PUBLICIDADE

Como usar hashtags no Pinterest

25 janeiro 2019
As hashtags podem ser usadas no Twitter, Instagram e também no Pinterest como forma de atalho para encontrar conteúdo relacionado a determinado assunto. Entretanto, desde que a novidade foi oficialmente anunciada, em Setembro de 2017, surgiu várias dúvidas sobre a questão: como usar hashtags no Pinterest?

De lá para cá, testei várias formas para entender como usar as hashtags corretamente e efetivamente dentro da plataforma. Assim, percebi que elas ajudam a aumentar o alcance do pin nas primeiras 24 horas e, consequentemente, aumentam as chances de re-pins e cliques.

Vamos falar sobre o assunto?

Como usar hashtags no Pinterest

Como usar Hashtags no Pinterest?



Temos aqui algumas diretrizes oficiais:

a) O Pinterest recomenda que você não use mais de 20 hashtags por pin.

b) Ele aconselha que você use palavras ou frases que descrevam o conteúdo do pin – é melhor ser objetivo, usar hashtags com sentido e relevantes!

c) Os resultados no feed das hashtags são exibidos em ordem cronológica, portanto, não adianta atualizar pins antigos e incluir hashtags neles.

Em 2017, quando as hashtags passaram a ser permitidas dentro do Pinterest, eu achava uma péssima ideia usá-las e nem imaginava que elas dariam algum resultado pelos seguintes motivos:


  1. Usar hashtag no Pinterest para realizar uma pesquisa deixa muito a desejar. Os algoritmos do Twitter e Instagram dão prioridade a conteúdos relevantes, por isso que nessas redes sociais o uso de hashtags é um dos métodos mais eficaz para aumentar a visibilidade. Já no Pinterest, é comum encontrar conteúdo irrelevante no resultado das pesquisas e que, muitas vezes, não tem relação alguma com o que estamos buscando.
  2. É informado que os resultados são exibidos em ordem cronológica, entretanto, nem sempre é assim. Em várias hashtags facilmente encontramos uma bagunça de pins, alguns com dias de publicados e outros com algumas horas.
  3. O Pinterest não oferece muitas orientações sobre o uso de hashtags, além disso, no Analytics não temos informações sobre impacto delas no alcance do perfil – métricas essas que são encontradas no Instagram.

Porém, em 2018 resolvi dar uma chance para elas e passei a usá-las em todos os pins, mesmo não tendo informações suficientes sobre seus benefícios.

Ademais, assim como as palavras-chave, o Pinterest também passou a recomendar hashtags para que os usuários possam buscar conteúdo semelhante no feed – ou seja, de alguma forma elas são sim relevantes!

O que eu descobri sobre hashtags no Pinterest:


1- Nem todos os pins exibidos nas pesquisas usaram a hashtag


Depois de percorrer várias hashtags, notei que nem todos os pins indexados usaram de fato a tag. Na verdade, os resultados são uma mistura de pins que usaram a hashtag nas descrições, e outros que têm apenas a palavra-chave da hashtag embutida no texto.

O mesmo vale para a indexação de pastas, veja no exemplo abaixo que nenhuma das pastas tem #dicasdebeleza no título:

Como usar hashtags no Pinterest?

E indo mais adentro, nenhuma das pastas indexadas têm a tag escrita em suas descrições!


2- Nem todos os pins que usar a hashtag serão indexados


Qual critério o Pinterest usa para indexar um conteúdo à hashtag? Não sabemos! O fato é que adicionar uma hashtag na descrição do seu pin não irá adicioná-lo automaticamente nos resultados de pesquisa.

Pode interessar: Obtenha 10x mais tráfego do Pinterest com esta dica crucial!

Ainda assim você deve usar hashtags no Pinterest?


A resposta é sim!

Mesmo tendo a possibilidade de não ter o seu pin indexado no feed da hashtag, ainda assim você tem a chance de transformar as palavras-chave principais em tags e garantir chances maiores de posicionar-se nos resultados das buscas; além de facilitar a identificação do seu conteúdo pelo algoritmo! 

Veja o exemplo deste meu pin, no texto da descrição eu não usei a palavra-chave “Pele perfeita”, mas a transformei em uma hashtag e o pin se encontra entre os primeiros resultados para esse termo:

Como usar hashtags no Pinterest?

Como usar hashtags no Pinterest?

Devo usar hashtags no Pinterest igual no Instagram?


Você não deve aplicar as mesmas estratégias que usa no Instagram para usar hashtags no Pinterest – principalmente a técnica de adicionar hashtags populares com tags mais específicas.

Os filtros de SPAM do Pinterest trabalham a todo vapor e são mais eficientes, por isso, ter sua conta suspensa por lá é mais fácil do que no Instagram.
Você tem um limite de 500 caracteres na descrição do seu pin. Use o espaço para criar uma descrição coesa e não uma mistura de hashtags. 

Quais são os locais corretos para usá-las?


O único lugar que você deve incluir hashtags é na descrição do seu pin!

Lembrando, mais uma vez, que elas só funcionarão se o pin for novo, do contrário, não adianta editar as descrições dos pins mais antigos para adicionar hashtags na esperança de aumentar seu alcance.

Continua depois da publicidade



Eu adiciono minhas hashtags apenas no final da descrição do pin pelos seguintes motivos:

  1. A minha intenção é o que o algoritmo entenda melhor o conteúdo do meu pin, e não que as pessoas leiam as hashtags escritas na descrição.
  2. Como hashtags são links clicáveis que levam para outra seção, se eu adicioná-las logo no início corro o risco de incentivar cliques nelas – e assim estarei levando o meu possível leitor para longe do meu conteúdo. 

Devo usar hashtags mais amplas ou específicas?


Você pode combinar os dois tipos de hashtags para alcançar seu público. 

Nas dicas para criação de conteúdo relevante, o Pinterest diz que as hashtags funcionam como termos de pesquisa e as pessoas as usam para encontrar tópicos de tendência, por isso, precisam ter relevância para o seu conteúdo. Quanto mais objetiva sua hashtag for, melhor!

Ao contrário de outras plataformas, as hashtags do Pinterest não são usadas para piadas, memes ou comentários.

para uma marca de moda, algo como #springfashion funcionaria bem - mas #ilookterribleinhats não funcionaria. [Pinterest for Business]

Como encontrar hashtags relevantes no Pinterest?


Dentro do próprio Pinterest você pode fazer uma busca por hashtag e saber o volume de pins que ela tem.

Quando você salva um pin diretamente do seu blog, na área para adicionar a descrição é possível realizar uma busca e descobrir o quão popular uma hashtag é.

Assim que você adicionar uma # e começar a digitar uma palavra-chave, o Pinterest fará sugestões automáticas para completá-la e mostrará com que frequência essa hashtag é usada na plataforma.

Como encontrar hashtags para usar no Pinterest


Entretanto, não espere muita eficiência desse gerador automático, ele fará sugestões de hashtags que começam com a mesma palavra e  que, às vezes, não tem relação com o assunto. 

Dica PRO de www.simplesbellablog.com

Eu tenho uma planilha recheada de hashtags relevantes para todos os assuntos que abordo em meu blog, a qual consegui preencher facilmente com essa dica que compartilho agora com você:

  • Antes de salvar um novo pin, vá até o aplicativo do Pinterest e faça uma pesquisa sobre o assunto.
  • Selecione algum dos primeiros pins que são exibidos nos resultados – se ele tiver um bom volume de re-pins é ainda melhor.
  • Aqui, o que interessa não é o pin, e sim as recomendações que o Pinterest faz para ele. Por isso, role para baixo até encontrar “Ideias que você vai amar”. Ainda não é isso que queremos, mas você pode anotar as sugestões!
Como usar hashtags no Pinterest

  • Continue rolando para baixo até encontrar “Novas ideias em...”. São essas sugestões de hashtags que você irá anotar para usar em seu novo pin.
Como usar hashtags no Pinterest


Faça isso em quantos pins populares você achar útil e guarde todas as sugestões para usar!

Obs: para mim, a sugestão de hashtag só aparece no celular pelo aplicativo.

Conclusão:

Apesar das "falhas", as hashtags no Pinterest são eficientes e não devem ser ignoradas. Tenho esperança de que um dia possa haver mudanças positivas, mais certeza acerca do assunto e maiores informações sobre seu impacto - assim como no Instagram. 

Enquanto isso não ocorre, aplique as dicas que você acabou de ler. 

Achou o post útil? Ajude compartilhando!


Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

É completamente proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo; tal ato é configurado como crime de acordo com a lei de número 10.695 de 1º Julho de 2003 com pena de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

14 comentários:

  1. O melhor conteúdo sobre Pinterest com certeza é aqui!!!
    Cara, que post rico!! Salvei pra ler várias e várias vezes 😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Michele. Fico feliz que meu esforço vale a pena! <3

      Excluir
  2. Adorei o conteúdo!
    garotastarfashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhosa!! Eu estava me batendo esses dias para encontrar onde colocar as hashtags e não achava hahaha, mas a partir de hoje todos os meus pins vão ter uma hashtag (prometo ser organizada hahaa)

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Jennifer. Organização salva a vida (e o blog)! haha
      Bjos

      Excluir
  4. DONA DO PINTEREST!

    Eu não estou conseguindo postar no pinterest diariamente como eu gostaria, mas em alguns pins que usei as # me deram ótimos resultado, mesmo sendo pins simples que eu jamais imaginaria que iria bombar. Agora entendi um pouco melhor de como usar a rede a meu favor hahaha

    Beleza Nerd


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço pessoa que fala mais do Pinterest do que eu! kkkkkkkk
      Publicar lá diariamente virou meu vício, tu não imagina. hahaha
      Fico feliz que o post tenha te ajudado, muito obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  5. Olá
    Eu até uso algumas hastags no Pinterest, mas não acredito que seja a melhor forma para gerar tráfego por lá, mas é uma opção e ter opções é sempre algo bom.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Ei,
    obrigada por dividir seu conhecimento conosco, estou começando e essas informações tem sido muito importante para mim. beijos
    https://soteropolitananagringa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre dicas excelentes. Nao tem uma vez que venha aqui e nao encontre alguma informacao importante. Comecei a usar melhor o Pinterest seguindo suas dicas (ainda falta muiiito pra ficar pro), mas agora vou comecar a usar as #.

    Beijoks

    www.atesemsalto.com

    ResponderExcluir
  8. amei já vou colocar tudo em prática. já editei meu pinterest excluir umas pasta para deixa ele bem organizado seguindo suas dicas que vi em outro post. agr irei criar pins e pasta de acordo com o conteúdo que eu publico no meu blogue.
    thifanysantosoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Tudo bem? Realmente coloquei em prática suas dias e notei um crescimento de visualizações e cliques de maneira exponencial. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana