PUBLICIDADE

Como organizar seu home office utilizando a metodologia 5s

06 junho 2019
Trabalhar em casa pode parecer a melhor ideia do mundo, mas é necessário estar atento à saúde e qualidade de vida, que muitas vezes são negligenciadas. Há pessoas que passam horas sentadas, não bebem água o suficiente, não vão ao banheiro e nem se alimentam direito. 

E, além disso, usam qualquer espaço da casa para trabalhar, sem nenhum conforto. 

Se você trabalha em casa e precisa organizar melhor o seu espaço, nós vamos te apresentar uma metodologia chamada 5S e te ensinar como colocá-la em prática.

| Autora Convidada: Amanda Severo - Técnica em Administração pela instituição Senac/Linhares |

O que é a metodologia 5S?


5S é um programa de gestão de qualidade empresarial que foi desenvolvido no Japão para melhorar o bem estar dos funcionários dentro das empresas. 

Visando aspectos como a organização, limpeza, padronização e disciplina, o programa 5S tem como principal objetivo proporcionar um ambiente de trabalho estruturado, confortável e que não seja prejudicial à saúde. 

Assim, os funcionários se sentem mais motivados a exercer suas funções, tornando-se mais eficientes. 

5S faz referência à cinco palavras japonesas que começam com S, são elas: 


Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Que significam, respectivamente:

  1. Senso de Utilização
  2. Senso de Organização
  3. Senso de Limpeza
  4. Senso de Padronização
  5. Senso de Disciplina


Como funciona o programa 5S?


Qualquer empresa ou pessoa pode aderir ao programa, porque ele é muito fácil de ser aplicado e adaptado à nossa vida pessoal e profissional. 

O 5S pode ser entendido com um programa sequencial, já que uma etapa complementa outra. 

Vamos conhecer para colocar em prática cada uma delas!

01. Seiri – Senso de Utilização:


Na primeira etapa do programa você vai focar no que é útil para o seu trabalho. 

Observe o que tem no ambiente. Mesa, armário, prateleiras e os demais materiais como cadernos, livros, pastas, caixas, tudo o que tiver no local onde você usa para trabalhar. Reflita sobre o que realmente é útil no dia a dia do seu trabalho. 

Pense também na frequência de utilização desses objetos. Quantas vezes por dia, por semana ou por mês você os utiliza?

Quando você eliminar o que não serve faça uma classificação daquilo que mais usa e menos usa. Iremos organizá-los no próximo passo. 

O que não servir doe, venda, descarte, não mantenha. 

Essa etapa serve para otimizar o espaço eliminando o que é desnecessário. Também evita o desperdício, uma vez que você não irá comprar material sem necessidade.

02. Seiton – Senso de Organização:

Nessa etapa você vai organizar os materiais que ficaram.

Os materiais serão organizados conforme a frequência que você os utiliza. Comece com o que você mais usa, como por exemplo, a sua mesa.

O que tem na sua mesa que você precisa usar todos os dias? Seu computador, copo de lápis e canetas, grampeador, caixa de clips e grampos, pasta e folhas para rascunho?

Enfim, organize-os e mantenha-os em sua mesa. Posicione o computador no centro da mesa e os demais materiais do seu lado direito, isso facilita o campo de visão.

O que você usa com menos frequência, duas ou três vezes por semana, guarde em um local visível e fácil de localizar, mas que não atrapalhe a sua locomoção.

Aquilo que você usa com uma frequência ainda menor, como apenas uma ou duas vezes por mês, guarde em gavetas para que não fiquem espalhados.

A ideia é simplificar o seu ambiente o máximo possível e poder encontrar os objetos que mais precisa em menos tempo.

E, também, para que não polua visivelmente o seu espaço e não tenha o aspecto de bagunça, mesmo com tudo em seu lugar. Organize todos os móveis e materiais fazendo a mesma classificação.

"Com organização e tempo, acha-se o segredo para fazer tudo e bem feito.” – Pitágoras

03. Seiso – Senso de Limpeza:


Nessa etapa você focará na limpeza do seu ambiente. Limpe sua mesa e todos os seus materiais de trabalho. Livre-se de toda a sujeira! 


Continua depois da publicidade



Limpe o chão, as paredes e o teto. Se houver cortinas e tapetes, lave-os. Além de limpo seu ambiente também será saudável. 

Tenha uma lixeira e mantenha-a perto da sua mesa para jogar papel e evitar deixá-los espalhados. 

Mas não utilize essa mesma lixeira para jogar resto de comida ou qualquer outro tipo de lixo. Isso não é higiênico e pode deixar o seu ambiente de trabalho com um cheiro incômodo. 

Por isso, jogue apenas papel do seu escritório! 

Defina um dia para retirar o lixo, isso permitirá que a limpeza seja mantida. 

“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.”- Chico Xavier


04. Seiketsu – Senso de Padronização:


Na quarta etapa você visará à padronização da organização e limpeza do seu ambiente, tornando-as uma rotina. 

Aqui o ambiente será organizado sempre da mesma forma. Mantendo um padrão de organização. Isso consiste em não mudar o local onde você guarda os seus materiais conforme a frequência de uso, apenas realoque um material caso a frequência mude. 

Também envolve definir um dia para limpar o ambiente mantendo uma ordem de limpeza, sabendo por onde começar e terminar. Isso tornará o processo padronizado.

Vale lembrar que você pode comprar móveis novos, pintar uma parede, mudar a decoração do ambiente, enfim, fazer reparos para dar uma cara nova. Mas não mude a forma como você organiza, guarda e limpa os materiais.

Mantenha o padrão, apenas aprimore se for necessário.



05. Shitsuke – Senso de disciplina:


A quinta e última etapa do programa 5S pode ser considerada a mais importante, pois é através da disciplina que você manterá o processo em andamento. Ela consiste em tornar o processo um hábito e não parar de praticá-lo.

E resume-se em fazer as pessoas se tornarem prudentes a respeito desses aspectos no ambiente de trabalho.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” – Aristóteles


Por que você deve aplicar o programa 5S?



Aplicando o programa 5S você se sente mais motivada a trabalhar, por ter um ambiente organizado, limpo e padronizado. 

Além disso, o uso do programa aumenta a produtividade, uma vez que, com tudo no seu devido lugar, você não perderá tempo procurando o material ou pensando no que será feito primeiro. Com ele você vai direto ao trabalho e evita distrações. 

O programa 5S, aliado a uma boa gestão de tempo, é uma grande chave para quem quer melhorar o rendimento no trabalho e ter mais tempo para o lazer, família e descanso.


É importante lembrar que não é só o ambiente de trabalho que precisa estar adequado. Para o programa funcionar, a mudança também precisa acontecer em você. 

Por exemplo, não é porque está em casa que vai trabalhar de pijama. Ao acordar, levante da cama e não fique enrolando. 

Arrume sua cama, tome banho, vista uma roupa confortável, penteie seu cabelo, coma. Arrume-se do jeito que você se sentir bem. Não é necessário se preparar como se fosse a uma festa. A ideia é apenas eliminar a aparência de quem acabou de acordar. 

Fazendo isso você vai notar muitas mudanças positivas no seu dia a dia.


Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!

Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella

Me siga no Instagram » @simplesbellablog



6 comentários:

  1. Aprendi os 5s no meu curso de administração e depois foi muito melhor para trabalhar e ver de fato os resultados melhorando. São coisas simples que fazem a diferença e tem que seguir cada uma aplicando na vida e virando um hábito. A que mais gosto é organização e limpeza! Foram os primeiros que comecei a aplicar.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse programa, eu sempre trabalhei analisando se estava tudo certinho. E gosto muito de manter as minhas coisas organizadas e de certa forma padronizadas, porque é fácil me encontrar.
    Amei o post.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda
    Eu já tinha ouvido falar dos 5S, mas nem lembrava o que eram. Eu meio que já os aplico em casa. Sou uma pessoa que preza muito pela organização, então eu tento manter tudo, não somente no ambiente de trabalho, mas na casa toda, organizado de forma a otimizar o tempo. O que uso sempre, está sempre por perto, a mão. Coisas que uso menos, estão guardadas e organizadas. Minha mesa ainda está um pouco poluída, mas é que acaba me dando ideias. A minha pequena bagunça organizada ativa minha criatividade, mas ainda tem materiais que pretendo armazenar para manter a mesa o mais simples possível.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana