PUBLICIDADE

Os 10 mandamentos dos cuidados com a pele (para ter uma cútis saudável)

10 setembro 2019
Para conquistar uma cútis saudável é preciso ter disciplina e criar uma rotina específica de tratamento de acordo com o seu tipo de pele

Felizmente, manter a pele limpa, jovem e bonita não é tão complicado quanto parece. É claro que algumas pessoas são mais propensas a ter problemas de pele do que outras, mas o básico é o mesmo para todos. 

Pense nisso como os dez mandamentos de cuidados com a pele que você pode seguir para fundamentar a sua rotina. Esses são os bons hábitos que ajudarão você a obter uma pele saudável!

Os 10 mandamentos dos cuidados com a pele

1. Conhecer e respeitar o teu tipo de pele


Para ter uma rotina ideal de cuidados, é importante descobrir o seu tipo de pele e comprar produtos de acordo com as necessidades dela. Não ouse ir às compras sem entender o que a sua pele realmente precisa! 

Sua pele descama e está constantemente ressecada? Talvez ela esteja precisando de produtos que potencializem a hidratação. 

Seu rosto brilha e tem tendência a acne? A sua rotina precisa de produtos leves reguladores de sebo. 

A classificação do tipo de pele leva em consideração as características do filme hidrolipídico, resistência, fototipo e idade da pele, que podem ser avaliadas através de um exame visual ou através de aparelhos específicos, que podem ser realizados com a ajuda de um profissional. 




2. Usar protetor solar todos os dias


Use um filtro solar de amplo espectro (UVA / UVB) com FPS 15 ou superior todos os dias. Os danos causados ​​pela exposição aos raios UV são cumulativos e aumentam o risco de câncer de pele ao longo do tempo. 

Faça disso um estilo de vida. Proteja-se todos os dias, mesmo quando está nublado. 

3. Não dormir sem remover a maquiagem


Sua pele passa pelos processos regenerativos mais importantes durante à noite, liberando células mortas e absorvendo qualquer produto que você aplicar nela. A maquiagem impede esse processo de esfoliação e regeneração natural, obstrui os poros e atrapalha a renovação do colágeno e da elastina. 

4. Não espremer as espinhas


Quando você espreme a espinha, pode ocorrer uma lesão causada pelo atrito das unhas e dos dedos. Além disso, se sua mão estiver suja, bactérias podem entrar em contato com a espinha intensificando a inflamação. 

5. Lavar o rosto com sabonete específico


A pele do rosto é mais sensível que a pele do resto do corpo, por isso tem necessidades específicas. 

Os sabonetes de banho – principalmente em barra - costumam ser mais agressivos à pele por causa do pH alcalino, que é bem diferente do pH do rosto. Por outro lado, os sabonetes específicos para o rosto já contêm um pH similar ao da pele, limpando a cútis de maneira mais suave. Além disso, costumam ter em sua fórmula ativos que também fazem bem à saúde do rosto.


6. Manter a pele hidratada


A saúde e a aparência da pele são afetadas pela umidade. Sem água, os processos naturais da pele, como a esfoliação, não podem ocorrer normalmente; portanto, manter um nível ideal de umidade na pele é essencial para a aparência. A pele que não está bem hidratada também pode ser mais suscetível a condições inflamatórias. 

Além disso, a pele hidratada também ajuda a combater a oleosidade. Quando desidratada, a pele produz mais óleo para compensar a falta de umidade. Muitas vezes, para combater o óleo, as pessoas acreditam que o melhor curso de ação é tentar secar a pele (usando agentes secantes e produtos de limpeza no rosto), o que é um equívoco comum. 

Portanto, inclua um hidratante facial em sua rotina é fundamental para obter uma pele saudável e luminosa.


7. Dar atenção especial a pele dos olhos


A pele ao redor dos olhos é uma das mais sensíveis do rosto e, por isso, está mais sujeita à flacidez, inchaço, linhas de expressão e "pés de galinhas". Para proteger dos sinais de envelhecimento e se livrar do aspecto de cansaço, é preciso usar produtos específicos para essa região.


8. Não exagerar nos tratamentos cosméticos


Isso inclui não exagerar (também) nos “tratamentos” caseiros - e produtos esfoliantes - que podem agredir, enfraquecer e danificar a sua pele. 

O limão, por exemplo, que é muito indicado e usado como “clareador natural” tem um pH de 1,8 que pode atrapalhar o pH natural da pele. Além disso, a fruta é muito ácida e pode danificar a nossa barreira protetora. Pior ainda: torna a pele mais sensível ao sol, o que pode levar a manchas ou bolhas. 

9. Não compartilhar maquiagem e pincéis


A maquiagem é o local ideal para bactérias. Tudo, desde sua fórmula úmida até recipientes escuros, pode ajudar os germes a procriar, podendo causar a propagação ou transferência de doenças. 

Compartilhar cosméticos, especialmente rímel, sombra e delineador de olhos, pode levar a uma infecção ocular grave. Os batons podem levar vírus que causam feridas e ressecamento. Enquanto o uso de pincéis de outra pessoa pode espalhar bactérias causadoras de acne. 

Então, para o bem da saúde da sua pele, mantenha os seus pincéis e a sua maquiagem para si mesmo. 

10. Obedecer às orientações do seu dermatologista


Visitar seu dermatologista regularmente é tão importante quanto visitar seu dentista. O médico dermatologista é o melhor profissional para identificar as necessidades da sua pele e indicar tratamentos específicos para ela. 

Embora a manutenção de uma rotina de pele saudável em casa seja de vital importância, alguns tratamentos requerem os serviços de um dermatologista experiente.


Conclusão


Ao incorporar hábitos simples de cuidados com a pele - aplicar protetor solar, remover a maquiagem e hidratar – a sua rotina se tornará familiar, facilitando a obtenção de uma pele saudável, jovem e bonita!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

A ilustração usada neste post foi projetada por PngTree.com
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana