PUBLICIDADE

Como clarear manchas de acne em até 6 semanas

25 abril 2022
Quem sofre com acne dificilmente consegue evitar o surgimento das manchas que aparecem devido a ativação da síntese da melanina causada pela inflamação.

E se essas manchas forem de cor azul-acinzentada o drama é ainda maior, pois o tempo de clareamento é mais longo. Por isso, é necessário criar uma rotina de cuidados com base no tipo e na cor da mancha.

Vamos aprender a montar a sua? Continue lendo o post!

Como as manchas surgem na pele?


Antes de tentar tratar, é muito importante conhecer os motivos que desencadeiam as manchas, para então saber como controlar e combatê-las.

Na camada mais superficial, a epiderme, temos dois tipos de células que desempenham um papel importante na pigmentação de nossa pele:

MELANÓCITOS: As máquinas que produzem o pigmento. São encontrados em toda a nossa pele a uma proporção de 1:10, ou seja, 1 melanócito para cada 10 queratinócitos. Eles sintetizam uma enzima, chamada tirosinase, que forma o pigmento marrom — a melanina — dentro dos melanossomas, que vamos comparar com saquinhos de pigmento.

QUERATINÓCITOS: Os elevadores dos saquinhos. Cada melanócito está em contato com dezenas de queratinócitos aos quais transfere os saquinhos de pigmento por meio de dendritos, que podemos comparar com os tentáculos de um polvo. Durante seu ciclo de vida, os queratinócitos sobem com esses sacos de pigmento à superfície da pele, onde morrem e se tornam células mortas (ou corneócitos). E assim surgem as manchas que conseguimos ver a olho nu!

Como as manchas surgem na pele

Toda mancha aparece após algum processo inflamatório que ativa as células para produzir pigmento como um mecanismo de defesa.

7 etapas para clarear manchas de acne


Agora que sabemos o que são melanócitos e como o pigmento é produzido, veremos como atacar esses melanócitos, a tirosinase, os melanossomas e impedir a transferência do pigmento.


Quando se trata do clareamento de manchas, as principais ações a serem tomadas deve ser:

  • regular a produção de melanina no melanócito para que ele pare de produzir de forma descontrolada o pigmento;
  • impedir que a melanina já formada chegue à superfície da pele;
  • remover as células já pigmentadas (manchadas) da superfície da pele.

Abaixo, você terá uma lista de ingredientes cosméticos e suas concentrações dentro do ponto forte onde eles atacam a produção de manchas.

É importante lembrar que o processo de eliminação de manchas é longo e progressivo, e é preciso associar ingredientes que atuam nos diferentes estágios da formação da melanina, tanto inibindo a formação quanto a transferência do pigmento, além de forçar a renovação da pele.


1. Evitar a formação da tirosinase


Os melanócitos recebem diferentes estímulos que enviam ordens aos seus núcleos celulares para que manifestem os genes que levarão à formação de tirosinase. Evitando sua formação, vamos evitar o surgimento das manchas.

Do ponto de vista cosmético, a literatura contempla apenas o retinol como o ingrediente capaz evitar essa formação.


2. Inibir a tirosinase


Aqui bloqueamos a tirosinase para que, mesmo formada, ela não crie o pigmento. Neste caso, os seguintes ingredientes cumprem essa função:

  • Arbutin
  • Ácido Kójico
  • Ácido ascórbico
  • Butyl Resorcinol (0.05 – 1.0%)

3. Inibir a transferência do pigmento


Como vimos, a transferência dos melanossomas aos queratinócitos é uma etapa crítica para que o pigmento chegue à superfície da pele. Se evitarmos essa transferência, bloquearemos o escurecimento das manchas.

Para esse trabalho podemos contar com a niacinamida (2-5%).


4. Ingredientes anti-inflamatórios


Os ingredientes mencionados anteriormente visavam “parar” as reações que acontecem dentro dos melanócitos. Agora estou falando de parar os sinais externos para evitar que os melanócitos sejam estimulados.

O ácido tranexâmico e a cafeína agem nesta etapa devido as suas propriedades anti-inflamatórias conhecidas.

5. Ingredientes antioxidantes


O estresse oxidativo gerado pela radiação UV contribui com a ativação da melanogênese e todo o processo que leva ao surgimento e escurecimento de manchas.

Usar ingredientes com um efeito antioxidantecomo a vitamina C 5-10% — é recomendado, além disso, com ela estamos agindo em dois pontos: a inibição da melanina, uma vez que atua na tirosinase, e no efeito antioxidante sequestrante de radicais livres.

Ácidos para clarear manchas de acne

6. Ingredientes esfoliantes


Com o uso de esfoliantes aceleramos a renovação celular e removemos os queratinócitos ricos em melanina através da descamação da epiderme. Neste caso, os ingredientes mais comuns são ácido glicólico, lático e salicílico.

7. Proteção solar


A proteção solar é o passo mais importante de uma rotina para clarear manchas, sem ela todos os outros passos são em vão. Aliás, usar protetor solar diariamente é a maneira mais simples e econômica de clarear qualquer tipo de mancha na pele!


Como montar uma rotina de skincare para clarear manchas


Conhecemos algumas substâncias que conseguem agir no clareamento de manchas, mas como usá-las?

Obviamente você não deve usar todos os ingredientes citados neste post e não precisa criar uma rotina cheia de produtos. Menos é mais, e sua pele agradecerá!

Escolha um antioxidante para usar todos os dias pela manhã, e até dois despigmentantes para ir alternando durante as noites.

Como exemplo, a rotina ficaria assim: 

Manhã:

  1. Sabonete
  2. Antioxidante (Niacinamida)
  3. Hidratante (se necessário)
  4. Protetor Solar
Noite:

  • Sabonete
  • Despigmentante 1 alternado com despigmentante 2 (Ex: arbutin e tranexâmico)
  • Hidratante

Qualquer tratamento requer muita paciência, já que leva entre 6 e 12 semanas para que os resultados comecem a aparecer. Lembre-se: as manchas não surgem da noite para o dia, então não vão desaparecer como mágica!

Qualquer dúvida você pode deixar nos comentários!


Referências:

George. Tranexamic acid: An emerging depigmenting agent Vitamin C in dermatology

Leyden J, Wallo W. The mechanism of action and clinical benefits of soy for the treatment of hyperpigmentation. Int J Dermatol. abril de 2011;50(4):470-7.

Bissett D, Robinson L, Raleigh P, Miyamoto K, Hakozaki T, Li J, et al. Reduction in the appearance of facial hyperpigmentation by topical N-acetyl glucosamine. Journal of cosmetic dermatology. 1 de abril de 2007;6:20-6.

J. M. Gillbro and M. J. Olsson. The melanogenesis and mechanisms of skin-lightening agents – existing and new approaches. International Journal of Cosmetic Science, 2011, 33, 210–221.

2 comentários:

  1. Gostei muito do artigo, feito com linguagem fácil de entender, falou de produtos e não marcas. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Daniel. Hoje em dia é cada vez mais raro leitores tirarem um tempinho para comentar em blogs, saiba que isso foi muito valioso para mim! :D

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana