PUBLICIDADE

9 habilidades de blogueira para incluir em seu currículo

10 setembro 2020
Embora muitos blogs sejam de natureza pessoal, um blog de qualidade pode ser um complemento sólido para o seu currículo, pois envolve muitas habilidades que são úteis no desenvolvimento profissional — codificação, design, planejamento, produção, marketing, gestão de mídias, metas, análises etc. 

9 habilidades de blogueira para incluir em seu currículo


Como adicionar a experiência com blog no seu currículo:


Antes de tudo, é preciso saber se a experiência adquirida realmente será vantajosa para o emprego que você está buscando. Para descobrir, responda às seguintes perguntas:

1. As habilidades que eu ganhei com o blog são relevantes para o meu campo profissional? Por exemplo, habilidades de SEO se você pretende trabalhar diretamente com marketing.

2. O assunto do meu blog é relevante para a minha área profissional? Por exemplo, um blog de moda se você pretende trabalhar em uma empresa de consultoria de moda.

3. O conteúdo e o layout do meu blog são profissionais? Se o visual do seu blog não é profissional, ele não vai adicionar ao seu pedido de emprego.

9 habilidades de blog para incluir em seu currículo: 


Essas habilidades são tão valiosas quanto as adquiridas em uma ocupação tradicional. Se você está buscando emprego, considere incluir as habilidades abaixo em seu currículo!


1. HABILIDADES CORPORATIVAS


As habilidades corporativas são um conjunto de qualificações que são adquiridas por meio do conhecimento e da prática, e são requeridas para atingir os objetivos específicos de cada função. 

Como blogueiros, há uma série de habilidades que adquirimos diariamente sem sequer percebermos. Trabalhamos, principalmente, de maneira independente e, como tal, somos nossos próprios chefes, então planejamos a nossa carga horária e criamos estratégias para atingir metas particulares — como o aumento de tráfego — tudo isso, por sua vez, exige iniciativa, criatividade e inovação. 

Destaco:

Seu blog foi construído por você, do zero. Toda vez que você faz uma divulgação, está vendendo seu conteúdo para o mundo. 

Também cuida da produção, do design e do marketing. Encontra brechas no seu nicho e sabe como preenchê-las para conquistar seu público. 

Isso é criatividade e proatividade! 

Você responde e-mails e se aproxima de marcas para debater possíveis trabalhos em parceria. Isso é capacidade de se comunicar efetivamente e negociar termos para projetos!

2. MARKETING DIGITAL


A pesquisa de mercado é uma parte fundamental para o desenvolvimento da estratégia de um blog. Nós coletamos informações que fornecem uma visão sobre os padrões de comportamento do nosso público-alvo e utilizamos a nosso favor. Como também analisamos a concorrência para fazer modificações em nosso negócio. 

Ainda monitoramos e revisamos regularmente as nossas atividades de marketing para determinar se elas estão alcançando os resultados desejados.

Hoje, tudo isso é importante para o desenvolvimento de uma empresa no mundo digital.

3. OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE PESQUISA (SEO)


Agora que a maioria das empresas estão online, há muita competição na internet, por isso a otimização para mecanismos de busca é um aspecto crucial no marketing de conteúdo. 

Quando as pessoas realizam uma pesquisa no Google, elas acabam obtendo muitos resultados. O que determina qual site classifica em primeiro, segundo ou terceiro lugar é a otimização para buscas. 

Por isso nós aprendemos a otimizar, para tornar nosso blog amigável e classificá-lo mais alto nos resultados de pesquisa. O que, por sua vez, aumenta o tráfego e alcance. 

Conhecer o básico do SEO através de um blog lhe dá uma vantagem sobre a concorrência. Você já está familiarizado com um aspecto decisivo do marketing e pode começar a trabalhar nele imediatamente!

Confira: Como aparecer no Google gratuitamente

4. CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA


Com um blog nós gastamos muito tempo em um computador, — trabalhando com diferentes programas e usando navegadores da web —, o que nos faz adquirir conhecimentos tecnológicos que são indispensáveis no século 21.

→ Backup de dados:


Estamos constantemente criando e salvando arquivos — desde fotos e vídeos, até e-books e outros documentos importantes. O backup de dados ajuda a economizar tempo quando se trata de se recuperar de acidentes.

→ Pacote Office: 


Em particular, eu uso o PowerPoint quase que diariamente para criar imagens para este blog e minhas redes sociais. Nas apresentações corporativas essa ferramenta é bastante explorada! 

O Excel também é muito utilizado e valorizado no mundo corporativo para organizar registros, orçamentos e declarações de lucros/perdas. 

Para aprender a utilizar parte dessas funcionalidades, nada melhor do que praticar nos próprios programas — algo que nós fazemos, blogueiros, fazemos sempre!

→ Navegar na internet: 


Todos os dias nós verificamos e-mails, utilizamos a pesquisa do google (ou outros buscadores), instalamos e executamos diferentes programas para realizar tarefas simples, mas que podem parecer complicadas para pessoas inexperientes. 

Por isso, compreender como realizar atividades em diferentes plataformas é uma habilidade importante.

→ HTML básico: 


Uma vez que fazemos modificações no template, e incluímos e excluímos códigos dos nossos blogs, compreendemos o básico da linguagem em que as páginas da web são “escritas” e somos capazes de entender por que uma página não está funcionando corretamente.


5. DIGITAÇÃO


Uma das habilidades mais valiosas que ganhei por ser blogueira foi a velocidade de digitação. Essa agilidade tornou-se ainda mais importante hoje no mercado corporativo porque a comunicação diária acontece, em grande parte, através do digital. 

6. ANÁLISE DE DADOS


Usamos o Google Analytics para monitorar tendências e quando quebramos esses dados estamos analisando-os. 

O mesmo acontece com o Pinterest Analytics, o qual utilizamos para acompanhar o alcance/engajamento dos nossos pins e usamos esses dados para planejar pins futuros. 

Estamos constantemente processando gráficos, números e trechos de dados para planejar conteúdo com base nas tendências passadas — de fracasso ou sucesso — que foram analisadas.

+ Acesse: Como usar os 3 relatórios mais úteis do Google Analytics

7. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Enquanto blogamos nos deparamos com problemas que requerem resoluções rápidas. Isso pode incluir um conteúdo autoral que foi roubado ou erros nos rastreadores do blog — e, em algumas ocasiões, não há informações corretas para nos ajudar, então somos forçados a pensar fora da caixa e encontrar uma solução coerente.

8. GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS


Gerenciar várias páginas de mídia social é um grande desafio. Cada plataforma tem seu algoritmo e funciona de uma forma completamente diferente, portanto, precisamos nos adaptar e traçar diferentes estratégias de conteúdo para alcançar nosso público ideal. 

Algumas empresas têm equipes que se dedicam exclusivamente a gerenciar a presença nas redes sociais. Enquanto há outras que contratam gerenciadores que trabalham remotamente em casa — por essa razão, há vários blogueiros que também são contratados para a função, pois nós sabemos como fazer. Temos experiência em criar posts, escrever legendas envolventes, adaptar conteúdo e entregá-lo no melhor momento para receber engajamento.

Leia: Como planejar um mês de posts para o instagram

9. DESENVOLVIMENTO PESSOAL


Habilidades autodidatas são valiosas, e nós blogueiros estamos sempre aprendendo algo novo para melhorar nossos blogs — seja através de tutoriais ou fazendo testes sozinhos. 

Não iniciamos com perfeição, crescemos à medida que reconhecemos nossos pontos fortes e fracos e buscamos aprender mais para evoluir.

O blog é o seu canto exclusivo. Administrar algo próprio já mostra que você consegue gerir um projeto sozinha, que sabe planejar, tomar as rédeas e resolver problemas sem precisar de alguém direcionando o seu trabalho. Essas são as habilidades favoritas dos empregadores!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

4 comentários:

  1. Ótimas essas dicas, adorei!
    Inclusive, já coloquei algumas infos sobre meu perfil de criador no currículo já que meu interesse é trabalhar com marketing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enriquece bastante o currículo, né? Na maioria das vezes os entrevistadores ficam bastante interessados.

      Obrigada pela visita e comentário, Bruna! 🖤

      Excluir
  2. Menina do céu, algumas dessas coisas eu já coloco no meu currículo e me fez encontrar meu primeiro estágio haha. Já vou atualizar as outras coisas que não coloquei por achar que não seria bom e o post me disse o contrário. Post maravilhoso!

    Beijos,
    batomvermelhoblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que incrível, Amanda. Também graças a essas experiências me apareceram várias oportunidades de trabalho!

      Muito obrigada pela visita e comentário. 🖤

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana