PUBLICIDADE

Como fazer limpeza de pele com argila em casa [PASSO A PASSO]

28 março 2020
Você é consciente da importância da limpeza de pele? Mais que estéticos, os benefícios estão diretamente ligados com a saúde do maior órgão do corpo humano! 

A pele é a barreira física ao meio externo e, assim, nossa primeira proteção contras as agressões ambientais. Mas, para que ela possa exercer a sua função protetora, é fundamental que esteja saudável – pois, assim, fica menos propensa a ressecamentos, irritações e infecções

Ao longo do dia, a pele do rosto é continuamente exposta a bactérias, poluentes e impurezas que dificultam a sua oxigenação. Sem uma limpeza adequada, ela fica coberta por uma espessa camada de sujeira, que resultará em oleosidade, desidratação, poros obstruídos, envelhecimento precoce e, ainda, dificultará o desempenho de produtos que forem aplicados posteriormente!


Como fazer limpeza de pele com argila em casa

Limpeza de pele simples X Limpeza de pele profunda


A limpeza de pele simples é a que normalmente fazemos em casa, com demaquilantes, sabonetes próprios para o rosto e esfoliantes. Esse tipo de limpeza diária não tem como objetivo a extração de cravos e miliuns, apenas a remoção de sujeiras da superfície da pele. 

Por outro lado, a limpeza de pele profunda, além de limpar, é bactericida, remove cravos e miliuns, uniformiza o tom da pele e faz um detox. Neste procedimento, são utilizados diversos equipamentos para a eficácia da limpeza – como o vapor de ozônio – por isso, deve ser realizado por um profissional.

Limpeza de pele com argila


A argila é um material natural, terroso, de granulação fina, que adquire certa plasticidade quando umedecida com água. Os seus benefícios mais conhecidos são a purificação da pele, ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele.

A limpeza de pele com argila é uma maneira simples, porém muito eficaz, de limpar, nutrir e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas, da microesfoliação e do estímulo da circulação sanguínea local.

Qual é a melhor argila para limpeza de pele?


No geral, toda argila tem propriedades interessantes, mas é preciso analisar a sua composição mineral específica para compreender seus benefícios e indicações, além de observar o seu tipo de pele.

Para te ajudar, criei o guia abaixo:


Como fazer limpeza de pele com argila em casa? Veja o passo a passo!



1° PASSO: Higienizar a pele


Sujeiras como poeira, poluição, maquiagem e até a mesmo a própria gordura produzida pela pele devem ser removidas na primeira etapa. Para isso, utilize um sabonete específico para o seu tipo de pele!

Como escolher um bom higienizador facial?


  1. Em primeiro lugar, é necessário que no rótulo indique que se trata de um produto facial. Isso porque produtos específicos para o rosto contêm surfactantes mais suaves do que os adicionados aos sabonetes corporais.
  2. Procure, também, a descrição “neutro” ou "pH neutro”. Isso significa que o pH do produto é muito próximo ao pH da pele saudável.
  3. Prefira fórmulas com componentes indicados para o seu tipo de pele: oleosa, acneica, sensível, seca etc.

2° PASSO: Máscara de argila


Existem muitas máscaras de argila disponíveis no mercado, mas você também pode adquirir a argila em pó e preparar a sua máscara em casa.

Como fazer máscara de argila para o rosto em casa?


Você precisará de:

  • Tigela de vidro ou plástico;
  • colher/espátula de plástico ou de madeira;
  • Argila seca (em pó) da sua escolha;
  • Pincel de silicone;

Etapa 1: Para preparar a máscara eu não gosto de fórmulas, prefiro preparar “no olho” para não fazer demais. Então, coloque uma pequena quantidade do pó da argila na sua tigela, acrescente um pouco de água filtrada e mexa.

Se a mistura não ficar uma pasta cremosa lisa, vá acrescentando mais água até atingir a consistência!

Dica: você pode substituir a água por chá verde, chá branco ou chá de camomila.

Etapa 2: usando o pincel de silicone, aplique a máscara em todo o rosto, evitando a região das olheiras e a boca. Aplique primeiro uma camada fina. Depois aplique uma segunda camada para que a espessura fique um pouco mais grossa.

Etapa 3: deixe a máscara agir por aproximadamente 10-15 minutos.

Etapa 4: antes que a máscara seque por completo, remova-a com água!

Eu tenho duas maneiras de fazer esse processo:

  1. Umedeço uma tolha com água quente e pressiono-a no meu rosto. Isso hidrata novamente a argila, facilitando a remoção.
  2. Lavo o rosto com a água morna e removo toda a máscara com um pano. Isso também ajuda “amolecer” a pele para as próximas etapas.

3° PASSO: Esfoliar


Agora vamos otimizar a textura da pele, removendo as células mortas que eventualmente tenham permanecido. Só faça essa etapa se você não estiver em tratamento com algum produto que contenha ácido (retinóico, glicólico, salicílico etc.) e cause descamação na pele, pois o esfoliante perde a função e pode se tornar um elemento de desiquilíbrio. 

Massageie o seu esfoliante de forma muito suave, sem fazer força.

  1. Inicie pela testa, passe pelo nariz, depois as bochechas e por fim o queixo, sempre massageando com movimentos circulares.
  2. Enxágue em seguida.


4° PASSO: Tratar


Após as duas últimas etapas, a aplicação de qualquer solução tópica permite que os ingredientes penetrem com mais eficácia na pele.

Sendo assim, é o momento certo de usar:

  • Produtos que melhoram a uniformidade e textura da pele, promovendo a renovação celular e clareando manchas, como a Vitamina C.
  • Ativos que estimulam a produção de colágeno, aumentando a firmeza da pele, como o ácido hialurônico.


5° PASSO: Hidratar


A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, desde as naturalmente secas até as oleosas. Isso mesmo, pele oleosa também precisa de hidratante – estamos falando de água, e não óleo.

Repor a água significa equilibrar o tecido e até reduzir a produção sebácea. A boa hidratação confere, também, elasticidade à pele!

6° PASSO: Proteger


Por último, não esqueça de aplicar um protetor solar de amplo espectro e FPS (fator de proteção solar) 30 ou superior. O seu uso é indispensável, principalmente quando fazemos procedimentos que podem sensibilizar a pele! 

Quantas vezes pode fazer limpeza de pele com argila?


É importante observar o seu tipo de pele e como ela reage após toda essa limpeza. Se você tem a pele muito oleosa, utiliza maquiagem todos os dias e não faz uso de produtos esfoliantes com frequência, a limpeza de pele com argila pode ser feita 1 vez por semana.

Para quem tem a pele normal, seca ou madura, a dica é usar a argila a cada 15 dias.


Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe esse post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

2 comentários:

  1. Eu já usei bastante, muito bom! Tive muita acne na época que fiquei sem anticoncepcional e isso ajudou bastante.
    Estou voltando aos poucos com o blog e gostaria do seu comentário por lá.
    Abraços e fique com Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse blog pelo Pinterest e estou amando cada detalhe e já gostaria de agradecer pelo conteudo rico,simples de entendimento e dinamico. Parabens!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana