Sobre
Cuidados com a pele
Niacinamida para melasma, rosácea e acne — explicando o ingrediente!
10 outubro 2021
A niacinamida é mais um daqueles ingredientes que saiu ganhou fama frente aos consumidores graças a The Ordinary. Mas você sabe para o que ela realmente serve?
O que é a Niacinamida:
A niacinamida é a forma solúvel em água da vitamina B3. Ela é uma substância versátil que atua em diferentes problemas de pele, sendo um ingrediente estrela em cosméticos coreanos voltados para o clareamento de manchas.
Seus principais benefícios são:
- Capacidade antioxidante
- Regula a produção de sebo (concentrações em torno de 4%)
- Melhora a função barreira da pele
- Diminui a vermelhidão da pele
- Reduz linhas finas
- Previne e reduz a hiperpigmentação facial e axilar.
Esse ingrediente cosmético tem sido amplamente estudado e tem o mais alto nível de confiabilidade nos resultados desses estudos. Ou seja, possui evidências científicas que apoiam seus benefícios, desde a melhoria do tom de manchas da pele e a regulação da produção de sebo, até o controle do surgimento da acne e a reparação da barreira cutânea.
A niacinamida também é perfeitamente compatível com outros ingredientes frequentemente utilizados na rotina de cuidados com a pele, incluindo retinol, ácido glicólico, ácido salicílico, peptídeos, ácido hialurônico, vitamina C (sim!) e todos os tipos de antioxidantes.
Portanto, se você está iniciando a sua rotina de cuidados com a pele, buscar cosméticos com niacinamida pode ser o seu primeiro passo.
1. Niacinamida como antioxidante:
Na realidade, a capacidade antioxidante da niacinamida ocorre através do aumento de NADPH na pele, que tem como função combater os efeitos prejudiciais das espécies reativas de oxigênio e radicais livres — moléculas instáveis que degradam o colágeno e são as maiores responsáveis pelo envelhecimento cutâneo!
2. Niacinamida e a melhora na função de barreira da pele:
Isso acontece porque a niacinamida estimula a síntese de lipídios (ceramidas) e proteínas (queratina e filagrina), que reduzem a vermelhidão, aumentam a hidratação da pele e, assim, reduzem a perda de água transepidérmica.
Isso não é apenas interessante para quem tem pele seca, mas também para a pele com dermatite atópica, xerose e em tratamentos de rosácea (concentrações entre 2-5%).
Para quem tem rosácea, é ainda mais interessante combinar a niacinamida com outro ingrediente, como ceramidas.
- Veja também: Creamy Ácido Lático
3. Niacinamida para o melasma:
A niacinamida apresenta eficácia comparável à hidroquinona no controle de manchas do melasma devido a sua capacidade de inibir a transferência de melanina dos melanócitos para os queratinócitos.
Ela não evita a formação do pigmento, e sim a dispersão desse pigmento para a superfície da pele, inibindo o escurecimento de manchas já existentes, deixando a sua pele mais iluminada.
Um estudo avaliando 27 pacientes com melasma demonstrou que a niacinamida a 4% foi tão eficaz no clareamento das manchas quanto a hidroquinona a 4%.
4. Niacinamida para a pele oleosa e com acne:
Esse ingrediente é ainda benéfico para a pele oleosa e acneica, pois reduz a produção de sebo e controla o surgimento da acne.
Uma triagem clínica duplo-cega, realizada em 2013 com 60 voluntários com acne vulgar leve à moderada, considerou que um gel com niacinamida a 5% é um tratamento apropriado devido às suas propriedades anti-inflamatórias, que podem auxiliar na redução do eritema, e aos seus efeitos clareadores, que podem auxiliar na redução da hiperpigmentação pós-acne.
5. Niacinamida na redução de linhas finas:
Em um pequeno estudo do International Journal of Cosmetic Science, pesquisadores pediram a 50 mulheres brancas entre 40 e 60 anos para usar um hidratante de 5% de niacinamida na metade do rosto. Ele foi aplicado duas vezes por dia, e um hidratante placebo foi aplicado na outra metade da face.
Após oito semanas, os pesquisadores observaram uma redução no aparecimento de linhas finas no lado do rosto das mulheres que usavam niacinamida em comparação com o outro lado. Também houve redução no amarelamento da pele!
Posso usar Niacinamida e vitamina C juntas?
Vários sites afirmam que não devemos combinar o uso da niacinamida com a vitamina C porque pode gerar dois problemas: (1) ambos ingredientes perdem a eficácia, (2) pode gerar uma substância indesejada que leva à vermelhidão da pele (ácido nicotínico).
O impulso para essa ideia partiu de dois lados:
- Da indicação feita pela The Ordinary para não misturar seus produtos que contenham vitamina C e niacinamida;
- De estudos datados em 1960 que mostram incompatibilidade entre niacinamida e vitamina c;
Esses estudos foram desconsiderados desde o início porque usaram formas não estabilizadas de ambos os ingredientes, e em fórmulas modernas de cosméticos eles são estabilizados devido suas particularidades:
a niacinamida é um ingrediente resistente a luz e ao ar, enquanto a vitamina c (pura) é instável a essas condições. A niacinamida precisa ser formulada em um pH mais alto (neutro). Por outro lado, a vitamina c é melhor em uma fórmula de pH baixo (ácido).
Você pode encontrar uma explicação mais técnica e detalhada no post “Can you use Niacinamide and Vitamin C (Ascorbic Acid) together?” do formulador cosmético Stephen Alain Ko.
O ácido nicotínico é um problema apenas quando a niacinamida e a vitamina C são combinadas em um ambiente de temperatura muito alta, por um longo tempo. Temperatura essa que não é encontrada em ambientes domésticos nem se os produtos ficassem dias expostos ao sol!
Então, sim, você pode usar niacinamida e vitamina c juntas, seja no mesmo produto ou em produtos separados e obter múltiplos benefícios para a sua pele.
Niacinamida Principia Skincare:
Um sérum de niacinamida com ótimo custo-benefício é o da Principia Skincare, que traz niacinamida em uma concentração de 10% e Zinco PCA a 1%. Essa combinação é especialmente indicada para prevenir o aparecimento de manchas, clarear manchas existentes, controlar os níveis de oleosidade e melhorar o viço da pele.
Ambas as fórmulas são minimalistas e parecidas (não iguais!). Fiz uma comparação dos ingredientes na imagem abaixo, marcando em negrito aqueles que estão presentes nos dois produtos:
Você pode usar seu sérum de niacinamida na rotina da manhã, antes do protetor solar, e aproveitar suas propriedades antioxidantes durante o dia. Pode, ainda, usá-la na etapa de tratamento noturno, logo após a higienização completa da pele!
Bibliografia:
Niacinamide-containing facial moisturizer improves skin barrier and benefits subjects with rosacea. Draelos ZD1, Ertel K, Berge C.
http://kindofstephen.com/can-you-use-niacinamide-and-vitamin-c-ascorbic/
http://www.paulaschoice.com/cosmetic-ingredient-dictionary/definition/niacinamide
Hakozaki T, Minwalla L, Zhuang J, Chhoa M, Matsubara A, Miyamoto K, Greatens A, Hillebrand GG, Bissett DL, Boissy RE. The effect of niacinamide on reducing cutaneous pigmentation and suppression of melanosome transfer. Br J Dermatol. 2002 Jul;147(1):20-31.
Dicionário de ingredientes para cosmética e cuidados com a pele | 3° edição norte-americana
Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!
Compartilhe este post para ajudar na divulgação!
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!