PUBLICIDADE

O tônico facial ideal para cada tipo de pele

01 abril 2019
Nos cuidados diários com a pele há três etapas importantes: higienização, tonificação e hidratação. Com a função de firmar a pele, reduzir o tamanho dos poros, restabelecer o pH cutâneo e auxiliar na higienização geral, o tônico facial aparece após a limpeza e antes da hidratação. 

O tônico facial ideal para cada tipo de pele


Hoje temos uma grande variedade de tônicos presentes no mercado que apresentam apelos e diferenciais para cada tipo de pele, com o propósito de melhor atender o consumidor e suas necessidades particulares. Por tudo isso, você sabe qual tônico é ideal para o seu tipo de pele? 

Se não, descobrirá agora!



Pele Seca:


Uma pele seca é aquela pele pouco hidratada e que não transpira muito porque suas glândulas sudoríparas e sebáceas enviam pouca quantidade de líquido à superfície cutânea. 

As principais características deste tipo de pele é a aparência opaca, com pouca luminosidade, e de espessura fina. Seus poros quase não aparecem e apresenta tendência à descamação. É propensa ao aparecimento de rugas precoces, irritações e alergias. 

A pele seca pode ser causada por fatores genéticos e hormonais, e também por condições ambientais, como o tempo frio ou seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele (Disponível em: http://isic.net.br/artigo-65). 

Para pele seca é recomendado tônicos que tenham propriedades anti-inflamatórias e que ofereçam proteção contra radicais livres. Além disso, os tônicos para este tipo de pele devem apresentar formulação com ativos hidratantes e sem álcool. 


Pele Mista:



A pele mista apresenta oleosidade na Zona T (testa, nariz e queixo), enquanto as outras áreas do rosto apresentam o tipo de pele normal ou seca

As principais características da pele mista é a espessura mais fina, com tendência à descamação e ao surgimento de rugas finas e precoces. 

O tônico para este tipo de pele deve combinar substâncias para controle da oleosidade e ativos hidratantes. A tonificação da Zona T pode ser feita com um tônico com baixo teor alcoólico, e com presença de ativos adstringentes suaves. 

Pele Oleosa:


A pele oleosa é a que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas. 

As principais características deste tipo de pele é o aspecto brilhante, espesso e úmido. Os seus poros muitas vezes são visíveis, por serem dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos e espinhas. Este tipo de pele suporta melhor as ações de agentes externos e resiste mais à ação do tempo. 

A pele oleosa pode ser causada por alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura, além da herança genética. A oleosidade varia de um dia para o outro e diminui a tendência ao aparecimento de rugas e linhas de expressão (Disponível em: http://isic.net.br/artigo-65). 

Por isso, tônicos com ativos adstringentes são mais indicados para quem tem pele oleosa.

Pele Sensível:


A pele sensível não é um tipo em si, é uma condição que pode acometer em pessoas de pele normais, mistas, oleosas e secas, independente da idade.

Este tipo de pele é caracterizado por apresentar vermelhidão, sensação de coceira, calor, ardor e ressecamento quando é submetida a estímulos externos, podendo se tornar sensível a certas substâncias. 

» Veja também: Sabonete em gel Equilíbrio Nutritivo - Resenha

Para este tipo de pele os tônicos que contém ativos calmantes e isentos de álcool são os mais indicados.

Você sabe qual tônico facial é ideal para o seu tipo de pele? Descubra agora!

Após finalizar a primeira etapa de limpeza da pele, aplique um tônico para completar a higienização e equilibrar o pH da pele. Além disso, a utilização do tônico facilita a ação dos tratamentos que posteriormente serão usados na pele.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Pode deixar nos comentários!

Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

Um comentário:

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana