PUBLICIDADE

Pinterest para blogueiros: ainda funciona?

15 março 2022
Desde meados de 2021, o Pinterest vem implementando diversas mudanças que coincidem com o atual cenário do marketing digital em diferentes mídias: aumentar o tempo de tela dos usuários e mantê-los dentro da plataforma.

Obviamente, essas mudanças impactaram diretamente (e até negativamente) quem dependia exclusivamente dele para direcionar tráfego para blogs e sites — incluindo a mim!

Desde então, virou comum blogueiros falarem que:

— O novo Pinterest está priorizando apenas vendedores e Idea Pins;

— Estão desistindo do Pinterest, pois não há razão para produzir conteúdo gratuito que não converterá em tráfego;

— O Pinterest desistiu daqueles que foram a base do sucesso da plataforma;

Realmente ficou um pouco mais difícil conseguir cliques em links de pins estáticos. No entanto, o Pinterest ainda é a minha principal fonte de tráfego e os meus pins, tanto novos quanto antigos, ainda recebem cliques. Claro, a passos mais lentos, mas ainda assim recebem o suficiente para manter a monetização deste blog!

Eu tenho pins assim:


Mas também tenho pins assim:


Fazendo parte do Pinterest Market Expert e sabendo das atualizações que estavam por vir, resolvi adiar o lançamento da terceira versão do meu e-book — Manual do Pinterest — que estava previsto para junho de 2021, pois foi necessário modificar o conteúdo conforme os novos recursos foram chegando na plataforma.

Por isso resolvi escrever esse post para oferecer uma visão sobre o “novo Pinterest” e o que está funcionando atualmente!


Mas antes vamos dar uma espiada nos caminhos que o Pinterest (como empresa) está seguindo e quais os objetivos para 2022:

Resumo das mudanças do Pinterest em 2021:


  • Foi criado um ecossistema de conteúdo nativo focado em vídeos. Além dos Idea Pins, a plataforma incluiu a guia “Assistir” logo na página inicial.
  • Mais recursos de compras foram inseridos, possibilitando que os usuários possam pesquisar compras diretamente de pins, pastas e através da busca na barra de pesquisa.
  • Os anúncios chegaram ao Brasil para as contas comerciais.

No entanto, de acordo com a carta de apresentação para investidores, houve menos engajamento no 4º trimestre de 2021 quando comparado ao mesmo trimestre de 2020 nas principais categorias de pesquisa da plataforma: culinária, decoração de casa e bricolagem.

Além disso, no mesmo trimestre, o Pinterest também teve menos tráfego de pesquisa devido a mudança de algoritmo do Google que ocorreu em novembro. A plataforma também perdeu cerca de 47 milhões de usuários ativos mensais em 2021 e perdeu o impulso de crescimento que havia ganhado no inicio da pandemia.

Metas do Pinterest para 2022:


  • Pretendem escalar a distribuição dos Idea Pins e investir nos criadores, pois acreditam que, a longo prazo, esses investimentos (em conteúdo nativo e no criador) podem fornecer mais motivos para os pinners utilizarem o Pinterest.
  • Preocupados com o futuro do conteúdo nativo e dos criadores, planejam continuar investindo na experiência dos Pinners para apresentar a eles conteúdo relevante e inspirador no momento certo.
  • Também continuarão com o investimento no desenvolvimento das ferramentas de compras para melhorar a experiência dos compradores e ajudar os comerciantes, pois o Pinterest está sendo projetado para se tornar um destino de compras.
  • Manterão o foco em melhorar a eficiência do mercado de anúncios da plataforma, utilizando mais da automação para otimizar o valor do anunciante.

Pinterest para blogueiros: ainda funciona?


Com tudo isso, podemos entender que o Pinterest quer:

  • Competir com o TikTok e os Reels do Instagram, embora esteja encontrando dificuldade para isso pois, enquanto o engajamento dos concorrentes cresce, o da plataforma está caindo.
  • Mais criadores criando conteúdo em formato de Idea Pin para que os usuários permaneçam na plataforma, em vez de consumir conteúdo fora dela.
  • Investir nos criadores para incentivá-los a criar conteúdo.
  • Tornar a plataforma em um local de compras.

Tudo isso realmente acontecerá e será bem aceito pelos usuários? Só com o tempo saberemos!

No entanto, está claro que o Pinterest não voltará a ser o que era antes, afinal, nenhuma plataforma volta. Mudanças ocorrem para seguir o que dá certo na indústria e todo negócio depende disso para sobreviver.

O que nós, blogueiros, podemos fazer?


Primeiro, avalie os seus motivos para decidir se continua ou não no Pinterest:

  1. É uma plataforma importante para a sobrevivência do seu blog?
  2. As atualizações fazem sentido para o conteúdo que você compartilha?
  3. O seu público consome conteúdo nos novos formatos oferecidos?
  4. Você tem mais resultados nele ou na concorrência?

Eu decidi continuar e estou trabalhando em formas de me adaptar ao novo Pinterest pelas seguintes razões:

  • Meus pins, novos e antigos, continuam sendo vistos e recebendo engajamento. Infográficos continuam performando muito bem, tanto em cliques quanto em salvamentos.
  • Mesmo que em menor quantidade que nos anos anteriores, ainda é a melhor plataforma para conseguir cliques orgânicos. Os resultados que eu consigo diariamente com ele jamais serão conseguidos no Instagram, por exemplo, e são maiores que os resultados diretos na pesquisa do Google.
  • Os meus pins ainda são encontrados nas pesquisas do Google.
  • Os meus gastos para manter o blog e a produção de conteúdo continuam sendo cobertos pelo retorno do Pinterest.
  • O Pinterest continua levando gente para o meu perfil no Instagram.
  • Não há para onde fugir, o conteúdo em vídeo tomou conta de todas as plataformas.

Decidiu que vai continuar? Então busque formas de diversificar a sua fonte de renda. Não podemos mais esperar uma renda alta apenas com anúncios incorporados no blog, pois o mercado digital mudou muito nestes últimos 2 anos.

O que funciona no Pinterest agora?


Apesar de todas as mudanças, algo continua igual: a intenção de pesquisa dos pinners. Mesmo com toda a bagunça de conteúdo, as pessoas continuam indo ao Pinterest para buscar ideias, aprender algo novo e se inspirar!

Portanto, mantenha a sua criação de conteúdo focada no usuário e não nos cliques.

No Pinterest as pessoas não se importam com você, a mentalidade dos usuários da plataforma é baseada em: Como isso irá me servir?

O mais importante é atingir o seu público-alvo na fase da inspiração e criar aquele momento em que ele diz:

“Hum, isso é útil, vai me servir algum dia. Vou salvar!”


Logo os cliques virão como consequência dos salvamentos recebidos durante essa primeira fase de inspiração e reconhecimento do seu conteúdo.

O algoritmo é o mesmo!


Novas funcionalidades foram inseridas, mas os algoritmos continuam usando os mesmos metódos de classificação mencionados no Manual do Pinterest: autoridade domínio, qualidade do pinner, qualidade do pin e relevância do tópico.

Sendo assim, ainda precisamos:

  • Ter um domínio reivindicado e ativar os rich pins;
  • Criar pins de qualidade e trabalhar a copy, tanto na imagem quanto no título e na descrição;
  • Pesquisar e utilizar palavras-chave relevantes para o nicho/assunto.
  • Pinar conteúdo novo (e relevante) semanalmente;
  • Engajar-se com os comentários deixados pelos usuários em nossos pins;
  • Salvar conteúdo popular de outras contas em nossas pastas;
  • Acompanhar com frequência os tópicos que são tendência;
  • Saber aproveitar a sazonalidade.

Com a introdução de vídeos, anúncios e Idea Pins, foi introduzida uma variação no algoritmo de distribuição de conteúdo da página inicial chamada de “distribuição controlável”, pensada para diversificar o tipo de pin (estático, anúncio, vídeo, idea pin) que aparecerá no home feed (precisamente no topo).

Mas este é um assunto um pouco mais longo e que está no material atualizado do e-book.


Preciso criar pins todos os dias?


Atualmente eu prefiro me planejar para postar alguns pins durante a semana, em vez de vários no mesmo dia.

A disputa por atenção está bem maior do que em 2019, a base de usuários cresceu e a quantidade de pins salvos diariamente também.

Então, é melhor criar 2 ou 3 bons pins semanais do que vários pins meia-boca todos os dias, sempre prestando atenção nos títulos e nas descrições para entregar o que os pinners realmente estão buscando.

E para você, o Pinterest ainda funciona? O que você acha sobre as atualizações da plataforma? Nos deixe saber através dos comentários! ❤

8 comentários:

  1. A sensação que tenho que cheguei atrasada pra festa. Vou usar da mesma estratégia q vc poucos pins durante a semana mas bons pins. E vou fazer mais idéias pra plataforma apesar q minhas visualizações são o dobro da pesquisa do Google.
    Ótimo post como sempre vc arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem estava há muito tempo na festa teve que se adaptar às regras do dono da casa para continuar participando! Rs
      Brincadeiras à parte, não temos muito o que fazer, né? Reclamar não adianta, apenas se reinventar e tentar abraçar o novo!

      Excluir
  2. Ótimo ler um post seu abordando esse tema, essa "crise" no Pinterest, queria mesmo saber a sua opinião.

    De fato, os meus pins antigos geram tráfego, mas os novos é quase o mesmo que nada.

    Eu não sei o que preciso melhorar para continuar crescendo... as vezes penso que preciso refazer todo o SEO do meu perfil.

    A sensação é que pinar outros conteúdos já não adianta nada. Criei pastas novas para pinar mais conteúdo, mas não tem surtido efeito.

    Experimentei algumas vezes os ads, mas é aquilo: enquanto estamos pagando, os cliques estão no alto. Basta a campanha chegar ao fim, parece que os cliques orgânicos caem para níveis ainda menos que antes.

    O Tailwind tem focado suas ferramentas até no Instagram, estou experimentando postar conteúdo por lá mas, com cerca de 25 publicações, devo ter conseguido uns dois cliques.

    O Pinterest ainda é minha maior fonte de tráfego, mas caiu a níveis absurdos. É desanimador. E não aparenta que vai melhorar.

    Minha esperança é estar naquela pequena porcentagem de pins estáticos que são bem visualizados.

    Paralelo a isso, tenho investido bastante tempo em marketing de afiliados, para de alguma forma compensar as perdas que estou tendo com o Google AdSense.

    E vamos pra cima! Vamos continuar tentando ter pins relevantes no Pinterest!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há atualizações nas configurações do perfil, você chegou a visualizá-las para fazer alterações? Apesar de não achar que farão grandes mudanças no quesito alcance, as considero importante para a manutenção da conta.

      Eu experimentei os anúncios por 6 meses ano passado e gostei, não notei algo parecido de queda de alcance nos pins impulsionados, permaneceram normais depois que as campanhas foram desativas. Porém, como tráfego pago não é a minha praia, preciso estudar (ou delegar a tarefa) para então continuar investindo dinheiro nessa funcionalidade.

      O instagram é ótimo para ganhar dinheiro por lá mesmo, para a gente que tem blog não rola muito, principalmente agora com a febre dos reels.

      Agora pretendo criar mais artigos focados nas pesquisas do Google, tenho alguns artigos que estão indo bem, mas que podem ser melhores.

      Desanima? As vezes sim, muito! Mas então eu lembro que já estive em uma posição pior e que agora tenho algo que não tinha antes: conhecimento.

      Não vamos jogar a toalha!

      Excluir
  3. Obrigada pelo post Nanda foi muito edificante pra nós que usamos o Pinterest como fonte de tráfego.

    Apesar de não está recebendo tanto tráfego ainda sim acredito que ele continua sendo ótimo para o nosso SEO e conta como backlink para nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Samara. E, sim, ainda dá para tirar algo de lá, mas primeiros temos que desapegar dos resultados que conseguíamos antes — infelizmente!

      Excluir
  4. Agoraaa eu entendi o motivo de não ter o mesmo engajamento de antes! Eu usei o Idea Pin assim que estreou, bati 83k num idea pin. Hoje em dia, não é mais a mesma coisa. Mas é questão de adaptação, como você disse, precisamos nos adequar as mudanças da plataforma. Também pretendo ter mais atenção ao títulos e conteúdos que estou postando por lá. Independente de tudo, o Pinterest ainda é o melhor para entregar conteúdo organicamente, 10X melhor que o Instagram.

    E Nanda, tem algum horário específico bom para postar? Fico muito perdida nessa questão ainda, de qual é o melhor horário para postar no Pinterest.

    meu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a distribuição do conteúdo depende mais da otimização do que do horário que você faz a publicação, não existe o "melhor horário para postar". Na minha conta, por exemplo, publicar pela manhã estava sendo ótimo para as impressões, agora não está tão legal, então estou publicando mais durante a noite!

      Excluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana