PUBLICIDADE

Como identificar e utilizar os seus pontos fortes

20 dezembro 2023
A falta de autoconhecimento pode gerar diversos obstáculos na vida, como insegurança nas relações interpessoais, sentimentos de culpa, autocrítica elevada e a síndrome do impostor. Por isso, desenvolver suas habilidades e descobrir seus pontos fortes pode te ajudar a se ajustar à sua autenticidade e gerar mais resultados positivos, tanto na vida pessoal, quanto na carreira.

Você sabe identificar quais são seus pontos fortes?

Existem diversas formas de identificá-los, e algumas delas podem ser bastante simples, como as que vou utilizar neste post para te auxiliar.

Como identificar e utilizar os seus pontos fortes

1. Como identificar seus pontos fortes: Comece pelas suas paixões!


Identificar suas paixões é o primeiro passo para descobrir seus pontos fortes e alcançar seus objetivos. Por isso, é importante dedicar tempo para refletir sobre o que realmente te faz feliz e te motiva.

Em uma folha de papel, descreva:

  • Atividades, interesses ou assuntos que te fascinam, te empolgam e fazem você se sentir energizado.
  • O que te faria levantar da cama às 6h da manhã em um sábado ou conversar empolgadamente com outras pessoas?

Em outra ou na mesma folha, faça três colunas:

  1. Uma para as coisas que você é bom e gosta de fazer;
  2. Outra para as coisas em que você é bom, mas não gosta de fazer;
  3. E uma terceira para as coisas que você não gosta de fazer porque acha difícil.

Em cada coluna, tente identificar padrões nas atividades e pense sobre o que as torna gratificantes (ou chatas) para você.

O que as pessoas sempre te pedem para fazer? Esta é outra maneira de entender seu valor e as habilidades que os outros enxergam em você. Essas habilidades se encaixam em qual coluna? 1, 2 ou 3?

Eu montei uma folha para facilitar a visualização do que estou propondo:

Como identificar seus pontos fortes

2. Quais são as suas forças?


Essa etapa consiste em listar forças pessoais para ajudar a identificar suas habilidades e traços de personalidade em que você se destaca. Também em uma folha de papel, liste suas 5 maiores forças
Abaixo eu listei 22 exemplos para que você consiga fazer a sua lista!

  1. Entusiasmo: possui muita energia e vitalidade, irradiando um sentimento contagiante e inspirador a todos ao seu redor. Encara a vida como uma aventura.
  2. Honestidade: não somente fala a verdade, mas vive de modo autêntico e genuíno. É uma pessoa verdadeira com os outros e consigo mesma, vive sem fingimentos.
  3. Perseverança: termina o que se propôs a fazer, apesar dos obstáculos. Faz com prazer e com bom humor. É flexível, realista e não é perfeccionista.
  4. Bravura: alguém que não recua na frente de ameaças, desafios, dores ou dificuldades. Supera os medos, enfrentando a situação difícil se é o certo a se fazer.
  5. Criatividade: raramente se contenta em fazer as coisas de maneira convencional. É original e adaptável.
  6. Curiosidade: aberto a novas experiências, explorador.
  7. Critério: analisa com cuidado as questões, procurando evidências e informações racionais e objetivas no momento das decisões.
  8. Amor por aprendizagem: adora ter domínio de novas habilidades, tópicos ou conhecimento, seja por conta própria ou formalmente.
  9. Perspectiva: a sua visão de mundo faz sentido para si e para os outros. As pessoas o procuram para ouvir conselhos e serem ajudadas.
  10. Amor: valoriza os relacionamentos próximos, como relações fortes de amizade e vínculos emocionais através do suporte, consolo e aceitação mútua.
  11. Bondade: pratica boas ações e coloca o interesse dos outros como prioridade, às vezes acima das suas próprias necessidades. Cuida, protege e ajuda as pessoas.
  12. Inteligência social: tem consciência dos sentimentos, temperamentos, intenções e motivos alheios, facilitando e respondendo bem a diferentes situações sociais.
  13. Trabalho em equipe: é dedicado, leal e faz sempre sua parte para que o grupo tenha sucesso. Respeita a autoridade e sempre busca a harmonia.
  14. Imparcialidade: trata as pessoas de maneira igual, deixando de lado sentimentos pessoais. Qualquer um merece uma chance ou oportunidade justa.
  15. Liderança: encoraja as pessoas para as coisas acontecerem. Mantém e cria boas relações.
  16. Humildade: não se considera mais especial que os demais, nem pretende ser o centro das atenções. Não necessita de reconhecimento exagerado.
  17. Prudência: trata-se de uma pessoa cuidadosa. Não é alguém impulsivo, pelo contrário, é cauteloso e ponderado, pensa antes de falar e agir.
  18. Autocontrole: mantém o controle de suas emoções, desejos e impulsos. É disciplinado. Ameniza emoções negativas e continua com ânimo para atingir seus objetivos.
  19. Gratidão: tem consciência e é agradecido pelas coisas boas que acontecem. Qualquer momento é oportuno para o indivíduo que expressa gratidão.
  20. Esperança: alguém que tem uma visão positiva e otimista do futuro. Acredita que as melhores coisas vão acontecer e, ao pensar assim, planeja e se esforça.
  21. Bom humor: gosta de rir e trazer sorrisos. Facilmente vê o lado positivo e alegre da vida. Difere das outras por ter uma concepção ‘mais divertida’.
  22. Espiritualidade: apresenta crenças sólidas e coerentes sobre o propósito maior e significado do universo. As crenças dão forma a ações e são fonte de conforto.

Como utilizar os seus pontos fortes:


Você já fez uma auto avaliação e tem seus pontos fortes bem claros. E agora, como utilizá-los? Medite sobre seus principais planos e prioridades, e como seus pontos fortes podem te ajudar a alcançá-los.

Bora de exemplo?

Responda às seguintes perguntas:

  • O que estou tentando alcançar? Ex: mais flexibilidade financeira.
  • O que estou fazendo e está funcionando? Ex: Atualmente não faço nada que me ajude a atingir esse objetivo.
  • O que estou fazendo que está me atrasando? Ex: Passo muito tempo vendo coisas inúteis na internet, não busco formas de aumentar minha renda e gasto de forma descontrolada o dinheiro que ganho.
  • O que posso fazer para mudar? Diminuir o uso de redes sociais, monetizar meus pontos fortes e as principais atividades que gosto e sei fazer, inclusive aquelas em que as pessoas mais me solicitam.

Como identificar seus pontos fortes

Vamos pensar que você sabe e ama fazer suas unhas sozinha, essa é uma habilidade que as pessoas notam em você, por isso sempre uma amiga ou outra te pede para que você faça a unha dela. Esse é um ponto forte que pode ser monetizado, vai te ajudar a flexibilizar sua renda e, ainda, contribuirá com que você passe menos tempo nas redes sociais.

Descobrir e cultivar seus pontos fortes é um caminho fundamental para alcançar o sucesso e a satisfação pessoal. Ao entender suas habilidades e paixões, você pode direcionar sua energia para áreas onde é mais naturalmente competente e motivada. Isso não apenas melhora seu desempenho, mas também contribui para um maior senso de realização e propósito em sua vida.

Espero que este conteúdo tenha lhe dado algum norte. Lembre-se: a jornada para descobrir seus pontos fortes é contínua!

Continue no blog:

Um comentário:

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana