PUBLICIDADE

Como viralizar no instagram (assim eu alcanço +60 mil pessoas)

25 março 2019
Viralizar conteúdo no Instagram traz resultados extremamente poderosos. Quando você aparece no explorar, ou fica marcado como conteúdo relevante em várias hashtags, o alcance da sua publicação aumenta massivamente. Assim, consegue ganhar dezenas de novas curtidas, comentários e seguidores.

Como viralizar no instagram


O que torna um conteúdo viral no Instagram?


Um conteúdo que é engajado e relevante facilmente se torna viral no Instagram.

Mas, de qual forma o instagram classifica um conteúdo como engajado e relevante?


Antigamente, apenas a quantidade de curtidas e comentários era suficiente para o algoritmo do Instagram classificar um conteúdo como relevante. Hoje, a rede social implementou mais dois insights de peso: o salvar e o compartilhar (no story ou com outras pessoas). 

O conteúdo que receber mais curtidas, comentários, ser salvo e compartilhado em pouco tempo é imediatamente classificado como relevante porque está recebendo bastante engajamento. 

Assim como o “em alta” do youtube, o algoritmo do instagram também valoriza se o engajamento da publicação está vindo de outros locais, e não apenas da página inicial através dos seguidores.



Quando alguém compartilha sua publicação nos stories, por exemplo, e os seguidores daquela conta clicam na imagem para visualizar a publicação no feed, a sua fonte de tráfego está vindo de outro local - e isso conta positivamente no engajamento da sua publicação!

Como tornar uma publicação viral no Instagram


Como fazer um post se tornar viral no Instagram?


Antes de tudo, você precisa encontrar conteúdo relevante para o seu público e que tenha grande potencial de se tornar viral no Instagram. 

Conteúdo relevante é aquele que realmente é útil para a sua audiência, que ajuda, que inspira, que instiga o seguidor a salvar - para encontrar depois - ou compartilhar para que mais pessoas vejam aquele post de utilidade pública.


Publique no momento certo 


Usando as análises do Instagram você consegue identificar quais dias e horários o seu público está online. É importante sempre publicar no momento certo, dessa forma a sua publicação tem mais chances de receber engajamento e se tornar viral.


Use as hashtags corretas


Desde 2016 eu sempre falo muito do uso das hashtags, e provavelmente você já ouviu falar muito sobre elas lá fora. Mas deixe-me te falar que existe uma estratégia de hashtags que sempre me ajuda a ganhar exposição máxima e ficar classificada na seção de “mais relevantes” de várias hashtags, de uma única vez. 

Observe os números abaixo:



As duas publicações têm algo em comum: ficaram como "mais relevantes" em várias hahstags. Mas, mais que isso, elas foram salvas e compartilhadas centenas de vezes e, com isso, receberam cada vez mais engajamento.

No post como escolher as hashtags corretas para aumentar o alcance no instagram, eu menciono que há 3 níveis de popularidade de hashtags: 


1. Hashtags de popularidade alta – Essas recebem uma atualização de imagens muito alta, isso significa que suas imagens ficarão visíveis durante pouco tempo e rapidamente serão enterradas por novas fotos. 
 
2. Popularidade média – Essas hashtags ajudam a melhorar o tráfego da sua conta, uma vez que elas recebem novas atualizações num espaço de tempo suficiente para fazer sua foto ser vista por outras pessoas. 
 
3. Popularidade baixa – As hashtags de popularidade baixa, geralmente, são mais especificas. Entretanto, essas tags nos dão chances maiores de ir para a seção “mais relevantes” e permanecer lá por muito mais tempo, alcançando assim novas pessoas.

Depois que o Instagram passou a permitir seguir hashtags, as publicações que são marcadas como relevantes conseguiram alcançar ainda mais pessoas, pois elas também aparecem no feed das pessoas que estão seguindo a tag. Dessa forma,  você continua aumentando seu alcance sem precisar pagar por anúncios!

Consegue imaginar o impacto positivo que as hashtags podem ter em sua conta?


Continua depois da publicidade



Como usar hashtags para se tornar viral no Instagram


O Instagram permite usar 30 hashtags por publicação. Esqueça as fakenews envolvendo shadowban e o mito de usar apenas 10 hashtags, pois o Instagram já desmentiu. Se a rede social permite 30 hashtags, você deve usar todas com muita sabedoria!


Para se tornar viral no Instagram usando essa estratégia, primeiro você precisa encontrar as hashtags onde a sua conta tem potencial de ficar como publicação mais relevante. 

Aqui você terá um pouco de trabalho, mas o resultado faz valer muito a pena: 

  • Anote 30 hashtags relevantes dentro do seu nicho. Se você leu o post que citei anteriormente, provavelmente já tem as suas hashtags definidas. Se não leu, faça a sua busca de hashtags primeiro por ele e depois volte neste post! 
  • Visite cada uma das hahstags e dê uma olhada nas principais publicações delas. Aqui é importante priorizar o número de curtidas e comentários das fotos, e também o número de seguidores das contas que estão como “mais relevantes”. 

Usando minha conta como exemplo... vamos supor que eu escolhi uma hashtag onde as publicações relevantes têm 7.000 curtidas em 3 horas de publicadas. Eu não consigo esse número nem em 1 semana, logo, não tenho potencial para ficar no topo das publicações dessa hashtag – isso não quer dizer que eu não possa usar essa tag, mas para ficar como publicação relevante eu tenho que procurar uma hashtag menor

Para isso, uso as tags “relacionadas” ou vejo quais hashtags as contas das publicações relevantes estão usando. Repito essa etapa até encontrar, pelo menos, 10 hashtags que a minha conta tenha potencial de se classificar como relevante! 

Nessa estratégia você usará 10 hashtags de popularidade alta, 10 hashtags de popularidade média e 10 hashtags de popularidade baixa (aquelas que você tem chances de se classificar como relevante). 

Nota importante: as hashtags de popularidade baixa precisam ser pequenas o suficiente para você se classificar, mas atualizadas com frequência. Não adianta selecionar hashtags muito pequenas que quase ninguém usa, você ficará como relevante, mas não terá público para ver suas publicações! 
As 10 hashtags de popularidade alta lhe darão curtidas instantâneas assim que você publicar a foto. Embora estes likes possam não ter qualidade, aumentarão os sinais sociais da sua publicação e não a deixarão morrer nos primeiros minutos.
Eu costumo usar hahstags genéricas como #boanoitee #marketing #beleza #blog #pele. 

As outras 20 hashtagsde popularidade média e baixa – continuarão dando o impulsionamento e engajamento que a publicação precisa para se manter fresca no Instagram, pois alcançarão o seu público ideal.




Continue testando o desempenho das hashtags


É indispensável continuar acompanhando o desempenho das hashtags em suas publicações. Se alguma não funcionou, procure outras e realize novos testes até você conseguir se classificar. 

Eu costumo fazer isso da seguinte maneira: 
  1. Faço login no Union Metrics e verifico quais são as hashtags que mais geram engajamento.
  2. Faço login em uma conta diferente e procuro em qual posição a minha publicação se encontra nas 20 hashtags de popularidade média e baixa que eu usei.
As etapas aqui mostradas devem ser testadas com consistência e adaptações. De 4 posts que eu tento ganhar exposição através de hashtags, 2 conseguem se classificar como relevantes. Então, continue testando horários diferentes, formatos de posts e novas hashtags!

Como viralizar conteúdo no instagram - conclusão:

  1. Publique conteúdo relevante para o seu público.
  2. Incentive interação através da legenda ou até mesmo da imagem.
  3. Publique no momento certo.
  4. Procure e use as hashtags ideais para a sua conta, principalmente as que você têm chance de se classificar como mais relevante.
Achou o post útil? Ajude compartilhando!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

18 comentários:

  1. Ontem mesmo, assisti um vídeo com esse tema, mas esse conteúdo assim em texto, ficou muito mais fácil de entender.
    Bjs
    https://gatadeboutique.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Estou criando mais conteúdo e tem me dado muito mais retorno, não sabia que era através de compartilhamento que se tornava realmente relevante. Bom saber assim crio mais conteúdo realmente de valor. Adorei!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde 2018 eu vinha observando isso, daí este ano consegui comprovar através das minhas próprias publicações. Mesmo a foto tendo um bom volume de salvos, comentários e curtidas, se o número de compartilhamentos não for proporcional, ela não viraliza.

      Ainda arrisco que o número de seguidores e engajamento das contas que compartilham a publicação também tem algum peso para o algoritmo! :D

      Excluir
  3. Primeiramente, ameeei o post, seu conteúdo é muito rico e mesmo assim você explica de uma forma simples e fácil de entender, vou colocar em prática hoje mesmo ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz em saber que ficou de fácil compreensão.
      Volte sempre! :D

      Excluir
  4. Comecei a acompanhar seu blog faz pouco tempo e estou amando todo o conteúdo! ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei a explicação, ótimo conteúdo!

    ResponderExcluir
  6. Mana como você caracteriza a popularidade da hashtag? pelo número de publicação? ou a quantidades de likes que tem nas publicações relevantes?
    E a propósito eu amei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela quantidade de publicações totais e a frequência que a hashtag recebe novas atualizações!

      Excluir
  7. Nossa! Esse é um dos poucos posts sobre marketing e viralização que mais fazem sentido (que eu já vi). Sempre falam de soluções milagrosas, mas que pairam muito no "só depende de você". Já esse não, ele diz que só depende de você, mas te INSTRUI como agir, o que fazer, quase um passo-a-passo. Engenhoso! Adorei a forma que ensina. Parabéns! Ass.: Lira

    ResponderExcluir
  8. Muito bom seu artigo. Eu fiz login no Union Metrics, mas ele não mostra as hastgs...será que não mede mais?

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana