PUBLICIDADE

3 maiores MITOS sobre o algoritmo do Instagram

27 maio 2020
Um dos maiores sofredores de fakenews é o algoritmo do instagram. Os usuários publicaram tantas vezes as mesmas mentiras que muita gente já as consideram verdade absoluta!

Em 2018, Julian Gutman, líder de produto do instagram, reuniu um grupo de repórteres para falar sobre os rumores acerca do controverso algoritmo. Em janeiro deste ano, a plataforma usou o perfil @creators para eliminar os mitos que os usuários espalham com frequência!

Como funciona o algoritmo do instagram



Mito 1: “O instagram só mostra a sua publicação para 7-10% dos seus seguidores.”


Na verdade, o feed dos usuários é personalizado com base nas publicações e perfis com quais interagem com mais frequência. Ainda assim, se continuarem rolando o feed, verão publicações de todas as pessoas que seguem. O que mudou foi a ordem de classificação (publicações relevantes primeiro), e não a porcentagem de distribuição. 

Se o alcance das suas publicações está baixo, significa que seus seguidores não costumam interagir com seu perfil ou não usam o aplicativo com frequência (mais explicações abaixo), portanto, não recebem suas atualizações de imediato no feed. 


Como corrigir: concentre-se na criação de conteúdo que envolva o seu público-alvo!



Mito 2: “O instagram não gosta e bane posts que são lotados de hashtags. Use 5 ou 8, no máximo!”


Na sua central de ajuda o instagram deixa claro: você pode usar até 30 hashtags em uma publicação. Ao fazer isso, a sua foto ou vídeo ficará visível na página das hashtags correspondentes. 

A plataforma sempre incentivou o uso de hashtags, pois elas categorizam seu conteúdo e o torna detectável por pessoas que ainda não te seguem, mas se interessam pelo assunto. 

Em 2017, para facilitar a descoberta de conteúdo, foi lançado o recurso “seguir hashtags”. Isso significa que, em vez de um usuário ter de procurar pela hashtag, as principais publicações com aquela hashtag aparecerão automaticamente no seu feed

O que ter em mente: seja intencional e use hashtags relevantes para o conteúdo que você posta, e que seu potencial público-alvo está realmente procurando. Aproveite as 30 possibilidades de alcançar novas pessoas!

3 maiores MITOS sobre o algoritmo do Instagram


Mito 03: “Participar de grupos de engajamento ajuda um post aparecer no topo do feed dos usuários”


Autenticidade e transparência são essenciais para criar um engajamento sustentável no instagram. Tentar “enganar” o sistema pode fornecer um benefício a curto prazo, mas não é uma receita para o sucesso a longo prazo.

Além disso, o ranking de feeds do instagram é impulsionado pelo aprendizado de máquina, que se adapta constantemente a novos padrões de dados para reconhecer atividades não autênticas e fazer ajustes.

Durante a reunião, a equipe do instagram reiterou:


  1. A plataforma não oculta as postagens no feed e você verá tudo que foi postado por todos os perfis que você segue se continuar rolando.
  2. A classificação dos feeds não favorece um formato de conteúdo específico, mas os feeds são personalizados com base no tipo de conteúdo com o qual os usuários mais se envolvem. Se você não se envolve com vídeos, verá menos vídeos.
  3. O feed do Instagram não favorece usuários que usam o Stories, Live ou IGTV.
  4. O Instagram não prejudica os usuários por postarem com muita frequência, mas pode substituir seu conteúdo pelo de outro usuário se você publicar em um curto espaço de tempo postagens separadas.
  5. O Instagram não fornece presença extra nos feeds para contas pessoais ou comerciais, portanto, a troca não ajudará ou prejudicará seu alcance.
  6. Shadowban não é real. O instagram não oculta seu conteúdo por utilizar muitas hashtags.

Então, como funciona o algoritmo do Instagram?


A equipe do produto reiterou que, como o instagram depende do aprendizado de máquina para criar um feed exclusivo para todos, três principais fatores determinam o que você vê na sua página inicial:

01. Relacionamento: o algoritmo dá uma classificação mais alta para publicações de contas com as quais você interage com frequência, seja por meio de comentários, curtidas, trocas de mensagens e compartilhamentos.

02. Interesse: com base em comportamentos anteriores e na visão da máquina, analisando o conteúdo real, o algoritmo classifica publicações com as quais você tem mais probabilidade de interagir.

03. Recência: As postagens mais recentes têm mais probabilidades de aparecem no topo do feed.

Além desses fatores iniciais, três sinais adicionais influenciam a classificação:


  1. Frequência de uso: o algoritmo mostra as melhores postagens desde a última vez que o usuário abriu o aplicativo. Isso significa que, usuários que não abrem o instagram com frequência só verão as publicações de um influenciador no topo do feed se elas obtiverem boas taxas de engajamento.
  2. Tempo da sessão: da mesma forma, o tempo que você gasta no aplicativo é o que determina se você verá apenas as melhores publicações desde a sua última visita ou publicações recentes. Quem gasta mais de 30 minutos percorrendo o feed vê mais postagens, além das populares, do que quem passa apenas 5 minutos.
  3. Contas seguidas: se você segue muitas pessoas o Instagram seleciona uma variedade maior de contas, para que você não veja apenas publicações de perfis específicos.

Quais estatísticas afetam a classificação nos feeds?
  • Comentários
  • Curtidas
  • Compartilhamentos
  • Visualizações

Por que as minhas publicações alcançam cada vez menos pessoas?


É uma consequência natural e inevitável da popularização da plataforma, que cada vez recebe mais usuários e novos conteúdos, aumentando a concorrência nos feeds.
Se os seus seguidores não se envolvem com as suas publicações, a sua taxa de engajamento diminui. E uma taxa de engajamento baixa é um sinal para o algoritmo de que a sua conta não produz conteúdo relevante.

5 práticas recomendadas para melhorar a sua estratégia no Instagram:


  1. Seja consistente e crie um relacionamento com o seu público.
  2. Fique de olho nas suas análises e use-as a seu favor. Quais formatos e estilos de conteúdo recebem mais engajamento? Quanto do seu alcance é proveniente de hashtags?
  3. Reutilize seu conteúdo com melhor desempenho. 
  4. Use hashtags corretamente.
  5. Publique quando o seu público estiver online.
Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog & @manualdopinterest

Referências: 
@creators - Instagram oficial

10 comentários:

  1. São todas ótimas dicas.
    Eu vejo muito isso no instagram "não use mais de 5 #..".
    E eu fico o que?? Porque sei que pode até 30 e porque não usar 30 de forma correta. Eu tenho curtidas até hoje em fotos que tem mais de 1 ano e elas vem da #.
    Beijos!
    Dicas de Blogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho muitas publicações que recebem engajamento diário por causa das hashtags. E uso as 30, elas são ótimas para expandir o alcance!

      Obrigada pela sua visita e comentário.

      Excluir
  2. Dicas ótimas para quem precisa profissionalizar a conta.
    Tem post novo no blog - adoraria sua visita :)
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, preciso muito profissionalizar meu instagram, preciso de conhecimento, habilidade e tempo, porque cá pra nós, rede social toma muuiitoo tempo da gente. Quanto tempo voce levou para fazer esse blog e quanto tempo leva para elaborar e postar seus conteudos? bjs obrigada e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, criar conteúdo e gerenciar redes sociais consome muito tempo. Eu tenho este blog desde 2014, e me dedico a ele mais de 8 horas por dia, pois é daqui que me sustento. Para elaborar um único post o tempo vária bastante, pois inclui estudo, pesquisa de dúvidas, rascunho, elaboração e post final. As vezes pode ficar pronto em 3 dias, mas também já cheguei a investir 1 semana em um único post!

      Excluir
  4. Adorei, muito obrigada pelas dicas 😊

    ResponderExcluir
  5. Olá, encontrei você por acaso, mas super me identifiquei com sua forma natural e verdadeira de se comunicar. E explicar, para quem está começando, um pouco mais desse mundo louco que é o marketing digital, realmente dá bastante trabalho elaborar textos, posts, mas estou aprendendo, eu era bem tímida, e levei 1 ano desde o momento que abri minha conta profissional e até o momento que realmente comecei a fazer posts, rs, mas aos poucos estou progredindo, ainda não consegui fazer vídeos, onde mostro o meu rosto, mas ainda chego lá.
    Obrigada, e parabéns pelo conteúdo do seu blog!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o conteúdo, foi de grande ajuda para mim!!

    Só estou com uma dúvida ouvi dizer que não se pode curtir mais 3 lost de uma mesma pessoa porque prejudica o engajamento dela e o meu, isso é verdade?
    Porque as vezes quando descubro um perfil novo do meu Interesse eu acesso e consequentemente eu curto e comento por que gostei, mas recentemente fui advertida por um perfil por eu ter feito isso! Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é um mito sem fundamento. Pode curtir quantos posts quiser! Inclusive, essa ação irá sinalizar ao algoritmo que você gostou dos posts do perfil e as futuras publicações aparecerão no seu feed.

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana