PUBLICIDADE

Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente em 2020

24 julho 2020
Muitas pessoas conhecem o Pinterest como um lugar para buscar receitas, ideias de decoração, jardinagem e faça você mesmo. No entanto, ele é muito mais que isso!

O Pinterest é um mecanismo de busca visual, com 400 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, capaz de direcionar milhares de visitantes diários para um blog, site ou loja virtual.

Diferente do Google, que mostra uma lista de links — com títulos e meta descrições — após cada palavra-chave buscada, o Pinterest exibe uma lista de imagens e vídeos relevantes para a consulta.

Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente




Eu uso esse tráfego para:
  • Trazer visitantes para este blog.
  • Levar seguidores em potencial para meu perfil no instagram (@simplesbellablog)
  • Vender os produtos que sou afiliada.
As pessoas entram no Pinterest em busca de ideias para salvar e colocar em prática na vida real. Portanto, o seu negócio pode participar desse processo e lucrar bastante!

Como funciona o Pinterest?


Os usuários — chamados de pinners — podem postar ("fixar" ou “salvar”) seu próprio conteúdo (pins) ou repinar (compartilhar) os pins de outros usuários.

Cada pin contém uma imagem ou vídeo, título, descrição, um link de destino na web (geralmente um site ou blog) e deve ser salvo em uma pasta temática.

Isso representa uma oportunidade excepcional para blogueiros, empreendedores e profissionais de marketing, porque os pinners procuram ativamente conteúdo, produtos e recursos que atendam às suas necessidades — além de sempre estarem dispostos a clicar em links para pegar mais informações e até realizar compras!

Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente em 2020

Esta é a quantidade diária de cliques para o meu blog a partir dos pins que salvei na plataforma:


Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente em 2020


Cerca de 39% dos usuários do sexo feminino optam pelo mecanismo de busca do Pinterest em vez de opções tradicionais, como Google ou Bing. Isso também vale para 48% dos usuários do sexo masculino.

Essa é uma estatística particularmente importante, porque mostra que as pessoas confiam no conteúdo da plataforma!

Quem usa o Pinterest?


No Brasil, somos mais de 41 milhões de usuários ativos todos os meses. O país é, também, o segundo maior mercado do Pinterest no mundo.

  • 72% dos usuários globais do Pinterest são mulheres.
  • 40% dos novos inscritos são homens; 60% das novas inscrições são de mulheres.
  • Viajantes usam o Pinterest duas vezes mais do que os principais sites de agências de viagens on-line.
  • 56% dos pais dizem que o Pinterest é o local ideal para aprender, encontrar ideias e produtos para pais, e 81% dizem que não poderiam viver sem ele.
  • 1 em cada 2 millenials dos EUA usa o Pinterest todos os meses.
  • 28% dos profissionais de marketing já estão usando o Pinterest.
  • Em 2018, 75% dos 100 principais pins mundiais foram de receitas.

Por que usar o Pinterest na sua estratégia de marketing?


01. A audiência vai muito além dos seguidores. Diferente das outras plataformas, no Pinterest você alcança muito mais gente do que apenas seus seguidores.

Como os pins podem ser encontrados pela página inicial, pela busca, pelos pins relacionados, pelos destaques e pelas hashtags, alguém pode não seguir o seu perfil e mesmo assim ser influenciado pelo seu conteúdo.

02. O conteúdo dura para sempre. No Pinterest o conteúdo é consumido de acordo com as buscas e interesses dos usuários. Portanto, os resultados de suas publicações duram mais e continuam gerando engajamento e tráfego, independente da data que você postou.

03. Os pinners são planejadores e tendem a começar a se planejar duas vezes mais cedo do que as pessoas que usam outras plataformas.

04. Os pinners são intencionais. Os usuários do Pinterest são mais propensos a usar a plataforma com a intenção de encontrar ideias, produtos e inspirações, em vez de usá-la apenas para passar o tempo.

05. Facilidade para captar público. Diferente do instagram, cada uma das imagens pode conter um link direto para um site, tornando infinitamente mais fácil atrair novos visitantes e compradores.

Como usar o Pinterest profissionalmente


Isso foi suficiente para te convencer a usar o Pinterest na sua estratégia de marketing? Então saiba que você fará um grande investimento e, melhor, com baixo custo de manutenção.

Confira as melhores estratégias para transformar o seu perfil no Pinterest em um grande aliado.

1. Tenha uma conta comercial:


As contas comerciais oferecem acesso aos recursos necessários para executar campanhas de marketing bem-sucedidas, como Pinterest Analytics e verificação de domínio.

2. Reivindique o seu domínio:


Em “configurações” você encontrará a opção “Reivindicar”. Isso dará acesso às análises do seu blog e a sua foto de perfil aparecerá ao lado de qualquer pin proveniente do seu domínio.

Nota rápida: os Rich Pins não estão sendo ativados ​​para novas contas desde março de 2019 e não há sinal de solução à vista. Portanto, não mencionarei como uma etapa essencial.

3. Configure o seu perfil:


Com uma conta comercial criada, é preciso colocar o seu perfil em ordem.

O básico consiste em:
  • Adicionar uma foto de perfil clara e objetiva.
  • Usar o nome da sua marca/blog.
  • Escrever uma biografia atraente que informe exatamente o que você faz e quem ajuda – além de adicionar mais palavras-chave que seu público busca.
Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente em 2020

4. Crie pastas temáticas e otimizadas:


O seu perfil trabalhará como uma vitrine que atende aos interesses do público-alvo do seu blog, portanto, você deve criar pastas alinhadas aos temas que esse público procura.

  • As pastas são pesquisáveis — tanto no Pinterest, quando no Google —, portanto, você deve nomeá-las com palavras-chave (termos e frases) que os usuários usam para buscar os tópicos abordados nelas.
  • Cada pasta deve ter uma descrição otimizada de até 500 caracteres. Procure escrever descrições objetivas e convincentes para o seu nicho, sem esquecer de adicionar palavras-chave de maneira natural.
Dica: Se você precisar de ajuda para escrever nomes ideais para as suas pastas, pense nas palavras-chave que você usaria para procurar um determinado tópico e, em seguida, faça uma pesquisa dentro do Pinterest para entender quais resultados são exibidos.


5. Crie pins atraentes para os seus artigos:


Depois de configurar o seu perfil por completo, é hora de criar pins específicos para o seu blog — e você deve dar uma atenção especial para esta etapa!

A estética visual dos seus pins é a sua sacada para captar os leitores e incentivá-los a visitar seu conteúdo. Os melhores Pins são visualmente atraentes, contam uma boa história e fazem as pessoas quererem aprender mais.

Assim que alguém vê o seu PIN, deve saber exatamente do que se trata o post do referido link.
  • Todos os seus pins devem ser verticais, numa proporção 2:3.
  • Use imagens de alta qualidade.
  • Adicione sobreposição de texto.
  • Suas fontes devem ser legíveis em dispositivos móveis.
  • Utilize paletas de cores que contrastam entre si.

6. Todos os seus pins devem ter descrições:


Uma descrição é a informação que você adiciona ao seu pin para comunicar aos usuários — e ao algoritmo do Pinterest — do que se trata o conteúdo e porque eles necessitam salvar ou clicar no link.

Uma boa descrição deve:

  • Ser informativa e objetiva.
  • Conter palavras-chave (de maneira natural).
  • Ter uma chamada à ação.
  • Incluir hashtags.

Não deixe de ler: Como usar hashtags no Pinterest

Guia: Como usar o Pinterest profissionalmente em 2020


7. Faça do Pinterest Analytics seu melhor amigo!


Essa ferramenta gratuita é extremamente útil para a sua estratégia no Pinterest pois oferece informações sumamente importantes, como número de impressões, close-ups, cliques, salvos, taxa de engajamento dos pins do seu blog e dos que você repina de outros perfis.

No início, esse mar de informações pode parecer confuso, no entanto, você conseguirá analisar o que está funcionando para a sua conta.

Exemplo 1:

  • Encontre seus Pins com o maior número de Repins.
  • O que eles têm em comum? Faça anotações, listando tudo o que você achar interessante sobre eles.
  • Observe os temas, formatos de imagem e outras características que se destacam.
  • Em seguida, faça um plano para começar a testar futuros pins com essas características.

Exemplo 2:

  • Veja quais pastas têm mais engajamento e repins.
  • Salve conteúdo nelas com mais frequência.

Como você pode imaginar, as informações fornecidas pelo Analytics do Pinterest exigem estratégia e trabalho de sua parte se você deseja realmente aproveitar os dados fornecidos e otimizar sua estratégia.

Mas com esforço e consistência, você pode experimentará um crescimento significativo no seu tráfego e receita (se o seu site estiver bem monetizado).

Particularmente eu sou viciada em explorar todas as oportunidades que o Pinterest oferece — não é à toa que eu escrevi um ebook que já ajudou mais de 300 pessoas —, pois essa plataforma deu um upgrade no tráfego e ganhos deste blog!

Espero que as dicas deste post, e dos links relacionados, te ajudem a dar os primeiros passos na mudança positiva que seu blog receberá. Dedique um tempo a criar uma estratégia, seja consistente com ela e logo colherá os resultados!

Se você já é um usuário da plataforma, confira os posts a seguir:
Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog & @manualdopinterest

6 comentários:

  1. Ola!gostei muito das dicas, já me ajudou muito. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Ola!gostei muito das dicas, já me ajudou muito. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os seus post, tenho melhorado bastante no pinterest.Só o meu blog anda devagar.Obrigado pelas dicas.😘😘

    ResponderExcluir
  4. Post completíssimo, te conheci pelo Pinterest e estou aplicando diversas dicas como comecei do zero agora, está sendo ótimo para colocar os conteúdos que estou criando. :)

    ResponderExcluir
  5. Estou iniciando nesse mundo digital, todo seu conteúdo me ajudou entender um pouco obrigada

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana