Manual do Pinterest – o guia definitivo sobre crescimento de blogs

08 novembro 2018
Mais de 250 milhões de pessoas usam o Pinterest todos os meses. Os números foram divulgados em setembro deste ano, e surpreende, pois em uma época de redes sociais negativas e politizadas, 250 milhões de pessoas optam por passar o tempo em um lugar que pode ajudá-las a se sentirem positivas, otimistas, descobrir e fazer coisas que amam. 

Hoje, não consigo imaginar meu trabalho com o blog sem o Pinterest, pois ele direciona tráfego todos os dias e, nos últimos 3 meses, foi responsável por 97,80% das visitas provenientes de redes sociais. O Pinterest não é apenas a minha fonte de tráfego número 1, mas também ajudou a aumentar minha renda com blog e programas de afiliados! 

Manual do Pinterest – o guia definitivo sobre crescimento de blogs

A história 


Em 2017 fiquei frustrada com o Instagram, até aquele ano era fácil ter alcance nas publicações, mas tráfego para o blog que é bom: nada. Eu usava o Pinterest como a maioria dos usuários, apenas para salvar fotos bonitas e frases motivacionais, não fazia a mínima ideia do pote de ouro que tinha instalado no meu celular. 

Mesmo o Google Analytics indicando que este blog recebia alguns visitantes do Pinterest, eu ignorava, afinal, não salvava meu conteúdo lá. 

Até que resolvi dar uma chance!

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest


Entendi que o Pinterest não é uma lata de lixo para blogueiros depositarem qualquer conteúdo, e sim um lugar para inspirar e ajudar as pessoas.

Então, dei uma repaginada na minha conta, criei pastas com conteúdos interessantes e nomes coesos, além de adicionar descrições adequadas. A partir dai as coisas, ou melhor, o tráfego, começou fluir. 

Apaguei tudo que não tinha a ver com o meu blog e deixei secretas as pastas com pins que apenas me interessavam. Passei a criar, todos os dias, pins para o meu blog com descrições objetivas e imagens mais atraentes. Logo o algoritmo reconheceu meu perfil e domínio como provedor de conteúdo, e passou a trabalhar para mim!

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

POSICIONAMENTO DO BLOG


Posicionar meu blog foi um processo integral que exigiu, acima de tudo, persistência e consistência. Deixei de lado a briga de egos no Instagram, e me dediquei exclusivamente a desbravar este mundo particular que é o Pinterest

É assim que hoje esse blog ganha milhares de visitas diárias, e é por isso que criei o Manual do Pinterest, um guia onde ensino TUDO que aprendi sobre crescimento e posicionamento de blogs nessa plataforma. 

O Pinterest usa algoritmos complexos para entender, classificar e distribuir conteúdo para seus usuários. Depois de vários testes, desvendei e resumi vários deles.

Hoje, eu sei que o sucesso de blogs no Pinterest vai muito além de ativar pins avançados, reivindicar domínio e ter boas imagens - embora esses 3 pontos sejam essenciais e trabalhem juntos, eles não são os únicos para uma estratégia eficiente.

Um estudo de caso:


Dia 25/08/2018 eu saí do domínio grátis "blogspot.com" para o domínio próprio ".com". Mesmo sendo o mesmo blog, com um desempenho ótimo, o Pinterest entendeu que era um domínio novo na plataforma e o alcance dos meus pins caíram para zero, levando junto os cliques.

Os pins salvos com o domínio grátis continuavam a todo vapor na plataforma, enquanto o novo domínio estava com este desempenho:

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

Então, tive que trabalhar a autoridade do meu domínio novamente, para que o algoritmo entendesse que é uma fonte de conteúdo relevante aos usuários e fizesse uma boa distribuição.

O desempenho no mês de Setembro foi o seguinte:

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

Em Outubro, o crescimento foi ainda maior:

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

Agora, eu quero que você veja o avanço geral do Pinterest em meu blog. O primeiro print é de Janeiro deste ano; o segundo é de Outubro, ambos são do Google Analytics.

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

Como crescer o tráfego do seu blog com a ajuda do Pinterest

No Manual do Pinterest eu explico tudo o que você precisa saber para aumentar sua autoridade e crescer seu blog com a ajuda do Pinterest. Veja alguns dos assuntos que você vai aprender:


  • Apresentação
  • 4 maneiras de encontrar conteúdo no Pinterest
  • Qualidade do domínio – Saiba como afeta o seu desempenho!
  • Qualidade dos pins – Você vai entender como o Pinterest determina a qualidade de um Pin e como melhorar a qualidade dos seus!
  • Qualidade do pinner – Entenda como o que você salva afeta sua estratégia!
  • Relevância – Como o Pinterest entende que o conteúdo é relevante para recomendá-lo as pessoas certas
  •  Como fazer uma busca de palavras-chave relevantes dentro do Pinterest
  • 1° lição para colocar em prática o que foi ensinado
  • Os 3 pilares de um perfil de sucesso
  • Como preparar uma biografia matadora
  • Como criar pastas que atraem seu público-alvo
  • Aprenda a escolher uma categoria correta para suas pastas – para não ter os pins marcados como spam!
  • 2° lição para colocar em prática o que foi ensinado
  • Os princípios de uma imagem ideal para o Pinterest
  • Como o relacionamento de imagens ajuda e afeta a sua estratégia
  • O que é e como fazer teste A/B para aumentar a taxa de conversão
  • 3° lição para colocar em prática o que foi ensinado
  • Como escrever descrições alinhadas ao que o Pinterest quer
  • O que fazer diariamente, semanalmente e mensalmente para aumentar seus resultados


O guia é hospedado na Hotmart, está no valor de R$45,00 e você tem total segurança para adquirir. Os dados de acesso ao conteúdo são enviados para o e-mail informado no ato da compra!


Manual do Pinterest – o guia definitivo sobre crescimento de blogs

3 comentários:

  1. Adorei! Estava ansiosa para esse guia, vou logo dar um jeito de fazer mais um ensaio e comprar ainda esse mês *ww* parabéns Nanda! E que venham muitos outros e-books O/

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, passei por alguns perrengues para lançá-lo logo, mas finalmente saiu! <3
      Você também pode se afiliar e ganhar uma graninha vendendo ele pelo seu link de afiliada! ;)

      Beijos

      Excluir
  2. Acabei de garantir o meu... Eu cresci meu blog no Pinterest através das suas dicas, com certeza vou ter um resultado ainda maior agora. Beijos, Nanda!

    www.nossaquevicio.com.br

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores!
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio. Comente porque gostou e não para se promover. Comentários que contenham esse tipo de link serão removidos.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Deixe APENAS o link do seu blog para que eu possa conhecer. Comentários cheios de links também serão excluídos.
- Não ofenda nem desrespeite ninguém.
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana