PUBLICIDADE

Como adaptar a Rotina de Beleza Coreana em apenas 5 etapas

13 março 2019
A Rotina Coreana de cuidados faciais consiste em 10 etapas bem longas, que é focada em garantir que a pele esteja completamente limpa e extremamente hidratada. Nesse ritual de cuidados as Coreanas chegam a usar até 15 produtos diferentes, que são distribuídos em "camadas", onde os cosméticos são aplicados com base na sua consistência, iniciando pelos aquosos e finalizando com os mais densos.

Como adaptar a Rotina de Beleza Coreana em apenas 5 etapas



Rotina de Beleza Coreana:


Embora essa rotina não seja fácil e nem barata, os benefícios e resultados realmente impressionam. E é por isso que cada vez mais pessoas estão tentando adaptar esses cuidados como podem. Mas se você não sabe por onde começar, irei te ajudar com um método simplificado de 5 etapas.

As 10 etapas completas da Rotina de Beleza Coreana são:

As 10 etapas da Rotina de Beleza Coreana

Como adaptar a Rotina de Beleza Coreana em apenas 5 etapas 


Você pode adotar essa rotina seguindo os princípios básicos, mas adaptando para as necessidades pessoais da sua pele e os produtos que tem acesso. Por exemplo, se a sua pele está sensível, é ideal manter apenas uma etapa de limpeza, o uso do tônico, um sérum e hidratante.

Se em outro dia a sua pele está com muitas espinhas: limpeza dupla, máscara de limpeza, tônico, creme de tratamento e hidratante. 

Entendeu? A chave da rotina coreana adaptada é dar para a sua pele o que ela necessita no momento, mas sem fugir dos princípios básicos da rotina original. Nada a mais, nada a menos!



1. Remoção da Maquiagem e Limpeza


Você conhece a limpeza dupla?

Esse método consiste em usar dois tipos de produtos:


  1. Usar um produto à base de óleo para remover as impurezas.
  2. Usar um produto de limpeza à base de água.


O produto à base de óleo tem como alvo as impurezas baseadas no petróleo, que são adquiridas pelo uso de maquiagens e protetores solar. Esse tipo de limpador derrete a sujeira para que elas possam ser removidas com mais facilidade pelo produto à base de água.

É nos cuidados noturnos com a pele que entra a limpeza dupla: demaquilar (com óleo) e limpar (com água). Há diferença entre as duas etapas e ambas são indispensáveis, pois durante o dia a pele foi exposta a poluição, calor, sujeira ambiente, uso de maquiagem e protetores.

Já pela manhã, a nossa pele está livre das maiores sujeiras, sendo assim, usar um sabonete ou gel à base de água adequado para o seu tipo de pele já é suficiente. Até mesmo uma Água Micelar seguida de enxágue é ideal neste primeiro momento.

Dica: para garantir que o seu produto de limpeza seja capaz de fazer seu trabalho, evite enxaguá-lo imediatamente. Dê alguns segundos para que seus ingredientes funcionem na pele!
+ Pode interessar: Como fazer limpeza de pele profunda em casa

2. Esfoliação ou Máscara de limpeza

Este passo é fundamental para que a sua rotina seja efetiva, pois a esfoliação remove todas as células mortas que não saem na limpeza dupla. Além disso, ela permite que a sua pele absorva melhor os próximos produtos.

Como o objetivo é adaptar a rotina, neste momento você usará o que é mais indicado para a sua pele: um esfoliante (mais leve)? ou uma máscara de limpeza (mais profunda)?

As condições da pele nem sempre são as mesmas, e nem todos os tipos de pele toleram limpeza em excesso, por isso, é preciso avaliar de acordo com a sua necessidade no momento. A pele oleosa é quem mais se beneficia com a esfoliação diária, mas é preciso adquirir esfoliantes suaves que são liberados para usar diariamente!


Continua depois da publicidade


3. Tônico

Do lado de cá, costumamos usar o Tônico como a etapa final da limpeza, pois nossos produtos costumam possuir poder adstringente para auxiliar no controle da oleosidade da pele e na redução dos poros dilatados.

Mas na Rotina Coreana de cuidados com a pele, essa etapa essencial é vista como uma preparação para receber a umidade dos produtos seguintes. Como as duas primeiras etapas já cuidaram do processo de limpeza, este é o primeiro passo da hidratação.

Por isso, eu opto por um Tônico Umectante que combine substâncias hidratantes e protetoras, para recuperar a maciez da pele que foi perdida nas etapas de limpeza.

Dica: escolha um tônico baseado no seu tipo de pele e leia atentamente os rótulos para não comprar um produto à base de álcool.

4. Tratamento, Sérum ou Máscara Facial

As essências são consideradas o coração da rotina das Coreanas, elas costumam usar para preparar a pele e criar uma base saudável que proporcionará melhor absorção das fórmulas seguintes.

Porém, as essências não são para todos os tipos de pele, e também costumam ser caras no nosso mercado. Por isso, nesta adaptação eu incluí tratamento, sérum ou máscara facial, e você usará apenas o que sua pele necessita no dia. Isso pode ser um sérum anti-idade, uma máscara de Colágeno ou um produto para tratamento específico, como tratamento de manchas, acne ou sinais de envelhecimento, por exemplo.

Você sabia? Os séruns são mais concentrados e espessos se comparados com as essências, há quem diga que os dois são basicamente o mesmo produto hoje em dia, pois às vezes são formulados com o mesmo nível de ingredientes ativos.

Enquanto os séruns também podem ter um preço salgado, as máscaras costumam ser mais acessíveis e promovem resultados instantâneos. Por isso, se você possuir os 3 tipos de produtos, pode usá-los de maneira alternada na sua rotina!

5. Hidratação/Proteção

Este é o passo final, cujo objetivo é selar os produtos anteriores, em especial a umidade da pele, que deve estar completamente limpa e extremamente hidratada, lembra?

Para otimizar o efeito dos produtos, aqui são feitas duas aplicações, que consiste em uma leve massagem com movimentos circulares, favorecendo a circulação e penetração, e por fim, leves toques com as pontas dos dedos para garantir uma absorção completa.

Durante o dia, após a hidratação, é aplicado o protetor solar para proteger dos raios nocivos do sol e do câncer de pele. Segundo a OMS, pelo menos 80% dos raios solares ainda podem danificar a pele mesmo em um dia nublado.

+ Veja também: Sabonete em Gel Equílibrio Nutritivo Nivea

Você é adepta da rotina coreana? Quais produtos usa? Compartilhe conosco através dos comentários,  estará ajudando várias outras mulheres!

Salve para não esquecer:

Como adaptar a Rotina de Beleza Coreana em apenas 5 etapas

2 comentários:

  1. A gama de produtos de beleza que as coreanas usam é absurda, preciso voltar a me cuidar mais. Mas sinto que preciso de produtos diferentes também, afinal já passei dos 20 então os cuidados são diferentes. Adorei o post, gosto muito das técnicas de beleza das asiáticas :D

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  2. Só dica babadeira! Hahah amei todas! Eu fazia aquela da limpeza dupla, sem saber que era das coreanas. Amei!

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana