PUBLICIDADE

Como dobrar o seu alcance no Instagram usando hashtags (+bônus)

29 setembro 2020
Quando usadas corretamente, as hashtags são uma das maneiras mais eficazes de aumentar o seu engajamento, oferecer mais visibilidade à sua conta e alcançar pessoas que não te seguem — sem gastar um centavo por isso!

Veja este exemplo com publicações diferentes: em ambas eu utilizei 30 hashtags, mas apenas uma obteve uma boa conversão.

Como usar hashtags no Instagram em 2020

A publicação da segunda captura de tela teve 66.372 impressões, das quais 49.050 foram através de hashtags. Após vê-la, 947 usuários visitaram meu perfil e 331 seguiram a minha conta.

O que aconteceu?

Atualizei a minha estratégia de hashtags! Na publicação da primeira captura eu não fiz a busca de hashtags que realizei para a segunda.

A nova estratégia me permite classificar novas publicações no topo da área “mais relevantes” de diferentes hashtags. Ela funciona para qualquer nicho e tamanho de conta — e eu vou te mostrar como você pode reproduzi-la em seu perfil!

Ao final deste post você poderá baixar uma lista de 240 hashtags verificadas por mim.

O que são hashtags?


Hashtag é qualquer palavra antecedida por cerquilha (#). Quando uma pessoa publica algo e adiciona hashtags, ela está contextualizando a sua publicação.

No Instagram, Twitter, Facebook e Pinterest as hashtags se transformam em links onde agrupam todos os conteúdos que foram contextualizados com elas.

Por que você deve usar hashtags?


Se o Instagram fosse um mecanismo de pesquisa, as hashtags seriam palavras-chave. Elas categorizam sua publicação e a torna detectável por pessoas que ainda não te seguem, mas se interessam pelo assunto. 

Em 2017, para facilitar a descoberta de conteúdo, o instagram lançou o recurso “seguir hashtags”. Isso significa que, em vez de um usuário ter de procurar pela hashtag, as principais publicações com aquela hashtag aparecerão automaticamente no seu feed. 

Por essa razão, as hashtags são uma parte vital de qualquer estratégia de marketing no Instagram. Sem elas, você perde a oportunidade de melhorar suas taxas de engajamento e atingir novos usuários da plataforma!

Quantas hashtags usar no instagram?


Na sua central de ajuda o instagram deixa claro: você pode usar até 30 hashtags em uma publicação. Ao fazer isso, a sua foto ou vídeo (reels, IGTV) ficará visível na página das hashtags correspondentes. 

De fato, usar todas as 30 hashtags é uma ótima maneira de aumentar as suas chances de obter maior alcance para cada conteúdo cuidadosamente trabalhado.

✅Como dobrar o seu alcance usando hashtags em 2021


Para obter os resultados desejados — alcance, curtidas, comentários e seguidores — você deve prestar atenção no nível de popularidade das hashtags que usará:

  1. Hashtags de popularidade alta – Recebem novas imagens em segundos, isso significa que os seus posts ficarão visíveis durante um tempo muito curto e rapidamente serão substituídos por outros.
  2. Hashtags de popularidade média – Recebem novas atualizações em tempo suficiente para fazer o seu post ser visto por outras pessoas.
  3. Hashtags de popularidade regular – São utilizadas com uma frequência mais baixa, por isso, oferecem mais chances de colocar um post na área “mais relevantes”.

Nesta estratégia você usará:

  • 10 hashtags que têm entre 10.000 e 100.000 publicações e que você tem potencial de se classificar como relevante (popularidade regular). Algumas vezes também utilizo hashtags de 5.000 publicações, tudo depende da frequência que são atualizadas e das publicações que se classificam!
  • 10 hashtags que têm entre 100.000 e 600.000 publicações (popularidade média).
  • 10 hashtags com +600.000 publicações (popularidade alta).

Como usar hashtags no Instagram em 2020 (estratégia atualizada ✅)


As 10 hashtags de popularidade alta lhe darão curtidas instantâneas assim que você publicar a foto. Estes likes aumentarão os sinais sociais da sua publicação e não a deixarão morrer nos primeiros minutos.

As outras 20 hashtags — de popularidade média e regular — continuarão dando o impulsionamento e engajamento que a publicação precisa para se manter fresca no Instagram.

Nota importante: as hashtags de popularidade baixa precisam ser pequenas o suficiente para você se classificar, mas atualizadas com frequência. Não adianta selecionar hashtags muito pequenas que quase ninguém usa, você ficará como relevante, mas não terá público para ver suas publicações! 

Veja o resultado dessa estratégia também na minha segunda conta, que tem menos de 2.500 seguidores:



Como encontrar hashtags para usar no Instagram?


Pense no conteúdo que você publica em sua conta e no que o seu público-alvo procura. É através disso que você começará a sua pesquisa de hashtags!

Utilize a barra de pesquisa do próprio instagram, vá em “tags” e escreva a palavra geral que corresponde ao seu nicho. 

Por exemplo, busquei por “maternidade”. Logo abaixo o instagram sugere uma lista de hashtags sobre o assunto:




Considere essas sugestões e seus níveis de popularidade — #maternidadecomamor aparece com 662K publicações neste exemplo.

Clique em alguma das sugestões — de preferência nas que possuem menos de 1M de posts — e dê uma olhada nas principais publicações. Aqui é importante priorizar o número de curtidas e comentários das fotos, além do número de seguidores das contas que estão como “mais relevantes”.

O motivo:

Vamos supor que você escolhe uma hashtag onde as publicações relevantes têm 10.000 curtidas e centenas de comentários. Você consegue um engajamento semelhante? Se a resposta for ‘não’, a sua conta não tem muitas chances de ficar nas publicações mais relevantes dessa hashtag.


Isso não significa que você não pode usá-la, se a hashtag corresponde ao seu nicho anote-a mesmo assim e assinale como de popularidade alta.

Para ficar como publicação relevante e alcançar mais pessoas é preciso procurar hashtags menores onde as contas que se classificam obtêm uma taxa de interação semelhante à sua.

Para isso, continue buscando outras sugestões de hashtags. Reproduza essa etapa até encontrar, pelo menos, 10 hashtags que a sua conta tenha potencial de se classificar como relevante!

Por que algumas publicações no Instagram não aparecem nas páginas de hashtag?


Comunicado oficial:

"Algumas publicações no Instagram podem ser inadequadas para nossa comunidade global, apesar de não violarem as Diretrizes da Comunidade. Por isso, a recomendação desses tipos de publicações nas páginas de hashtag e Explorar será limitada.

Por exemplo, uma publicação sexualmente sugestiva ainda aparecerá no feed se você seguir a conta que a fez. No entanto, talvez esse tipo de conteúdo não apareça nas páginas de hashtag e no Explorar.

Nem todas as publicações ou contas se qualificam para exibição nas páginas de hashtag e Explorar. Usamos vários sinais (por exemplo, se uma conta violou recentemente as Diretrizes da Comunidade) para determinar quais publicações e contas podem ser recomendadas à comunidade."




O conteúdo é sempre rei!


Essa estratégia de hashtag funciona para qualquer nicho e tamanho de conta, mas sob uma condição: conteúdo de qualidade. Então, mantenha as suas publicações úteis, criativas e originais.

Acesse a lista de hashtags clicando no botão abaixo:



Continue a leitura:
Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta deixar um comentário!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

11 comentários:

  1. olá!!! muito obrigada por todas as dicas, vou aplicar e vir te contar como foi!!! me fala uma coisa, tem diferença colocar na legenda ou nos comentários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na legenda ou nos comentários as hashtags funcionam igual. Não há problema, a escolha é sua! 😊

      Excluir
  2. ahhh, outra coisa, se eu ditar o post pra colocar hashtag tmb funciona? e seu eu colocar hashtag em post antigo?? obrigadaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona. Hashtags trabalham por ordem cronológica, se você editar posts antigos e adicioná-las não verá resultado nenhum. Sempre devem estar em posts recentes!

      Excluir
    2. ah ta, bom saber!!!! mto obrigada!!

      Excluir
  3. Muito bom o seu conteúdo! Parabéns! Sou André, criador do perfil no instagram.com/noguiatem um guia local de bairro que o objetivo é levar o melhor que o bairro tem para os moradores. Se puder visualizar e fazer uma crítica será muito bem vinda! Abraço Bella.

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei a materia,muito obrigada pelas dicas vou usar no meu instagram comercial de confeitaria. Deus te abencoe!

    ResponderExcluir
  5. Amo seus conteúdos, é um vicio quando começo a ler ainda mais quando se trata de hashtags e também sou um puro vicio no seu e-book sobre Pinterest

    Também tenho um conteúdo falando sobre vendas no instagram
    https://maeeempreendedora.com/como-fazer-vendas-como-afiliado-no-instagram-2020/

    ResponderExcluir
  6. Ótimos conselhos, tentarei colocar em prática para saber se funcionará no meu perfil. Muito importante você compartilhar esse tipo de conteúdo e mostrar métricas também, assim vemos que é uma estratégia possível. Já que muitas pessoas falam que só deve usar no máximo 10 hashtags. Seu conteúdo desmistificou ou Instagram.

    Blog Victória Brito

    ResponderExcluir
  7. Amei o conteúdo, vou usar essas estratégias da popularidade! obrigada!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana