PUBLICIDADE

Limpar a pele com óleo e pano quente? O método que vai salvar a sua pele!

29 abril 2019
Limpar a pele com óleo é a maneira mais eficiente de higienizar, acalmar e equilibrar a cútis sem precisar de rotinas complicadas e excesso de produtos.

Como limpar a pele com óleo

Em algum momento você já ouviu falar sobre limpar a pele com óleo e pano quente? A técnica, chamada de Oil Cleansing Method (OCM), trabalha com base na premissa de que semelhante dissolve semelhante (óleo dissolve óleo), e é a maneira mais eficiente de limpar, acalmar e equilibrar a pele sem precisar de rotinas complicadas e excesso de produtos. 

Ao contrário do sabão, que só limpa a camada superior da sua pele (e a deixa seca), o óleo limpa os poros de dentro para fora. Ao aplicar um pano quente para remover o óleo, os poros se abrem, permitindo que o óleo que você aplicou puxe toda a sujeira para fora. No final do processo você terá uma pele limpa, nutrida, hidratada e macia.


Embora muita gente acredite que óleo e pele não combinam, o Oil Cleansing Method é adequado para todos os tipos de pele, desde seca, sensível e escamosa, à pele normal, mista, oleosa e propensa a acne!

Por que limpar a pele com óleo é melhor do que com os limpadores tradicionais?



Naturalmente a nossa pele produz óleo porque ela precisa. A oleosidade em si não é um problema a ser considerado, ela existe para benefício próprio da pele, pois o óleo produzido ajuda a lubrificar, curar, proteger e hidratar a cútis para que ela possa fazer o seu trabalho. 

Quantas pessoas de pele oleosa você conhece que tem um rosto cheio de rugas? Não muitas, provavelmente!

A indústria de cuidados com a pele, muitas vezes, nos faz acreditar na necessidade de remover completamente o óleo natural da pele e substituí-lo por opções não naturais e livres de óleo, a fim de evitar a obstrução dos poros e o aparecimento de cravos e espinhas.

Porém, em muitos casos, ao usar outros produtos que dizem ser adequados para pele oleosa você pode estar piorando a situação sem perceber. Estes produtos podem secar a oleosidade natural a um ponto em que sua pele começa a produzir mais óleo para combater o quão irritada e desidratada ela está.

Cada vez que retiramos o óleo, nossa pele compensa a falta de umidade produzindo mais óleo. O ciclo vai se repetindo e sua pele fica ainda mais oleosa!

O que acontece quando limpamos a pele com óleo:


Quando você adiciona óleos na limpeza do seu rosto, eles “grudam” nos óleos naturais da pele. Por isso, usar os óleos corretos para a limpeza te ajudará a se livrar do excesso de acúmulo de sebo (que entope os poros) sem ressecar a pele, pois eles penetram profundamente e dissolvem toda a sujeira. 

Além disso, alguns óleos têm propriedades secantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater bactérias causadoras de acne e, assim,protegem sua pele.

Como limpar a pele com óleo



Como limpar a pele com óleo?




“Use o método de limpeza com óleo à noite, antes de dormir. Não há necessidade de uma limpeza profunda pela manhã se você está acordando com a pele que foi completamente limpa na noite anterior.” é o que diz The Oil Cleansing Method, o site que espalhou o método na internet.

Continua depois da publicidade


  1. Você precisará de um pano macio para o rosto, de um óleo para fazer a limpeza e de água corrente quente.
  2. Despeje uma quantidade generosa de seu óleo na palma da mão.
  3. Esfregue as mãos para aquecer o óleo e aplique-o sobre o rosto, que deve estar seco.
  4. Comece massageando o óleo em seu rosto. Isso irá remover protetor solar, maquiagem, sujeira e outras impurezas, por isso não há necessidade de usar um removedor de maquiagem ou lavar o rosto antes dessa massagem.
  5. Usando movimentos lentos e firmes, massageie o óleo profundamente em seus poros, concentrando-se nas suas áreas problemáticas. Dessa forma, os cravos e impurezas serão dissolvidos e vaporizados.
  6. Enquanto você está massageando, deixe sua mente calma e respire profundamente. Aproveite este momento para relaxar e liberar um pouco do estresse do dia. Dê ao óleo tempo suficiente para trabalhar na dissolução das impurezas em seus poros e tenha tempo suficiente para relaxar.
  7. Quando estiver satisfeita, pegue o pano e molhe-o em água limpa e quente o suficiente para suavizar seus poros e remover o óleo. A intenção não é escaldar ou cozinhar a pele, mas sim deixá-la morna para persuadir nossos poros a abrir e liberar o óleo com as impurezas.
  8. Segure o pano cobrindo o rosto. Deixe-o ficar até esfriar. Você sentirá seus poros suavizando e liberando as impurezas. 
  9. Limpe o óleo suavemente e lave bem o pano em água corrente quente. Segure a toalha no rosto novamente, deixando esfriar. Limpe suavemente, enxágue bem e repita duas ou três vezes mais. Evite qualquer tentação de esfregar, pois você descobrirá que é completamente desnecessário!
  10. Pronto, as impurezas, células mortas e bactérias foram suavemente varridas da pele!

Qual óleo devo usar para limpar a pele?



Há toneladas de óleos para testar, mas procure por aqueles que foram produzidos organicamente e prensados ​​a frio, para garantir que eles contenham todos os seus compostos benéficos. 

Em particular, eu te aconselho a fazer sua própria pesquisa e descobrir qual óleo se adapta melhor ao seu tipo de pele e as necessidades dela.



→ Óleos leves para limpar a pele:


01. Óleo de semente de uva - Facilmente absorvido pela pele e também é um óleo adstringente, o que que o torna ideal para a pele oleosa e com tendência a acne. 

02. Óleo de Damasco - Rico em ácidos graxos essenciais e possui propriedades anti-inflamatórias, ideal para peles secas, envelhecidas e sensíveis. 

04. Jojoba - Tem uma composição muito semelhante ao sebo natural que a pele libera, tornando-o mais adequado para a pele oleosa. 


→ Óleos pesados 


05. Óleo de Rícino - O óleo mais popular para o OCM. Deve ser diluído e usado em combinação com outros óleos. Ele também tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que podem aliviar a bactéria que causa acnes e espinhas.

06. Óleo de amêndoas doces - Ótimo para a pele seca e é um emoliente natural (o que ajuda a suavizar a pele áspera) graças às altas concentrações de ácidos graxos, vitaminas e minerais que ele contém. 

07. Óleo de Abacate - Excelente para todos os tipos de pele, mas funciona particularmente bem para  pele sensível graças aos seus compostos benéficos que promovem a regeneração celular. Como o óleo de rícino, também tem propriedades antibacterianas capazes de acalmar a pele, o que pode ajudar a tratar o eczema, a rosácea e outras irritações.

→ Óleo não Comedogênico


08. Óleo de Semente de Girassol - Um óleo muito nutritivo, com uma alta concentração de vitaminas e ácidos graxos essenciais, mais indicado ​​para pele seca ou desidratada.



→ Óleo para pele com acne


09. Tea Tree (melaleuca) - Um óleo muito potente e seco. Você deve sempre diluir esse óleo com outros óleos transportadores, porque pode ser extremamente irritante. O óleo de melaleuca possui  propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e cicatrizantes que permitem que ser usado como coadjuvante em tratamentos para acne.

Limpar a pele com óleo e pano quente - conclusão:



Pode levar uma semana ou mais para sua pele se adaptar ao método de Limpar com Óleo. Como o óleo desobstrui os poros, pode acontecer de notar mais oleosidade na pele, e isso é um bom sinal, pois o equilíbrio vem logo em seguida. 

Tenha paciência e resista ao desejo de usar sabonetes ou géis tracionais durante esse período de adaptação. Lembre-se que uma pele perfeita não surge da noite para o dia! 😊

Continue lendo:


Você já testou o Oil Cleansing Method? Compartilhe sua experiência conosco!


Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

4 comentários:

  1. Eu tenho limpado com oleo de coco, só nã usei ainda o pano quente e ja sinto uma suavidade fantastica no meu rosto vou usar o pano quente, depois conto como ficou. obrigada pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu usava óleo de coco, mas ele começou pesar demais na minha pele, dai passei a usá-lo apenas nas áreas mais secas do rosto.

      Com o pano quente a pele muda completamente, fica muito macia e hidratada. Além disso, os poros ficam mais assentados.

      Excluir
  2. Que ideia incrível! Vou testar, te prometo hahaha! Obrigada e beijinhos. (Salvando seu post aqui)
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana