajamento e estou começando a ter propostas de parcerias. Adorei as dicas, mas algumas empresas (geralmente pequenas) não olham o e-mail... aí tem que mandar uma mensagem antes em alguma rede dizendo que mandou o e-mail senão elas não olham. Claro são algumas.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esqueci de citar isso, é verdade, algumas empresas não têm departamento responsável para comunicação com influenciadores, e por vezes não dispõem nem de investimento para fazer esse tipo de trabalho. Ou simplesmente não olham os e-mails, como você disse. Com isso, algumas pessoas acabam interpretando a falta de resposta como rejeição!

      Excluir
  3. Seus posts com dicas para blogueiras são incríveis! Sempre digo isso. Sobre as parcerias: não podemos ter vergonha e muito menos desânimo ao pedir e procurar por isso, eu já venho mandando e-mails para empresas a alguns meses e ainda espero por resposta, o que mais importa nesse primeiro momento é: continue firme, pois há espaço para todas/os blogueiras/os que existem nesse mundão.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por todos os seus comentários! <3
      É isso, cada um de nós temos um diferencial, há espaço, sempre houve.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanda! Adorei seu post.
    Só fiquei com uma dúvida: muitas empresas gostam de trabalhar certinho com nota fiscal e tudo mais e como pra emitir nota é necessário ter CNPJ e assim é necessário ter contador e tudo mais, qual seria a alternativa pra parcerias pra blogueiras que estão começando e ainda não podem investir em CNPJ e tudo mais? Isso vai influenciar muito na hora de procurar/conseguir parcerias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mel. Comigo isso nunca afetou em nada, entretanto, conheço outras blogueiras que compraram o MEI justamente para realizar esse tipo de trabalho!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana