PUBLICIDADE

Como aparecer no Google GRATUITAMENTE

20 novembro 2018
Provavelmente você já sabe que o Pinterest é uma ótima fonte de tráfego de referência, e que vem sendo muito usado por blogueiros para divulgar o conteúdo do blog

Agora, você sabia que há uma conexão direta entre um link do Pinterest para o seu blog e sua classificação nos resultados de pesquisa do Google? E que levando essa conexão em consideração, você pode usar o Pinterest para aparecer na primeira página do Google e dobrar o tráfego do seu blog?

Como aparecer no Google GRATUITAMENTE


Mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo podem exibir seu perfil, suas pastas ou seus pins em seus resultados de pesquisa. 

Quando pesquisamos um determinado tópico no Google, por vezes, alguns dos resultados exibidos são pastas e imagens que foram salvas no Pinterest.  Como nestas duas imagens:

Como o Pinterest aumenta sua classificação no Google

Como o Pinterest aumenta sua classificação no Google

Por que o Google indexa pastas do Pinterest?


Isso acontece porque é mais provável que o Google ofereça ranking a uma pasta com muitos seguidores, pins volumosos e que é frequentemente atualizada, do que para um site sem tráfego e engajamento!

O Pinterest é todo sobre SEO, pois nele usamos palavras-chave e hashtags. Além disso, estamos frequentemente salvando conteúdo novo ou re-pinando conteúdo popular, o que faz com que o Google enxergue tal pasta ou pin como relevante sempre!
Quanto mais popular for sua pasta ou pins, mais há chances do Google exibir nos resultados das pesquisas.
Além disso, o Pinterest tem uma Autoridade de Domínio (DA) de 98, o que facilita a exibição de pastas e pins nos resultados de pesquisa do Google. 

Domain Authority (DA) é uma métrica que avalia fatores off page de um domínio e vê o quão relevante um site é para se classificar nos resultados de pesquisas. A pontuação de Autoridade do Domínio varia de 1 a 100, as pontuações mais altas correspondem a uma maior chance de classificação. Fonte: moz.com
E se há exibição nas buscas, há chances de cliques e visitas para o seu blog!

Como aparecer no Google gratuitamente usando o Pinterest



Primeiro, confirme se seu perfil e pastas podem ser exibidos em mecanismos de pesquisa. 

1. Clique em (...) na parte superior do Pinterest para abrir o menu;
2. Clique em Editar configurações;
3. Role a tela para baixo, até a seção "Privacidade da pesquisa";
4. Verifique se o botão "Ocultar seu perfil de mecanismos de pesquisa" está como na imagem abaixo.
5. Se sim, seu perfil está visível!

Como o Pinterest aumenta sua classificação no Google

O segundo passo é escolher a palavra-chave ou frase que você deseja classificar no Google. Opte por  uma palavra-chave de cauda longa, pois a competição não é alta e as chances de classificação ficam maiores. 

Por exemplo, digamos que eu tenha um blog de culinária e queira posicionar minhas receitas para essa época festiva de fim de ano. 

Eu posso fazer um brainstorm de algumas palavras-chave fazendo uma pesquisa no Pinterest, como “receitas de natal”:

Como o Pinterest aumenta sua classificação no Google

O Pinterest sugere automaticamente algumas frases populares que outros usuários usam para fazer as buscas, dando-me informações privilegiadas sobre o que está sendo pesquisado.

A pesquisa pode ser ainda mais completa se você também a fizer no Google:

Em seguida, crie uma pasta usando como título alguma das frases sugeridas. Tão importante quanto o nome da pasta, é também a descrição dela, ela precisa ser completa com palavras-chave, e não apenas um recheio de palavras aleatórias.

✔ Se você tem a sua cópia do Manual do Pinterest, já sabe como fazer, no capítulo “Criação das pastas” eu falo sobre a escolha correta da categoria – para não ser marcada como SPAM – e como criar descrições ricas através das buscas de palavras-chave.

Uma vez que a pasta é criada, você irá recheá-la com pins fabulosos, incluindo os pins do seu blog. Atualize-a sempre com novos conteúdos, e certifique-se de que cada pin tenha uma boa descrição adicionada.

O Google analisa as legendas das imagens do Pinterest como o "texto âncora" da sua imagem, por isso é importante que você esteja usando palavras-chave no título da pasta e nas descrições das imagens.

À medida que sua pasta é preenchida, o Google reconhece que o conteúdo contido nessa pasta é "novo" (o Google AMA conteúdo fresco!). Quanto mais popularidade essa pasta ganha (através de comentários, clicks e re-pins), mais o Google reconhece que as pessoas gostam do que tem ali!

Os pins podem ser considerados backlinks para meu blog?


Todo link adicionado em outro site ou blog que direciona o usuário para os seus conteúdos, produtos e serviços são chamados de backlinks e, a quantidade de backlinks direcionados para o seu blog, serve como termômetro para indicar o nível de popularidade ou importância do site. Fonte: Marketing de Conteúdo
Não, os pins não contam como backlinks para o seu site ou blog, assim como a maioria dos links em qualquer rede social. 

No entanto, se seu pin está recebendo engajamento, como comentários, é experimentando e re-pinado várias vezes, há um impacto positivo no seu SEO, pois isso conta como sinais sociais – que é um dos fatores do SEO off-page! 

Quando você salva um pin que viraliza, por ser considerado interessante no Pinterest, ele naturalmente será re-pinado muitas vezes em pouco tempo e, consequentemente, aumentará as visitas do seu blog. Com o aumento do tráfego e novos compartilhamentos, você receberá automaticamente pontos para um page rank mais alto no Google. 



✚ ESTUDO DE CASO  

No dia 04/01/2017, publiquei o post hashtags para dobrar seus likes e seguidores no instagram. Naquela data eu já tinha perfil no Pinterest, entretanto, não entendia nada da plataforma e nem tinha rich pins habilitados, mesmo assim salvei uma imagem para o post e deixei lá. 

Tal post não tem um SEO bem trabalhado, ou seja, tem pouquíssimas chances de aparecer no Google, mas algumas semanas depois suas visualizações começaram aumentar consideravelmente. 

Passaram-se os dias e as continuavam crescendo, para mim já estava um número glorioso levando em consideração aos outros posts. Chequei o Analytics do Blogger e ele exibia o Pinterest como URL e site de referência, nas pesquisas por palavra-chave ele também mostrou termos que pesquisavam em um motor de busca e levava o usuário ao meu post. No Google Analytics havia as mesmas estatísticas! 

Ok, se há palavras-chave, o post está aparecendo no Google. 

Abri uma guia anônima e usei alguns dos termos chave para fazer uma pesquisa: lá estava o post na primeira página. Mas como? 

Cliquei em um dos URL de referência e cheguei o Pin que estava levando tráfego, para a minha surpresa ele já havia sido re-pinado mais de 500 vezes naquela data.

Veja o pin agora:

Como o Pinterest aumenta sua classificação no Google

Porém, não havia só ele. As pessoas que chegavam a meu blog também salvavam a imagem – nada atraente – em suas pastas no Pinterest, e mais uma vez o ciclo de compartilhamento continuava.

Durante o período que ele foi viral, o post recebeu muitas visualizações, tanto por visitas do Pinterest, quanto do Google. E está hoje com 201.745 views.

Foi meu primeiro post que se tornou viral na plataforma, e foi após ele que migrei de vez para o Pinterest e passei a estudá-lo como fonte de tráfego!

Como você garante que seu conteúdo seja visto no Pinterest e receba o máximo de cliques possíveis?


1. OTIMIZE SEU PERFIL

Como o Pinterest é todo sobre SEO, seu perfil deve ser otimizado para o algoritmo e para seu público-alvo ao mesmo tempo. Se você ainda não tem uma cópia do meu e-book Manual do Pinterest, te dou uma colher de chá:

a) Sua conta deve ser uma extensão dos assuntos abordados em seu blog. Não leve seu gosto pessoal para o Pinterest, lá deve ser o lugar onde sua audiência encontrará conteúdo que resolve o problema dela.

b) Antes de tudo, conheça seu público e o que eles querem. Em seguida, faça uma otimização para o algoritmo entender que seu blog e sua conta é uma fonte de conteúdo rico e inspirador! 

c) Essa otimização consiste em palavras-chave estratégicas, em locais estratégicos: nome de perfil, biografia, nome e descrições das pastas, além das descrições de todos os seus pins.

2. CRIE PINS VISUALMENTE ATRAENTES

Eu tive muita sorte de conseguir muitos cliques nos meus primeiros pins usando imagens não atraentes visualmente. 

Você pode ter conteúdo interessante e informativo, mas se as imagens usadas não forem atraentes o suficiente, talvez você não receba o número de cliques que o conteúdo merece. Hoje há muita concorrência e você precisa estar à frente dela!

O Pinterest é visual, seus usuários também são. As pessoas vão escolher ideias que são apresentadas visualmente! 

Você não precisa ser um profissional em design, com a ajuda do Canva é possível criar imagens poderosas, incluindo infográficos. Aproveitando a deixa, o Pinterest é a melhor rede para compartilhamento de infográficos, eles são altamente compartilháveis e tornam-se virais na mesma proporção que os famosos memes.

Como usar o Pinterest para divulgar o blog

E agora?

Agora, se você quer a xícara de chá inteira e um pedaço de bolo, no Manual do Pinterest eu falo sobre completamente tudo!

Você já usa o Pinterest para posicionar seu blog?

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

11 comentários:

  1. Estou trabalhando mais Seo no Pinterest e tem me dado bastante resultado, reformei minha capa para deixar mais atraente e funcionou bem! Algumas pastas minhas aparecem nas pesquisas, poucas mas já é um começo :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva um tempinho para indexar e é um trabalho que deve ser levado a diante, dia após dia. Aquela "chatice" básica de SEO, né? Mas vale a pena!

      Excluir
  2. Olá Dayane! Você tem muita informação interessante sobre o Pinterest que quero mergulhar com mais calma. Estou procurando onde vi no seu extenso material, sobre o básico verificar site. Minha dúvida é se coloco o código acima ou abaixo da tag pedida. Estou iniciando nestas medidas, pois percebo que o meu perfil cresce também.
    Grata se puder me dar uma ajuda.
    Seu blog é excelente!!
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, para validar seu domínio a tag deve ser inserida logo abaixo de < head >
      Muito obrigada pelo comentário, fique a vontade! <3

      Excluir
  3. Parabéns pelo post. Seu blog sempre muito rico em conteúdos.

    www.bugigangazdanet.com

    ResponderExcluir
  4. Cara, curti muito o conteúdo do teu blog! Muito bom pra quem tá começando saber como impulsionar o blog! Adoraria se vc visitasse meu cantinho e seguisse, caso goste! Já estou seguindo o seu! Mal posso esperar pra mais dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tanara. Com certeza te farei uma visita! <3

      Excluir
  5. Gostei muito das suas dicas. Fiquei um tempo meio que deixando o Pinterest de lado, mas já vou voltar pro meu amor.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Oie Nanda, adorei esse conteúdo, seus conhecimentos sobre Pinterest para mim estão sendo de grande ajuda.
    Comprei o manual do Pinterest e estou sempre consultando ele quando tenho duvidas e já estou colhendo os resultados. Meu blog ainda está no inicio, mas até o final do ano pretendo conseguir monetiza-la.
    Obrigada por sempre compartilhar conteúdos de valor S2

    www.descomplicandoabeleza.com

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana