PUBLICIDADE

Como criar o Mídia Kit perfeito para o Instagram

11 março 2019
Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é atualmente a rede social mais poderosa para posicionamento de marca e criação de conexões. Com o seu crescimento constante, os profissionais de marketing apostam em influenciadores como parte da estratégia do marketing de influência na plataforma. 

Você já tem um mídia kit que transmite o valor do seu trabalho? Como blogueira, youtuber ou influenciadora atuando exclusivamente no Instagram, você consegue mostrar seus pontos fortes para captar as empresas com quais deseja trabalhar? 

Mídia Kit Instagram, como fazer um midia kit instagram, Midia kit instagram template


O que é um mídia kit e por que você deve criar um?


Pense no seu mídia kit como um currículo digital que engloba tudo, desde as principais estatísticas, até as informações necessárias sobre seu Instagram e o público que te segue.

Um mídia kit tem como objetivo atrair potenciais parceiros, descrevendo como você e seu perfil são excelentes para participar de campanhas através do marketing de influência com empresas que desejam atingir um público maior ou específico, vender/divulgar determinado produto ou gerar leads. 

Em poucas palavras, um mídia kit é sua carta de apresentação e você precisa de um para rentabilizar sua conta e ganhar dinheiro como influenciadora digital.

O que você deve incluir no mídia kit do seu instagram para conseguir parceiros?


No meu primeiro post sobre mídia kit de instagram, que foi publicado em 2018, eu mencionei a importância de incluir seu alcance, descrição sobre o perfil, formas de trabalho, experiências e preços. Não está errado, mas está obsoleto. 

Com o número grande de influenciadores e a facilidade de inflar números para se mostrar influente, os profissionais de Marketing usam métricas específicas para avaliar um perfil e incluí-lo em suas campanhas. E são essas métricas que você precisa usar para criar um mídia kit perfeito.

Para avaliar os pontos necessários, boa parte das empresas usam ferramentas exclusivas que realizam esse serviço, como o sistema de análises HypeAuditor, que além de verificar os interesses da audiência do influenciador, também mostra se há seguidor e engajamento falso.

Tendo isso em vista, aqui está o que você deve mensurar e incluir no mídia kit do seu instagram:


1. Número de seguidores e sua taxa de crescimento:



A taxa de crescimento de seguidores diz mais sobre o seu perfil do que o número de seguidores em si. Essa métrica permite visualizar se a sua conta está crescendo e chamando atenção de novas pessoas ou está estagnada, pois, ter muitos seguidores, não significa que você terá grande influência no instagram. 

Determinar sua taxa de crescimento de seguidores é simples. Veja um exemplo:

  1. Pegue o número de seguidores que você ganhou no mês de fevereiro.
  2. Divida esse número pelo número de seguidores que você tinha no começo do mesmo mês e multiplique por 100.
  3. Exemplo: se você ganhou 100 seguidores até o final do mês e tinha 2.000 seguidores no início do mês, sua taxa de crescimento de seguidores neste mês foi 100/2.000x100 = 5%.

A HypeAuditor permite um relatório gratuito para perfis que tenham acima de 1.000 seguidores, você pode verificar a sua conta e extrair os dados para montar o mídia kit. Porém, o relatório grátis expira e para fazer um novo é necessário contratar um plano.
Como criar um Mídia Kit para o Instagram



2. Taxa de alcance



Essa métrica é diferente e mais importante que o número de impressões, porque se a mesma pessoa visualizar sua foto 4 vezes, serão contadas 4 impressões. Por sua vez, o alcance informa o número total de pessoas únicas que viram sua publicação.

Além do alcance total, você deve estimar a sua taxa de alcance, que é a porcentagem de seguidores que veem suas publicações.

  1. Você pode calcular isso dividindo o alcance total de uma postagem pelo número total de seguidores e multiplicar o resultado por 100.
  2. Exemplo: se você tiver 100 de alcance e 2.000 seguidores, sua taxa de alcance será de 5%.


3. Taxa de engajamento



Para o Marketing de influência, a taxa de engajamento é uma das métricas mais importantes, pois ajuda a fazer uma avaliação do perfil e determinar se o influenciador consegue alcançar um número ideal de público que será capaz de engajar a publicidade e dar resultados para o anunciante.

De acordo com a Business Insider , a maioria dos profissionais de marketing medem o sucesso de suas campanhas analisando seu engajamento sobre qualquer outra métrica de marketing de influência.
Fórmula geral para calcular a Taxa de Engajamento 

engajamento = (curtidas + comentários) / seguidores x 100

Exemplo: em um post você teve 150 curtidas e 20 comentários e seu número de seguidores é de 5 mil pessoas: 150 + 20 = 170/5.000 x 100 = 3,4% de engajamento em um post. [Fonte: Edialog]

As diretrizes padrão da indústria para as taxas de engajamento de uma conta são:

  1. Menos de 1% = taxa de engajamento baixa
  2. Entre 1% e 3,5% = taxa de engajamento média ou boa
  3. Entre 3,5% e 6% = taxa de engajamento alta
  4. Acima de 6% = taxa de engajamento muito alta

Você também pode usar esse site para calcular a sua taxa de engajamento com base nos 12 últimos posts ou de uma publicação individual.
Mídia Kit Instagram

Mídia Kit Instagram

4. Engajamento no story



Com o sucesso do Instagram Story e seu poder de conversão, mais marcas começaram incluí-lo como parte de suas estratégias de marketing com influenciadores, por isso, é interessante também expor suas métricas no mídia kit.




Porém, como os stories só duram 24 horas, você precisará acompanhar seu desempenho e registrar seus dados manualmente. 

O que é importante analisar e incluir no mídia kit:

  1. Contas alcançadas - indica o número de pessoas únicas que viram sua história.

Para todas as análises, é essencial informar qual regra foi usada para fazer os cálculos e em qual período de tempo o acompanhamento foi feito.


5. Dados demográficos


As empresas precisam saber quem são seus seguidores e se são alinhados ao grupo demográfico que eles buscam. Inclua tudo sobre seu público, desde faixa etária, sexo, localização, até interesses. 

6. Sobre você


Fale sobre você e mostre sua personalidade de forma profissional. Qual o seu propósito? O que te fez ser uma influenciadora? Qual a sua profissão por formação? Deixe a empresa conhecer a pessoa com quem irá trabalhar!

7. Serviços


O que você pode oferecer para a empresa como influenciadora? Resenha de produtos? Photoshoot? Vídeos? Informe com clareza os serviços que você tem para oferecer! 

8. Preços


Fica a seu critério informar o seu preço antecipadamente no mídia kit. Porém, quando você já deixa claro quanto cobra, a empresa consegue determinar se tem orçamento para te incluir em suas campanhas – ou se arquivará seus dados para ações futuras! 

9. Experiências


Se você já realizou trabalhos anteriormente, sendo comissionados ou não, inclua uma pequena lista de empresas com quais já colaborou. Como influenciadora, grande ou pequena, é interessante destacar esse ponto para mostrar que o seu trabalho é sério. 

10. Informações de contato


Adicione seu e-mail, número de telefone para contato, cidade, estado e caixa postal (caso possua).

Como criar o mídia kit perfeito para o Instagram


Se você projetar sozinha o seu mídia kit, certifique-se de mantê-lo visualmente atraente, limpo e com a estética do seu perfil. Evite usar mais de duas fontes diferentes e que não combinam entre si, e deixe-o alinhado corretamente. Tenha isso em mente: menos é mais!

Para quem não irá contratar um profissional, é possível criar um mídia kit no Canva, PowerPoint ou Microsoft Word. Dos 3 serviços eu prefiro usar o Canva, além de possuir modelos pré-fabricados, a plataforma é mais intuitiva e fácil de usar, ideal para quem não tem experiência em softwares avançados. 



Este exemplo de mídia kit foi criado usando como base um modelo pronto do Canva. 

Mídia Kit Instagram - Modelo gratuito para editar no Canva


Se quiser usá-lo, basta se inscrever na lista para recebê-lo por e-mail. Mas antes, algumas explicações:
  1. As imagens não acompanham o modelo, pois são meramente ilustrativas.
  2. Se você nunca usou o Canva será difícil realizar as alterações.
  3. O Mídia Kit só pode ser editado através do computador no site do Canva, usando a versão 2.0 da ferramenta - não tente pelo aplicativo! 
  4. Será necessário criar um cópia, fechar o modelo original e editar APENAS a sua cópia que estará na página inicial do Canva.
  5. Não realizo alterações particulares. Não faço modelos por encomenda. 
  6. Fico no direito de remover e excluir o modelo a qualquer momento, caso não seja respeitada a condição de não editar o template original.
Tudo certo? Acesse "Modelo de Mídia Kit Instagram", cadastre seu e-mail e você receberá o acesso.

Mídia Kit Instagram Template

Continue trabalhando para crescer o seu perfil e atualize as informações do mídia kit com frequência!


Achou o post útil? Ajude compartilhando!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Me ajuda muito! Cada vez mais sucesso para ti!

    ResponderExcluir
  2. Baixei o mídia kit, amei! Obrigada por disponibilizar! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana