PUBLICIDADE

O lado escuro dos blogs – Veja as 7 verdades que ninguém fala!

17 novembro 2018
Através do feed bem planejado do Instagram, você chega a acreditar que a maioria das blogueiras têm vidas maravilhosas, fazem viagens dos sonhos toda semana, estão incrivelmente arrumadas e com uma autoestima de dar inveja o tempo todo. No Pinterest, você confia que estão banhando-se em dinheiro através dos informes de rendimento mensais, são números realmente de encher os olhos! 

Quem não quer começar seu próprio negócio, ser seu próprio patrão e ganhar uma renda monstruosa fazendo seu próprio horário de trabalho? Essas são algumas das razões pelas quais nascem dezenas de blogs todos os dias, e descobrir o lado feio de blogar é o motivo pelo qual tantas blogueiras desistem logo nos primeiros 6 meses.
7 verdades sobre blogs que ninguém fala


Eu atualizo este blog desde Maio de 2014, ao longo desta jornada fiz várias tentativas e cometi muitos erros como blogueira, mas também aprendi muito sobre blogs, sobre mim e, principalmente, aprendi sobre outros blogueiros. 

Por isso, hoje eu quero compartilhar com você os lados feios de blogs que eu experimentei - esses que poucas pessoas falam!

1. Ser blogueira é um trabalho solitário!


Blogueiras passam a maior parte do tempo sozinhas com seus computadores, simplesmente trabalhando, trabalhando, trabalhando e trabalhando. 

Atualmente, o único dinheiro que cai em minha conta é através deste blog. Por isso, não posso ficar sentada lixando as unhas esperando as doletas aparecerem sozinhas. A minha rotina como blogueira independente começa pela manhã logo após o café, e só encerra às 23h da noite, com pausas para banhos, refeições, cuidar da criança e limpar a casa. É assim de segunda a segunda, sem poupar nem os feriados - não faça isso, ok?

As pessoas ao redor não fazem ideia do que fazemos o dia todo, e nem como ganhamos esse dinheiro “fácil”. Sempre tem alguém para perguntar: se você não trabalha, o que faz da vida? 

Dificilmente alguém entenderá as mil tarefas que devem ser feitas todos os dias para ganhar dinheiro. Acredite, para muitas pessoas, “trabalho” só é aquele onde o trabalhador levanta às 5h da manhã, pega ônibus ou metrô, volta para casa às 18h reclamando do patrão e dos colegas!


2. Ser blogueira toma todo o seu tempo!


Talvez você já tenha entendido isso na verdade anterior. Tentar transformar um blog em um negócio lucrativo irá tomar todo o seu tempo, não se trata apenas de escrever artigos e publicar, é necessário se promover, manter o bom funcionamento do blog, se atualizar, estudar e escrever mais artigos. 

Algumas pessoas te aconselham a largar seu emprego e viver de blog porque assim você terá mais controle do seu tempo. E isso é verdade! Entretanto, até os primeiros reais caírem na conta, você precisará sacrificar muitas coisas - e entre elas está a interação social. 

Você também vai se sentir estressada, especialmente no começo, porque ter um blog exige muito de você. Blogar é muito mais do que apenas escrever e postar. São horas e horas de trabalho! 

É difícil, especialmente se você tem filhos ou outras obrigações que também te cobram muito. Por isso, dar-se um tempo as vezes é extremamente necessário para a saúde física e mental!


3. Não é qualquer pessoa que consegue manter um blog!



Qualquer um pode criar um blog, mas nem todo blog criado se transformará em um negócio de sucesso. Algumas pessoas entram no meio sem saber o real trabalho que há por trás de um blog exitoso, com isso, abandonam logo no primeiro ano. 

Se não houver grana em caixa para investir, você será um pouco: 

  1. Escritor 
  2. Editor-chefe 
  3. Fotógrafo 
  4. Designer gráfico 
  5. Marketeiro 
  6. Editor de vídeo 
  7. E várias coisinhas mais! 

Além disso, se você precisa de alguém para lhe guiar e dizer o que fazer em cada etapa, ter um blog pode não ser para você. Ser blogueira exige decisões diárias, muitas pesquisas e ações rápidas!

A verdade feia sobre blogs que ninguém fala


4. Ter um blog não é um esquema para fazer dinheiro rápido!



Algumas blogueiras conseguem dinheiro rápido? Com certeza! Outras conseguem milhares todos os meses? Sim, claro! Pode levar anos blogando antes de conseguir os primeiros reais? Absolutamente! 

Pessoalmente, apenas em 2017 eu vi cair uma quantidade boa de dinheiro em minha conta, e apenas este ano eu passei a receber todos os meses. Porém, nada que me possibilita fazer viagens sequer para os Estados vizinhos. Felizmente, minha renda está crescendo exponencialmente, mas nada foi da noite para o dia. 

As chances de você começar um blog hoje e ganhar muito dinheiro nos 6 primeiros meses são extremamente raras, então, por favor, não se sinta um fracasso se não conseguir!


5. Você pensará que tudo o que faz nunca está bom o suficiente!



Meu blog pode ser melhor, meus posts podem ser mais longos e com mais informações, minhas fotos poderiam ser melhores, eu deveria ser mais engraçada, aparecer mais... ou acabar de vez com tudo isso e jogar a toalha definitivamente!

Não importa quanto tempo você tem de blog, em algum momento terá dúvidas internas sobre suas conquistas, suas habilidades e seu desempenho. Você vai gastar muito tempo olhando para outros blogs e comparando-se a eles, e vai se convencer de que não é bom o suficiente e que talvez esse negócio não é para você. 

Posso dizer que esses pensamentos são normais? Cabe a nós lutar contra eles!


6. Você receberá comentários desagradáveis - e não tem nada a ver com você!


A internet dá voz a quem não deveria, e pessoas amargas derramarão o veneno contra você – mesmo que não te conheça! 

Algumas pessoas são idiotas e dirão coisas apenas para te diminuir. Comentários desagradáveis ​​acontecem e, na maioria das vezes, eles não são realmente sobre você ou o que você escreveu. É sobre essas pessoas e a necessidade de serem ouvidas a qualquer custo – mesmo dizendo bobagens! 

Seja rígida. Ignore e não deixe a negatividade te consumir!


A verdade feia sobre blogs que ninguém fala

7. Alguns blogueiros querem apenas seu dinheiro!



Esteja ciente, como blogueira novata as pessoas irão querer apenas o seu dinheiro. A ansiedade de crescer e seguir o rumo "correto", te fará cair em vários locais onde dizem que você DEVE gastar para ter algum conhecimento, ou nunca terá sucesso.

Honestamente, você não precisa gastar se não quiser ou não tiver. Temos conteúdos incríveis  de graça que te ensinarão gerar tráfego e receita. 

De verdade, algumas pessoas não se importam se seu blog terá êxito naquela hospedagem paga, tampouco se você conseguirá colocar em prática o que aprendeu naquele curso caríssimo que te indicou, querem apenas seu dinheiro, pois a criação do seu blog faz o blog delas bem-sucedido!


O meu conselho? Não existe fórmula mágica e nem unicórnios!


Ganhar dinheiro blogando leva tempo, não espere que isso aconteça enquanto você dorme e sem colocar uma tonelada de esforços em cima. 

Fazer um belo salário apenas com blog é possível, mas não há fórmula mágica, livro ou curso que vai ter ajudar a ganhar 6 dígitos da noite para o dia, por mais que os blogueiros que vendem cursos levem você a acreditar nisso.

Não existe nenhuma fórmula secreta que possa ser ensinada para garantir o sucesso de seu blog. E mesmo que você siga as instruções de outra pessoa sobre ganhar o dobro do seu salário blogando, provavelmente não conseguirá duplicar o sucesso dela. 

Blogueiras bem-sucedidas atingiram esse status porque criaram um caminho único. E quer mais uma verdade? Elas não contarão para você!



✚ Meu e-Book » Manual do Pinterest
Me siga também no Instagram » @simplesbellablog
Pegue mais dicas no Pinterest » Simples Bella

12 comentários:

  1. Adorei o post, trabalhar sozinha acho que é uma das piores partes. No começo, achava que conseguiria fazer amizade com outras blogueiras e compartilhar assuntos mas vejo que não é bem assim. Tem muitas que são interesseiras e qualquer uma é vista como "concorrente" mesmo sendo do nichos diferentes... competitividade nem se fala. Hoje vejo que não é bem assim, fico sozinha nesse trabalho e realmente toma muito meu tempo. Todos os outros tópicos são verdadeiros também, ainda não recebi comentários ruins mas sei que logo logo aparecerá.

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bendita competitividade é a que mais reina, para algumas "você pode estar bem, mas nunca melhor que eu". Você entra sozinha e continua sozinha, infelizmente o jogo funciona assim!

      Excluir
  2. Não é forma de dinheiro rápido, aliás, de nenhum dinheiro no meu caso hahaha ser blogueiro é ser publicitário, jornalista, designer e tudo mais junto, além de ser um trabalho solitário e meio desesperador às vezes x)

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E coloca desespero nisso, Raquel! haha
      Ótima semana para você também <3

      Excluir
  3. É a maior verdade que já li nos últimos meses, todo mundo acha que blogar é uma vida de sonhos e mimos, acham que o tempo que gastamos, horas e horas atrás de uma tela de computador, pesquisando, escrevendo, editando, é tempo perdido ou trabalho fácil, que todos sonham em ter tudo isso de forma simples sendo blogueira, porém esquecem que nada na nossa vida vem fácil e não é tão tranquilo quanto muitos imaginam. Eu estou numa fase que acho que se eu desistir do meu blog é mais fácil que continuar, mas luto diariamente para quebrar esse pensamento, pois conquistei muita coisa no meu primeiro ano de blog e aprendi muito, graças a você e outras pessoas que se dedicam a nos ensinar.

    Blog Vinte Primaveras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu acho que blogueira que não pensa em desistir está blogando errado. rs
      Para quebrar esse pensamento, você precisa deixar claro o seu propósito com o blog e, sobretudo, se manter fiel primeiramente à você, e depois aos seus leitores. Eu já pensei em largar várias vezes, mas sempre que acontece algum imprevisto e eu me afasto, percebo que eu sou para esse mundo e esse mundo é para mim.
      Entretanto, se você precisar dar um tempo para clarear as ideias, faça isso.

      Excluir
  4. Menina, só li verdades. As pessoas pensam que ter e manter um blog é super fácil, mas ninguém sabe o trabalhão que dá cuidar de todos os aspectos de um blog. Escrever, editar, fotografar, divulgar, comentar... Tudo leva tempo e dá trabalho para ser bem feito. Adorei.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Poxa Nanda,

    Você colocou algumas coisas bem verdadeiras no seu texto: ser blogueira toma tempo mesmo e muitas vezes somos mal interpretados em alguns post. Meu filho digital vai completar 10 anos em breve e se eu te disser que nunca ganhei nada com ele, acredita?

    Abraços!

    Thais - www.nerdiva.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu precisava ler isso. Comecei com o blog em dezembro do ano passado e tá sendo difícil, mas é algo que realmente me faz feliz. Eu queria muito poder me dedicar só ao blog, mas ele ainda não me traz nenhuma renda e isso me deixa triste às vezes. Sei que tá no início e que pode demorar. Estou disposta a continuar, mesmo se eu não puder viver dele. Porque realmente é algo que me faz muito feliz, principalmente quando vejo um leitor sendo inspirado pelos meus textos. É a maior recompensa.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Estou começando e acho complicado por ter que fazer multi tarefas.

    ResponderExcluir

- Os comentários são de responsabilidade de seus respectivos autores.
- Não são permitidos links que redirecionam diretamente para um post, vídeo ou sorteio.
- Seu comentário é muito importante para o andamento do blog e é um grande incentivo para mim, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
- Apreciamos educação!
- Deixe a opção "Notifique-me" marcada para ser notificado(a) quando eu responder seu comentário!

© 2018 - Todos os direitos reservados Desenvolvido com amor, Lariz Santana