PUBLICIDADE

5 grandes erros que cometi com o Google Adsense

07 maio 2019
Para novos blogs, o Google AdSense pode ser uma das maneiras mais rápidas de ganhar dinheiro, e é por isso que o programa é tão popular entre blogueiros. Mas, embora o AdSense seja gratuito e fácil de usar, há muitos pontos que precisam ser entendidos para realmente ter sucesso com ele.

Eu uso o Google Adsense desde 2015, e nestes 4 anos eu cometi vários erros que não me deixavam sair dos US$0,04 por dia. 

5 grandes erros que cometi com o Google Adsense



5 grandes erros que cometi com o Google Adsense e que me impediam de ganhar dinheiro


Fazer uma quantia significativa de dinheiro com o Google AdSense requer um plano, e eu falei sobre o meu planejamento no post abaixo:


Agora eu quero comentar quais foram os 5 grandes erros que cometi com o Google Adsense, e que me impediam de ganhar dinheiro, para que você também não os repita.

01. Não usava critérios de URL



Os critérios de URL nos permitem acompanhar o desempenho de uma ou mais páginas, assim, sabemos quais posts estão rendendo e quanto ganhamos através deles.

Porém, como eu não sabia da existência desses critérios, não conseguia mensurar o desempenho real dos meus artigos e nem tinha ideia de onde melhorar para render mais.

Agora acompanho todos os artigos que foram otimizados para converter no Adsense e que eu sei que terão um alto volume de visualizações.

Assim, todo início de mês faço uma visualização das páginas que estou rastreando para entender o impacto que elas têm em minha receita.

Critérios de URL Google Adsense


Depois que passei a usar critérios de URL eu descobri que não são todos os posts que me geram lucro, e também descobri qual conteúdo converte melhor!

Além disso, também é possível combinar o Relatório de critérios de URL com a dimensão de países, dessa forma fica fácil compreender de qual país o tráfego converte bem!

Como criar critérios de URL?



  • Faça login na sua conta do Adsense
  • Clique em Anúncios > Critérios de URL
  • +Novo Critério de URL > Adicione o link do post que você deseja acompanhar o desempenho.

02. Não criava canais de anúncios segmentados usando critérios personalizados


Assim como eu não sabia da existência dos critérios de URL, também não fazia ideia do que eram os critérios personalizados.

De acordo com o Google, essa configuração permite que os anunciantes do Google Ads escolham os canais específicos onde querem que seus anúncios apareçam. Além disso, usar critérios personalizados nos permite acompanhar o desempenho dos blocos de anúncios.

Critérios personalizados Google Adsense


Os blogs que fazem parte da rede do AdSense estão visíveis automaticamente para os anunciantes como um canal de anúncio disponível quando estes pesquisam por temas ou tópicos relacionados ao conteúdo do blog. Entretanto, você pode criar seus próprios canais usando critérios personalizados - que é o que eu faço!

Assim, os anunciantes que usam a segmentação por canal podem ver o canal de anúncio que nós criamos quando pesquisam locais para exibir seus anúncios, seja por tópico, palavras-chave ou categorias. Desta forma, atraímos os anunciantes que mais se encaixam com nosso nicho – e até os que pagam melhor!


03. Não buscava compreender os relatórios


Eu tinha o péssimo hábito de olhar os ganhos diariamente, várias vezes ao dia, mas não entendia N-A-D-A daqueles relatórios. Me estressava porque nunca passava de alguns centavos, daí passava dias sem verificar e largava os anúncios a própria sorte.

Um grande erro!!!

O primeiro passo para começar a ganhar dinheiro de verdade com o Google Adsense é compreender cada uma das métricas e saber interpretar os relatórios, dessa forma sabemos onde agir, o que fazer e como fazer.

Agora, quando há um aumento de ganhos, eu sei o que causou tal evento e aproveito para repetir as estratégias. O mesmo acontece se houver alguma queda!

confira: Como aumentar o CPC do Google Adsense


04. Não sabia encontrar os melhores locais para posicionar os anúncios


O posicionamento dos anúncios era algo bastante complicado para mim, mas é uma questão que eu não deveria ter ignorado, porque um anúncio no local correto facilmente dobra os ganhos.

Eu me baseava em artigos de pessoas que mencionavam os melhores locais no blog delas, crente que também funcionaria no meu. Porém, cada blog é um blog, a área quente do blog X não é igual a área do blog Y, porque são públicos diferentes, formatos de anúncios diferentes, nichos e CTR diferentes.

Depois que passei a realizar testes sozinha, encontrei os melhores formatos de anúncios e as melhores posições, me baseando apenas em relatórios do Google Analytics e Search Console.

↝ Não deixe de ler: 10 hábitos de blogueiras de sucesso

05. Não usava a central de revisão de anúncios


A Central de revisão de anúncios nos permite - como o nome sugere – revisar anúncios individuais que já foram exibidos e avaliar se queremos continuar a exibi-los em nossas páginas.

Eu não uso a central para bloquear nenhum tipo de anúncio, porque isso cria uma desvantagem para meu blog. Quando optamos por exibir todos os anúncios, nos tornamos um canal mais competitivo no leilão e com maiores disputas entre os anunciantes, assim, temos chances de receber lances altos de CPC.

Eu aproveito a Central de anúncios para entender realmente quais anúncios estão aparecendo em meu blog. Assim, eu descobri que 98% dos anúncios são a “cara” dos meus posts mais populares e, consequentemente, dos posts que mais rendem (dica 01).

Dessa forma, eu sei quais palavras-chave usar nos critérios personalizados, e qual conteúdo investir para atrair os mesmos anunciantes e continuar ganhando!

5 grandes erros que cometi com o Google Adsense


Com estes erros eu aprendi que ganhar dinheiro com o Google Adsense não se resume em criar blocos de anúncios, colocá-los no blog e esperar grandes resultados. Aquele mar de relatórios não existe para enfeitar o programa. 

Por isso, se você quer parar de ganhar apenas centavos, sente-se, programe-se, estude seu blog e cada uma das métricas, só assim conseguirá melhorar seu desempenho!

Tem dúvidas ou sugestões? Pode deixar nos comentários!



Compartilhe este post para ajudar na divulgação!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

20 comentários:

  1. Meu senhor, quanto mais estudo sobre blog, mais percebo que não sei nada. Meu adsense gera centavos diariamente e isso me irrita muito. Tenho uma quantidade de visitas diárias bacanas, meus posts são pensados e com conteúdo, mas as vezes sinto que nada disso faz diferença. Partiu entender o adsense todinho.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que é assim com todo mundo: quanto mais conhecimento adquirimos, mais percebemos que não sabemos nada. Por isso não devemos parar de estudar nunca!

      O Adsense é bastante recheado, quando decidimos entendê-lo, pouco a pouco compreendemos tudo.

      Excluir
  2. Quanto mais leio, menos entendo! :/
    Estudo, estudo sobre isso, mas não consigo colocar em prática!
    Queria um passo-a-passo, tutorial.
    To me sentindo burra! rsrs
    To devorando seus posts Nanda! São ótimos! Parabéns!
    Beijos
    Aline Star

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Aline.
      O essencial é você tirar da cabeça que “não entende”. Eu sugiro estudar por partes e colocar em prática o que foi aprendido também por partes, assim você não absorve muita informação e não confunde os pontos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber sobre o Adsense mesmo não o utilizando, tenho um blog no wordpress e de todos os conteúdos referente a monetizar, vejo que ele é mais complicado.
    Se você puder falar um pouco mais sobre, vou adorar ler aqui no blog!

    Bjs!

    https://blogdayaneguimaraes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dayane. Obrigada pelo comentário!
    Adoraria te ajudar, mas, infelizmente, não tenho propriedade para falar sobre Wordpress (.com ou org).

    ResponderExcluir
  6. Eu criei um critério personalizado e meus ganhos aumentaram bastante, mas agora não sei como criar outros, tenho medo de ficar mexendo... Aliás, meu maior problema com meu blog é este, tenho medo de arriscar, fazer testes, estas coisas :(

    Nossa! Que Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana. Eu também tinha medos parecidos... porém, a menos que nós (editores) cliquemos nos anúncios ou dê um jeito de burlar o AdSense, não tem como desativar a conta por simples testes!

      Excluir
  7. Adore as dicas, já vou entrar de cabeça no Adsense para entender melhor.
    Ariane Novaes

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda! Primeiramente gostaria de falar que seu blog é sempre um material de estudo para mim, sempre falo isso por aqui haha, mas dessa vez eu resolvi que quero colocar algumas coisas em prática e começar a aumentar meus ganhos com o Adsense, tenho ele desde o início do meu blog (quando eu entendia 0 sobre este assunto), agora ganho centavos por dia, consigo mais visualizações no meu blog - graças a seus conteúdos sobre pinterest e seo - e por isso pretendo aprender mais.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença aqui, Camila. Pretendo trazer ainda mais conteúdo sobre o Google Adsense para continuar ajudando. Qualquer sugestão é bem-vinda! :)

      Excluir
  9. Não encontrei em nenhum lugar informação de onde colocar os critérios no Adsense. Poderia editar o post com um print por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei um post separado sobre o assunto, pois há pontos que necessitam de muita atenção! :)

      Excluir
  10. Olá Nanda, eu tentei criar esses anúncios segmentados usando critérios personalizados. Consigo apenas colocar o nome e selecionar o bloco de anúncios. Na parte de segmentação eu consigo preencher só o início, não consigo descer a página para salvar.

    Eu preciso desativar os anúncios automáticos para conseguir? ou pode ser um erro no adsense?

    www.victoriabriblog.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, não entendi esta parte "palavras chave para usar nos critérios personalizados". Tem que colocar palavra chave nos ao criar um critério personalizado ?

    ResponderExcluir
  12. Eu devo marcar todos os anúncios como revisados ?

    ResponderExcluir
  13. Nossa Nanda, esse post foi tão maravilhoso e me esclareceu tanta coisa que nem acredito que é um conteúdo gratuito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Que post ótimo! Caí no seu blog via Google e adorei o conteúdo! Era o que estava procurando, quero entender mais do Google Adsense nos meus blogs Sequelanet e Memes da Web Internet. Estou quase batendo a meta dos 100 dólares, falta pouco!
    Abraços

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana