PUBLICIDADE

Qual a função de cada cor de argila?

04 julho 2021
Durante séculos a argila tem sido amplamente usada nos cuidados com a pele, e continua sendo um dos ingredientes de skincare mais populares da atualidade.

Como há vários tipos e cores de argilas, com características próprias e indicações diferentes, é preciso conhecê-las para então identificar a mais adequada para o seu tipo de pele!

O que é argila?


A argila é um material natural, terroso, de granulação fina, que apresenta certa plasticidade quando é umedecida na água. É composta por partículas de silicato de alumínio, além de diversos oligoelementos que, além de determinar a sua coloração, também funcionam como potencializadores de determinados efeitos.

O alumínio, por exemplo, atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante, inibe o desenvolvimento de Staphylococcus aureus (causadora de espinhas e furúnculos) em cultura.


✎ Recomendado: Como prevenir e clarear manchas pós-depilação


Quais são os benefícios da argila para a pele?


A argila apresenta benefícios que variam conforme sua composição, porém, quase todas são ativadoras da microcirculação sanguínea, absorventes, antissépticas e cicatrizantes.

Quando a argila é aplicada, estabelece-se um sistema de troca entre seus oligoelementos (Ferro, Silício, Manganês, Alumínio etc.) e a pele. A presença destes minerais da argila confere alguns resultados em nossa pele, como a capacidade de realizar uma esfoliação ao remover as células mortas, ativar a circulação e absorver as impurezas. 

Os estímulos provocados pelas argilas são capazes de remover resíduos de glândulas sudoríparas e sebáceas, além de aumentar a nutrição tópica.


Qual a função de cada cor de argila?



Qual a função de cada cor de argila?


Cada argila possui sua particularidade quanto aos fins estéticos e as cores são fatores contribuintes para esta diferenciação. As mais populares são:

Argila verde — a mais tradicional das argilas, também chamada de montemolinorita, é rica em silício e zinco, possui ação adstringente (sebo-reguladora), cicatrizante e oxigenante. Possui a maior variedade de oligoelementos, tem pH neutro, tendo função secativa, emoliente, absorvente, bactericida e cicatrizante. Indicada para peles oleosas e acneicas.

Argila branca — é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado. Possui pH muito próximo da pele, e seus principais benefícios são absorver a oleosidade sem desidratar, suavizar e cicatrizar. Por ser a mais leve de todas as argilas, pode ser utilizada pura ou com outras argilas para suavizar seus efeitos.

Argila vermelha — rica em óxido de ferro, que tem papel importante na respiração celular. Na pele, sua ação é reguladora do fluxo sanguíneo, sendo benéfica para pele fina, seca e com falta de elasticidade.

Argila rosa — mistura de argila branca e vermelha, menos absorvente e mais suave do que a argila verde. Seu efeito é antioxidante, calmante; muito usada para peles secas e sensíveis.

Argila amarela — rica em silício e potássio, exerce um papel fundamental na nutrição e reconstituição celular, retardando o envelhecimento cutâneo.

✎ Confira: Como identificar o seu tipo de pele


Como usar a argila na pele?


  • Em uma vasilha de vidro, cerâmica ou madeira, coloque uma colher de sopa de argila em pó da sua preferência.
  • Adicione água mineral até obter uma consistência pastosa. Se ficar muito grossa, não vai secar na pele. Se ficar muita fina, não será suficiente.
  • Com o rosto seco e limpo, aplique a mistura de maneira que cubra toda a pele, exceto ao redor dos olhos.
  • Espere secar, mas não ao ponto de a argila rachar por completo na pele.
  • Remova a argila com algodão ou gaze umedecida em água.
  • Finalize aplicando uma máscara hidratante calmante e realize uma massagem relaxante.

As argilas utilizadas para fins estéticos e cosméticos devem seguir uma série de requisitos de segurança química (pureza, estabilidade, inércia química), física (tamanho da partícula, textura) e toxicológica (controlado teor de metais pesados) para oferecerem produtos com alto grau de qualidade.

Por isso, sempre opte por comprar em um local seguro e que ofereça argilas de qualidade, para não correr nenhum risco de desenvolver efeitos indesejados.

Tem alguma dúvida? Pode deixar nos comentários, ficarei muito feliz em te ajudar!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana