PUBLICIDADE

10 dicas para criar um mídia kit de instagram e fechar parcerias

29 novembro 2019
Um bom mídia kit é fundamental no processo de monetização do seu perfil no instagram. Se você deseja trabalhar com marcas, definitivamente deve ter um pronto para enviar junto a uma proposta.

Um mídia kit de instagram não faz apenas você parecer profissional, mas também permite que os profissionais de marketing saibam tudo sobre o perfil, incluindo suas disponibilidades de trabalho.


Como criar um Mídia Kit Instagram

Publicado em 11/03/2019 e atualizado em 29/11/2019


O que é um mídia kit e por que você deve criar um?


Em poucas palavras, um mídia kit é a sua carta de apresentação. Pense nele como um currículo digital que engloba tudo, desde as principais estatísticas, até as informações necessárias sobre seu Instagram e o público que te segue. 

Portanto, o seu mídia kit deve ser criativo e informativo, além de fácil de entender e interpretar!

O que incluir no mídia kit do instagram?


No meu primeiro post sobre mídia kit de instagram, que foi publicado em 2018, eu mencionei a importância de incluir seu alcance, descrição sobre o perfil, formas de trabalho, experiências e preços. Não está errado, mas está obsoleto. 

Com o grande número de influenciadores, e a facilidade de inflar números para se mostrar influente, os profissionais de marketing usam métricas específicas para avaliar um perfil e incluí-lo em suas campanhas. E são essas métricas que você precisa usar para criar um mídia kit perfeito!


Para avaliar os dados necessários, boa parte das empresas usam ferramentas exclusivas que realizam esse serviço, como o sistema de análises HypeAuditor, que além de verificar os interesses da audiência do influenciador, também mostra se há seguidor e engajamento falso.

Tendo isso em vista, aqui está o que você deve mensurar e incluir no mídia kit do seu instagram:

  1. Sobre a proposta do seu perfil
  2. Sobre você
  3. Número de seguidores e taxa de crescimento
  4. Taxa de engajamento
  5. Informações demográficas do público-alvo
  6. Marcas para quais você já fez campanha
  7. Como você pode colaborar
  8. Preços
  9. Fotografias
  10. Informações de contato


1. Sobre a proposta do seu perfil:


Em um texto objetivo, fale para o possível anunciante qual é o objetivo do seu perfil. Explique a que se propõe e porque ele foi criado – imagine que a sua conta é uma pessoa e escreva uma pequena biografia para ela! 

Para ter uma ideia, esta é a biografia que eu uso no mídia kit do meu blog: 

O Simples Bella é um reflexo da minha busca por informação na era onde há o excesso dela. Neste blog eu falo sobre cuidados com a pele, tratamentos, novidades e curiosidades. Simplifico a beleza, coloco cosméticos à prova e dou conselhos para exibir uma pele radiante. O que me motiva a produzir conteúdo é que meu público comece a conhecer o mundo dos cosméticos um pouco melhor e possam tomar suas próprias decisões com alguma objetividade, sem cair em armadilhas!
Leia também: Como eu consegui 2.000 seguidores em 1 mês e 13 dias

2. Sobre você:


Mencionar quem é você e o que você faz pode influenciar positivamente a decisão dos possíveis anunciantes. Uma maquiadora profissional que ministra cursos, por exemplo, é um excelente perfil para a campanha de uma nova coleção de maquiagem.

3. Número de seguidores e sua taxa de crescimento:


A taxa de crescimento de seguidores diz mais sobre o seu perfil do que o número de seguidores em si. Essa métrica permite visualizar se a sua conta está crescendo e chamando atenção de novas pessoas ou está estagnada, porque ter muitos seguidores não significa que você terá grande influência no instagram. 

Determinar sua taxa de crescimento de seguidores é simples. Veja:

  1. Pegue o número de seguidores que você ganhou no mês de fevereiro.
  2. Divida esse número pelo número de seguidores que você tinha no começo do mesmo mês e multiplique por 100.
  3. Exemplo: se você ganhou 100 seguidores até o final do mês e tinha 2.000 seguidores no início do mês, sua taxa de crescimento de seguidores neste mês foi 100/2.000x100 = 5%.

A HypeAuditor permite relatórios gratuitos para perfis que tenham acima de 1.000 seguidores, você pode verificar a sua conta e extrair os dados para montar o mídia kit.


Dicas para criar um Mídia Kit para seu perfil no Instagram


4. Taxa de engajamento


Para o Marketing de influência, a taxa de engajamento é uma das métricas mais importantes, pois ajuda a fazer uma avaliação do perfil e determinar se o influenciador consegue alcançar um número ideal de público que será capaz de engajar a publicidade e dar resultados para o anunciante.

De acordo com a Business Insider , a maioria dos profissionais de marketing medem o sucesso de suas campanhas analisando seu engajamento sobre qualquer outra métrica de marketing de influência.

Fórmula geral para calcular a Taxa de Engajamento 


engajamento = (curtidas + comentários) / seguidores x 100

Exemplo: em um post você teve 150 curtidas e 20 comentários e seu número de seguidores é de 5 mil pessoas: 150 + 20 = 170/5.000 x 100 = 3,4% de engajamento em um post. [Fonte: Edialog]

As diretrizes padrão da indústria para as taxas de engajamento de uma conta são:

  1. Menos de 1% = taxa de engajamento baixa
  2. Entre 1% e 3,5% = taxa de engajamento média ou boa
  3. Entre 3,5% e 6% = taxa de engajamento alta
  4. Acima de 6% = taxa de engajamento muito alta

Os relatórios semanais da HypeAuditor também mostram a taxa de engajamento das suas publicações e quais foram as fotos que mais receberam engajamento durante esse período.

5. Informações demográficas do público-alvo 


Compreender a demografia do seu público-alvo não é apenas benéfico para você, mas também é para as empresas, pois as campanhas de marketing são direcionadas a um segmento de público específico com base no sexo, idade e localização. 

Portanto, utilize os insights do instagram para dar detalhes sobre cidades, faixa etária e gênero.

6. Marcas para quais você já fez campanha


Se você já trabalhou com alguma marca anteriormente, inclua no mídia kit um logotipo ou até mesmo uma amostra do trabalho, dessa forma o possível parceiro terá um exemplo do tipo de trabalho que você produz.

7. Como você pode colaborar 


Inclua suas formas de trabalho para que os parceiros conheçam suas habilidades. Suas opções podem incluir uma resenha, menção de produtos em um post no blog ou story, uma sessão de fotos – as formas de produzir conteúdo são ilimitadas e dependem exclusivamente de suas habilidades, nicho e o que você prefere fazer!

8. Preços


Fica a seu critério informar o seu preço antecipadamente no mídia kit. Porém, quando você já deixa claro quanto cobra, a empresa consegue determinar se tem orçamento para te incluir em suas campanhas – ou se arquivará seus dados para ações futuras!

✚ Leia: Quanto cobrar por publipost no Instagram?


9. Fotografias


Ostente as suas melhores fotografias e mostre porque o seu perfil é incrível. O seu mídia kit precisa se diferenciar dos demais, então, não economize!


10. Informações de contato


No mínimo, inclua seu endereço de e-mail, site e identificadores sociais. Idealmente, você deve adicionar também o seu número de telefone e endereço postal.

✚ BRINDE: 4 modelos de propostas para fechar parcerias

Download grátis: Mídia kit Instagram editável


Se você projetar sozinha o seu mídia kit, certifique-se de mantê-lo visualmente atraente, limpo e com a estética do seu perfil. Evite usar mais de duas fontes diferentes e que não combinam entre si, e deixe-o alinhado corretamente. Tenha isso em mente: menos é mais!

Para quem não irá contratar um profissional, é possível criar um mídia kit no Canva, PowerPoint ou Microsoft Word.

Dos 3 serviços, eu recomendo usar o Canva, além de possuir modelos pré-fabricados, a plataforma é mais intuitiva e fácil de usar, ideal para quem não tem experiência em softwares avançados! 



Este exemplo de mídia kit foi criado usando como base um modelo pronto do Canva. 

Mídia Kit Instagram - Modelo gratuito para editar no Canva


Se quiser usá-lo, basta se inscrever na lista para recebê-lo por e-mail. Mas antes, algumas explicações:
  1. As imagens não acompanham o modelo, pois são meramente ilustrativas.
  2. Se você nunca usou o Canva será difícil realizar as alterações.
  3. O Mídia Kit só pode ser editado através do computador no site do Canva, usando a versão 2.0 da ferramenta - não tente pelo aplicativo! 
  4. Será necessário criar um cópia, fechar o modelo original e editar APENAS a sua cópia que estará na página inicial do Canva.
  5. Não realizo alterações particulares. Não faço modelos por encomenda. 
  6. Fico no direito de remover e excluir o modelo a qualquer momento, caso não seja respeitada a condição de não editar o template original.
Tudo certo? Acesse "Modelo de Mídia Kit Instagram", cadastre seu e-mail e você receberá o acesso.

Continue trabalhando para crescer o seu perfil e atualize as informações do mídia kit com frequência!


Achou o post útil? Ajude compartilhando!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

10 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Me ajuda muito! Cada vez mais sucesso para ti!

    ResponderExcluir
  2. Baixei o mídia kit, amei! Obrigada por disponibilizar! Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Não consigo baixar ... :( não tem link, clicka e abre a foto sem edição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando isto acontece, é porque as pessoas que acessaram anteriormente mudaram o arquivo. Já troquei o link para uma cópia, é só seguir as instruções para editar.

      Excluir
  4. Não consigo baixar, o link da aquela página 404 :/

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELO TRABALHO DANDO ÓTIMAS DICAS. ;)

    ResponderExcluir
  6. nao consegui baixar o midia kit fala que o arquivo nao exites

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana