PUBLICIDADE

Como prevenir e clarear manchas nas axilas e virilhas

09 junho 2021
Por se tratar de áreas que estão frequentemente submetidas a atritos e processos inflamatórios, as axilas e as virilhas podem apresentar-se manchadas. Além de fatores hormonais, a depilação, o uso de certos cosméticos, roupas apertadas e a própria umidade da região estimulam o aumento da produção de melanina no local, levando ao surgimento de manchas.

Cuidados básicos para prevenir manchas nas axilas e virilhas


Uma depilação agressiva ou malfeita pode causar traumas no local, obstruções, encravamento dos pelos e foliculite, desencadeando uma resposta inflamatória que causará a hiperpigmentação. Como a prevenção é melhor que a cura, é importante ter alguns cuidados básicos antes e após a depilação para evitar as manchas.

Esses cuidados incluem:

  • Esfoliação;
  • Limpeza da pele;
  • Talco;
  • Hidratação;
  • Evitar o uso de produtos agressivos;


1. Esfoliação:


Realize uma esfoliação dois dias antes da depilação, nunca no mesmo dia, para não sensibilizar a região. Essa etapa promove o afinamento da pele, facilita a saída do pelo e aumenta a permeabilidade de outros ativos que serão utilizados posteriormente.



2. Limpeza da pele


No momento da depilação a pele da região deve estar limpa e seca, sem resíduo de cremes, óleos, desodorantes e suor. Por isso, é essencial o uso de uma loção adstringente pré-depilatória que ofereça assepsia e ajude a prevenir a foliculite. Com isso, a depilação fica mais eficiente e, no caso de depilação com cera, melhora a aderência da cera na pele e evita a reaplicação.

O óleo essencial de melaleuca é antifúngico, antisséptico, cicatrizante, parasiticida e anti-infeccioso, é um dos óleos cujas propriedades médicas são amplamente documentadas. É seguro para uso caseiro, pois não há necessidade de diluição!

3. Talco


O talco ajuda a proteger a pele, principalmente se a depilação for feita com cera, pois impede que ela entre em contato direto e grude demais na área que está sendo depilada. Se o talco for antisséptico, melhor!


Após a depilação evite o uso de desodorantes, perfumes ou qualquer produto que contenha álcool por 24h. Para prevenir manchas, a exposição solar da área depilada deve ser evitada por pelo menos 48h. Além disso, é importante o uso de roupas leves para diminuir o atrito e, assim, evitar ou diminuir o aparecimento de pelos encravados.


4. Hidratação


Uma pele com bons níveis de hidratação tem uma boa elasticidade, aspecto macio e suave, mas, por outro lado, uma pele ressecada perde a sua elasticidade e apresenta-se como “pele de galinha”, isto é, áspera e com aspecto de lixa.

Sendo assim,  é importante evitar o ressecamento da região utilizando hidratantes, isso também aumentará a resistência aos atritos diários.



5. Esfoliação pós-depilação


Três dias após a depilação é aconselhado realizar uma nova esfoliação para remover células mortas e facilitar a saída do pelo, visando, mais uma vez, prevenir o surgimento de pelos encravados.

Nunca esfolie mais do que duas vezes por semana, para não causar o ressecamento da pele!

Como prevenir e clarear manchas nas axilas e virilhas




Como clarear manchas nas axilas e virilhas


Atualmente, não há um tratamento único para o clareamento de axilas e virilhas, mas geralmente são utilizados ativos despigmentantes, como ácidos e vitaminas, pois agem inibindo a ação da tirosinase e degradando a melanina depositada na superfície da pele.


Lucas Portilho, farmacêutico e especialista em cosmetologia, sugere utilizar um creme manipulado (livre de fragrâncias) com niacinamida 4%, glycerina 5%, óleo de girassol 5% e manteiga de Shorea 5%. Ambos são ingredientes cosméticos, por isso, podem ser manipulados sem prescrição médica.

  • Além de reduzir a pigmentação e a inflamação, a niacinamida reduz as alterações degenerativas causadas pelo sol.
  • O óleo de girassol é um ótimo hidratante, pois é rico em ácidos graxos e Vitamina E — que promove um efeito antienvelhecimento —, ajuda em processos de cicatrização e é rapidamente absorvido pela pele.
  • A manteiga de Shorea é um ingrediente anti-aging por sua grande concentração de ácidos graxos insaponificáveis e ômega 9, ainda previne o ressecamento e não possui residual oleoso.


Além dos ácidos, também costumam utilizar argilas no clareamento de axilas e virilhas, já que elas são cicatrizantes, absorventes e renovadoras. Outra propriedade interessante é a de melhorar sensivelmente o toque, reduzindo a oleosidade e proporcionando sensação aveludada da pele.

As argilas mais recomendadas para este fim são:

— Argila branca: Com elevada quantidade de alumínio, seu principal benefício é a cicatrização. Também possui propriedade clareadora, suavizante e adstringente.

— Argila verde: É absorvente, regeneradora, desintoxicante, antisséptica, bactericida, cicatrizante e esfoliante.

Como usar:

Dilua um pouco de argila em água mineral até obter uma consistência pastosa e grossa. Pincele a máscara de argila na região a ser tratada. Descanse e aguarde a argila secar. Remova com água gelada, seque e aplique o hidratante de niacinamida na região.
Recomenda-se a frequência de uma vez por semana, com duração de 6 a 10 aplicações.

Apenas faça o uso da máscara de argila entre três e sete dias APÓS a depilação, pois a área pode ficar sensibilizada.

Creme para clarear manchas nas axilas e virilhas

Tem alguma dúvida? Pode deixar nos comentários, ficarei muito feliz em te ajudar!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana