PUBLICIDADE

Como criar o seu 1° e-book e ganhar dinheiro (PASSO A PASSO)

13 novembro 2019
Criar e vender o seu próprio ebook é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet com os seus conhecimentos. Entretanto, a ideia de criar um produto digital pode parecer extremamente intimidadora para muita gente. Afinal, você vai lidar com tudo sozinho, incluindo a produção, o marketing e as vendas. 

Se você decidiu dar este passo, no post de hoje eu trouxe um guia para te ensinar agora a criar um ebook e vender na internet!

Como criar o seu 1° e-book e ganhar dinheiro (PASSO A PASSO)




Um dos produtos digitais mais fáceis de criar é um ebook. O conteúdo geralmente é escrito em um editor de texto, como o Google Docs ou o Microsoft Word. Em seguida, é transformado em PDF e hospedado na Web. Os clientes podem fazer o download do pdf logo após a aprovação do pagamento! 

Também é fácil alterar e atualizar o seu ebook no futuro. Você simplesmente volta ao documento original, alterando-o conforme necessário, criando um novo pdf e enviando-o para substituir a versão antiga. 

Se o seu método preferido de criação de conteúdo é escrever, este é um caminho lucrativo para percorrer! 

Como começar a escrever um ebook?


Acredite ou não, se você possui um blog já pode ter a maior parte do conteúdo escrito. Isso mesmo, você pode usar várias postagens do seu blog para criar um ebook, afinal, os ebooks são muito mais longos e mais detalhados do que posts

Portanto, em vez de fazer com que seus visitantes leiam várias postagens diferentes em um tópico que está distribuído em seu blog, você dará a eles todo o conteúdo em um só lugar, com uma narrativa mais completa.

Você ainda estará adicionando mais informações e contexto ao criar o ebook. As postagens do blog têm detalhes, mas geralmente não podem incluir todas as informações e exemplos complexos que podem ser incorporados em um ebook.

+ Leia: Como encontrar ideias de posts em 10 minutos

Etapas para criar um ebook


Para criar um ebook, é necessário seguir algumas etapas fundamentais que tornam o processo muito mais produtivo e otimizado. São elas:

  1. Definir o tema do seu ebook
  2. Organizar os tópicos do ebook
  3. Iniciar a escrita
  4. Criar uma boa formatação e design
  5. Revisar
  6. Escolher o formato (PDF ou ePUB)
  7. Precificar
Vamos revisar detalhadamente cada uma dessas etapas agora!

1. DEFINA O TEMA DO SEU EBOOK


Qual problema o seu ebook resolverá?

Seu principal trabalho como produtor será definir ou encontrar um problema que seu público-alvo tem e, através do ebook, fornecer-lhes as informações e ferramentas necessárias para resolver o referido problema. 

Porque aqui está o ponto chave: 

as pessoas não compram ebooks, elas compram informações que lhes trazem resultados!

Você não precisa ser um especialista certificado para ser capaz de ajudar as pessoas que passam por um momento similar ao seu. Mesmo que o seu ebook seja projetado para ajudar alguém a conseguir 50.000 seguidores no instagram organicamente, porque você alcançou esse marco, ele ainda será muito útil. 

Eu escolhi escrever sobre o Pinterest porque desde 2017 eu utilizo a plataforma como fonte de tráfego. Consegui fazer meu blog sair das 500 visitas e atingir 10.000 em um único dia, no mesmo período em que dupliquei a minha receita

Em meio a tanto tempo dedicado, eu adquiri muito conhecimento sobre esse assunto, enquanto outros criadores de conteúdo ainda estavam andando em círculos quando o assunto era conseguir tráfego. 

Então, criei um ebook que ensina criadores de conteúdo a usar o Pinterest – corretamente - para gerar tráfego!

  • Público-alvo: criadores de conteúdo;
  • Problema: conseguir tráfego;
  • Solução: usar o Pinterest corretamente para gerar tráfego.
Como criar um ebook passo a passo


O que eu quero que você tire desta seção é que você precisa saber quem é o seu público-alvo, quais problemas eles têm e como você pode ajudá-los a resolver esses problemas. Depois que você descobrir isso, a criação do produto se tornará bastante direta e o seu ebook será relevante para os seus clientes.

2. ORGANIZE OS TÓPICOS DO EBOOK


Agora é hora de organizar a criação do conteúdo para, em seguida, dar início ao seu ebook. 

Diferente do conteúdo que criamos para blogs, um ebook precisa de um fluxo narrativo melhor, porque ele deve levar as pessoas do ponto A (onde estão agora) ao ponto B (onde irão atingir um objetivo específico). 

Assim sendo, escreva as suas ideias e compile-as em um esboço do ebook que deixará claro o que você deve escrever em cada capítulo. 

  1. Anote os títulos dos capítulos e faça anotações rápidas sobre as histórias, dicas ou estratégias que você compartilhará em cada um deles. 
  2. Além disso, você pode usar ferramentas de pesquisas por palavras-chave, como a Ubersuggest, para entender os interesses e as dúvidas do seu público-alvo e ter mais ideias sobre O QUE escrever. 
Isso facilitará o seu fluxo de trabalho e aumentará a sua produtividade!

3. COMECE A ESCREVER O SEU EBOOK


Para escrever o Manual do Pinterest, usei o bom e velho Microsoft Word. Depois de concluído e revisado, iniciei a formatação no Microsoft PowerPoint – mas, há quem faça tudo no word, isso depende do seu gosto! 

Você não precisa escrever todo o conteúdo de uma vez e não é necessário produzir na ordem que os capítulos serão publicados.

3.1 Reserve um tempo para escrever todos os dias


Se você também tem um blog, ou trabalha 8 horas por dia, pode não ser tão fácil conciliar a sua vida e trabalho com a produção do ebook. 

Portanto, é preciso negociar e programar um tempo todos os dias para fazer a parte escrita. 

Mesmo que seja apenas 30 minutos por dia, ou 5 horas por semana, defina uma meta e comprometa-se a escrever!

3.2 Faça anotações


Mantenha um caderno ou bloco de notas sempre por perto, assim, quando surgir novas ideias você não as perderá de vista. 

Lembro-me que sempre vinha ideias à mente quando estava lavando louça, tomando banho ou prestes a dormir. As anotações foram fundamentais para seguir a linha de raciocínio e incrementar o conteúdo do meu ebook!

4. CRIE UMA BOA FORMATAÇÃO 


Além de estar bem escrito, o seu ebook precisa ser bem formatado, porque a escaneabilidade desempenha um papel importante na experiência de leitura e compreensão do conteúdo.

Continua depois da publicidade


  • Divida o ebook em seções, inclua títulos ou legendas em todas as páginas, deixando claro o significado de cada parte do conteúdo.
  • Use imagens e/ou gráficos para melhorar a compreensão do leitor sobre assunto que está sendo explicado.
  • Mantenha a consistência no estilo - se você começar a usar um estilo de linha, fonte, cor de título ou quadro de imagem específico, permaneça até o fim com ele.
  • Faça do espaço em branco o melhor amigo do seu ebook - uma página com muito texto e sem espaço para respirar faz você se sentir cansado antes mesmo de começar a ler. Uma página que abraça o espaço em branco, parece limpa, simples e convida o leitor a explorar o conteúdo.
  • Escreva de forma simples e clara. Essa é a maneira mais eficaz de educar os leitores e ajudá-los a entender conteúdo que você está explicando.
Como criar um ebook passo a passo

5. REVISE O CONTEÚDO DO SEU EBOOK 


Quando estamos muitos focados na produção do conteúdo, é comum deixarmos passar despercebidos alguns detalhes. Revisar é mais do que passar o olho para corrigir erros de português ou digitação. É preciso fazer uma leitura crítica e minuciosa, com o objetivo de reorganizar o material, substituir palavras repetidas, trocar termos por sinônimos e confirmar que a proposta do produto foi cumprida. 

Utilize ferramentas de revisão de textos, como o Microsoft Word, ou peça ajuda de terceiros para auxiliar na correção um tempo após finalizar a parte escrita.

6. ESCOLHA O FORMATO DO SEU EBOOK (PDF ou ePUB)


Atualmente, existem dois tipos de formatos mais comuns, o ePUB e o PDF.

  1. O ePub se adapta facilmente a diversos dispositivos e se ajusta a diferentes telas: Pode-se aumentar ou reduzir o tamanho da fonte, alargar ou diminuir o tamanho da página. Com isso, é possível ler o mesmo e-book em vários aparelhos. Este é ideal para ebooks mais simples.
  2. Em PDF, no entanto, mantem sempre o mesmo formato predeterminado pelo autor e designer. Ideal para ebooks mais extensos e complexos.

7. DEFINA O PREÇO DO SEU EBOOK


Talvez você pense que chegou na parte mais simples, mas não se engane. A precificação do seu produto digital deve ser uma decisão sábia, portanto, pode ser difícil.

Considere os seguintes pontos antes de precificar seu ebook:

a. Quanto custou a produção? Avalie o dinheiro investido para produzir o material, bem como para a divulgação e suas horas de trabalho.

b. Qual valor o seu material agrega? Ele fornece soluções para problemas ou contém conhecimento profundo sobre um tópico? Se o conteúdo for de alta qualidade e agrega muito valor, um preço justo deve ser considerado.

c. Onde o seu ebook será vendido? Se você está promovendo e vendendo seu e-book em seu próprio blog, e recebe pagamentos através do PayPal, por exemplo, provavelmente não estará sujeito a cobranças, exceto as taxas do PayPal.

Se você optar por usar uma plataforma de comércio eletrônico de terceiros, como a Hotmart, também pagará algumas taxas pelo uso desse serviço.

d. Concorrência: analise o preço de produtos similares ao seu e utilize-o de referência.

e. O seu ebook é direcionado para pessoas com maior ou menor poder aquisitivo?

Leve todas essas questões em consideração ao definir o preço final do seu ebook!


Outra etapa extremamente fundamental, e que vai definir o sucesso do seu produto digital, é a divulgação. Mas esse é assunto para um outro post, ok? 

Até aqui você tem uma boa compreensão de como criar o seu primeiro ebook. Mãos à obra!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

8 comentários:

  1. Amei muito estás informações valiosas.Sucesso para você.

    ResponderExcluir
  2. Post muito útil mesmo :)

    Beijinhoss :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Sou apaixonado por esse blog. Parabéns. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanda, poderia me ajudar eu vi seus posts e que trabalha com o adsense e eu também uso o blogger, dai fui em "ganhos -> ativei os anúncios -> coloquei a conta do adsense -> coloquei pra aparecer nas postagens e na barra lateral e coloquei o codigo que peguei la no adnsense na parte de anúncios automáticos na tag head". Ai em "layout" começou a aparecer na barra lateral o wadget " adsense" porém quando eu abro o site do adsense e vou em "sites" aparece que eu não tenho nenhum site cadastrado e quando eu tento cadastrar diz que "não é possivel adicionar o url como site". Mas quando eu vou em "anuncios -> bloco de anúncios" mostra vários anúncios como o endereço do meu blog e em horário que eu estava atualizando ele. será que os anúncios estão aparecendo mesmo sem consta um site cadastrado? poderia me ajudar pois quero muito seguir suas dicas.
    O meu blog é https://thifanysantosoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thifany. Antes de todo esse processo você enviou seu blog para análise e ele foi aprovado para exibir anúncios? Sem o blog cadastrado e aprovado é impossível exibir os anúncios!
      Se preferir, me envie um e-mail com prints dessa área, para que eu possa verificar melhor e entender como te ajudar: nandaseveroferreira@gmail.com

      Excluir
  5. Ameii as dicas!! Seu blog me ajuda muito! Já comecei a fazer meu primeiro ebook de organização pessoal e estou muito animada ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi. Cm faço pra comprar seu ebook. Quero sua ajuda pra criar um blog. Se tiver whats me passa. 86 988775305

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana