PUBLICIDADE

Como eu ganhei 2.000 seguidores em 1 mês e 13 dias no Instagram

15 setembro 2019
No dia 31 de julho de 2019 a minha conta no Instagram - @simplesbellablog - tinha 17.000 seguidores, e no dia 13 de setembro alcançou os 19.000. Foi um salto de 2.000 seguidores em 1 mês e 13 dias. Durante este período, a taxa de engajamento – comentários, compartilhamentos e salvos – teve um aumento de 144.3%

Não há nenhum segredo nisto, mas no decorrer deste tempo eu observei alguns sinais que eu gostaria de compartilhar com você!

Como eu ganhei 2.000 seguidores no Instagram em 1 mês e 13 dias

Uma das novas tendências no Instagram é o conteúdo baseado em texto sobre design. Esses posts estão indo muito bem e sendo bastante compartilhados. 

Neste blog há 458 posts publicados, então eu pensei: não será difícil transformá-los em conteúdo para o Instagram! 

Então, deixe-me começar a contar como eu alcancei 2.000 novos seguidores. 

Os pilares: 

  1. Conteúdo de valor e objetivo
  2. Consistência
  3. Hashtags

1. Conteúdo de valor e objetivo


Ok, vou começar com um clichê: o conteúdo é o rei, principalmente na era digital. Sem valor real não há sucesso! 

Conteúdo de valor é aquele que é útil para a sua audiência, que ajuda, que inspira, que instiga o seguidor a salvar ou compartilhar. 

O Instagram é uma plataforma onde o conteúdo deve ser facilmente compreendido, não é o local mais adequado para compartilhar gráficos com informações extremamente complexas que são difíceis de consumir. 

A pessoa que lê a publicação deve ser capaz de entender pelo menos 80% das informações publicadas, ela também deve poder começar a aplicar imediatamente esse conhecimento. Então, isso será considerado um post de valor

➞ O QUE EU FIZ: compreendi o tipo de conteúdo que funciona bem no Instagram e transformei os longos artigos publicados no blog em publicações mais objetivas. 

A foto das estatísticas abaixo foi uma delas e obteve bastante destaque. Alcançou mais de 226.400 contas, foi compartilhada mais de 760 vezes, salva por 8.628 pessoas e rendeu 654 novos seguidores. 

Como eu ganhei 2.000 seguidores no Instagram em 1 mês e 13 dias

➸ Insight: Você está compartilhando conteúdo que as pessoas podem entender e consumir rapidamente? Tornar o conteúdo consumível é o que o torna valioso!

2. Consistência


Quando digo consistência, quero dizer postar regularmente em horários fixos, mas não todos os dias e/ou várias vezes ao dia.

Eu pude observar que, na minha conta, não é um bom negócio publicar todos os dias. Então, descobri meus melhores dias e horários e passei a ser consistente com eles.

Como eu ganhei 2.000 seguidores no Instagram em 1 mês e 13 dias


Seguir um cronograma é importante para publicar no momento certo - para as pessoas certas - e, assim, aumentar as chances de tornar a sua foto viral, tendo em vista que o Instagram usa os sinais de engajamento para classificar uma publicação como relevante e levá-la ao “explorar”, por exemplo.

O tempo médio de vida útil do conteúdo do Instagram é de 48 horas, durante o qual a maioria das postagens recebe 75% do total de comentários; o engajamento diminui após a marca de 6 horas, quando a maioria das publicações recebe metade do total de comentários. (Fonte: Copypress)

3. Hashtags


Se você tiver uma conta pública e adicionar hashtags a uma publicação, ela ficará visível na página da hashtag correspondente, sendo vista por outras centenas de pessoas além dos seus seguidores. Se essa publicação receber bastante engajamento, ela permanecerá na página da hashtag na aba “mais relevantes” e ganhará ainda mais impulsionamento orgânico.

Continua depois da publicidade


Eu sou uma grande fã de hashtags e para cada foto faço uma busca minuciosa das tags que irei usar. Inclusive, já fiz alguns posts sobre o assunto:

  1. Como escolher hashtags para aumentar seu alcance
  2. Como viralizar conteúdo no Instagram
Como você pode ver abaixo, elas têm grande influência no alcance das minhas publicações:

Como eu ganhei 2.000 seguidores no Instagram em 1 mês e 13 dias

O que podemos compreender?


Um pilar complementou o outro. Sem o conteúdo de valor, as pessoas não teriam compartilhado as publicações. No entanto, se eu não tivesse publicado no momento correto, não teria alcançado os meus seguidores para receber os primeiros sinais de engajamento (salvos, compartilhamentos, curtidas e comentários). As hashtags, por sua vez, contribuíram aumentando o alcance!

Mas... como seguidores e curtidas não pagam as minhas contas, e a minha rede principal continua sendo o blog, eu conferi se todo este alcance resultou em algum tráfego significativo. SPOILER: não resultou!

Do dia 31 de julho até 13 de setembro as sessões (visitas) provenientes do Instagram (link na biografia) e dos stories foram essas:

Como eu ganhei 2.000 seguidores no Instagram em 1 mês e 13 dias


O Pinterest, por exemplo, envia 40x mais que isso em 1 único dia.


Definitivamente o Instagram não é a melhor fonte de tráfego para sobreviver com um blog, uma vez que o engajamento permanece todo lá. Por outro lado, é uma ótima rede para criar uma comunidade e trabalhar a influência!

Gostaria de acrescentar, também, que no mesmo período apareceu uma oportunidade de parceria e um convite para evento. Isso indica que, embora a rede social não seja a melhor para gerar tráfego, ainda é o lugar mais adequado para conseguir trabalhos, tendo em vista que as empresas também se concentram por lá.

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

40 comentários:

  1. Amei o post, como sempre muito explicativo e esclarecedor. Amo seu cantinho, abre a minha mente demais. Obrigada pelas dicas!

    https://www.admiravelfeminismo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu queria ter mais paciencia pra instagram, hha mas vamos lá, foco força e fé

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, teu conteúdo é ótimo!Vou te seguir no insta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanda...

    Excelente artigo...parabéns pelo resultado e pelo excelente blog ;)

    https://divulgarblogs.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não costumo ler blogs, mas o seu é fantástico!!! muito objetivo e chamativo, eu estou amando muitooo suas dicas, obrigada por existir! ����♥️

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu não costumo ler blogs, mas o seu é fantástico!!! muito objetivo e chamativo, eu estou amando muitooo suas dicas, obrigada por existir! ����♥️

    ResponderExcluir
  7. Artigo excelente, eu mesma criei um perfil para o blog, mas faltava ideias de conteúdo, pois não quero expor só minha imagem, quero expor conteúdo de qualidade também. Tive boas sacadas!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Tenho uma dúvida
    o que significa esse de explorar que aparece nas estatísticas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a publicação aparece na seção "explorar" do instagram e recebe engajamento. O explorar é uma guia para os usuários descobrirem novos conteúdos e perfis relacionados ao que eles curtem!

      Excluir
  9. Nossa eu amei,parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  10. Ensina como você faz esses posts lindos com desenhos e frases..Amei seu blog..Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo fazer um post em breve. ❤ Adianto que faço todas as minhas imagens (instagram, pinterest e blog) no powerpoint!

      Excluir
  11. Muito obrigada por todo esse conteúdo que está gerando aqui no blog, conheci hoje através do Pinterest e estou aprendendo muito sobre esse assunto. Dicas maravilhosas, meus parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pelas dicas.. O post ajudou muito!

    https://bloguepalavrasmagicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Me segue lá pessoal no insta,@maedagaby lá compartilhamos nossos momentos em família,dia a dia,dicas maternas e cuidados pessoais,sempre com conteúdo divertido, e de acordo com a maternidade real.

    ResponderExcluir
  16. amei as dicas. tento colocar de maneira sucinta as dicas para as lojas de moda feminina com as quais trabalho, percebo que as pessoas não querem ficar hoooras lendo posts do Instagram. obrigada mesmo!

    http://instagram.com/modainvita

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Nanda
    Adorei as dicas.
    Iníciei essa semana o perfil do blog e essas dicas serão de grande importância.
    Como sempre você arrasa no conteúdo. Obrigada por compartilhar.

    Sucesso sempre!!!


    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
  19. Achei esse blog pelo Pinterest, gostei desse conteúdo sobre Instagram e vi que tem mais outras dicas legais sobre mídias sociais, quero saber mais e já salvei seu blog aqui nos favoritos como item de estudo. Quero muito aprender a fazer um blog e mantê-lo.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo conteúdo!

    Oi gente! Sou Greice Andrade e meu objetivo é chegar a 1k no Instagram, dá uma olhada no meu perfil gente e aproveita e me segue também. É @tudoemcasacomagente onde inspiro pais com atividades para seus filhos em casa, tem Também treino da mamãe em casa e momentos família, e tudo em casa com a gente! Vem ver que tenho certeza que vocês irão amar!

    ResponderExcluir
  21. Amei as dicas e vou aplicar todas elas com certeza

    ResponderExcluir
  22. Oi eu posso salvar a suas dicas e posta no Instagram

    ResponderExcluir
  23. Olá! Amei seu post, me ajudou muito a entender algumas coisas no instagram. descobri o blog pelo Pinterest, até compartilhei uma postagem de lá e marquei que era sua.
    Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana