PUBLICIDADE

Como obter mais cliques em links no Pinterest?

14 março 2020
Um pin se torna viral no Pinterest quando registra um alto número de impressões, cliques e salvos. Todo produtor de conteúdo deseja alcançar esse marco, mas poucos chegam lá.

Há uma ciência por trás da popularidade de uma imagem no Pinterest? Ou é uma lista de verificação mental que você precisa ter preparada ao criar o conteúdo?

Vamos discutir isso agora!


Como conseguir mais cliques no Pinterest




Mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Pinterest para se inspirar - desde encontrar refeições que vão cozinhar, até descobrir o que vestir ou como estilizar suas casas.

Levando em consideração o comportamento do usuário recorrente, é normal que alguns tipos de conteúdo se tornem popular com mais facilidade.

Por exemplo: se um blogueiro de receitas utilizar o Pinterest corretamente, experimentará vários pins virais, com milhões de impressões e milhares de cliques, especialmente em determinadas épocas do ano – como o natal.

De acordo com a HubSpot, as 7 principais categorias do Pinterest são:

  1. Viagem
  2. Saúde e bem-estar
  3. Projetos de reformas de casa e DIY
  4. Estilo feminino
  5. Beleza
  6. Comida e bebida 
  7. Citações motivacionais

03 características de posts virais


Por trás de um pin viral, há um post que tem as seguintes qualidades:

  • É útil;
  • É fácil de compreender;
  • Tem o formato adequado;

1. Conteúdo útil


Desde uma lista de bons restaurantes até um post que dá dicas para economizar dinheiro, as pessoas compartilham artigos que contêm informações úteis – seja para fins de autoaprimoramento ou para ajudar outras pessoas.

Os usuários adoram conteúdo que é acionável e aplicável. Eles não querem apenas ler seus conhecimentos - também querem que esses conhecimentos tornem suas vidas mais fáceis e melhores. 

Então, seja útil!

2. Conteúdo fácil de compreender


Obviamente, você não precisa escrever para crianças do fundamental 1, mas deve optar por uma linguagem simples e concisa. Quando o conteúdo é fácil de ler e compreender, é fácil de ser compartilhado!

3. Formato adequado


Outro fator de viralidade é o formato do conteúdo. De longe, os tipos de conteúdo mais compartilhados são infográficos e vídeos. No Pinterest, em particular, os infográficos são ainda mais eficazes. 

Na internet voltada para millenials, eles funcionam como mágica, porque os jovens têm pouco ou nenhum tempo para se dedicar à leitura – infelizmente! 

As postagens de lista, os questionários e as dicas práticas também são ímãs de compartilhamento – sempre superam os artigos em formatos mais longos.

6 dicas para ganhar mais cliques em links no Pinterest


Uma abordagem sem hacks ou truques rápidos. Sou a favor de uma estratégia que possa ser aplicada repetidamente por todos, para ter uma maior chance de sucesso!

1. Produza conteúdo relevante para o seu público


A viralidade também é impulsionada, em parte, pela excitação fisiológica.

Você consome conteúdos sobre assuntos que não te interessam? Seu público também não clicará em nada que não seja do interesse dele!

Portanto, para que um post se torne viral, ele precisa se basear em algo que seu público está profundamente interessado.

Todos os meus posts que viralizaram seguem a mesma linha: foram escritos em cima das dúvidas do meu público-alvo. Investi muitas horas na criação, desde o brainstorming, até os estudos, busca de dúvidas e pesquisa de palavras-chave.

Portanto, você precisa ter uma boa estratégia de conteúdo!

  • Grupos no Facebook - geralmente são pontos de encontros de pessoas que buscam o mesmo propósito, pensam da mesma forma ou têm as mesmas dúvidas. Envolva-se; identifique as perguntas e os problemas frequentes; observe quais tipos de posts recebem mais engajamento.
  • Quora - as pessoas fazem perguntas específicas porque buscam uma solução por lá. Portanto, você não só encontrará o que incomoda seus potenciais leitores, como também terá a oportunidade de interagir com eles e ajudá-los a resolver seus problemas.
  • Pesquisa de palavras-chave no Google e no próprio Pinterest.

Continua depois do anúncio


2. Escreva títulos dignos de cliques


Se o seu post fosse uma loja ao lado de uma avenida movimentada, o trabalho do título seria capturar a atenção e levar as pessoas à porta.

Espero que essa pequena analogia ilustre a extrema importância de criar um título digno de cliques - tanto para os seus posts, quanto para as imagens que você usará para divulgá-los no Pinterest.

  1. Seu título deve ser claro o suficiente para que as pessoas saibam o que encontrarão quando clicarem, mas também deixe um elemento de curiosidade.
  2. Destaque o benefício. No geral, as pessoas visitam uma página porque há algum tipo de benefício para elas. Por que alguém deve clicar e ler seu post? O que eles vão conseguir com isso?
Ao criar seus títulos, você deve ter dois objetivos em mente:

  • Classificar a palavra-chave utilizada.
  • Despertar a curiosidade e fazer o usuário clicar para ler seu post.

Recomendo a leitura: Como criar títulos chamativos para atrair mais visitas

3. Crie pins atraentes


Ao contrário do Google, que mostra uma lista de conteúdo - com títulos e meta descrições - após cada palavra-chave pesquisada, o Pinterest exibe uma lista de imagens.

Como ganhar mais cliques em links no Pinterest

Cada um desses pins é vinculado a um conteúdo. Se alguém clicará ou não no seu link, depende do quão atraente e interessante é a imagem!

3.1 - Legibilidade


O princípio mais importante do bom design de um pin é óbvio: verifique se seu texto é fácil de ler. Não exagere usando fontes muito decorativas, que são bonitas, mas prejudicam a legibilidade.

3.2 - Hierarquia


A hierarquia visual aprimora a comunicação, pois fornece uma ordem e ajuda os leitores a priorizar e compreender as informações com mais rapidez e precisão.

Faça com que seu leitor se concentre no que é importante e adicione outras informações em fontes menores.

Algumas coisas a ter em mente ao criar seus pins:

  • Todo mundo lê de cima para baixo;
  • Por natureza, a maioria das culturas lê da esquerda para a direita;
  • Dicas visuais em negrito, como uma fonte pesada ou uma cor forte, chamam mais atenção.

3.3 - Passe a sua mensagem visualmente


Use recursos visuais - como fotografias ou ilustrações detalhadas - com texto para capturar a atenção e contar a história o mais rápido possível. Escolha elementos visuais que evoquem a emoção específica que você deseja que o público sinta!

3.4 - Use um bom contraste


O equilíbrio certo entre claro e escuro pode dar vida ou matar qualquer pin. Combine cores contrastantes (pesquise paletas de cores contrastantes para obter ideias) para tornar o seu design visualmente atraente!

4. Otimize corretamente


Quando nos classificamos na posição número 1 da primeira página do Google - para uma palavra-chave não sazonal - experimentamos um tráfego bastante consistente, pois, diariamente, há quase a mesma quantidade de pessoas pesquisando por esse termo.

O mesmo acontece no Pinterest: todo conteúdo que se classifica nos resultados de pesquisa permanece viral/relevante por muito tempo.

Por isso é tão importante fazer uma otimização correta. Aqui, mais uma vez, é necessário compreender o que o seu público busca, e como faz essa busca, para que você consiga indexar o seu conteúdo através de palavras-chave estratégicas.

Existem quatro áreas principais para incluir palavras-chave e otimizar seus pins para os resultados de pesquisa:

  1. Título do PIN – com os rich pins habilitados, essa área é preenchida automaticamente com o título original do post, mas também é possível personaliza-lo diretamente no Pinterest.
  2. Descrição do PIN – os 50 primeiros caracteres são os que geralmente aparecem nos feeds.
  3. Meta descrição do post - as páginas com uma meta descrição recebem 5,8% mais cliques do que aquelas que não possuem uma. 
  4. URL do post

5. Utilize hashtags


Se usarmos hashtags ajudamos nosso conteúdo a ser indexado nas categorias corretas, portanto, nossos pins aparecerão para os usuários interessados ​.

As palavras-chave e hashtags são as duas ferramentas mais poderosas que você possui no Pinterest. Use-as!

Post relacionado: Como usar hashtags no Pinterest

6. Aproveite a sazonalidade


A sazonalidade pode ser o seu truque secreto no Pinterest.

Isso significa que você pode explorar o que as pessoas estão pesquisando, com base nas datas comemorativas do ano. Você cria e publica o conteúdo que os serve de acordo com a estação.

Por exemplo, o carnaval já passou e, agora, as pessoas começarão a planejar a páscoa, o dia das mães e o dia dos namorados. Portanto, já é conveniente produzir conteúdo sobre esses temas e salvar no Pinterest, bem como criar pastas relacionadas.

Lembre-se de que as pessoas começam a planejar mais cedo no Pinterest do que em outras plataformas, portanto, você deve tentar exibir seu conteúdo, pelo menos, dois meses antes. 

Quando você salva mais cedo, seus Pins terão mais tempo para atrair engajamento antes do assunto virar tendência. Os pins com um forte histórico de envolvimento têm maior probabilidade de aparecer nos resultados de pesquisa durante a alta temporada desse tópico. 

Mas e se o seu nicho não for tipicamente sazonal? Existe uma maneira de produzir sazonalmente, sem parecer estranho ou fora de lugar? 


Com certeza!

Pense como o seu público; eles também vivem as estações e datas comemorativas do ano, como todos nós fazemos.

Aproveitar a sazonalidade no Pinterest é tão simples quanto alterar a imagem e o texto para conseguir um novo pin. O seu post de “Livros para ler em 2020” pode se tornar “Livros para presentear no dia das mães”. O “Filé de Tilápia assado no forno” se transforma em “Filé de tilápia para o almoço de Páscoa”

Com uma simples alteração como esta, eu consegui 11 mil cliques em 1 único pin, sem precisar criar um novo conteúdo!

Use a sua criatividade de produtor de conteúdo e aproveite a sazonalidade de maneira sábia!


Como ganhar mais cliques no Pinterest - CONCLUSÃO:


No final do dia, trata-se, principalmente, de chamar a atenção do leitor e dar o conteúdo que ele precisa. A sua estratégia está baseada nisso?

Se você quer ganhar ainda mais força no Pinterest, adquira o meu e-book Manual do Pinterest, o conteúdo te ajudará a usar a plataforma da maneira correta para impulsionar o seu tráfego.

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

6 comentários:

  1. Esse post foi com certeza muito útil! obrigada! Estou tentando trazer mais visitas pro meu site.

    Beijos, Gi.
    www.blogdicasdagi.com.br

    ResponderExcluir
  2. Descobri o Pinterest há pouco tempo e venho estudando muito sobre para aumentar meu tráfego. Estou aprendendo bastante com você, seus conteúdos são sempre claros e objetivos. Obrigada!
    Quero Detalhes

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu já melhorei bastante na minha produção de pins desde que passei a usar o site, mas ainda tenho muito para melhorar, tenho certeza disso. Estou sempre buscando novas dicas e formas de melhorar meu alcance no site.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  4. Ola!😀Sempre ajuda a melhorar bastante.Obrigado.Abraçosss.

    ResponderExcluir
  5. Ola!😀Sempre ajuda a melhorar bastante.Obrigado.Abraçosss.

    ResponderExcluir
  6. Mais dicas úteis, todas as dicas tem fundamento e estrutura. Obrigada pela ajuda.
    Baú da Irene
    www.baudairene.pt

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana