PUBLICIDADE

Como tratar os poros dilatados?

19 março 2023
“Me indiquem algum produto de skincare que diminui os poros dilatados e não seja muito caro!”

“O que vocês recomendam para poros dilatados? Produtos, dicas no cuidado diário...”

Perguntas como estas são comuns, tanto em grupos de cuidados com a pele, quanto nos atendimentos presenciais.

Nossos poros desempenham um papel importante na saúde da pele, mas, em muitas pessoas, eles ficam bastante dilatados e dão um aspecto de “casca de laranja”, deixando a pele com aparência irregular, principalmente com maquiagem.

Para encontrar o melhor tratamento ou produto, primeiro, é importante entender o que são os poros, como eles funcionam, por que se dilatam e o que pode ser feito para realmente minimizá-los.

E é com isso que vou te ajudar neste post!

Como tratar os poros dilatados?

O que são os poros?


Os poros são aberturas na superfície da pele responsáveis pela secreção do óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Eles desempenham um papel importante: o folículo piloso permite que o óleo gerado pelas glândulas sebáceas atinja a superfície e lubrifique a pele.


Como tratar os poros dilatados?

 
O óleo natural, chamado sebo, ajuda a manter a pele macia, hidratada, protegida e saudável, embora seu excesso acabe incomodando pessoas de pele muito oleosa.

Os poros não abrem e nem fecham, eles se dilatam!


Para que qualquer coisa no nosso corpo abra e feche, uma contração muscular deve ocorrer. Os poros ficam sobre a pele, longe de qualquer influência do movimento muscular.

O único músculo que influencia a pele é o Arrector pili, que é anexado ao folículo piloso nos mamíferos e, por contração, causa arrepios.

Por que os poros dilatam?


Uma série de fatores influenciam na dilatação:

  • O tamanho dos poros é determinado pela genética e tipo de pele. Pessoas cuja pele é oleosa, geralmente, têm poros maiores, pois o tamanho do poro é proporcional às dimensões da glândula sebácea.
  • Além disso, os danos ao colágeno fazem com que os poros se dilatem, visto que a pele perde a elasticidade e sustentação, ficando mais flácida.
  • Nas mulheres, as glândulas sebáceas respondem ainda aos ciclos hormonais. Durante a fase da ovulação, os poros ficam aumentados, havendo também um aumento da produção de sebo.
  • Hábitos ruins, como a má alimentação, exposição excessiva ao sol, noites de sono insuficientes, estresse e produtos errados também exercem influência na aparência geral da pele e dos poros.

Os poros ficam maiores quando estão sujos:


Visualize um balão vazio e depois o encha de água ou ar — ele cresce, certo? Se você o esvaziar, ele ficará um pouco esticado e não poderá recuperar seu tamanho normal. O mesmo acontece com os nossos poros, que quando estão sujos podem aumentar em 10 vezes do seu tamanho habitual.

Como tratar os poros dilatados?

Qual o melhor tratamento para poros dilatados?


É importante entender o que você pode e não pode esperar de um tratamento para poros dilatados. Embora existam muitos produtos que prometem fechar os poros, isso não é possível

Não há produto para a pele no universo que possa modificar fisicamente o tamanho dos poros, não importa quanto custe!

A boa notícia é que você pode minimizar a aparência dos poros com bons hábitos de cuidados com a pele: limpando, esfoliando, removendo as células mortas e o óleo que fica preso no folículo piloso e protegendo contra a degradação do colágeno.

Quando o sebo e as células mortas são removidos, a superfície da pele fica mais limpa, lisa e uniforme. Os poros limpos parecem menos óbvios, pois retornam ao seu tamanho normal.

Os tratamentos estéticos são limitados para o tratamento de poros dilatados, porém, há opções cosméticas tópicas que controlam e amenizam essa disfunção, são elas:

  1. Retinol
  2. Ácido Salicílico
  3. Ácido Mandélico
  4. Niacinamida
  5. Protetor Solar

1. RETINOL


O retinol inibe as enzimas responsáveis pela degradação do colágeno. Fazendo isso, ele consegue melhorar o aspecto rugoso e envelhecido da pele, deixando a superfície mais lisa e os poros apertadinhos.


2. ÁCIDO SALICÍLICO


O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido utilizado a mais de um século pela dermatologia. Ele tem ação na acne e em processos inflamatórios, mas pode ser utilizado em pessoas com acne pustulosa ou não. Esse ácido é conhecido, principalmente, porque dissolve o sebo presente dos poros, mantendo-os limpos e em seu tamanho normal.

3. ÁCIDO MANDÉLICO


O ácido mandélico é uma opção de tratamento para poros dilatados pois ele melhora o aspecto geral da pele, incluindo a produção excessiva de sebo. Sua ação esfoliante permite a renovação celular, remoção de células mortas, eliminação de sebo e melhora da oleosidade.

Por ser um ácido de maior peso molecular e penetração mais lenta, seus resultados são visíveis de forma mais demorada que os demais alfa-hidroxiácidos, possuindo uma ação mais suave e não tão agressiva.

Pessoas com boa resistência a ácidos podem substituir o mandélico pelo glicólico, que tem penetração e ação mais rápida.


4. NIACINAMIDA


A niacinamida é utilizada com frequência em cosméticos para acne e oleosidade. No tratamento de poros dilatados, seus resultados acontecem porque a substância diminui consideravelmente a eliminação do sebo no duto que liga a glândula sebácea a superfície da pele, o que diminui a dilatação dos poros.


5. PROTETOR SOLAR


Sim, a utilização diária do protetor solar também influencia no tamanho dos seus poros. A exposição solar sem proteção causa danos as fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele, com essas fibras afetadas, a pele perde a firmeza e seus poros aparentam ser maiores.

Portanto, utilizar protetor solar de amplo espectro (UVA/UVB) com FPS igual ou maior que 30 , sempre que for se expor direta ou indiretamente ao sol, é essencial para manter a saúde geral da sua pele.


Rotina de Skincare para poros dilatados:


Como visto, manter seus poros no tamanho normal requer uma combinação de ações: limpar, remover as células mortas, remover a oleosidade e proteger contra as agressões diárias. Sendo assim, a rotina de skincare para minimizar os poros dilatados deve focar nestas áreas!

1. Higienize a pele todos os dias:


Durante todo o dia a nossa pele é exposta a bactérias, sujeiras, poluição e detritos de produtos que usamos. O acúmulo de tudo isso é capaz de aumentar a oleosidade e obstruir os poros.

Por isso é extremamente importante higienizar a pele, pelo menos, duas vezes ao dia com um sabonete específico para o rosto, principalmente antes de ir dormir.

2. Use produtos esfoliantes algumas vezes na semana:


Livrar-se das células mortas da pele não só evita a obstrução dos poros e as espinhas, mas também incentiva a produção de novas células que manterão a pele saudável e brilhante.

A esfoliação pode ser física ou química, leia mais sobre as diferenças entre ambas neste post: Esfoliar o rosto clareia manchas?

3. Use protetor solar todos os dias


Quando a pele começa a perder sua firmeza, os poros parecem mais perceptíveis. E quanto mais o sol danifica a pele, menos firmeza ela tem.

A aplicação de um protetor solar de amplo espectro - e resistente à água - com FPS 30 ou superior ajuda a proteger a pele dos danos cumulativos causados pelos raios solares.

A sua rotina de skincare para poros dilatados ficará da seguinte maneira:


 Rotina diurna:
  • Sabonete
  • Niacinamida (uso diurno é seguro)
  • Protetor Solar
 Rotina noturna:
  • Sabonete (ou cleansing oil)
  • Retinol
  • Hidratante
  • Ácido Mandélico 1x na semana no lugar do retinol
Rotina de skincare para poros dilatados

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Publicado originalmente em 18/07/2019 | modificado e atualizado em 19/03/2022

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana