PUBLICIDADE

Sobre ter um blog em 2009 x 2019 - #10yearschallenge

17 janeiro 2019
A nova brincadeira que tomou conta das redes sociais é o desafio dos 10 anos, o #10yearschallenge. A ideia é comparar sua aparência em duas fotos, uma de 2009 e outra de 2019. Eu queria participar de uma forma diferente, até que me lembrei de um post deixado em rascunho desde o dia 31/08/2018, intitulado “Ter um blog em 2008 VS 2018”

Já que a brincadeira está alta, dei uma reformulada e trouxe hoje para falar sobre as diferenças de ter um blog em 2009 x 2019.



Sobre ter um blog em 2009 x 2019 - #10yearschallenge


EM 2009 

Em uma bela manhã você acordava decidida a ter um blog, imediatamente encontrava o Blogger, criava uma conta, escolhia um nome, colocava um template nativo grátis e publicava seu primeiro post! 

EM 2019 

Você decide ter um blog, mas ele só é publicado semanas ou meses depois porque você tem dúvidas com relação ao nome, nicho, design e ainda não sabe se é uma boa ideia. 

Antes de lançá-lo você tem um plano de conteúdo e negócios, compra um domínio próprio e contrata uma empresa para fazer algumas tarefas. Já tem, pelo menos, uns 5 posts publicados e alguns agendados! 

Um dos meus primeiros blogs foi criado na Webnode, eu era muito aleatória nos assuntos e todos eles morriam em menos de um mês porque eu não tinha internet e nem computador em casa. Também já tive um para doadores de fotos fake na época do falecido Orkut. rs


EM 2009

O design dos templates era lindo (para aquela época): muita cor misturada, brilhos caindo do mouse, fontes minúsculas e enfeitadas; sem esquecer de mencionar que era tendência tocar alguma música quando você entrava no blog. 

EM 2019


Quanto mais limpo e minimalista for o template, melhor. As cores conversam entre si, você não precisa mais decifrar o que está escrito porque as fontes são legíveis e nem advinhar de onde está saindo a música - a melhor mudança foi essa!

Eu sempre escolhia o 5° modelo “Espetacular Ltda.”, que é nativo do blogger, e personalizava o que dava – inclua vermelho, rosa e roxo sem dó!
EM 2009 

Quase não se coloca imagens nos post, mas vez ou outra enche de gifs (dos seus filmes favoritos) para ajudar a contar suas histórias. 

EM 2019 

Você já quer iniciar um blog com uma câmera ou celular legal, tem uma lista enorme de aplicativos para ajudar na edição e pensa em comprar cursos de fotografia para melhorar as imagens do seu blog (e instagram).


EM 2009 

Escreve seu post cheio de arranjos e fontes coloridas, publica, senta e espera alguém o encontrar para deixar um comentário. 

EM 2019 

Você já leu posts e assistiu todos os vídeos possíveis que falam sobre otimização para mecanismos de pesquisa (porque quer aparecer no Google) e como gerar muitas visitas para um blog. Revisa o post várias vezes antes de publicá-lo e, quando ele vai ao ar, rapidamente o divulga no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest. 

Eu atualizava várias vezes a página de estatísticas do blogger para ver se magicamente alguém já tinha encontrado meu blog. Depois que desisti de um deles, minha irmã confessou que era ela quem o acessava várias vezes enquanto eu estava na escola! rs

EM 2009 

Você escreve um post bem curto, só pela necessidade de compartilhar alguma descoberta ou desabafo com seus leitores, eles amam, reagem comentando e compartilhando seu blog. 

EM 2019 

Planeja um post supimpa durante uma semana, estuda, usa fotos maravilhosas, compartilha no Facebook, Instagram e Pinterest. 

Cadê os comentários? Nunca nem viu! Compartilhamentos? Só nos sonhos! 

Andamos preguiçosos, desinteressados ou ocupados demais?
O fato é que blogs evoluíram demais de 2009 para cá, desde o conceito até o estilo. As redes sociais tomaram o espaço de “diário virtual” e, para muitas pessoas, os blogs deixaram de ser um hobby para se tornar uma grande fonte renda. 

Você teve algum blog naquela época?

Pegue dicas no Pinterest » Simples Bella
Me siga no Instagram » @simplesbellablog

5 comentários:

  1. Eu não tive,mas to querendo ter um agora.Só não sei por onde começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bem fácil, você começar primeiro no blogger faça o login e lá vai ter o passo a passo, e vem simples, não tem erro, você vai gostar !

      Excluir
  2. Eu não cheguei a criar blogs nessa época. O nosso, a gente criou em 2012, mesmo assim pude notar tanta diferença de 2012 para cá, sinto às vezes que as pessoas só criam os blogs para ganhar com ele. Sinto falta da antiga blogosfera, mas claro que também amo ela hoje em dia.

    Eu amei as suas comparações, pude ter um pouco de noção de co o era em 2019.

    Beijos
    Blog Boas de Papo
    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  3. Meu Deeeeus,
    Eu sou muito anos 2009: eu sim-ples-men-te AMO post com gifs de filmes. Entro naquele site gify e perco hoooras do meu tempo.
    Credo, to muito old mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Oii Nanda! Eu tive vários blogs naquela época, achava o máximo escrever meus textos, falar sobre minha vida e ainda falar de moda, que era o assunto auge daquele ano, foi algo passageiro e depois nem pensei mais nisso de criar blog. Depois de bastante tempo amadurecendo uma ideia e depois de força de amigos que achavam que eu tinha "cara" de youtuber, resolvi meter a cara num blog haha e percebo a diferença desses anos.

    Como você disse, antes era muito simples, bastava 5 minutos e pronto, você podia falar qualquer coisa que viesse a mente haha, hoje é bem mais crítico, pensamos em tudo, organizamos e eu também adoro isso, essa sensação de ansiedade ao liberar um post, o compromisso com os leitores, é muito legal! Uma pena mesmo é que a grande maioria só pensa em lucrar ao invés de blogar por hobby (pode ser um trabalho, mas nunca pode ser uma obrigação).

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana