PUBLICIDADE

Como conseguir parcerias com marcas em 2020

02 novembro 2016
Blogueiros, youtubers ou instagramers despertam grande interesse entre as marcas como peça fundamental para anunciar e divulgar seus produtos. O marketing de influência é um sistema bastante barato, viral e eficaz em comparação com as campanhas comerciais tradicionalmente feitas em revistas e emissoras de TV.

Se você é influenciador digital e deseja fazer parcerias com empresas, neste post dou uma série de dicas sobre como entrar em contato solicitando parceria para realizar as suas primeiras colaborações.

Como entrar em contato com empresas para pedir parceria



Entre tantos blogueiros, youtubers e instagramers, como fazer uma marca me notar?

1. CONTEÚDO ORIGINAL E DE QUALIDADE

Você compartilha fotos, vídeos ou posts bem produzidos e de qualidade? Seu conteúdo deve ser original e com um toque pessoal, esse fator te diferencia do restante da concorrência.

2. PÚBLICO ENVOLVIDO

Embora muitas marcas valorizem um alto número de seguidores ou visualizações diárias, outras estão usando taxas de engajamento para determinar se desejam ou não trabalhar com um influenciador.

Para as marcas, seu engajamento é um sinal de que seu público-alvo poderá gerar retorno de investimento. Portanto, concentre-se em manter um público engajado, porque a sua taxa de engajamento atrairá parcerias para você.


Como entrar em contato com lojas ou empresas solicitando parceria 


Se você já possui os dois requisitos anteriores, é hora de escrever para a marca e apresentar o seu trabalho.


Entre em contato por e-mail:



A maneira ideal de entrar em contato com lojas e empresas é através do e-mail. Normalmente, quando ele não fica em destaque na bio do instagram, o endereço e maiores informações estão no site - faça uma visita e o anote! 

É mais profissional esse tipo de abordagem e mostra que você teve a disposição de ir até o site conhecer mais sobre a loja/empresa em questão. 

Se não há e-mail para contato, o que eu faço? Algumas vezes acontece de no site não haver e-mail, e a aba "Contato" é um pouco limitada. Nesse caso, faça a primeira abordagem pelo direct ou bate-papo solicitando um contato para tratar sobre parcerias. 

Tenha confiança em si mesmo e conheça suas habilidades


Mostre como você pode colaborar na divulgação para que os produtos da empresa cheguem até as pessoas interessadas, ou seja, aos consumidores. E não deixe de explicar o porquê seu trabalho será benéfico, destacando o que receberão em troca. 

Apresente os dados mais relevantes, como a quantidade mensal de usuários únicos que acessam e leem seu blog, onde essas pessoas estão localizadas, qual a faixa etária, o que elas procuram ao acessar o blog e, se possível, qual sua taxa de conversão.

O mesmo vale para o instagram, apresente a taxa de engajamento da sua conta, impressões semanais e taxa de crescimento.


Seja profissional


Quando receber a resposta tente responder o mais rápido possível para não prolongar a conversa. Independentemente do tipo de trabalho oferecido, seja direta, explique como o faz e quanto cobra. Não tenha receio de fazer acordo, se houver interesse haverá trocas de e-mail.

Como influenciadores podem fazer parceria com empresas:


Quando falamos em colaboração, pode ser feita de várias maneiras. Algumas delas são:

  1. Experimentar produtos da marca. Nesse caso, a marca te enviará produtos para que você possa testá-los, escrever um post, gravar um vídeo usando-os ou fazer uma série de fotos com eles.
  2. Ser embaixador da marca. Aqui eu estou falando de uma colaboração um pouco maior, já que você fará parte da imagem da marca e certamente precisará assinar algum tipo de contrato. Além de anunciar e promover os produtos da marca em seu blog e redes sociais, você também poderá participar de eventos e lançamentos.
  3. Participar de um evento. A marca pode convidá-lo para um evento de lançamento, por exemplo, em troca de um post sobre o evento e promoção em suas redes sociais. Esse tipo de colaboração é muito comum quando uma linha de produtos é lançada em feiras.
  4. Colocando um banner da empresa no blog.
  5. Convites para viagens, hotéis ou restaurantes. Dependendo do tema do seu blog, também podem convidá-lo para uma viagem, passar uma noite em um hotel ou jantar em um restaurante em troca de uma avaliação.
  6. Fotografias para uma nova coleção de produtos ou serviços. Algumas marcas também contratam influenciadores para fazerem as fotos oficiais de seus novos produtos. Em alguns casos, o blogueiro recebe pelo trabalho e não é necessário publicações em redes sociais.

Se você é blogueira iniciante, ofereça um pacote de campanha mista para tornar a sua proposta mais atraente. Por exemplo: em vez de se limitar apenas ao Instagram, ofereça um pacote em que você publica algo em seu blog e também Pinterest.

Modelo de texto para solicitar parceria 


É normal ficar perdida em relação a elaboração do e-mail com a proposta de parceria. Mas, o importante é manter o texto curto e agradável, veja este exemplo:

Olá, tudo bem?

Me chamo [seu nome] e trabalho no blog [nome do blog], estou no mercado há [tempo de trabalho] e me destaco entre os meus seguidores através do conteúdo sobre [mencione suas categorias mais populares]. Atualmente, meu perfil no Instagram soma mais de [número de seguidores] e uma taxa de engajamento de [mencione sua taxa de engajamento] - pode conferir aqui [link para seu perfil].

Conheci a [mencione como conheceu a marca] e os produtos me chamaram bastante atenção, principalmente por se alinharem ao conteúdo que produzo em meus canais. Como é o caso dos posts sobre [mencione o conteúdo que já produziu e se alinha com a empresa].

Tenho certeza de que posso contribuir com a divulgação da marca e ajudá-la atingir o seu público ideal.

O que acha de trabalharmos algum formato de parceria?


Aguardo ansiosamente o seu retorno!

Nota: a opção de copiar e colar está bloqueada neste blog. Para copiar o exemplo de texto acima, CLIQUE AQUI.

Se você já possui um mídia kit pronto, anexe-o. Dessa forma, dará mais detalhes sobre o seu trabalho e facilitará o processo de avaliação.

Aqui você encontra 40 modelos de mídia kit editáveis no PowerPoint projetados para blogueiras profissionais com 3 a 5 opções por modelo, para que você não passe horas tentando criar um.

Além dos modelos de mídia kit, o kit acompanha 5 brindes:
  • 6 páginas de contrato por prestação de serviços.
  • 4 modelos de proposta de parceria
  • Mini ebook sobre como conseguir parcerias mesmo sendo blogueira iniciante.
  • 2 páginas verticais de Mídia Kit
  • Ebook como criar um mídia kit perfeito



Achou o post útil? Ajude compartilhando!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

26 comentários:

  1. Dicas valiosas, li com bastante atenção o post e anotei várias dicas para que no futuro, quando eu acredite ser a hora certa de iniciar os contatos buscando parceria, eu seja bem sucedida. Excelente post, parabéns!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria! Estou tentando aprender a cada dia mais sobre: como ser uma blogger, já que sou nova no assunto. Dicas preciosas, muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Eu que agradeço pelo comentário também! ♥ Sempre que puder estarei ajudando.

      Excluir
  3. Olá lindona,
    conheci seu blog hoje e amei as dicas.
    Gostei muito do assunto.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! Um incentivo para repensar meu conteúdo!!!

    ResponderExcluir
  5. que chato receber tantas mensagens pedindo parceira! Infelizmente muitos estão se declarando blogueiros e youtubers apenas para ganhar presentes e dinheiro... Mas os leitores percebem muito bem esse tipo de pessoa!

    ResponderExcluir
  6. Adorei suas dicas ❤️ parabéns pelo post 😍

    ResponderExcluir
  7. Dicas super bacanas! Eu até agora não entrei em contato com nenhuma empresa, até porque não me sinto totalmente preparada e não quero fazer isso de forma errada me queimando com a empresa.
    Suas dicas vão ser super valiosas para mim na hora em que eu me achar pronta para ir atrás das parcerias, e com certeza vai ajudar muita gente!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu meio que consegui uma parceria mas a empresa mandou eu enviar o material para o e-mail que a mesma me forneceu, mas eu não consegui compreender o que seria este material de envio. Poderia me esclarecer, por favor

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo post, foi muito esclarecedor. Eu estou com quase 60 mil inscritos no meu canal e sempre tive receio de entrar em contato com as empresas, por não saber como me expressar de forma profissional para a empresa. Mas seu post me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a buscar parcerias agora, mas sinto que não sou boa com as palavras quando se trata de propor um negocio, ainda mais no instagram.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo post. Realmente, um dos motivos de não se conseguir parcerias na internet, é a forma de abordagem. Muitas pessoas deveriam ler o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas", muitas dicas boas nesse livro, para se ter mais sucesso em qualquer tipo de tentativa de parceria. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Hola Hola!

    Parabéns pelo conteúdo, confesso diretamente ainda neste momento de pandemia do Coronavírus, que este conteúdo me ajudou muito pré-lançamento de minha Coluna Lifestyle dentro do Jornal Fatos & Notícias (um jornal distribuído dentro do Espírito Santo e tramitado em Brasília). Um novo projeto, um novo mercado (apesar de já atender eventos do segmento lifestyle. Venho agradecer, pois eu já havia criado o Mídia kit, mas sinceramente necessitava de um norte e uma estratégia de comunicação para acompanhar o mercado de influencers dentro deste novo projeto. Gratidão gratidão gratidão!!! E desde já peço que me sigam no Instagram, @marianamrrangel pois juntos neste momento nos faremos mais fortes, e juntos a colheita se torna mais agradável e produtiva. Parabéns banhado de MUITA gratidão!!! Besitos besitos!!! - Mariana Rangel (Jornalista Lifestyle).

    ResponderExcluir
  14. Obrigado, pelas dicas. Estou começando como influencer e juro que fiquei perdido, não sabia como abordar e nem criar um e-mail para poder mandar. Cai de paraquedas aqui por engano e juro que você salvou a minha vida com a sua dica. Muito obg ❤

    ResponderExcluir
  15. Gostei bastante. Eu faço sites e estou a procura de parcerias e as suas dicas vão me ajudar - Muito obrigado.

    https://farretecnologia.com.br - Se quiser dar uma olhadinha também e comentar sobre para ver o que posso melhorar. Obrigado <3

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Não consegui baixar o mídia kit. Está disponível?

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana